Last_Warrior escreveu:Entendo Almeidão, mas há algumas coisas a se considerar...
1) O sensor VDO marca sempre um pouco menos do que os de outras marcas, logo se está beirando os 100, certamente estria a 90 se fosse o sensor VDO que é o original da linha de montagem...
2) No caso do motor quente X consumo me refiro a injeção mandar mais gasolina para o motor frio, então quem anda sem termostática ou com ela travada, tem consumo maior sim, não só porque o motor demora muito a esquentar, mas também na estrada trabalha na temperatura abaixo do que deveria, porque na estrada ela fica mais fechada do que aberta.
3) As peças móveis foram feitas pra trabalhar certa temperatura, se no arrefecimento está muito baixa, significa que lá dentro do motor também está abaixo do ideal, fazendo com que as folgas diminuam e o desgaste aumente.
4) O próprio óleo atinge melhor poder de lubrificação em determinadas temperaturas, tudo bem que evoluiu muito com os multiviscosos, mas mesmo assim ele funciona melhor com X graus.
Portanto, ressalto que motor frio é ruim, aumenta o consumo pela injeção jogar mais gasolina, e acelera o desgaste do motor por ter menos folgas e o óleo não estar "no ponto".
bizorrao escreveu::62: Iniciando um novo capítulo dessa novela.
Fui como prometido levar o foguetinho para trocar a agua do radiador e adicionar aditivo, também instalar a termostatica.
Mas para minha surpresa foi detectado alguns "probleminhas".
- Caixa do radiador vazando
- Cano de água traseiro vazando
- Tampa do reservatório pro brejo
Enfim, estou a busca agora de um radiador novo, alguns me disseram que tem como recondicionar, agora falando sério mesmo fica bom o recondicionamento? Ou melhor nem tentar?
E Vamos lá.
Paty1521 escreveu:
Respondo pelo Almeidao pois essa ele ja me respondeu varias vezes rs. E olha que arrefecimento ele é o CARA.
NEM TENTAR. Não fica bom. Se não der para pegar o original, compre o Visconde que tambem é muito bom!
Ele responderia isso hahaha
Mas serio, NAO recondicione. Com arrefecimento não da pra brincar e o barato sai caro
Bjaooo
Arquiteto escreveu:aproveita a mão de obra e troca os coxins inferiores do radiador ...
Paty1521 escreveu:bizorrao escreveu::62: Iniciando um novo capítulo dessa novela.
Fui como prometido levar o foguetinho para trocar a agua do radiador e adicionar aditivo, também instalar a termostatica.
Mas para minha surpresa foi detectado alguns "probleminhas".
- Caixa do radiador vazando
- Cano de água traseiro vazando
- Tampa do reservatório pro brejo
Enfim, estou a busca agora de um radiador novo, alguns me disseram que tem como recondicionar, agora falando sério mesmo fica bom o recondicionamento? Ou melhor nem tentar?
E Vamos lá.
Respondo pelo Almeidao pois essa ele ja me respondeu varias vezes rs. E olha que arrefecimento ele é o CARA.
NEM TENTAR. Não fica bom. Se não der para pegar o original, compre o Visconde que tambem é muito bom!
Ele responderia isso hahaha
Mas serio, NAO recondicione. Com arrefecimento não da pra brincar e o barato sai caro
Bjaooo
Almeidão escreveu:Infelizmente o mecânico não soube lhe responde porque não está enterrado no sistema como devia. Existem vários cebolões (interruptor) para Vectra, existe 761 que funciona com esta temperatura 110-105/100-95. Existe o 760 que funciona com esta temperatura 105-100/95-90 e tem outros como o do Omega, 767 95/120 e igualmente o do Corsa, 762, 105/120, Qual seria o do seu carro?. Só que quando você vai comprar o do Vectra e o vendedor não tem, lhe vendem um de Omega, é igual, ou do Corsa, igualzinho.
Igualzinho uma ova. Se o seu for redondo onde entra o interruptor e você colocar o 761 que é do Opel Vauxhal ou o 760 da blazer que também é do Vectra, ai você terá a temperatura que o mecânico diz ser diversas. E esta diversidade, os culpados são eles mesmos que vão metendo peças de um carro com valores mais alto porque não encontrou a peça correta ou por achar que de tal carro é o mesmo do Vectra e ainda por achar que o carro tem que ter temperatura alta para ser econômico. Não tem nada de idade os desgaste etc, com relação a temperatura, o sistema estando perfeito será sempre a mesma mesmo que o motor esteja batendo. Tudo isto é falta de conhecimento, tomemos em conta o Monza classic, onde o sensor de temperatura é atrás do motor, então ali está realmente a agua mais quente e sem mistura. O Vectra tem o sensor na saída onde sai a agua quente, mas passa também agua direto do radiador, ou seja nem toda agua que a bomba joga, entra dentro do cabeçote, parte passa direto para o radiador, então se colocarem um cebolão errado ele vai estar bem mais quente que o que deveria estar.
Pelo amor de Deus, já vi um 767 que vai a 120º para armar o segundo estágio, coitado deste Vectra.
Agora, você já tem seu sistema perfeito, mas faltam os comandos corretos para as ventoinhas.
Um abraço
Um abraço
José Leal escreveu:Esse negócio de temperatura é delicado.
O amigo Almeidão diz que a temperatura não deve passar de 90°C. Mas no meu Vectra, era religioso ativar as ventoinhas aos 92°C, igual à foto postada na outra página. E no meu carro, a ventoinha era controlada pela central de IE.
Quem viu fotos do meu carro no outro fórum, sabe que eu tinha dado uma geral no meu motor e no sistema de arrefecimento. Radiador novo e tratado com aditivo, reservatório com tampa, mangueiras, cano distribuidor de água, relés... tudo novinho e original GM. E a temperatura para as ventoinhas dispararem era sempre de 92°C. Então posso afirmar com convicção que a temperatura normal do sistema é de 92°C.
Sobre a temperatura informada no painel e a temperatura recebida pela IE, há uma diferença de ~10°C a menos. Então, se no painel está marcando 90°C, a temperatura recebida pela IE é de 100°C.
Almeidão escreveu:José Leal escreveu:Esse negócio de temperatura é delicado.
O amigo Almeidão diz que a temperatura não deve passar de 90°C. Mas no meu Vectra, era religioso ativar as ventoinhas aos 92°C, igual à foto postada na outra página. E no meu carro, a ventoinha era controlada pela central de IE.
Quem viu fotos do meu carro no outro fórum, sabe que eu tinha dado uma geral no meu motor e no sistema de arrefecimento. Radiador novo e tratado com aditivo, reservatório com tampa, mangueiras, cano distribuidor de água, relés... tudo novinho e original GM. E a temperatura para as ventoinhas dispararem era sempre de 92°C. Então posso afirmar com convicção que a temperatura normal do sistema é de 92°C.
Sobre a temperatura informada no painel e a temperatura recebida pela IE, há uma diferença de ~10°C a menos. Então, se no painel está marcando 90°C, a temperatura recebida pela IE é de 100°C.
José Leal, é um imensa diferença IE e cebolão. Por mais que quremos que não sejam mas ainda o cebolão é mecanico, ou seja internamente uma plaquinha côncava e dois pininhos, no caso de duas temperaturas, duas plaquinhas côncavas de metal em forma de disco e 3 pininhos, as plaquinhas são iguais um pratinho que quando aquecida vira ao avesso e ao virar encosta no pino que levará o negativo que nele chegou, fazendo então a ligação entre cebolão e relê e logo relê vetuinha. Estas plaquinhas sofrem variações com o tempo e quanto maior a temperatura dele, mais variações sofrem e principalmente para os desavisados que nem aditivo usam. Então não podemos correr o risco e colocar um interruptor errado e como já informei e outros informarom, a maioria dos mecanicos não sabem disto e ao não encontrar um cebolão de Vectra ou seja o correto daquele ano, eles colocam outros, tipo Omega ou um outro modelo de Vectra etc, que aparentemente são iguais, mas na verdade não são. Se o proprietário tiver usando o sistrema limpo, e o que seria o correto do carro, quando der um problema ele poderá ser alertado a tempo de salvar o motor, o duro é ele estar em temperatura alta, junta queimando e não sabem porque e dizem ser normal a temperatura de 95º e quase 100 com ar ligado e voce mesmo informou que o seu armava em 92 pela IE, só que por ser novo ele ia até us 83 ou 85 para desarmar. E o Vectra com cebolão alto, radiador sujo, arma em 95 vai até quando? E não será 95 sempre, ele varia por estar sujo, uma hora é 95, outra hora é 98 e uma hora leva até 90 outra até 92. Bem eles armam em 95 e desarma em 90, sendo que 90 era para armar e levar a 83 ou 85, pior ainda são aqueles que etão tão sujos que arma aos 95 , ficam armados e não baixa a temperatura.
Vale esta resalva muito importante. Uma coisa que o pessoal nunca informa é quando e onde vai a temperatura depois de armada a ventuinha. Armar em 95 pode ser normal, mas precisam saber quanto tempo leva para baixar, se é que ela baixa e até onde ela baixa. Quase não vejo estas informações, vejo sempre que arma em 95 e o mecanico diz ser normal. Eu diria normal anormal,
Normal seia com o cebolão errado ai ela arma e desarma tirando o grau correto dentro do tempo certo, deixando ainda alta, mas fazendo o srviço dele o qual não teve culpa de ter sido escolhido errado.
Anormal seria com o cebolão correto, ela arma e não desarma nunca e a temperatura só subindo por estar sujo o tadiador.
Sds
bizorrao escreveu:Bom, vamos lá!
Radiador trocado, instalada válvula termostática, troca da tampa do reservatório, e umas 8 abraçaderias.
Realizada a limpeza do sistema e adicionado aditivo, tudo lindo e funcionando segue fotos:
Válvula no lugar:
Limpando o sistema:
Aditivo novinho com água desmineralizada + lavagem do reservatório:
Tampa nova:
É isso, não tenho fotos do radiador pois não estava presente na troca, mas foi trocado tudo certinho com os devidos calços.
Sobre a temperatura, antes de executar todo o serviço perguntei a 2 mecânicos diferentes qual temperatura ele deve trabalhar, todos me afirmaram que deve ser entre 90º ~ 95º dentro da cidade e 80º ~ 85º estrada, armando a ventoinha no máximo em 92º, ai questionei porque outros vectras que conheço (Clube do Vectra) trabalham a menos que isso, me confirmaram que isso varia de carro para carro, desgaste do sistema, falta de aditivo entre outros. O que trocou o radiador pedi para verificar o tal "cebolão", me disse está tudo ok e conforme os parâmetros.
Enfim, está trabalhando a 90º e armando a 92º, assim ele vai até 95º e logo desce para 88º ~ 90º denovo, acho que está bom, não tenho mais motivos para desconfiar disso, o carro tá lisinho e funcionando 100%.
Outra observação, o que trocou o radiador, ao lavar o reservatório, disse que caiu um pedaço de alguma válvula, não soube especificar de qual era pois foi ralo abaixo, diz que talvez poderia ser da tampa e que isso poderia estar fazendo com que o sistema não trabalhasse bem antes, enfim não conseguiu constatar.
Espero não precisar postar aqui de novo com mais problemas.
Entãoooooooooooo, hora de banho!
Obrigado a todos que contribuirão para resolução desse problema.
Abraços
fernandooo escreveu:esse sensor esta no lugar certo??? no meu carro esta na lateral da termostatica e o de terminal azul esta na frente .
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