O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BTroca das buchas hidráulicas - Vectra B

42 mensagens
Andkiko
GL Member
GL Member
Nome Completo: Andre de Oliveira Garcia
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Troca das buchas hidráulicas - sufoco

por Andkiko » 05 Nov 2015, 21:27

Aproveitando o assunto qual a opinião de vocês sobre as bucha de PU?
Imagem

Enviado de meu LG-H342 usando Tapatalk
Nome: André Garcia
Veículo: Vectra GLS 2.2 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2000/2000
Garagem: viewtopic.php?f=70&t=11411

ArnaldoRj
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Arnaldo Merciano da S. Junior
Estado: Rio de Janeiro
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por ArnaldoRj » 11 Nov 2015, 21:52

Pelo menos tente colocar as hdráulicas original ou AXIOS. Vamos aguardar alguém nos informar.

Enviado de meu Titanium usando o Tapatalk 2
"Eles são muitos, mas não podem voar"

luizhbh
GLS member
GLS member
Nome Completo: Luiz
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1998/1999

por luizhbh » 30 Dez 2015, 02:52

Andkiko escreveu:Aproveitando o assunto qual a opinião de vocês sobre as bucha de PU?
Imagem

EU lembro de um post no clube antigo onde um cara do RJ pos essas de PU num Vectra A que ele tinha(acho que era um que o avatar dele era um Vectra com cores de camuflagem militar). Pouco tempo depois ele apareceu reclamando que a suspensao dele SE PARTIU de alguma maneira! E ACHO, nao tenho certeza, que ele disse que isso aconteceu por causa das buchas em PU que são mais rígidas...
Imagem

ArnaldoRj
EXPRESSION member
EXPRESSION member

Re: Troca das buchas hidráulicas - Vectra B

por ArnaldoRj » 30 Dez 2015, 18:02

Sou meio desconfiado dessas coisas. Quando troquei as minhas, coloquei Axios. Então pude observar a peça na mão.
As buchas hidráulicas Axios, o tubo metálico que passa por dentro da bucha (onde passa o parafuso), não é fixo. Faz um pequeno movimento acompanhando a suspensão, foi o que eu percebi. Inclusive, nas suas extremidades tem uma coifa( guarda pó) para não deixar entrar sujeira.
Se você pegar uma chave de fenda e fizer força, perceberá que o esse tubo interno vai se mover.
Pela foto essa bucha me parece ser rígida, não faz esse movimento. Gostaria de saber como são as buchas da GM.
Vale informar que a suspensão traseira do Vectra faz com que o carro agarre no chão. A suspensão original não é de borracha atoa.

victor lio
Member
Member
Nome Completo: victor Lio santos
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.

por victor lio » 30 Dez 2015, 21:38

Buchas tem que ser as hidráulicas de preferencia originais ou no mínimo Axios, e outra coisa vejo muitos colocando ou seja substituindo-a no martelo, morça e prensa hidráulica, métodos errado pode até dar certo coisa que duvido muito, sem ferramenta certa estará jogando dinheiro fora, eu tenho esta ferramenta alem de tornar o serviço fácil limpo e tranquilo, muitas oficinas não tem a ferramenta e aconselho sempre antes de levar seu veiculo na oficina é certificar-se que possuem a ferramenta, infelizmente tem muito picareta oficina em baixo de pé de manga que o barato e o jeitinho pode sair bem caro no futuro

Davidsouzmr
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: David Souza de Moura
Estado: Ceará
Fabricação/Modelo: 1995/1995

por Davidsouzmr » 30 Dez 2015, 21:47

victor lio escreveu:Buchas tem que ser as hidráulicas de preferencia originais ou no mínimo Axios, e outra coisa vejo muitos colocando ou seja substituindo-a no martelo, morça e prensa hidráulica, métodos errado pode até dar certo coisa que duvido muito, sem ferramenta certa estará jogando dinheiro fora, eu tenho esta ferramenta alem de tornar o serviço fácil limpo e tranquilo, muitas oficinas não tem a ferramenta e aconselho sempre antes de levar seu veiculo na oficina é certificar-se que possuem a ferramenta, infelizmente tem muito picareta oficina em baixo de pé de manga que o barato e o jeitinho pode sair bem caro no futuro

Tem como mostrar como é a ferramento?

victor lio
Member
Member
Nome Completo: victor Lio santos
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.

por victor lio » 30 Dez 2015, 21:55

Infelizmente não consigo fotos, ela é um conjunto de ferramentas que troca todas as buchas traseiras do vectra B, mas da uma olhada no site da loja do mecânico que vc verá, dita ferramenta pra troca das buchas hidráulicas traseira do vectra, já tentei postar fotos aqui mas não consegui, em BH paguei pouco mais que 300,00, mas vale a pena.

Jeferson.eng
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Jeferson da Silva
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra Collection 2.0 FlexPower 8V Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

por Jeferson.eng » 31 Dez 2015, 00:04

Esse é o tipo de ferramenta que somente oficina boa e bem equipada tem, maioria troca na marreta mesmo.
No meu Vectra B anterior não precisei trocar as buchas, mas caso precisasse, certamente compraria a ferramenta e eu mesmo faria o serviço. Com toda certeza vale o investimento.
E quanto ao kit de PU, eu acho furada. Alguns carros de competição usam muito isso, mas é outro tipo de exigência mecânica. O Vectra merece usar peças originais e de boa qualidade, e como foi dito, usar ou genuíno GM ou Axios, que até onde sei são as mesmas.
Imagem

ArnaldoRj
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por ArnaldoRj » 01 Jan 2016, 11:01

Já que carro de competição usa isso, acredito que eles sejam mais duros e tem a suspensão alterada. Sabendo disso agora que eu não colocaria mesmo. Eu não compraria, como não comprei.

Andkiko
GL Member
GL Member
Nome Completo: Andre de Oliveira Garcia
Fabricação/Modelo: 1996/1997

por Andkiko » 01 Jan 2016, 21:53

Obrigado pela informação. Abraço

Nome: André Garcia
Veículo: Vectra GLS 2.2 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2000/2000
Garagem: viewtopic.php?f=70&t=11411

Davidsouzmr
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Davidsouzmr » 02 Jan 2016, 02:36

E como saber se meu vectra precisa da troca dessas buchas? Achei que fosse o tipo de item que se desgastam com o tempo!! Ou eles só apresentam problema quando "vazam"? Qual o som caracteristico de problema neles!!

ArnaldoRj
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por ArnaldoRj » 02 Jan 2016, 11:13

No meu caso eu levantei a roda e balancei para os dois lados e para cima e para baixo e percebi a folga. E também as rodas traseiras estavam um pouco "abertas". Então resolvi verificar todas as buchas e tomei um susto. Além das 4 hidráulicas, troquei as duas do braço controle traseiro, duas do eixo traseiro e duas do estabilizador. E após trocar tudo a roda ficou novamente "em pé". A percepção mesmo foi na folga que era gritante. E mesmo com todas essas borrachas ruins, meu carro dava aula de estabilidade, para você ter uma ideia, eu não senti diferença. O que foi perceptível mesmo foi um toc toc chato da folga das buchas do estabilizador que acabou. Esteticamente, tirou aquele ar de carro cansado com as rodas abertas, como se estivesse carregando peso, foi a impressão que tive. kkk

Davidsouzmr
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Davidsouzmr » 02 Jan 2016, 13:48

ArnaldoRj escreveu:No meu caso eu levantei a roda e balancei para os dois lados e para cima e para baixo e percebi a folga. E também as rodas traseiras estavam um pouco "abertas". Então resolvi verificar todas as buchas e tomei um susto. Além das 4 hidráulicas, troquei as duas do braço controle traseiro, duas do eixo traseiro e duas do estabilizador. E após trocar tudo a roda ficou novamente "em pé". A percepção mesmo foi na folga que era gritante. E mesmo com todas essas borrachas ruins, meu carro dava aula de estabilidade, para você ter uma ideia, eu não senti diferença. O que foi perceptível mesmo foi um toc toc chato da folga das buchas do estabilizador que acabou. Esteticamente, tirou aquele ar de carro cansado com as rodas abertas, como se estivesse carregando peso, foi a impressão que tive. kkk

Ouxe, vou verificar... apesar de eu ter que fazer a suspensão traseira amortecedor e etc no meu carro! A traseira do meu carro é bem empezinha... não tem nenhum "empeno" aparente nas rodas tanto pra dentro como pra fora!

luizhbh
GLS member
GLS member
Nome Completo: Luiz
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1998/1999

por luizhbh » 04 Jan 2016, 01:30

Davidsouzmr escreveu:
victor lio escreveu:Buchas tem que ser as hidráulicas de preferencia originais ou no mínimo Axios, e outra coisa vejo muitos colocando ou seja substituindo-a no martelo, morça e prensa hidráulica, métodos errado pode até dar certo coisa que duvido muito, sem ferramenta certa estará jogando dinheiro fora, eu tenho esta ferramenta alem de tornar o serviço fácil limpo e tranquilo, muitas oficinas não tem a ferramenta e aconselho sempre antes de levar seu veiculo na oficina é certificar-se que possuem a ferramenta, infelizmente tem muito picareta oficina em baixo de pé de manga que o barato e o jeitinho pode sair bem caro no futuro

Tem como mostrar como é a ferramento?

Olha na primeira pagina do post, que o usuario Mantenedor postou dois links de revenda dessa ferramenta.
Imagem

lmm1973
Member
Member
Nome Completo: Leonardo Meira Mouro
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Troca das buchas hidráulicas - Vectra B

por lmm1973 » 11 Out 2021, 20:50

O tópico é antigo, mas como comprei a ferramenta para extrair as buchas do eixo traseiro do vectra, vou dar o meu feedback dela. Comprei essa aqui ("chimonek"): https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1690879656-extrator-e-instalador-da-bucha-suspenso-traseira-do-vectra-_JM#position=1&search_layout=stack&type=item&tracking_id=343bb82b-2813-45d1-9647-d3c4dd626693.
Até agora, usei para extrair as buchas "9" e "10" da figura abaixo:
Imagem

De fato, como um colega já mencionou, a bucha "10" do olhal inferior não pode ser extraída com o extrator a não ser que a porca na ponta do fuso seja trocada por uma mais curta, pois caso contrário, o extrator não cabe ali. A troca por uma porca mais curta envolve o risco de estragar a rosca do fuso da ferramenta, pois há menos filetes de rosca para suportar o esforço de tração.
O manual da ferramenta tem bons diagramas mostrando como montar para sacar e instalar, mas detectei um erro na especificação das peças da ferramenta para instalar as buchas "10". Se não ficar atento e seguir cegamente o que está nas instruções, você estraga a bucha nova :62: .
Outra coisa: a extração e instalação das buchas "9" é um martírio :13: porque o copo circulado em vermelho na foto abaixo, apesar de ter perfeito encaixe no olhal do braço longitudinal, começa a inclinar e a bucha começa a entrar/sair torta, Aí é necessário parar e começar de novo. Essa parte da ferramenta não é um bom projeto.
Imagem
Nunca mais quero fazer esse trampo. :61:

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 11 Out 2021, 21:48

Amigo, a informação sua foi ótima, porque preciso trocar esta bucha 9. Que marca você comprou?

Primeiro eu fiz a pergunta para não sair do meu foco, agora minha opinião sobre tudo que você comenta sobre a ferramenta é que com certeza mesmo cheio de problemas mas se você trocar outra vez verás que o martírio não será tanto como da primeira vez. Sim, estas ferramentas são chatas, mas podes ter certeza que é tudo falta de prática mesmo. Aliás é um dos poucos trampos que pago para fazer sem olhar, o outro é a Homocinética, mas esta eu fico do lado pra não deixar fazer caca.
Imagem

lmm1973
Member
Member

por lmm1973 » 13 Out 2021, 23:42

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Amigo, a informação sua foi ótima, porque preciso trocar esta bucha 9. Que marca você comprou?

Primeiro eu fiz a pergunta para não sair do meu foco, agora minha opinião sobre tudo que você comenta sobre a ferramenta é que com certeza mesmo cheio de problemas mas se você trocar outra vez verás que o martírio não será tanto como da primeira vez. Sim, estas ferramentas são chatas, mas podes ter certeza que é tudo falta de prática mesmo. Aliás é um dos poucos trampos que pago para fazer sem olhar, o outro é a Homocinética, mas esta eu fico do lado pra não deixar fazer caca.

Almeidão:
Comprei a ferramenta da marca Chimonek e as buchas, AXIOS (obviamente, pois não há outra escolha: ou é axios ou é lixo).
Sobre a ferramenta, de fato é um martírio. Não estava exagerando. Admito que parte do martírio se dá pelo fato de ser bem mais difícil qualquer manutenção na parte de baixo do carro com ele em cavaletes do que em um elevador. De fato, se por alguma loucura eu fizer de novo esse trampo, a segunda vez será mais fácil, pois já tenho os macetes para compensar os percalços da ferramenta.
É importante mencionar que a falha de projeto que mencionei no copo maior da ferramenta duplica o tempo e o esforço para troca das buchas "9". Pelo que vi na ferramenta da Raven, acredito que ela não tenha este problema. Além disso, das quatro buchas "10", as duas inferiores na imagem que postei anteriormente simplesmente não podem ser trocadas com o extrator da CHIMONEK do jeito que ele vem da fábrica. Foi necessário mudar a porca na ponta da ferramenta e TAMBÉM usar a capa externa de um rolamento timken KL45410. A sequência para COLOCAÇÃO em que logrei sucesso é mostrada na foto abaixo:
Imagem
(Já a sequência para EXTRAIR, não tive surpresas e é a indicada no manual da ferramenta).
Espero ter ajudado os corajosos que se aventurarem a tentar...
Abraço!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 14 Out 2021, 10:01

kakaka, esta sua tese é perfeita, os corajosos são quem faz, mas é isto mesmo eu desmonto o painek do meu com menos de 10 minutos, digo o mostrador, isto mesmo menos de 10 minutos e monto com uns 12, mas é um sofrimento quando fazemos pela primeira vez.

Sobre esta bucha que comento, achei muito cara onde pesquisei, voce comprou em uma aiuto peça ou na internet. Podes por favor me indicar preço e onde compraste? A ideia é comprar algo bom e tenho medo de comprar uma destas armazenadas por anos por ser cara. Meu interesse é só na bucha 9, a que fica na ponta do braço.

Obrigado
Imagem

lmm1973
Member
Member

por lmm1973 » 14 Out 2021, 10:31

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje kakaka, esta sua tese é perfeita, os corajosos são quem faz, mas é isto mesmo eu desmonto o painek do meu com menos de 10 minutos, digo o mostrador, isto mesmo menos de 10 minutos e monto com uns 12, mas é um sofrimento quando fazemos pela primeira vez.

Sobre esta bucha que comento, achei muito cara onde pesquisei, voce comprou em uma aiuto peça ou na internet. Podes por favor me indicar preço e onde compraste? A ideia é comprar algo bom e tenho medo de comprar uma destas armazenadas por anos por ser cara. Meu interesse é só na bucha 9, a que fica na ponta do braço.

Obrigado

Claro, sem problemas. O código axios é "011.1366" e comprei no mercadolivre, neste anúncio: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1718070250-kit-buchas-hidraulica-eixo-traseiro-vectra-01-02-03-04-axios-_JM#position=6&search_layout=grid&type=item&tracking_id=c02c6458-a15a-4f4e-821d-88e493015317
É a mais barata da marca axios que tem no mercadolivre. Tinha um vendedor de nome "giro rápido" que estava vendendo o kit axios por R$407,00 com envio grátis, mas dei o lance na última unidade e após uma semana ele ainda não havia postado nos correios. Abri uma reclamação no mercadolivre e ele não se manifestou até o fim do prazo dado pelo site, que acabou me estornando no cartão. Então comprei deste do link, um pouco mais caro, mas postou rápido.
Eu sei, o kit é bem caro. Mas se você fizer as contas, melhor comprar buchas que duram 5 anos ou mais e custam caro do que comprar fuleiragem que tem que ser trocada pelo menos uma vez a cada 6 meses. Tem que pensar em custo por quilômetro. Sob o prisma do custo por quilômetro rodado, a bucha axios ainda assim é mais barata. Sei que não é o seu caso, mas se o dono do carro for pagar uma oficina pela troca das buchas, as da marca axios ficam ainda mais baratas em termos de custo por quilômetro rodado. Essa compra dói no bolso, mas é por isso que parcelei no cartão... :61:

Abraço.

P.S.: se você achou caras estas buchas, então olha essas aqui (e são só DUAS no carro): https://lista.mercadolivre.com.br/pecas/carros/suspensao-direcao/buchas/511.5462_OrderId_PRICE_NoIndex_True

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 14 Out 2021, 13:33

Sim, tem que ser axios ou original, as 4 eu comprei na ultima vez na GM mais barata que axios em minha cidade. Agora preciso trocar estas duas caras, mas antes tenho que mexer no cabeçote do carro e já gastei muito porque já comprei todas as peças, previsto pra dezembro, ou talvez no sabado antes do finado.
Sobre estas duas buchas eu vejo as fotos e as vejo muito feia. Será que elas sçao assim mesmo?
Imagem

42 mensagens