O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra B(RESOLVIDO) CARRO ENGASGANDO. CAMBIO OU MOTOR?

54 mensagens
Arquiteto
Administrador
Administrador
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: CARRO ENGASGANDO. CAMBIO OU MOTOR?

por Arquiteto » 22 Out 2013, 15:45

Alcir Andreoni escreveu:
Arquiteto escreveu:Como testar a bobina de ignição.

TESTANDO A BOBINA >>> quatro opçoes ..

1 - COM CENTELHADOR ...
colocado em cada saida da bobina. Dar partida no motor > Centelha forte (Minimo 2 cm) durante a partida.

2 - COM UM MULTÍMETRO ...
2.1-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio da bobina que vem da chave de ignição(terminal B do conector) > Positivo (+) (12V).

2.2 - PONTA DE PROVA nos fios ligados aos pinos 1 e 20 da Centralina (terminais A e C do conector) Dar partida no motor > Led Verde deve piscar durante a partida.

3- MULTIMETRO no modo Ohmimetro.
Medir resitência do primário e do secundário da bobina Primário: 0,7 OHMS ± 10%; Secundário: 12K OHMS ± 10%.

O que a falta de conhecimento não faz!

Me senti um completo ignorante! :61:

Quase não entendi nada. Isso é português?

não esquenta eu tambem so sei a receita ... fazer o bolo mesmo que e bom :61:

mas ja ajuda pra cortar a mania de mecanico que fica trocando peça sem necessidade ...

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

por Alcir Andreoni » 22 Out 2013, 16:14

Almeidão escreveu:
Alcir Andreoni escreveu:
Luccas escreveu:Paty,

meu Vectra é um GLS AT. Quando ligo o ar, a temperatura também sobe muito. Já foi tudo verificado, tanto arrefecimento quanto parte elétrica e está tudo OK. Ninguém sabe dizer o que está acontecendo. Quanto às falhas, o meu da última vez, começou a acusar erro na transmissão. Foi descoberto que era oxidação no chicote do seletor.

Quando liga o AC não deveria resfriar mais o sistema, já que a velocidade da ventoinha é maior?

Pois bem, muitos confudem sobre as ventuinhas. Quando voce liga o ar, não aumenta a potencia da ventuinha, na verdade quando o motor esquenta muito entra o segundo estágio para refrescar ele porque o primeiro estágio não deu conta. Só que este segundo estágio somente entra com o ar ligado estando o carro em perfeita condição e pode entrar também caso o primeiro estágio não funcionar, ai não é em perfeita condição.

Quando voce liga o ar, as ventuiinhas entram em funcionamento normal de primeiro estágio e não importa como está a temperatuda do carro, podendo estar em zero, isto porque neste caso as ventuinhas estão resfriando o sistema do ar e dando a vez para o segundo estágio a tomar conta do motor e por isto este segundo estágio não pode ser lá para cima como muitos informam. Ele é acionado logo depois do ponto do primeiro estágio, ou seja se o primeiro aciona no painel em 90, o segundo entrará em 93 caso o primeiro não entrar e sempre leva ela lá para baixo. Acionando em 95, algo está errado embora o motor aceite.

Se a ventuinha estiver trabalhando normal e a temperatura não baixar, é porque o radiador está entupido e o sensor que está ali na entrada do radiador (carros mais antigos) e como a agua não vai circular como devia, ele irá receber agua cada vez mais quente e a ventuinha como louca que são, irão cada vez mais se enlouquecer tentando refrescar a agua e não conseguirão.

Ao contrário de uma valvula travada, a agua não passa para checar no cebolão e por isto a ventuinha não arma e a temperatura vai as alturas.

A manutenção no sistema de arrefecimento é necessária tanto como pôr gasolina para o carro funcionar. E ele é muito amplo e fica caro deixando estragar ou não usando o aditivo correto.

Sds

É por essas e outras que estou trocando o sensor de temperatura, a válvula termostática e a bomba d'água do meu carro, sem contar a tampa do vaso de expansão que já troquei...
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Paty1521
Administradora
Administradora
Nome Completo: Patrícia Cristina de Toledo Paiva
Fabricação/Modelo: 2001/2002

por Paty1521 » 23 Out 2013, 09:08

Obrigada Pessoal!

Pior que percebi que na cidade nao se nota engasgo! Nem com o carro apenas ligado no neutro. Nota-se em estrada, em velocidade alta e quando preciso retomar velocidade muito rapido , ai ele da uma engasgada e ja volta ao normal..... pior queé intermitente. Hora ocorre ora nao!! Assim fica dificil!! rs O mecanico abriu o capo, acelerou e nada dele falhar... so em estrada memso retomando velocidade..... :62:
Imagem

Luccas
GL Member
GL Member
Nome Completo: luccas de lacerda
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

por Luccas » 23 Out 2013, 11:17

Almeidão,

É isso que ocorre com meu carro, porém, quando desligo o ar a temperatura baixa quase que instantaneamente. Ele aciona as ventoinhas nas temperaturas que você mencionou. Como duas ventoinhas acionadas não mantém a temperatura, pelo menos? Quando desliga a segunda, a primeira dá conta do serviço. Muito estranho. Há pouco tempo precisei trocar a caixa do radiador e, na instalação, o "fidaégua " do mexâncio deixou furar a colmeia. Levei para soldar, mas não me lembro mais se foi daí que começou o problema. O resultado é que quando esquenta muito, desligo o ar.

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Alcir Andreoni » 23 Out 2013, 11:56

Luccas escreveu:Almeidão,

É isso que ocorre com meu carro, porém, quando desligo o ar a temperatura baixa quase que instantaneamente. Ele aciona as ventoinhas nas temperaturas que você mencionou. Como duas ventoinhas acionadas não mantém a temperatura, pelo menos? Quando desliga a segunda, a primeira dá conta do serviço. Muito estranho. Há pouco tempo precisei trocar a caixa do radiador e, na instalação, o "fidaégua " do mexâncio deixou furar a colmeia. Levei para soldar, mas não me lembro mais se foi daí que começou o problema. O resultado é que quando esquenta muito, desligo o ar.

O mexânico soldou a colméia? Não acredito. Eu acho que tinha de ter trocado.
Imagem

Val
Velha Guarda
Velha Guarda
Nome Completo: Valter
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por Val » 23 Out 2013, 13:37

Vou acrescentar aqui algumas informações sobre isso que o Almeidão falou já que também entendo de arrefecimento.

Almeidão escreveu:Quando voce liga o ar, as ventuiinhas entram em funcionamento normal de primeiro estágio e não importa como está a temperatuda do carro, podendo estar em zero, isto porque neste caso as ventuinhas estão resfriando o sistema do ar e dando a vez para o segundo estágio a tomar conta do motor e por isto este segundo estágio não pode ser lá para cima como muitos informam. Ele é acionado logo depois do ponto do primeiro estágio, ou seja se o primeiro aciona no painel em 90, o segundo entrará em 93 caso o primeiro não entrar e sempre leva ela lá para baixo. Acionando em 95, algo está errado embora o motor aceite.

Na verdade, o segundo estágio das ventoinhas aciona quando a pressão do sistema do condicionador atinge 250psi.
E isso é verdade mesmo. Não importa a temperatura do motor. O sistema atingiu 250psi o 2 estágio arma sem dó. Está acontecendo direto comigo aqui em Brasília. Por vezes eu ligo o condicionador e em segundos dispara o 2 estágio das ventoinhas às vezes o ponteiro da temperatura no painel estando em 85° por exemplo. E após alguns minutos ligado volta para o 1 estágio de novo. Situação normal.

Agora voltando ao caso da chefa:

Paty1521 escreveu:Realmente ate hoje o que nunca fiz foi limpeza de bicos e ou tbi. Vi que a minha estava imunda rs. So troquei velas e Cabo de vela..... pode ser isso?

Se você colocou velas de especificação errada, pode sim!
TBi suja também é maravilhosa para dar esses problemas. :mrgreen:
É que entope todos os sensores que alí estão ligados como o MAP, o regulador de marcha lenta e o da borboleta. Peça para seu mecânico enfiar CAR80 alí sem dó. Também tive esse problema no meu e só depois que vi minha TBi brilhando é que parei de jogar CAR80.
Agora uma coisa que você não falou é se a luz da central está acendendo. Se sim, o Scanner descobrirá seu problema na leitura.

Alcir Andreoni escreveu:O que a falta de conhecimento não faz!

É mole testar a bobina.
Ligue o carro .
Com o carro ligado vai lá na bobina e solte um dos cabos, qualquer um. Depois de solto vai aproximando do bocal onde você soltou e quando estiver perto você vai ver as centelhas saindo do cabo e indo para a bobina tic-tic-tic-tic-tic. Faça isso em todos os polos. Se todos estiverem assim, sua bobina está em ordem.

Dúvidas perguntem.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 23 Out 2013, 13:39

Isto mesmo, Alcir está certo. Este produto não tem conserto, não tem como limpar e não tem como soldar sem estragar lo, tem como prolongar a vida dele 20 vezes mais que o normal, porem começando de novo. Acho que seu problema é realmente o radiador. Radiador novo, Havoline long Life 3 litros, vale por 5 anos eu troco a cada 2 e já tenho o radiador por 8 anos com a mesma vazão e a mesma temperatura. Não uso agua mineral e nem dismineralizada, simplesmente agua de poço ou torneira normal. Qualquer opção pçode ser válida, POREM AGUA MINERAL NUNCA.
O pior de tudo que mesmo informando isto, ainda tem gente que tem duvida quanto ao produto a usar e sai comprando qualquer um e mais meu radiador não é original é um Visconde e não uso aditivo como os que vendem tipo a propria Visconde, Radiex ou Bardhal. Uso o que testei e deu certo e costumo comprar meses antes de usar e testar antes da troca. SOU CHATO, MUITO CHATO.

Sobre a Paty, hummmm. parece que seu carro está passando um pouquinho de agua, pode ser uma junta queimada ou que começou a queimar e por isto mina um pouco de agua nas cámaras ou em uma câmara de combustão, tão pouco que só pode ser notado nestas retomadas. Espere mais um pouco para ver, se for, logo vai começar a sumir agua.

Ainda não acredito ser o cambio e mesmo assim com esta desconfiança minha, eu ainda trocaria velas e cabos, afinal pode ser eles em fim de carreira e não falha toda hora e mesmo se não for, cabos e velas nunca erão dinheiro jogado fora.

Sds
Imagem

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Alcir Andreoni » 23 Out 2013, 13:45

Val escreveu:Vou acrescentar aqui algumas informações sobre isso que o Almeidão falou já que também entendo de arrefecimento.

Almeidão escreveu:Quando voce liga o ar, as ventuiinhas entram em funcionamento normal de primeiro estágio e não importa como está a temperatuda do carro, podendo estar em zero, isto porque neste caso as ventuinhas estão resfriando o sistema do ar e dando a vez para o segundo estágio a tomar conta do motor e por isto este segundo estágio não pode ser lá para cima como muitos informam. Ele é acionado logo depois do ponto do primeiro estágio, ou seja se o primeiro aciona no painel em 90, o segundo entrará em 93 caso o primeiro não entrar e sempre leva ela lá para baixo. Acionando em 95, algo está errado embora o motor aceite.

Na verdade, o segundo estágio das ventoinhas aciona quando a pressão do sistema do condicionador atinge 250psi.
E isso é verdade mesmo. Não importa a temperatura do motor. O sistema atingiu 250psi o 2 estágio arma sem dó. Está acontecendo direto comigo aqui em Brasília. Por vezes eu ligo o condicionador e em segundos dispara o 2 estágio das ventoinhas às vezes o ponteiro da temperatura no painel estando em 85° por exemplo. E após alguns minutos ligado volta para o 1 estágio de novo. Situação normal.

Agora voltando ao caso da chefa:

Paty1521 escreveu:Realmente ate hoje o que nunca fiz foi limpeza de bicos e ou tbi. Vi que a minha estava imunda rs. So troquei velas e Cabo de vela..... pode ser isso?

Se você colocou velas de especificação errada, pode sim!
TBi suja também é maravilhosa para dar esses problemas. :mrgreen:
É que entope todos os sensores que alí estão ligados como o MAP, o regulador de marcha lenta e o da borboleta. Peça para seu mecânico enfiar CAR80 alí sem dó. Também tive esse problema no meu e só depois que vi minha TBi brilhando é que parei de jogar CAR80.
Agora uma coisa que você não falou é se a luz da central está acendendo. Se sim, o Scanner descobrirá seu problema na leitura.

Alcir Andreoni escreveu:O que a falta de conhecimento não faz!

É mole testar a bobina.
Ligue o carro .
Com o carro ligado vai lá na bobina e solte um dos cabos, qualquer um. Depois de solto vai aproximando do bocal onde você soltou e quando estiver perto você vai ver as centelhas saindo do cabo e indo para a bobina tic-tic-tic-tic-tic. Faça isso em todos os polos. Se todos estiverem assim, sua bobina está em ordem.

Dúvidas perguntem.

Vale ter medo de choque? :76:
Imagem

Val
Velha Guarda
Velha Guarda

por Val » 23 Out 2013, 13:47

^ É perigoso mesmo!
Só não colocar o dedo na centelha e tudo certo. :mrgreen:

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Alcir Andreoni » 23 Out 2013, 13:48

Almeidão escreveu:Isto mesmo, Alcir está certo. Este produto não tem conserto, não tem como limpar e não tem como soldar sem estragar lo, tem como prolongar a vida dele 20 vezes mais que o normal, porem começando de novo. Acho que seu problema é realmente o radiador. Radiador novo, Havoline long Life 3 litros, vale por 5 anos eu troco a cada 2 e já tenho o radiador por 8 anos com a mesma vazão e a mesma temperatura. Não uso agua mineral e nem dismineralizada, simplesmente agua de poço ou torneira normal. Qualquer opção pçode ser válida, POREM AGUA MINERAL NUNCA.
O pior de tudo que mesmo informando isto, ainda tem gente que tem duvida quanto ao produto a usar e sai comprando qualquer um e mais meu radiador não é original é um Visconde e não uso aditivo como os que vendem tipo a propria Visconde, Radiex ou Bardhal. Uso o que testei e deu certo e costumo comprar meses antes de usar e testar antes da troca. SOU CHATO, MUITO CHATO.

Sobre a Paty, hummmm. parece que seu carro está passando um pouquinho de agua, pode ser uma junta queimada ou que começou a queimar e por isto mina um pouco de agua nas cámaras ou em uma câmara de combustão, tão pouco que só pode ser notado nestas retomadas. Espere mais um pouco para ver, se for, logo vai começar a sumir agua.

Ainda não acredito ser o cambio e mesmo assim com esta desconfiança minha, eu ainda trocaria velas e cabos, afinal pode ser eles em fim de carreira e não falha toda hora e mesmo se não for, cabos e velas nunca erão dinheiro jogado fora.

Sds

Você mencionou Havoline Long Life. Mas eu coloquei Rad Cool long life. É inferior?
Imagem

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Alcir Andreoni » 23 Out 2013, 13:49

Val escreveu:^ É perigoso mesmo!
Só não colocar o dedo na centelha e tudo certo. :mrgreen:

Mas já levei choque segurando o cabo. Acho que isso não é normal...
Imagem

Val
Velha Guarda
Velha Guarda

por Val » 23 Out 2013, 14:20

Não é mesmo.
Talvez se você estivesse descalço ou com a mão molhada. Fiz esse teste um monte de vezes e não levei choque. Os mecânicos também fazem esse tipo de teste.

Alcir Andreoni escreveu:Você mencionou Havoline Long Life. Mas eu coloquei Rad Cool long life. É inferior?

^ Me metendo de novo na resposta do Ameidão ...
Os dois têm o mesmo elemento químico etilenoglicol responsável por manter estável a temperatura.
No caso o Rad tem monoetilinoglicol. Não considero isso inferior ou melhor. É a mesma coisa. ;)

Paty1521
Administradora
Administradora

por Paty1521 » 23 Out 2013, 14:25

Obrigada pessoal!!

Vou pedir para o meu mecanico verificar cabos, velas, bobina , medir a compressao do motor e ver se algo assim da sinal heehe

Sou mo perfeccionista e tudo tem que estar rodando 100% rs.

Quanto a luz Val, nenhuma ate agora.. nao acusa nada no painel heheheheh

Almeidao, fiz varias tentativas de arrumar o arrefecimento e parece que dessa vez zerou ( assim espero rs). Espero nao estar passando agua na camara de combustao!

Mto obrigada pela ajuda de todos!! :38:
Imagem

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Alcir Andreoni » 23 Out 2013, 14:47

Paty1521 escreveu:Obrigada pessoal!!

Vou pedir para o meu mecanico verificar cabos, velas, bobina , medir a compressao do motor e ver se algo assim da sinal heehe

Sou mo perfeccionista e tudo tem que estar rodando 100% rs.

Quanto a luz Val, nenhuma ate agora.. nao acusa nada no painel heheheheh

Almeidao, fiz varias tentativas de arrumar o arrefecimento e parece que dessa vez zerou ( assim espero rs). Espero nao estar passando agua na camara de combustao!

Mto obrigada pela ajuda de todos!! :38:

Mas nós ainda vamos ficar te incomodando para saber os resultados... :38:
Imagem

Paty1521
Administradora
Administradora

por Paty1521 » 23 Out 2013, 14:51

Com certeza! Assim que me disserem volto aqui hehehehhe

:38:
Imagem

Val
Velha Guarda
Velha Guarda

por Val » 23 Out 2013, 16:13

^ Eu nas minhas respostas sempre peço pros membros voltarem e contar do resultado.
Muitas vezes o que a gente pensou aqui de nada tinha a ver com o que o mecânico fez pra arrumar.
É assim que a gente aprende. ;)

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 23 Out 2013, 18:12

Val escreveu:^ Eu nas minhas respostas sempre peço pros membros voltarem e contar do resultado.
Muitas vezes o que a gente pensou aqui de nada tinha a ver com o que o mecânico fez pra arrumar.
É assim que a gente aprende. ;)

Val eu sei que voce passou sufoco com arrefecimento e voce não queira saber o que eu passei para acertar o meu. O radiador que veio no carro estourou e coloquei um zero e com menos de 6 meses a temperatura estava em 90 na estrada, como sou enjoado e sei tudo de como era quando novo, tipo distancia que arma o alarme etc, eu sabia que estava errado. E este segundo radiador eu usei o mesmo aditivo do radiador que é um Verde igual ao Hulk, dai eu comprei outro Visconde novo e medi a vazão dele com uma mangueira de uma polegada e filmei esta vazão, filmei o velho e logo o novo. HOJE COM 8 ANOS A VAZÃO É A MESMA.

Comecei a testar aditivo sem colocar no carro, como eu ja tinha levado ferro em alguns fui eliminando alguns e comprei este Havoline e testei ele com bombril dentro de um recipiente, ficou 40 dias dentro de um litro com 50% agua e restante Havoline. Do jeito que eu coloquei ele saiu, ai comecei a usar este Havoline e não quero saber de outro.

Concordo contigo que existem outros iguais e podem ser bom, concordo que podem também piratear um e voce não saber se está comprando realmente o que está no rótulo. MAS GATO ESCALDADO, TEM MEDO DE AGUA FRIA e eu sou um destes gato. Só usarei outro se este não existir mais e conhecendo voce pelo que li por ai, certamente perguntarei a ti qual estás usando kakkakakk

Um destes radiadores eu serrei ele no meio, por isto eu sempre digo, é IMPOSSIVEL LIMPAR ESTE CARA, voce pode previnir, agora limpar não.

Um abraço
Imagem

Val
Velha Guarda
Velha Guarda

por Val » 23 Out 2013, 22:43

^ Mas é por aí mesmo, sabia?
Se você usa um produto e confia neste produto, por que mudar? Já ouviu a expressão que em time que tá ganhando não se mexe? É a mesma coisa, você tá certíssimo!
Por exemplo, comigo nego mete o pau dizendo que Bardalh B12 estraga motor. Depois que eu fiz o motor do meu carro (hoje ele tá com 185 mil km depois que eu fiz porque eu zerei o hodômetro) sempre usei óleo semisintético 15W50 com Bardalh B12 e nunca mais tive problemas com óleo baixando ou qualquer outro mal funcionamento do motor. Tem 5 anos isso já.
Agora ... EEEEEEEEU TROCAR ESSA VITAMINA MARAVILHOSA DO MEU MOTOR? NUNQUINHA DA SILVA! :mrgreen:

Last_Warrior
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Marcio Gregolin
Estado: Minas Gerais

por Last_Warrior » 28 Out 2013, 01:24

Não se esquecendo que uma das causadoras dessas pequenas falhar ou engasgos pode ser a válvula EGR, as vezes o cara perde os cabelos, chega até a retificar o motor, e a falha continua... A EGR defeituosa pode dar esse sintoma...

E pra testar é fácil, basta retirar a mangueira de vácuo dela e tampar com um parafuso...
Marcio Gregolin I AM IRON MAN!!!
Omega GLS 2.0 álcool original 94/95 Cinza Bartok - reconstruindo
Omega GLS 2.2 96/97 Prata Huet, "básico", quase original
Omega CD 4.1 98/98 Branco Mahler 100% original
Suzuki GSXF 750 07/07 Preta

Imagem

Paty1521
Administradora
Administradora

por Paty1521 » 04 Nov 2013, 08:58

Pois é pessoal! Ainda nao deu tempo de parar o vecao no mecanico masss resolvi pegar uns 400 km de estrada com ele pra entende rmelhor o problema.!

Bem, a conclusao que irei é:

Com o carro parado e no Neutro ele treme pouca coisa acima do normal. Mas treme.
Ele engasga sempre quando preciso acelerar mais forte seja para uma ultrapassagem ou seja para recuperar velocidade na rodovia.Logo em seguida,ele para. Parece ate que estou errando a marcha sabem? hahaha mas ele é AT. Achava que era cambio porem estava errada. Nao aparece mensagem no cambio e ele esta trocando de marcha corretamente.
Na cidade é quase impercepivel ja que nao preciso acelerar mais forte. So as vezes ao arrancar no semaforo que piso com tudo e ele engasga.Da pra sentir mesmo e na estrada quando cai de 120 pra 80 e preciso retomar ele engasga e volta ao normal.

De resto ele esta perfeito. Dicas? :62:

,
Imagem

54 mensagens