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Vectra BProblemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

466 mensagens
Menezesfreitas
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Segundo estágio só aciona a ventoinha da frente

por Menezesfreitas » 14 Mar 2023, 12:47

Boa tarde pessoal, estou com o seguinte problema no meu carro: a ventoinha do primeiro estágio funciona as duas normalmente, porém quando faço um jamper no lugar do relê para acionar o segundo estágio, só aciona a da frente do carro, a que fica atrás do radiador não liga, já testei ela com 12v direto e ela funciona. Já troquei os relês também. Alguém tem alguma sugestão?

wallacer95
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Segundo estágio só aciona a ventoinha da frente

por wallacer95 » 14 Mar 2023, 14:38

Ja tive esse problema e resolvi trocando o motor da ventoinha, as escovas estavam totalmente gastas ai quando entrava o 12v so passava pra ventoinha do ar condicionado e a do motor parava

Almeidão
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Segundo estágio só aciona a ventoinha da frente

por Almeidão » 14 Mar 2023, 18:38

Menezesfreitas escreveu:Fuente del Mensaje Boa tarde pessoal, estou com o seguinte problema no meu carro: a ventoinha do primeiro estágio funciona as duas normalmente, porém quando faço um jamper no lugar do relê para acionar o segundo estágio, só aciona a da frente do carro, a que fica atrás do radiador não liga, já testei ela com 12v direto e ela funciona. Já troquei os relês também. Alguém tem alguma sugestão?


Pra voce jampear o segundo estagio e funcionar as duas ventoinhas, é preciso jampear o primeiro estagio também e manter a chave ligada com o relê do meio. Lembre as duas ventoinhas na alta só funciona se a baixa tiver acionada, então jampear o primeiro relê, deixar o segundo no local, e jampear o terceiro ai sim tem que funcionar as duas ventoinhas na alta, sendo a da frente bem menos que a de trás.
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Willsf2021
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Acionamento primeiro / segundo estagios ventoinha - Vectra A

por Willsf2021 » 04 Set 2023, 11:20

Boa tarde Vectreiros!
Alguém sabe me dizer quando entra o segundo estágio das ventoinhas do Vectra 2.2 8v ?sistema sem cebolão, quando acionou o ar condicionado o segundo estágio aciona direto ou é acionado quando chega em determinada temperatura o motor? E em qual temperatura??

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chirola
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Acionamento primeiro / segundo estagios ventoinha - Vectra A

por chirola » 04 Set 2023, 11:52

Willsf2021 escreveu:Fuente del Mensaje Boa tarde Vectreiros!
Alguém sabe me dizer quando entra o segundo estágio das ventoinhas do Vectra 2.2 8v ?sistema sem cebolão, quando acionou o ar condicionado o segundo estágio aciona direto ou é acionado quando chega em determinada temperatura o motor? E em qual temperatura??

o segundo estagio liga bem pouco no vectra , com o ar condicionado ligado ele vai ficar sempre no primeiro estagio ligado e o segundo estagio vai ligar so em duas situaçoes , uma cuando o sistema de gas do ar condicionado chegar a 250 psi ou cuando o carro chega na temperatura do segundo estagio , se não to enganado no vectra semcebolão é de 110' , sem ar ligadoo ele ligaria so cuando chegar na temperatura .
mais como fale e bem dificil que ligue o segundo estagio e se liga é bem pouco tempo não mais de um minuto

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Acionamento primeiro / segundo estagios ventoinha - Vectra A

por Almeidão » 04 Set 2023, 16:29

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Willsf2021 escreveu:Fuente del Mensaje Boa tarde Vectreiros!
Alguém sabe me dizer quando entra o segundo estágio das ventoinhas do Vectra 2.2 8v ?sistema sem cebolão, quando acionou o ar condicionado o segundo estágio aciona direto ou é acionado quando chega em determinada temperatura o motor? E em qual temperatura??

o segundo estagio liga bem pouco no vectra , com o ar condicionado ligado ele vai ficar sempre no primeiro estagio ligado e o segundo estagio vai ligar so em duas situaçoes , uma cuando o sistema de gas do ar condicionado chegar a 250 psi ou cuando o carro chega na temperatura do segundo estagio , se não to enganado no vectra semcebolão é de 110' , sem ar ligadoo ele ligaria so cuando chegar na temperatura .
mais como fale e bem dificil que ligue o segundo estagio e se liga é bem pouco tempo não mais de um minuto


No painel, o segundo estagio liga entre 92 a 95 graus, isto sempre com o ar ligado e se chegar nesta temperatura. 110 não, se chegar ai tchau junta. A unica forma de saber se ele está funcionando, e neste caso não precisa ligar o ar, basta tirar o relê do primeiro estagio, ligar o carro e ficar vigiando e se tiver passando de 95, desliga o carro porque ele está com problema e caso entrar funcionando, irá funcionar somente a ventoinha de dentro por ter tirado o relê do primeiro estágio.
No Vectra 97 este relê é o primeiro da esquerda, é um verde, mas eles mudam as vezes de posição e com um jump simples dá pra descobrir qual é o correto, este video é de um carro 97 e o primeiro da esquerda verde é o primeiro estaágio, primeiro da esquerda do carro.
https://youtu.be/e7IOOhk3sp8

Aqui para jumpear, e testar.
https://www.youtube.com/watch?v=_gY3L5s5qXM
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Acionamento primeiro / segundo estagios ventoinha - Vectra A

por Willsf2021 » 04 Set 2023, 17:02

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Willsf2021 escreveu:Fuente del Mensaje Boa tarde Vectreiros!
Alguém sabe me dizer quando entra o segundo estágio das ventoinhas do Vectra 2.2 8v ?sistema sem cebolão, quando acionou o ar condicionado o segundo estágio aciona direto ou é acionado quando chega em determinada temperatura o motor? E em qual temperatura??

o segundo estagio liga bem pouco no vectra , com o ar condicionado ligado ele vai ficar sempre no primeiro estagio ligado e o segundo estagio vai ligar so em duas situaçoes , uma cuando o sistema de gas do ar condicionado chegar a 250 psi ou cuando o carro chega na temperatura do segundo estagio , se não to enganado no vectra semcebolão é de 110' , sem ar ligadoo ele ligaria so cuando chegar na temperatura .
mais como fale e bem dificil que ligue o segundo estagio e se liga é bem pouco tempo não mais de um minuto


No painel, o segundo estagio liga entre 92 a 95 graus, isto sempre com o ar ligado e se chegar nesta temperatura. 110 não, se chegar ai tchau junta. A unica forma de saber se ele está funcionando, e neste caso não precisa ligar o ar, basta tirar o relê do primeiro estagio, ligar o carro e ficar vigiando e se tiver passando de 95, desliga o carro porque ele está com problema e caso entrar funcionando, irá funcionar somente a ventoinha de dentro por ter tirado o relê do primeiro estágio.
No Vectra 97 este relê é o primeiro da esquerda, é um verde, mas eles mudam as vezes de posição e com um jump simples dá pra descobrir qual é o correto, este video é de um carro 97 e o primeiro da esquerda verde é o primeiro estaágio, primeiro da esquerda do carro.
https://youtu.be/e7IOOhk3sp8

Aqui para jumpear, e testar.
https://www.youtube.com/watch?v=_gY3L5s5qXM

Almeidao eu coloquei meu carro no scanner e o primeiro estágio aciona com 98C no scanner, no painel aciona com o ponteiro no meio. Depois disso a ventoinha fica ligada até 88C quando desliga, tudo isso com o ar desligado.
Quando liguei o ar o primeiro estagio ligou direto, subiu até 105c no scanner daí ligou o segundo estagio até cair para 100C com ele parado nessa ocasiao no ponteiro ficava entre o ponteiro fino do 90 e o mais gordo dos 100, fui rodar com o carro com o ar ligado e mesmo com o segundo estagio acionado a temperatura não caia, se andasse mais até subiria.

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por Willsf2021 » 04 Set 2023, 17:05

Willsf2021 escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Willsf2021 escreveu:Fuente del Mensaje Boa tarde Vectreiros!
Alguém sabe me dizer quando entra o segundo estágio das ventoinhas do Vectra 2.2 8v ?sistema sem cebolão, quando acionou o ar condicionado o segundo estágio aciona direto ou é acionado quando chega em determinada temperatura o motor? E em qual temperatura??

o segundo estagio liga bem pouco no vectra , com o ar condicionado ligado ele vai ficar sempre no primeiro estagio ligado e o segundo estagio vai ligar so em duas situaçoes , uma cuando o sistema de gas do ar condicionado chegar a 250 psi ou cuando o carro chega na temperatura do segundo estagio , se não to enganado no vectra semcebolão é de 110' , sem ar ligadoo ele ligaria so cuando chegar na temperatura .
mais como fale e bem dificil que ligue o segundo estagio e se liga é bem pouco tempo não mais de um minuto


No painel, o segundo estagio liga entre 92 a 95 graus, isto sempre com o ar ligado e se chegar nesta temperatura. 110 não, se chegar ai tchau junta. A unica forma de saber se ele está funcionando, e neste caso não precisa ligar o ar, basta tirar o relê do primeiro estagio, ligar o carro e ficar vigiando e se tiver passando de 95, desliga o carro porque ele está com problema e caso entrar funcionando, irá funcionar somente a ventoinha de dentro por ter tirado o relê do primeiro estágio.
No Vectra 97 este relê é o primeiro da esquerda, é um verde, mas eles mudam as vezes de posição e com um jump simples dá pra descobrir qual é o correto, este video é de um carro 97 e o primeiro da esquerda verde é o primeiro estaágio, primeiro da esquerda do carro.
https://youtu.be/e7IOOhk3sp8

Aqui para jumpear, e testar.
https://www.youtube.com/watch?v=_gY3L5s5qXM

Almeidao eu coloquei meu carro no scanner e o primeiro estágio aciona com 98C no scanner, no painel aciona com o ponteiro no meio. Depois disso a ventoinha fica ligada até 88C quando desliga, tudo isso com o ar desligado.
Quando liguei o ar o primeiro estagio ligou direto, subiu até 105c no scanner daí ligou o segundo estagio até cair para 100C com ele parado nessa ocasiao no ponteiro ficava entre o ponteiro fino do 90 e o mais gordo dos 100, fui rodar com o carro com o ar ligado e mesmo com o segundo estagio acionado a temperatura não caia, se andasse mais até subiria.

Notei uma coisa, recentemente coloquei a termostatica de volta, um colega tinha me falado pra tirar, mas depois vi os prejuízos que isso pode dar e coloquei de volta, notei que antigamente a termostatica saia com um cano reto e deve ser a que abre com 82c, essa carcaça já tem o cano curvado e se for do vectra C abre so com 87, outra coisa, a marca é MTE THOMSON, pesquisando depois vi várias reclamações
Dela, que abre com atraso de 10 a 15c e q trava muito, ainda somando que ela é 87c.

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Acionamento primeiro / segundo estagios ventoinha - Vectra A

por Ju_Bueno » 05 Set 2023, 07:39

A carcaça em si não necessariamente significa algo, pois a válvula sempre tem o mesmo formato e encaixe, mesmo as de temperaturas diferentes - isto é, ambos os bicos podem receber a válvula de 82, de 87 e até de 92, que é para motores a álcool. A de 87° é pra ser usada nos motores flex, embora ele também aceite a de 82°. No motor somente à gasolina tem que ser de 82°.

Ao que me parece a temperatura no painel está praticamente correta quando acionam os estágios, porém, o melhor comportamento já relatado seria como o do Almeidão: primeiro estágio aos 88 (quase chegando do tracinho que seria 90° - entre 80 e 100), e o segundo estágio aos 93° (pouca coisa depois do tracinho fino).

Uma pergunta: seu carro já teve o radiador trocado? Sabe dizer se o que está nele é um de colmeia de alumínio brasado ou alumínio expandido?
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Acionamento primeiro / segundo estagios ventoinha - Vectra A

por Almeidão » 05 Set 2023, 08:15

Willsf2021 escreveu:Fuente del Mensaje
Willsf2021 escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
chirola escreveu:Fuente del Mensaje
o segundo estagio liga bem pouco no vectra , com o ar condicionado ligado ele vai ficar sempre no primeiro estagio ligado e o segundo estagio vai ligar so em duas situaçoes , uma cuando o sistema de gas do ar condicionado chegar a 250 psi ou cuando o carro chega na temperatura do segundo estagio , se não to enganado no vectra semcebolão é de 110' , sem ar ligadoo ele ligaria so cuando chegar na temperatura .
mais como fale e bem dificil que ligue o segundo estagio e se liga é bem pouco tempo não mais de um minuto


No painel, o segundo estagio liga entre 92 a 95 graus, isto sempre com o ar ligado e se chegar nesta temperatura. 110 não, se chegar ai tchau junta. A unica forma de saber se ele está funcionando, e neste caso não precisa ligar o ar, basta tirar o relê do primeiro estagio, ligar o carro e ficar vigiando e se tiver passando de 95, desliga o carro porque ele está com problema e caso entrar funcionando, irá funcionar somente a ventoinha de dentro por ter tirado o relê do primeiro estágio.
No Vectra 97 este relê é o primeiro da esquerda, é um verde, mas eles mudam as vezes de posição e com um jump simples dá pra descobrir qual é o correto, este video é de um carro 97 e o primeiro da esquerda verde é o primeiro estaágio, primeiro da esquerda do carro.
https://youtu.be/e7IOOhk3sp8

Aqui para jumpear, e testar.
https://www.youtube.com/watch?v=_gY3L5s5qXM

Almeidao eu coloquei meu carro no scanner e o primeiro estágio aciona com 98C no scanner, no painel aciona com o ponteiro no meio. Depois disso a ventoinha fica ligada até 88C quando desliga, tudo isso com o ar desligado.
Quando liguei o ar o primeiro estagio ligou direto, subiu até 105c no scanner daí ligou o segundo estagio até cair para 100C com ele parado nessa ocasiao no ponteiro ficava entre o ponteiro fino do 90 e o mais gordo dos 100, fui rodar com o carro com o ar ligado e mesmo com o segundo estagio acionado a temperatura não caia, se andasse mais até subiria.

Notei uma coisa, recentemente coloquei a termostatica de volta, um colega tinha me falado pra tirar, mas depois vi os prejuízos que isso pode dar e coloquei de volta, notei que antigamente a termostatica saia com um cano reto e deve ser a que abre com 82c, essa carcaça já tem o cano curvado e se for do vectra C abre so com 87, outra coisa, a marca é MTE THOMSON, pesquisando depois vi várias reclamações
Dela, que abre com atraso de 10 a 15c e q trava muito, ainda somando que ela é 87c.


Vamos por parte, acima você disse temperatura do Scaner e painel, eu sempre informo painel, a do scaner confunde muito, aliás os sensores vem com numeros do scaner e nós temos que seguir a do painel.
Carro gasolina usa termostática se for refil MTE 211-82, a 87 vai ficar próximo de uma temperatura assustadora e se você está com ela ainda, este seria o problema e se você usar a do Alcool que pe 211-92, queimar´pa a juna em pouco tempo.
Ficar sem a termostática, o prejuizo é grande sim e poucos conhecem toda a função dela e que ela tem dois caminhos, na hora que ela está fechada na frente ela estará aberta atrás, assim que ela abre na frente ela fecha atrás, ou seja tem uma mecanica além do que muitos mecânicos pensam ou sabem.
Ainda sobre a termotática abrindo cêdo ou tarde, muitos buscam uma porcentagem a qual são usados em carros de competição, tipo alguns graus antes da hora etc, sendo que aquele motor será trocado ou refeito assim que terminar a corrida, não é o nosso caso.
Qual a hora que o carro é mais econômico? lògico que é em rodovias e lá a temperatura no painel é bem inferior a temperatura que roda um carro na cidade, então este negócio de abrir alguns graus antes ser ruim não seria a informação correta, porque assim que sai de 1/4 tipo marcando 80 graus no painel a termostatica para um carro gasolina já estará toda aberta porque la no motor já está passando de 100 graus e dentro das câmaras expele gáses de 800 graus e atinge na explosão 2000 graus.
Sobre a qualidade das peças, bem eu tenho um video o qual eu mostro a simplicidade de uma termostática e que para um carro como o meu que roda todos os dias eu troco com 3 anos, podendo durar até 20, mas eu não posso contar com a sorte que muitos contam e manutenção é manutenção e não papo de boteco, sem contar que as vezes damos a idéia de usar um cebolão MTE e o cara vem reclamar que deu errado, mas comprou um da marca Iguaçu. Nada contra a marca, somente dando exemplo.

Olha o video e veja se dá para confiar, mas não se assuste, tem coisas piores em um carro e mais uma vez, termostática gasolina 82 graus, se for MTE 200-82.
https://www.youtube.com/watch?v=CF6ofTJgr-U

Não ganho nada para falar de marcas, uso a MTE desde sempre para termostática e cebolões, e quem reclama é por falta de manutenção mesmo. Você já deve ter visto proprietário pedindo ajuda para abrir um carro que as 4 portas não abrem, porem foi estragando ujma de cada vêz, ai quando estraga a quarta porta ele vai tentar consertar uma.
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Acionamento primeiro / segundo estagios ventoinha - Vectra A

por chirola » 05 Set 2023, 13:37

com ar ligado não tem como saber o funcionamento do segundo estagio ao certo com o ar ligado o segundo estagio liga por temperatura ou por preção do sistema de gas do ar , so se vc colocar um maometro no ar condicionado para saber porque esta ligando o segundo estagio.
carro com temperatura perto dos 95\97 graus parado é normal o que não é normal é pegar estrada libre e por uns minutos e não baixar a temperatura .
meu carro ao pegar engarrafamento com o ar ligado tambem chega a seus 95 de temperatura no painel trancuilo 95 no painel deve ser bem mais de 100graus no motor mais rodando na br a noite a temperatura fica la no ultimo risco azul .
a temperatura normal de trabalho de um motor moderno é entre 90 e 110 graus no scaner coisa de 85\95 no painel .
é mais facil queimar a junta por problemas na alimentação ou ignição do que por temperatura ,
desliga o scaner roda normal com o carro e controla a temperatura para ver como se comporta deveria manter entre 85 e 95 pode chegar ate 97 graus de painel com o ar ligado parado na fila .
agora entendo porque tem carros que não tem marcador de temperatura no painel kakakkakak
uma coisa é certa a termostatica deve estar no seu lugar e com o rango certo acredito que 85 graus de termostatica esta correto para o vectra .
utilizo a marca MTE em sensores e atuadores nos meus carros a um bom tempo e ate agora nunca teve problemas .
teve mais problemas com peças originais do que com mte .
se o mecanico aconselha tirar a termostatica troca de mecanico .

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por Willsf2021 » 05 Set 2023, 16:45

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje A carcaça em si não necessariamente significa algo, pois a válvula sempre tem o mesmo formato e encaixe, mesmo as de temperaturas diferentes - isto é, ambos os bicos podem receber a válvula de 82, de 87 e até de 92, que é para motores a álcool. A de 87° é pra ser usada nos motores flex, embora ele também aceite a de 82°. No motor somente à gasolina tem que ser de 82°.

Ao que me parece a temperatura no painel está praticamente correta quando acionam os estágios, porém, o melhor comportamento já relatado seria como o do Almeidão: primeiro estágio aos 88 (quase chegando do tracinho que seria 90° - entre 80 e 100), e o segundo estágio aos 93° (pouca coisa depois do tracinho fino).

Uma pergunta: seu carro já teve o radiador trocado? Sabe dizer se o que está nele é um de colmeia de alumínio brasado ou alumínio expandido?

Boa noite irmão!
Sim, você dizendo faz sentido da carcaça não fazer diferença, mas sim a valvula em si, o problema é que muda a posição da mangueira na do bico reto, acho até que seja outra, mas daí eu troco sem problemas, pois é o meu aciona o 1° estagio pouca coisa acima do ponteiro fino, aí volta o ponteiro pouca coisa pra baixo do ponteiro fino e desarma. Será que tem essa diferença pelo meu carro não ter o cebolao? Pelo que sei o cebolao podemos trocar para que ele arme antes né? No meu é a própria ECu que dá o comando, deve ser isso.
Quanto ao radiador eu troquei sim, mas infelizmente não sei de qual tipo o mesmo é, sei que é da NOTUS.

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Acionamento primeiro / segundo estagios ventoinha - Vectra A

por Willsf2021 » 05 Set 2023, 16:58

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
Willsf2021 escreveu:Fuente del Mensaje
Willsf2021 escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje

No painel, o segundo estagio liga entre 92 a 95 graus, isto sempre com o ar ligado e se chegar nesta temperatura. 110 não, se chegar ai tchau junta. A unica forma de saber se ele está funcionando, e neste caso não precisa ligar o ar, basta tirar o relê do primeiro estagio, ligar o carro e ficar vigiando e se tiver passando de 95, desliga o carro porque ele está com problema e caso entrar funcionando, irá funcionar somente a ventoinha de dentro por ter tirado o relê do primeiro estágio.
No Vectra 97 este relê é o primeiro da esquerda, é um verde, mas eles mudam as vezes de posição e com um jump simples dá pra descobrir qual é o correto, este video é de um carro 97 e o primeiro da esquerda verde é o primeiro estaágio, primeiro da esquerda do carro.
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Aqui para jumpear, e testar.
https://www.youtube.com/watch?v=_gY3L5s5qXM

Almeidao eu coloquei meu carro no scanner e o primeiro estágio aciona com 98C no scanner, no painel aciona com o ponteiro no meio. Depois disso a ventoinha fica ligada até 88C quando desliga, tudo isso com o ar desligado.
Quando liguei o ar o primeiro estagio ligou direto, subiu até 105c no scanner daí ligou o segundo estagio até cair para 100C com ele parado nessa ocasiao no ponteiro ficava entre o ponteiro fino do 90 e o mais gordo dos 100, fui rodar com o carro com o ar ligado e mesmo com o segundo estagio acionado a temperatura não caia, se andasse mais até subiria.

Notei uma coisa, recentemente coloquei a termostatica de volta, um colega tinha me falado pra tirar, mas depois vi os prejuízos que isso pode dar e coloquei de volta, notei que antigamente a termostatica saia com um cano reto e deve ser a que abre com 82c, essa carcaça já tem o cano curvado e se for do vectra C abre so com 87, outra coisa, a marca é MTE THOMSON, pesquisando depois vi várias reclamações
Dela, que abre com atraso de 10 a 15c e q trava muito, ainda somando que ela é 87c.


Vamos por parte, acima você disse temperatura do Scaner e painel, eu sempre informo painel, a do scaner confunde muito, aliás os sensores vem com numeros do scaner e nós temos que seguir a do painel.
Carro gasolina usa termostática se for refil MTE 211-82, a 87 vai ficar próximo de uma temperatura assustadora e se você está com ela ainda, este seria o problema e se você usar a do Alcool que pe 211-92, queimar´pa a juna em pouco tempo.
Ficar sem a termostática, o prejuizo é grande sim e poucos conhecem toda a função dela e que ela tem dois caminhos, na hora que ela está fechada na frente ela estará aberta atrás, assim que ela abre na frente ela fecha atrás, ou seja tem uma mecanica além do que muitos mecânicos pensam ou sabem.
Ainda sobre a termotática abrindo cêdo ou tarde, muitos buscam uma porcentagem a qual são usados em carros de competição, tipo alguns graus antes da hora etc, sendo que aquele motor será trocado ou refeito assim que terminar a corrida, não é o nosso caso.
Qual a hora que o carro é mais econômico? lògico que é em rodovias e lá a temperatura no painel é bem inferior a temperatura que roda um carro na cidade, então este negócio de abrir alguns graus antes ser ruim não seria a informação correta, porque assim que sai de 1/4 tipo marcando 80 graus no painel a termostatica para um carro gasolina já estará toda aberta porque la no motor já está passando de 100 graus e dentro das câmaras expele gáses de 800 graus e atinge na explosão 2000 graus.
Sobre a qualidade das peças, bem eu tenho um video o qual eu mostro a simplicidade de uma termostática e que para um carro como o meu que roda todos os dias eu troco com 3 anos, podendo durar até 20, mas eu não posso contar com a sorte que muitos contam e manutenção é manutenção e não papo de boteco, sem contar que as vezes damos a idéia de usar um cebolão MTE e o cara vem reclamar que deu errado, mas comprou um da marca Iguaçu. Nada contra a marca, somente dando exemplo.

Olha o video e veja se dá para confiar, mas não se assuste, tem coisas piores em um carro e mais uma vez, termostática gasolina 82 graus, se for MTE 200-82.
https://www.youtube.com/watch?v=CF6ofTJgr-U

Não ganho nada para falar de marcas, uso a MTE desde sempre para termostática e cebolões, e quem reclama é por falta de manutenção mesmo. Você já deve ter visto proprietário pedindo ajuda para abrir um carro que as 4 portas não abrem, porem foi estragando ujma de cada vêz, ai quando estraga a quarta porta ele vai tentar consertar uma.

Boa noite Almeidão, nunca tinha ouvido falar na história mas acredito nela kkkk, na verdade então o problema é a valvula ser de carro flex, 87 graus, e não a marca.
Vou me basear no painel então, como o meu não tem cebolao creio que não haja nada que possa retardar ou adiantar o acionamento da ventoinha (ela e os reles estando funcionando normalmente) a não ser o módulo ou o sensor de temperatura (que é novo, segundo ja) da wahler. Nunca mais eu tiro essa válvula o carro gastou muito mais e sem contar que em baixa temperatura a lubrificação das peças não é a ideal. Eu comprei a valvula original (wahler) 82° está para chegar, ansioso para trocar e ver o resultado.
Obs: radiador novo, ventoinha do radiador novo, bomba d'água nova, todo o sistema de mangueiras novos, inclusive as com engate rápido, achei a peça que engata as mangueiras para o ar quente, refiz a ligação toda original, conforme catálogo, reservatório e tampa novos, braçadeiras todas elásticas novas.
Só não troquei os selos, deveria, mas não troquei, e infelizmente esta baixando um pouco de água, ou é pelo ar quente ou selos, embora não forme poças, agora só com o manômetro no reservatório para saber.

Willsf2021
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por Willsf2021 » 05 Set 2023, 17:05

chirola escreveu:Fuente del Mensaje com ar ligado não tem como saber o funcionamento do segundo estagio ao certo com o ar ligado o segundo estagio liga por temperatura ou por preção do sistema de gas do ar , so se vc colocar um maometro no ar condicionado para saber porque esta ligando o segundo estagio.
carro com temperatura perto dos 95\97 graus parado é normal o que não é normal é pegar estrada libre e por uns minutos e não baixar a temperatura .
meu carro ao pegar engarrafamento com o ar ligado tambem chega a seus 95 de temperatura no painel trancuilo 95 no painel deve ser bem mais de 100graus no motor mais rodando na br a noite a temperatura fica la no ultimo risco azul .
a temperatura normal de trabalho de um motor moderno é entre 90 e 110 graus no scaner coisa de 85\95 no painel .
é mais facil queimar a junta por problemas na alimentação ou ignição do que por temperatura ,
desliga o scaner roda normal com o carro e controla a temperatura para ver como se comporta deveria manter entre 85 e 95 pode chegar ate 97 graus de painel com o ar ligado parado na fila .
agora entendo porque tem carros que não tem marcador de temperatura no painel kakakkakak
uma coisa é certa a termostatica deve estar no seu lugar e com o rango certo acredito que 85 graus de termostatica esta correto para o vectra .
utilizo a marca MTE em sensores e atuadores nos meus carros a um bom tempo e ate agora nunca teve problemas .
teve mais problemas com peças originais do que com mte .
se o mecanico aconselha tirar a termostatica troca de mecanico .

Vou me trocar então kkkk, cai no papo de trocar, estava com dores de cabeça com o aquecimento exacerbado e por morar em Salvador (ou é quente ou é pelando) me rendi, mesmo sabendo dos riscos, ocorre que antes a valvula também era a errada kkkkkkk, vou trocar a valvula pela de 82° original wahler e ver o comportamento do menino, eu estranhei demais quando peguei estrada livre e o ponteiro não saia do meio, vi que tinha alguma coisa estranha, eliminei ventoinhas, sensores de temperatura e até o painel, até chegar na bendita valvula, eu mesmo.me trai kkkk comprar peças aqui em um saco, você tem que pedir para olhar a especificação na tela do computador do vendedor pra ver que o que ele está te vendendo é peça do Vectra C e não do B, que no caso da termostatica muda kkkk

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por Almeidão » 05 Set 2023, 19:00

Willsf2021 escreveu:Fuente del Mensaje
chirola escreveu:Fuente del Mensaje com ar ligado não tem como saber o funcionamento do segundo estagio ao certo com o ar ligado o segundo estagio liga por temperatura ou por preção do sistema de gas do ar , so se vc colocar um maometro no ar condicionado para saber porque esta ligando o segundo estagio.
carro com temperatura perto dos 95\97 graus parado é normal o que não é normal é pegar estrada libre e por uns minutos e não baixar a temperatura .
meu carro ao pegar engarrafamento com o ar ligado tambem chega a seus 95 de temperatura no painel trancuilo 95 no painel deve ser bem mais de 100graus no motor mais rodando na br a noite a temperatura fica la no ultimo risco azul .
a temperatura normal de trabalho de um motor moderno é entre 90 e 110 graus no scaner coisa de 85\95 no painel .
é mais facil queimar a junta por problemas na alimentação ou ignição do que por temperatura ,
desliga o scaner roda normal com o carro e controla a temperatura para ver como se comporta deveria manter entre 85 e 95 pode chegar ate 97 graus de painel com o ar ligado parado na fila .
agora entendo porque tem carros que não tem marcador de temperatura no painel kakakkakak
uma coisa é certa a termostatica deve estar no seu lugar e com o rango certo acredito que 85 graus de termostatica esta correto para o vectra .
utilizo a marca MTE em sensores e atuadores nos meus carros a um bom tempo e ate agora nunca teve problemas .
teve mais problemas com peças originais do que com mte .
se o mecanico aconselha tirar a termostatica troca de mecanico .

Vou me trocar então kkkk, cai no papo de trocar, estava com dores de cabeça com o aquecimento exacerbado e por morar em Salvador (ou é quente ou é pelando) me rendi, mesmo sabendo dos riscos, ocorre que antes a valvula também era a errada kkkkkkk, vou trocar a valvula pela de 82° original wahler e ver o comportamento do menino, eu estranhei demais quando peguei estrada livre e o ponteiro não saia do meio, vi que tinha alguma coisa estranha, eliminei ventoinhas, sensores de temperatura e até o painel, até chegar na bendita valvula, eu mesmo.me trai kkkk comprar peças aqui em um saco, você tem que pedir para olhar a especificação na tela do computador do vendedor pra ver que o que ele está te vendendo é peça do Vectra C e não do B, que no caso da termostatica muda kkkk


Esta marca é muito boa, é mais quente que MTE mesmo sendo de 82 graus, mas verifica se é 82, vendedor quer mesmo é comissão. Eu iria de MTE, esta é difícil de enganar porque está escrito nela e mesmo assim eu iria testar antes de usar como faço sempre.
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por Willsf2021 » 05 Set 2023, 19:34

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
Willsf2021 escreveu:Fuente del Mensaje
chirola escreveu:Fuente del Mensaje com ar ligado não tem como saber o funcionamento do segundo estagio ao certo com o ar ligado o segundo estagio liga por temperatura ou por preção do sistema de gas do ar , so se vc colocar um maometro no ar condicionado para saber porque esta ligando o segundo estagio.
carro com temperatura perto dos 95\97 graus parado é normal o que não é normal é pegar estrada libre e por uns minutos e não baixar a temperatura .
meu carro ao pegar engarrafamento com o ar ligado tambem chega a seus 95 de temperatura no painel trancuilo 95 no painel deve ser bem mais de 100graus no motor mais rodando na br a noite a temperatura fica la no ultimo risco azul .
a temperatura normal de trabalho de um motor moderno é entre 90 e 110 graus no scaner coisa de 85\95 no painel .
é mais facil queimar a junta por problemas na alimentação ou ignição do que por temperatura ,
desliga o scaner roda normal com o carro e controla a temperatura para ver como se comporta deveria manter entre 85 e 95 pode chegar ate 97 graus de painel com o ar ligado parado na fila .
agora entendo porque tem carros que não tem marcador de temperatura no painel kakakkakak
uma coisa é certa a termostatica deve estar no seu lugar e com o rango certo acredito que 85 graus de termostatica esta correto para o vectra .
utilizo a marca MTE em sensores e atuadores nos meus carros a um bom tempo e ate agora nunca teve problemas .
teve mais problemas com peças originais do que com mte .
se o mecanico aconselha tirar a termostatica troca de mecanico .

Vou me trocar então kkkk, cai no papo de trocar, estava com dores de cabeça com o aquecimento exacerbado e por morar em Salvador (ou é quente ou é pelando) me rendi, mesmo sabendo dos riscos, ocorre que antes a valvula também era a errada kkkkkkk, vou trocar a valvula pela de 82° original wahler e ver o comportamento do menino, eu estranhei demais quando peguei estrada livre e o ponteiro não saia do meio, vi que tinha alguma coisa estranha, eliminei ventoinhas, sensores de temperatura e até o painel, até chegar na bendita valvula, eu mesmo.me trai kkkk comprar peças aqui em um saco, você tem que pedir para olhar a especificação na tela do computador do vendedor pra ver que o que ele está te vendendo é peça do Vectra C e não do B, que no caso da termostatica muda kkkk


Esta marca é muito boa, é mais quente que MTE mesmo sendo de 82 graus, mas verifica se é 82, vendedor quer mesmo é comissão. Eu iria de MTE, esta é difícil de enganar porque está escrito nela e mesmo assim eu iria testar antes de usar como faço sempre.

Mais quente você diz como? Aciona depois dos 82?? Ela vem escrito os 82 também se não me engano.

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por Ju_Bueno » 06 Set 2023, 08:09

Willsf2021 escreveu:Fuente del Mensaje Será que tem essa diferença pelo meu carro não ter o cebolao? Pelo que sei o cebolao podemos trocar para que ele arme antes né? No meu é a própria ECu que dá o comando, deve ser isso.

No caso do seu é um sensor fixado na saída para a termostática. Parece que também existe alguma variação entre os sensores. O mais recomendado aqui no fórum sempre foi o MTE 4051 - esse assegura o funcionamento padrão das ventoinhas - é claro, se estiver tudo ok no sistema. Pelo que entendi nas mensagens acima, seu carro está com uma válvula de 87°? Se estiver, essa deve ser a causa de tudo.

Willsf2021 escreveu:Fuente del Mensaje
Quanto ao radiador eu troquei sim, mas infelizmente não sei de qual tipo o mesmo é, sei que é da NOTUS.

Perguntei do radiador pelo seu relato de que, usando o ar condicionado a temperatura custa a baixar dos 90 e tantos graus, ou até mesmo sobe ainda mais. O radiador de alumínio expandido (que tem galerias de tubos redondos) não consegue fazer a troca de calor adequada, fazendo em algumas situações a temperatura subir demais. A Notus fabrica dos 2 tipos. A propósito, há poucos meses coloquei um dessa marca no meu carro, mas me certifiquei que fosse o brasado.

No tópico do link abaixo há fotos comparando os dois tipos. Mesmo instalado no carro é fácil ver a colmeia para saber que tipo é o seu. viewtopic.php?f=44&t=2890&hilit=radiador&start=120
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Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Almeidão » 06 Set 2023, 10:03

Willsf2021 escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
Willsf2021 escreveu:Fuente del Mensaje
chirola escreveu:Fuente del Mensaje com ar ligado não tem como saber o funcionamento do segundo estagio ao certo com o ar ligado o segundo estagio liga por temperatura ou por preção do sistema de gas do ar , so se vc colocar um maometro no ar condicionado para saber porque esta ligando o segundo estagio.
carro com temperatura perto dos 95\97 graus parado é normal o que não é normal é pegar estrada libre e por uns minutos e não baixar a temperatura .
meu carro ao pegar engarrafamento com o ar ligado tambem chega a seus 95 de temperatura no painel trancuilo 95 no painel deve ser bem mais de 100graus no motor mais rodando na br a noite a temperatura fica la no ultimo risco azul .
a temperatura normal de trabalho de um motor moderno é entre 90 e 110 graus no scaner coisa de 85\95 no painel .
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desliga o scaner roda normal com o carro e controla a temperatura para ver como se comporta deveria manter entre 85 e 95 pode chegar ate 97 graus de painel com o ar ligado parado na fila .
agora entendo porque tem carros que não tem marcador de temperatura no painel kakakkakak
uma coisa é certa a termostatica deve estar no seu lugar e com o rango certo acredito que 85 graus de termostatica esta correto para o vectra .
utilizo a marca MTE em sensores e atuadores nos meus carros a um bom tempo e ate agora nunca teve problemas .
teve mais problemas com peças originais do que com mte .
se o mecanico aconselha tirar a termostatica troca de mecanico .

Vou me trocar então kkkk, cai no papo de trocar, estava com dores de cabeça com o aquecimento exacerbado e por morar em Salvador (ou é quente ou é pelando) me rendi, mesmo sabendo dos riscos, ocorre que antes a valvula também era a errada kkkkkkk, vou trocar a valvula pela de 82° original wahler e ver o comportamento do menino, eu estranhei demais quando peguei estrada livre e o ponteiro não saia do meio, vi que tinha alguma coisa estranha, eliminei ventoinhas, sensores de temperatura e até o painel, até chegar na bendita valvula, eu mesmo.me trai kkkk comprar peças aqui em um saco, você tem que pedir para olhar a especificação na tela do computador do vendedor pra ver que o que ele está te vendendo é peça do Vectra C e não do B, que no caso da termostatica muda kkkk


Esta marca é muito boa, é mais quente que MTE mesmo sendo de 82 graus, mas verifica se é 82, vendedor quer mesmo é comissão. Eu iria de MTE, esta é difícil de enganar porque está escrito nela e mesmo assim eu iria testar antes de usar como faço sempre.

Mais quente você diz como? Aciona depois dos 82?? Ela vem escrito os 82 também se não me engano.


Se tiver escrito nela tudo bem, sobre a temperatura estas peças são mecânicas, o que comanda a abertura é uma mola, se a mola for mais forte ela vai abrir mais quente, por isto que é mais ou menos 82º, e neste caso acho a MTE abre um pouquinho menos quente que a Whaler mas estará dentro do mais ou menos. Sobre está escrito nela, o vendedor te vende o que tem, se um devolver uma peça eles vão arrumar uma caixa para colocar ela e o que tem escrito na caixa nunca se sabe e todos os refis tem que ter o oring de vedação junto, se não tiver é porque um vendedor já arrumou para outro cliente.
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Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por chirola » 06 Set 2023, 12:22

concordo com o que comento JU se o radiador ou a termostatica não estão no padrão não adianta que as ventoinhas liguem mais cedo ou mais tarde o sistema não vai conseguir refrigerar o motor .
então o primeiro seria ver que tipo de radiador o carro tem instalado , depois ver cual termostatica tem e as ventoinhas seria o ultimo a checar .
se o carro não baixa a temperatura rodando trancuilo em estrada libre as ventoinhas não e o problema tem outra coisa impidindo o sistema funcionar dereito ja que o vectra não liga as ventoinhas rodando suave em estrada libre .

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Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Willsf2021 » 06 Set 2023, 16:08

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje
Willsf2021 escreveu:Fuente del Mensaje Será que tem essa diferença pelo meu carro não ter o cebolao? Pelo que sei o cebolao podemos trocar para que ele arme antes né? No meu é a própria ECu que dá o comando, deve ser isso.

No caso do seu é um sensor fixado na saída para a termostática. Parece que também existe alguma variação entre os sensores. O mais recomendado aqui no fórum sempre foi o MTE 4051 - esse assegura o funcionamento padrão das ventoinhas - é claro, se estiver tudo ok no sistema. Pelo que entendi nas mensagens acima, seu carro está com uma válvula de 87°? Se estiver, essa deve ser a causa de tudo.

Willsf2021 escreveu:Fuente del Mensaje
Quanto ao radiador eu troquei sim, mas infelizmente não sei de qual tipo o mesmo é, sei que é da NOTUS.

Perguntei do radiador pelo seu relato de que, usando o ar condicionado a temperatura custa a baixar dos 90 e tantos graus, ou até mesmo sobe ainda mais. O radiador de alumínio expandido (que tem galerias de tubos redondos) não consegue fazer a troca de calor adequada, fazendo em algumas situações a temperatura subir demais. A Notus fabrica dos 2 tipos. A propósito, há poucos meses coloquei um dessa marca no meu carro, mas me certifiquei que fosse o brasado.

No tópico do link abaixo há fotos comparando os dois tipos. Mesmo instalado no carro é fácil ver a colmeia para saber que tipo é o seu. viewtopic.php?f=44&t=2890&hilit=radiador&start=120

Eita, não sabia disso, fui olhar e é expandido... será que com a termostica correta ele dá conta ou vou ter que troca-lo também?

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