O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BProblemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

466 mensagens
leandrofviana
GL Member
GL Member
Nome Completo: leandro ferreira viana
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Ventilador parando de funcionar

por leandrofviana » 30 Abr 2014, 08:03

Ontem fui dar uma olhada nos relês, um que fica mais pra esquerda está encaixado em um local que tem uma das "pernas" queimadas. Eu mexo nele ai volta e para até não voltar mais. A parte queimada é a que fica no carro, não no relê. Vou comprar um relê daquele novo para testar.

JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.

por JoãodoValle » 30 Abr 2014, 12:47

Comprar outro rele e dar uma geral ali, com uma lixa de unha bem fininha passe dentro dos contatos com cuidado para não abrir demais o terminal, depois um bom limpa contatos e seja feliz.

Williams
GLS member
GLS member
Nome Completo: Cláudio Williams
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV

por Williams » 01 Mai 2014, 05:16

Como já disseram verifique os fusíveis, relés e também os conectores do controlador da velocidade do ar no painel.

Mas tem muito mais cara de ser as escovas do ventilador que estejam desgastadas, porque o princípio é praticamente esse. Funciona um pouco e para, logo após volta a funcionar, as vezes nem para, fica girando bem fraquinho, ou fazendo algum barulho estranho. Até que não funciona mais.

Se for isso é barato de concertar, qualquer auto-elétrica resolve. Coisa de R$ 50,00.

leandrofviana
GL Member
GL Member

por leandrofviana » 02 Mai 2014, 08:23

Galera, comprei o relê identico e coloquei no lugar. Nem ligou. Antes de comprar eu tirei o rele pra levar e comprar. O relê estava super quente e em uma das pernas o plastico estava meio derretido. Lá no soquete onde encaixa o relê a mesma perna está derretido dando a impressão de que esquentou ou fechou curto. O relê eu sei que não é, agora tenho que ver os fusíveis e em seguida parto pro ventilador. Tomara que não seja nada grave.

leandrofviana
GL Member
GL Member

por leandrofviana » 02 Mai 2014, 08:24

Williams, na ultima vez que eu vi ele funcionar ele ligou, ai foi reduzindo a velocidade, e ficou bem fraquinho fazendo tipo um roncado.

Williams
GLS member
GLS member
Nome Completo: Cláudio Williams
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV

por Williams » 02 Mai 2014, 21:34

leandrofviana escreveu:Williams, na ultima vez que eu vi ele funcionar ele ligou, ai foi reduzindo a velocidade, e ficou bem fraquinho fazendo tipo um roncado.

Pode ir cego nas escovas do ventilador são elas mesmo. Se você ainda quiser tirar as duvidas, é só abrir o capo, tirar a tampa do filtro do ar da cabine, e embaixo no filtro estará o ventilador (que nem é um ventilador, parece uma turbina), ao chegar até ele, vá dentro do carro, ligue a ventilação e pegue uma caneta e tente "tocar" o ventilador manualmente, no momento que tu der a primeira empurradinha ele vai girar, bem bonito, mas vai parar logo em seguida. Isso acontece porque as escovas estão gastas e não estão tendo "forças" de tocar o ventilador.

Isso aí é apenas as escovas, não cai nessas de resistência do ventilador, que nem podem querer te tocar pra sentarem a faca. O concerto nas escovas (e algum passe no motorzinho, caso seja necessário) é baratinho, só levar em uma auto-elétrica boa. É coisa de R$ 50.00 ~ 70.00 no máximo.

MarcoCanoas
Member
Member
Nome Completo: Marco Antonio Czerwinski
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1995

por MarcoCanoas » 03 Mai 2014, 21:32

Pessoal sou novo na área, mas já tive este problema com meu vectra, no meu o ar e digital, e o problema eram as "escovas ou Carvões", eles ficam muito curtos, gastos, e ai a mola não tem curso suficiente para encosta-los no induzido do motor do ventilador. Faz um teste, liga o ar e da umas batidas em cima do suporte do ventilador se ele funcionar pode desmontar e comprar as escovas novas que vai ficar show. Da um pouco de trabalho, eu aproveitei e já fiz uma higienização do meu ventilador.

leandrofviana
GL Member
GL Member

por leandrofviana » 04 Mai 2014, 22:35

Galera, obrigado a todos que tentaram de todas as formas ajudar. Tomei coragem hoje e desmontei meu ventilador. Fiz o teste antes de tirar a tampa ali onde fica filtro e tentar empurarr o ventilador com uma chave. Ele andou e depois parou como o amigo acima informou. Então tirei ele fora seguindo o passo a passo de um outro post e fiz o teste ligando ele direto na bateria. Assim, consegui descobrir que era aquela resistência que fica ali junto ao ventilador. Por sorte, tem um vectra perto de casa desmontando então desmontei o ventilador dele inteiro. Paguei 20 reais no ventilador com esta resistência. O bom agora é que tenho um reserva para o caso de este estragar Obrigado a todos.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 05 Mai 2014, 09:51

leandrofviana escreveu:Galera, obrigado a todos que tentaram de todas as formas ajudar. Tomei coragem hoje e desmontei meu ventilador. Fiz o teste antes de tirar a tampa ali onde fica filtro e tentar empurarr o ventilador com uma chave. Ele andou e depois parou como o amigo acima informou. Então tirei ele fora seguindo o passo a passo de um outro post e fiz o teste ligando ele direto na bateria. Assim, consegui descobrir que era aquela resistência que fica ali junto ao ventilador. Por sorte, tem um vectra perto de casa desmontando então desmontei o ventilador dele inteiro. Paguei 20 reais no ventilador com esta resistência. O bom agora é que tenho um reserva para o caso de este estragar Obrigado a todos.

Foi uma das causas que eu disse. Desconfiei desde o principio.
Imagem

leandrofviana
GL Member
GL Member

por leandrofviana » 05 Mai 2014, 10:09

Realmente Almeidão, matou a charada. Se eu tivesse ido direto tinha acertado. rs Muito bom ter pessoas que tem experiência para nos ajudar. Isso me estimula a ajudar os outros quando tem problemas que eu já passei. Sempre é bom documentar o que aconteceu, como resolveu pois facilita outros acharem soluções para problemas. Obrigado a todos!

takeshita
GL Member
GL Member
Nome Completo: sergio tatsuo takeshita
Estado: Pernambuco
Fabricação/Modelo: 1999/2000

Re: Ventoinha - Segundo Estágio liga quando quer

por takeshita » 12 Mai 2014, 23:05

o meu problema voltou. tô precisando de ajuda.

shaulling
Member
Member
Nome Completo: Saulo b ramalho
Fabricação/Modelo: 1994/1995

por shaulling » 12 Mai 2014, 23:33

O vectra tem duas formas de fazer atuar a ventoinha, a primeira é pela central de comando, e outra é pelo cebolão,
pela centra ela atua a o primeiro estagio em 88 a 90° e o 2° entre 95 a 97°, ja pelo cebolão ela pode atuar 95° 1° estagio e 105° depende do cebolão, passei muita raiva com isso. Nenhum mecânico achou mas fiz varios teste te concluir e achei o problema que estava na sensor de temperatura da central. ele fica localizado na frente do motor do lado direito vc de frente para o motor, na maioria das vezes é o fio e o conector que estão dando mal contato... pode conferir...
Boa sorte!!!

leandro.anselmo
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Leandro Anselmo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

por leandro.anselmo » 13 Mai 2014, 06:30

shaulling escreveu:O vectra tem duas formas de fazer atuar a ventoinha, a primeira é pela central de comando, e outra é pelo cebolão,
pela centra ela atua a o primeiro estagio em 88 a 90° e o 2° entre 95 a 97°, ja pelo cebolão ela pode atuar 95° 1° estagio e 105° depende do cebolão, passei muita raiva com isso. Nenhum mecânico achou mas fiz varios teste te concluir e achei o problema que estava na sensor de temperatura da central. ele fica localizado na frente do motor do lado direito vc de frente para o motor, na maioria das vezes é o fio e o conector que estão dando mal contato... pode conferir...
Boa sorte!!!

Esse problema é no cebolão ou sensor de temperatura!

O meu estava com o mesmo problema, porém o inverso... só acionava o segundo estágio... o primeiro as vzes armava as vzs não! Paguei 20 reais na peça e o problema foi embora! Água no nível...tudo lindo!

Precisa apenas conferir se o seu modelo usa cebolão ou é um sensor diretamente no bloco como o meu.

Algumas particularidades relevantes desse sistema:

• Ventoinha: O ventilador de arrefecimento dos veículos Vectra B 2.2 8V fabricados a partir de 2000 e todos 2.2 16V são comandados pela UCE; os demais por interruptor térmico “cebolão”. Nos controlados pela UCE, o sistema utiliza o procedimento de Recovery como estratégia de funcionamento. Quando há presença de falha no circuito do sensor de temperatura da água (circuito aberto ou curto circuito) a ventoinha é acionada.

Mais curiosidades em viewtopic.php?f=45&t=4004
Imagem
VCD 2.2 16v 2000 - Preto (Falcão Negro)
Ex VGLS 2.0 8v 97 - Prata (Cam.Ré+17´Elite)
:::::>>>>>> Fotos do Veículo <<<<<<:::::

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 13 Mai 2014, 08:52

É evidente que o problema é radiador. Se ele entope, a temperatura sobe ao ponto de disparar o segundo estágio é porque não há circulação e mesmo disparando ela não baixa como deveria porque ela resfria o radiador mas não resfria a agua porque não está nele ou está mas não a quantidade correta e assim acumulando toda agua quente na entrada dele que é a saida do motor.

Obs. Quando tudo está normal o segundo estágio não entra nunca estando o ar desligado, se o seu entra as vezes ou se voce tenta fazer ele entrar, já está errado.

Claro que os sensores estragam, e isto tem prazo de validade e deve ser trocado para evitar surpresa, mas não é este o seu problema se é que o primeiro estágio funciona. Estando sem ar ligado o primeiro estágio da conta de sobra em qualquer situação do vectra. Precisa confirmar sobre o seu, acho que ele é de cebolão e não este sensor comentado.

Infelizmene voce começou o trabalho do seu carro pelo lado ao contrário, primeiro voce deveria ter comprado um radiador e se for de debolão, comprado o cebolão correto dele e uma termostática também a correta dele Cebolão se for use o 760 e termostática pode ser o refil 211.82º. Por favor, não busque um usado, será trocar 6 por meia duzia.

É uma pena que não tenha um profissinal para lhe impedir que voce ande com seu carro ou pelo menos lhe informar que voce está jogando seu motor fora se é que ainda não jogou.
Imagem

FCBritex
Member
Member
Nome Completo: Fábio Cardoso

Problemas com a ventoinha!

por FCBritex » 13 Jun 2014, 18:53

Olá pessoal!
Sou novo aqui, e estou procurando ajuda pra solucionar um problema cabeludo!
Tenho um Vectra CD 2.2 16v 1997 que tá me dando um baita trabalho com o sistema de arrefecimento, a ventoinha dele tá maluca, às vezes liga quando aciono a ignição, às vezes liga quando acelero, tá totalmente irregular! A caixinha de relês parece uma escola de samba, acompanhando o giro do motor!
O carro tá na oficina, e meu mecânico já tentou de tudo, trocou os relês, sensor de temperatura, e uma série de procedimentos q vão além do meu conhecimento, já q sou praticamente leigo... Por fim chegamos na central de injeção, e ela estava bastante mexida, já q esse carro já foi convertido pra flex anteriormente, com o outro dono (com aqueles aparelhinhos - agora tá só na gasolina). Pedimos a central na capital (sou do interior de São Paulo), e depois de alguns dias, ela chegou! Achei q resolveria, mas nada! Mesmo com a outra central, o defeito permanece!
Alguém aqui já passou por algo semelhante? Me dá uma força aí galera!
Esse é meu primeiro carro, e não entendo muito de mecânica... Fico no aguardo! Abraço!

Arquiteto
Administrador
Administrador
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Problemas com a ventoinha!

por Arquiteto » 14 Jun 2014, 22:15

tem outros tópicos com este assunto aconselho a leitura, de repente vc

vai ter outras opções de abordagem ...

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 15 Jun 2014, 14:07

Primeiro de tudo, trocar o cebolão dele porque ele está estragado e como você é leigo, perca um tempinho se necessário for procurando este MTE 760, não coloque outro. Depois veremos qual será o proximo problema.
Imagem

FCBritex
Member
Member

por FCBritex » 16 Jun 2014, 12:29

Segundo o mecânico, esse modelo não tem cebolão... é tudo controlado pela UCE! Abs

Arquiteto
Administrador
Administrador
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Fabricação/Modelo: 2003/2003

por Arquiteto » 16 Jun 2014, 12:48

pelo ano do carro acho deveria ter ...

:47:

FCBritex
Member
Member

por FCBritex » 16 Jun 2014, 13:09

Poxa... agora tô mais confuso ainda! kkkkkk Tô revirando os tópicos aqui, e a informação é que todos os 2.2 16v não possuem o tal cebolão! :13:

466 mensagens