O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BLimpador de parabrisa - Vectra B

44 mensagens
Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Limpador de parabrisa do vectra

por Thiago Menezes » 03 Nov 2015, 15:37

luizhbh escreveu:
JoãodoValle escreveu:
Almeidão escreveu:Estas de rua não vale como parâmetro, usei foi Bosch e as duas vezes que usei passei raiva. Ferro é filé e ficou até mais bonita no meu carro, limpa e não faz barulho.

Alguns até dão certo, mas o meu é 97 e com certeza tem folga nos eixos do limpador e esta folga são problemas que a de silicone não resolve. Mesmo problema no Agiles 2011 da minha filha e acertou com a de ferro.

Estou viajando e aqui aluguei um Cruze, ao acionar a agua, ela é injetada, e bem depois começa a limpar e é de ferro.

E aí meu caro, quanto tempo dura em média essas paletas da bosch?


Palheta boa é a da Dyna, Trico ou Valeo(Cibié).
As da Bosch eu já usei e a qualidade infelizmente e surpreendentemente é variável. Cada jogo que comprei em epocas bem diferentes e distantes apresentou desempenhos diferentes, já teve jogo de Bosch que apresentava aquela linha de água por falta de contato na primeira semana de uso ! !

Quanto ao tempo de vida delas, é algo completamente subjetivo. Depende mais do uso que voce faz do sistema, de quanto ela fica exposta ao tempo, do tipo de sujeira que a palheta está lidando e até mesmo do produto que voce usa pra limpar os vidros. Podem durar 3 meses, um ano ou até mais, dependendo da região. E claro, estou falando de palhetas de marcas conhecidas e não essas que vendem nos sinais...


Eu particularmente nunca usei Bosch, mas já gastei uma ''grana'' comprando algumas Dynas e também já me deu dor de cabeça com barulho, então eu tenho usado paralela de silicone que com um tempo me da barulho mas é bem mais barata. O problema mesmo sempre fica no barulho durante a limpeza, pois a paralela que eu compro até que dura bem.
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Limpador de parabrisa do vectra

por JoãodoValle » 03 Nov 2015, 16:28

Pois é, que a paralelas duram pouco ja sei, como eu disse eu uso elas e ja sei que as condições variam, a duvida é a durabilidade "paralela X boa qualidade" nas mesmas circunstâncias, quero um relato de quem usou paralelas e novas e qual durou mais simples!

Vlw Thiago, nesse caso fiquei na mesma kkkkkk. Vamos ver o que a galera diz.

Enviado a bordo do meu Vectra!!!

Avatar do usuário
Edcezar
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 2021
Registrado em: 16 Abr 2013, 14:18
Nome Completo: Eduardo Cezar Santos
Cidade: São Bernardo do Campo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2007

Re: Limpador de parabrisa do vectra

por Edcezar » 03 Nov 2015, 16:50

Estou com gt há quatro anos e só troquei as palhetas dele duas vezes. Uma vez comprei uma paralela dyna e durou 6 meses. Faz dois anos que comprei as originais na gm, custaram por volta de 200 o par estão Boas ainda.



S5
Vectra Gt 2010 viewtopic.php?t=853 Foldway e cc adaptados, f23, Mid, sprintbooster, couro novo, quase um gt-x kkkkk
Corsa Maxx 2012 viewtopic.php?f=71&t=13682 Começando a brincadeira...

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Limpador de parabrisa do vectra

por Thiago Menezes » 03 Nov 2015, 17:44

JoãodoValle escreveu:Pois é, que a paralelas duram pouco ja sei, como eu disse eu uso elas e ja sei que as condições variam, a duvida é a durabilidade "paralela X boa qualidade" nas mesmas circunstâncias, quero um relato de quem usou paralelas e novas e qual durou mais simples!

Vlw Thiago, nesse caso fiquei na mesma kkkkkk. Vamos ver o que a galera diz.

Enviado a bordo do meu Vectra!!!

Bizorrao vou te dar um exemplo mais concreto então

Tipo as paletas paralelas que eu costumo usar são da VTO foi a melhor que eu testei e aprovei até hoje na minha opinião! Para você ter uma ideia eu coloquei no corseta em junho desse ano e já estamos em novembro e estão limpando que uma beleza, sabe quanto pago no par delas? Menos de 30 reais

Agora teve vez que comprei dyna que foi uns 50 conto e que no segundo mês de uso já começou a cantar música para meus ouvidos, mas duraram bem também uns 6 meses, analisando as duas não vejo diferença tão gritante no uso mas no preço uma diferença legal!

Paleta durar vai depender do uso um carro que praticamente fica na garagem é óbvio que vai durar mais agora tem que pegar os de vamos dizer uso severo, do dia a dia para tirar a prova real entende?

Eu uso paralela VTO e estou satisfeito quanto o custo benefício, agora o barulho até se eu colocar a da nasa acredito que vai cantar, não vou defender meu vidro não porque ele ta precisando de um trato o coitado kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Enviado por Tapatalk através do Sony Xperia ST21i2
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8435
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Limpador de parabrisa do vectra

por Almeidão » 04 Nov 2015, 02:58

o meu segue sem barulho e o meu vidrinho ainda é um 97. Bom lembrar que não está chovendo e com isto quase ninguém usa o limpador, exceto para limpar rápido etc. Pois bem, o meu cantava até nestas rápidas.

Bem, sobre a Bosch com certeza eles não fabricam palhetas e eu tenho quase certeza que quem fabrica para eles é a dyna, e não podemos esquecer que em lojas Bosch vendem paralelas também, não quero defender eles, mas pode ter acontecido isto quando houve falhas em outros carros. Com certeza conheço a Dyna, mas não vem para minha cidade. Aqui é terrível, não tem muita escolha. Um exemplo, pastilhas de freio ou lonas, em todas as lojas de peças tem só uma marca, parece um complô e que aliás são as piores para mim que são Fras-le, uns acham boas no meu carro canta que é uma beleza. Só há uma explicação, todos compram da fábrica um produto de segunda.
Imagem

Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Limpador de parabrisa do vectra

por JoãodoValle » 04 Nov 2015, 09:56

Thiago Menezes escreveu:
JoãodoValle escreveu:Pois é, que a paralelas duram pouco ja sei, como eu disse eu uso elas e ja sei que as condições variam, a duvida é a durabilidade "paralela X boa qualidade" nas mesmas circunstâncias, quero um relato de quem usou paralelas e novas e qual durou mais simples!

Vlw Thiago, nesse caso fiquei na mesma kkkkkk. Vamos ver o que a galera diz.

Enviado a bordo do meu Vectra!!!

Bizorrao vou te dar um exemplo mais concreto então

Tipo as paletas paralelas que eu costumo usar são da VTO foi a melhor que eu testei e aprovei até hoje na minha opinião! Para você ter uma ideia eu coloquei no corseta em junho desse ano e já estamos em novembro e estão limpando que uma beleza, sabe quanto pago no par delas? Menos de 30 reais

Agora teve vez que comprei dyna que foi uns 50 conto e que no segundo mês de uso já começou a cantar música para meus ouvidos, mas duraram bem também uns 6 meses, analisando as duas não vejo diferença tão gritante no uso mas no preço uma diferença legal!

Paleta durar vai depender do uso um carro que praticamente fica na garagem é óbvio que vai durar mais agora tem que pegar os de vamos dizer uso severo, do dia a dia para tirar a prova real entende?

Eu uso paralela VTO e estou satisfeito quanto o custo benefício, agora o barulho até se eu colocar a da nasa acredito que vai cantar, não vou defender meu vidro não porque ele ta precisando de um trato o coitado kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Enviado por Tapatalk através do Sony Xperia ST21i2

Vlw pelo relato "onacto" :11:

Realmente acredito ser melhor continuar com as minha paletas vagabundas mesmo, pois como disse aqui o tempo é louco, não chove direito e quando chove só respinga e e deixa o vidro todo empoeirado, logico que nao uso as paletas pra limpar, jogo uma boa agua primeiro ja que o limpador tem um retardo em relação ao esguichador. E não vou gastar 200,00 em paletas novas como meu uso é bem severo essa deixo pro EDU :11: .

Vlw o relato sr almeida, vou continuar mesmo com as minhas, achei que poderia ser algo melhor mas ta muito complexo, se for pra estragar mesmo que estrague as baratinhas, trocar 2 ou 3 no ano nao me fará mal algum.

Abraço

luizhbh
GLS member
GLS member
Mensagens: 520
Registrado em: 02 Jul 2013, 21:59
Nome Completo: Luiz
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Re: Limpador de parabrisa do vectra

por luizhbh » 04 Nov 2015, 10:06

Que diabos de palheta é essa de 200 reais?? Aqui eu acho da Trico por 50,00 o par !
Imagem

Avatar do usuário
flavio.filipini
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 216
Registrado em: 26 Jun 2014, 16:44
Nome Completo: Flavio Filipini
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Limpador de parabrisa do vectra

por flavio.filipini » 04 Nov 2015, 10:33

luizhbh escreveu:Que diabos de palheta é essa de 200 reais?? Aqui eu acho da Trico por 50,00 o par !

Pois é, também achei um absurdo esse preço nessas palhetas. Acho que a original GM está nessa faixa de preço.

Sempre usei as palhetas de ferro da Dyna e não me dá nenhuma dor de cabeça. Essas costumam durar 1 ano.

No outro eu tenho as de silicone da Dyna e fazem um barulho horrível.

Dessa vez vou experimentar as da Trico, pois até mesmo as de ferro da Dyna estão caras.

Sent from my SM-G850M using Tapatalk
VCD 2.0 16v 97/98 - Topfull Garagem do GreenHell
VGLS 2.2 8v 99/99 - Único dono Garagem do Pé de Pano
Imagem

Avatar do usuário
Edcezar
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 2021
Registrado em: 16 Abr 2013, 14:18
Nome Completo: Eduardo Cezar Santos
Cidade: São Bernardo do Campo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2007

Re: Limpador de parabrisa do vectra

por Edcezar » 04 Nov 2015, 10:43

luizhbh escreveu:Que diabos de palheta é essa de 200 reais?? Aqui eu acho da Trico por 50,00 o par !


Originais GM.

:88:
Vectra Gt 2010 viewtopic.php?t=853 Foldway e cc adaptados, f23, Mid, sprintbooster, couro novo, quase um gt-x kkkkk
Corsa Maxx 2012 viewtopic.php?f=71&t=13682 Começando a brincadeira...

Avatar do usuário
Edcezar
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 2021
Registrado em: 16 Abr 2013, 14:18
Nome Completo: Eduardo Cezar Santos
Cidade: São Bernardo do Campo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2007

Re: Limpador de parabrisa do vectra

por Edcezar » 04 Nov 2015, 10:49

Esqueci de mencionar um detalhe:

Toda vez que lavo o carro eu retiro elas (pela facilidade que saem) e passo um pano umido retirando a sujeira dela.

e corrigindo, comprei o gt em março de 2011, então dois jogos (um vagaba que durou 6 meses da dyna) e um original gm em quatro anos e meio tá bom né ?? :52:

Só fazer a conta, tem gente que troca há cada seis meses e gasta 50 conto, em dois anos já chega nos 200,00...

:88:
Vectra Gt 2010 viewtopic.php?t=853 Foldway e cc adaptados, f23, Mid, sprintbooster, couro novo, quase um gt-x kkkkk
Corsa Maxx 2012 viewtopic.php?f=71&t=13682 Começando a brincadeira...

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Limpador de parabrisa do vectra

por Thiago Menezes » 04 Nov 2015, 10:58

As Dynas de ferro duram mais e também não me deram problemas de barulho porém elas são mais caras e na minha opinião bem feinhas aí entra também a questão do gosto.

As da VTO que estão no Corsa eu paguei 26,40 e já tem 5 meses de uso ''severo'' praticamente todo dia eu uso ela jogo água no vidro todo dia, pois meu carro fica no sol e da um cado de poeira no vidro e estão limpando que uma beleza, vamos ver até onde elas irão dar conta do recado e posto o resultado aqui, mas eu já acho que estão valendo a pena pois se jogar 6 meses de uso diário praticamente em um ano gasto R$ 52,80 :52:

Vou ver se dou um talento no vidro pra ver se melhora o deslize!
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Avatar do usuário
Jeferson.eng
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 299
Registrado em: 05 Ago 2014, 19:13
Nome Completo: Jeferson da Silva
Cidade: Capinzal
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra Collection 2.0 FlexPower 8V Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: Limpador de parabrisa do vectra

por Jeferson.eng » 04 Nov 2015, 17:50

Eu paguei R$140 o par da Bosch Aerotwin e não me arrependo. As Dyna estavam pouca coisa mais baratas, por cerca de R$120.
As do Vectra NE e GT/GTX são mais caras devido ao sistema de fixação que é diferente do tradicional por gancho, ja que é feita por uma espécie de pino. Além de caras, são difíceis de encontrar.
Imagem

qwertyptr
Member
Member
Mensagens: 5
Registrado em: 24 Set 2015, 00:18
Nome Completo: daniel petriu
Cidade: ponta grossa
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Limpador de parabrisa do vectra

por qwertyptr » 05 Nov 2015, 10:35

Opa galera
Tenho um problema no meu vectra..
O limpador temporizador (que aciona de tempo em tempo) do parabrisa nao esta funcionando.. so funciona na velocidade normal e na rapida.. ai quando desligo ele fica parado no meio do caminho.. nao volta na posiçao inicial.. o que seria esse defeito. :13:

Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Limpador de parabrisa do vectra

por JoãodoValle » 05 Nov 2015, 11:52

Eu verificaria rele. Bem provavel ser ele

qwertyptr
Member
Member
Mensagens: 5
Registrado em: 24 Set 2015, 00:18
Nome Completo: daniel petriu
Cidade: ponta grossa
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Limpador de parabrisa do vectra

por qwertyptr » 05 Nov 2015, 12:06

e aonde q fica esse rele. tem varias caixa com rele, ai n sei qual seria..

carlosgunner
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 310
Registrado em: 16 Abr 2013, 20:02
Nome Completo: Antonio Carlos
Cidade: Nazaré Paulista
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Limpador de parabrisa do vectra

por carlosgunner » 05 Nov 2015, 14:11

qwertyptr escreveu:Opa galera
Tenho um problema no meu vectra..
O limpador temporizador (que aciona de tempo em tempo) do parabrisa nao esta funcionando.. so funciona na velocidade normal e na rapida.. ai quando desligo ele fica parado no meio do caminho.. nao volta na posiçao inicial.. o que seria esse defeito. :13:

O meu tbm tá assim.
No meu caso é um mal contato interno da alavanca. Coloquei um calço entre a alavanca e o alojamento dela e melhorou.
Agora só tô esperando chegar a com regulagem d tempo q encomendei p trocar :88:
Antonio Carlos
Vectra CD 97 2.0 16V automático - Verde West

Imagem
Imagem

Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Limpador de parabrisa do vectra

por JoãodoValle » 05 Nov 2015, 16:18

qwertyptr escreveu:e aonde q fica esse rele. tem varias caixa com rele, ai n sei qual seria..

Nao sei dizer exatamente, mas quem controla todas essas funcões é o modulo multitimer, uma opção seria vc desconectá-lo através do plug, aguardar uns segundos e conectar novamente talvez possa ajudar.

Procure na barra de pesquisa "reset multitimer" tem um vasto material de como efetuar o teste.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8435
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Limpador de parabrisa do vectra

por Almeidão » 05 Nov 2015, 19:05

Se quiser verificar o relê que pode ser ele, fica na caixa de fusível embaixo do painel, não me lembro a cor do alojamento dele, mas acho ser azul e é o primeiro da fila debaixo da direita para esquerda. O alojamento é um circulo quadrado azul onde ele entra, que por sua vez o relê deveria ser azul, mas como muitos trocam ele pode ser de outra cor, sendo que o local é azul
Imagem

Avatar do usuário
Katsumi
GL Member
GL Member
Mensagens: 139
Registrado em: 02 Dez 2013, 10:49
Nome Completo: Luiz Katsumi
Cidade: Matão
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2010/2011

Re: Limpador de parabrisa - Vectra B

por Katsumi » 23 Nov 2015, 14:11

aros, eu usei as palhetas da marca Seineca, comprei a um ano e ainda estão em ordem, paguei 70 dilmas o par, na época com frete grátis ainda. Alguém mais já utilizou desta marca? Ela vem com 10 adaptadores. gostei delas, vou comprar novamente.
Luiz Katsumi
Vectra Elegance
2.0 Manual
2011

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Limpador de parabrisa - Vectra B

por Thiago Menezes » 10 Dez 2015, 13:38

Bom pessoal sobre as paletas fiquei de dar um retorno quando eu fosse trocar!

Na verdade estou trocando hoje pelo barulho mesmo que seja pouco eu odeio barulho pelo carro, até pensei em passar um silicone pra ver se da uma melhorada mas como fui comprar umas peças hoje aproveitei e comprei paletas novas.

Então foram 6 meses de uso severo com as paletas da VTO, acho que o barulho é pelo fato do ressecamento das borrachas pois meu carro fica exposto todos os dias no estacionamento da empresa sob sol e chuva.

Mas elas estão limpando muito bem ainda, só estou trocando pelo barulho mesmo!

As novas me custaram R$ 20,00 mereis :52: :38:
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

44 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Douglas-JFO e 220 visitantes

Bem-vindo: 16 Jun 2024, 15:54