O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BLuz da Injeção Acesa - Vectra B

461 mensagens
Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Luz da Injeção Acesa - Vectra B

por Almeidão » Hoje, 14:36

mrassis escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
mrassis escreveu:Fuente del Mensaje Bom dia amigos,

Apesar já ser cadastrado no fórum há algum tempo, só tenho acompanhado e pegado algumas dicas, mas dessa vez preciso da ajuda dos colegas.

Tenho um Vectra GL, 2.2, 8V, ano 99, e tenho GNV nele há 5 anos.

Desde que instalei o GNV, ele nunca acendeu a luz da injeção, mas de uns bons 10 meses para cá ela passou a acender.

Eu tenho um scanner OPCOM, ele está aparecendo o erro 071 - Alta temperatura no coletor de admissão.

Eu então troquei o sensor MAP, e ele passou a aparecer o erro 138 e 139 - Baixa e Alta voltagem no senssor de pressão, respectivamente.

Pelos meus poucos conhecimentos, estou achando que o problema não é a PEÇA sensor MAP, mas sim algum pequeno defeito que está causando esses códigos, pois se fosse o sensor MAP a troca teria resolvido.

E outra: eu tbm já troquei o sensor de fica por trás do TBI, acho que é o sensor de borboleta.

Pelo que pesquisei o aumento de temperatura no coletor de admissão pode ser alguma entrada falsa de ar, mas já testei várias vezes e também com o mecânico, e não verificamos nenhuma entrada falsa de ar, e o carro funciona perfeitamente.

Então queria ver se alguém tem alguma sugestão do que pode estar causando esses erros.

Eu vi numa postagem aqui no fórum, de umas dicas, que num GOL esse erro era causado pelo entupimento do respiro do motor para a entrada de ar. Isso eu vou fazer hoje ainda.

Se alguém tiver alguma sugestão, eu agradeço.

Primeiramente eu não gosto muito de opinar sobre carro com GNV, mas vou até onde conheço no seu carro pra ver se consigo ajudar.

Você diz que acende a luz, eu imagino ser na gasolina porque no gás acende mesmo, tanto que tem um relê reversor que desliga a luz ao mudar para gás, confirma ai se é só na gadolina se for no gás ai o problema vai está neste relê que me deu muito trabalho em um carro de um amigo por WhatsApp.

Detalhe importante no seu carro por ser este modelo mais atual, todas as vezes que acende a luz da injeção por algum motivo, digamos que tiramos um relê na hora errada e ela começa a acender, nçao adianta só colocar o relê, é necessário fazer um reset para apagar a falha. Simples, tira o cabo da bateria primeiro o negativo depois o positivo, encosta um no outro e pra conectar outra vez primeiro positivo e depois negativo. Resumindo todas as vezes que voce busca esta falha e acredita ser tal peça, depois de fazer o trabalho tem que fazer o reset.

Se permanecer a falha e se for na gasolina eu suponho que seja a Sonda Lâmbda.

Obrigado pela resposta, complementando as informações:

1) O código 71 aparece tanto na gasolina, quanto no GNV

2) O OPCOM já tinha informado o código 13 - circuito aberto na sonda lambda, então eu imediatamente já fiz a troca da sonda.

3) Como eu tenho o OPCOM eu sempre apago as falhas, mas tbm já fiz esse reset.

A única pendência que ainda existe no veículo é que eu quero trocar o sensor de rotação, não que tenha dado algum erro, e como eu disse, o carro não falha, não engasga, e só quero trocar o sensor de rotação porque ele deu uma descascada no isolamento original, e por isso eu coloquei um conduite para proteger.

Não sei se isso, o sensor de rotação, poderia causar o erro de aumento de voltagem no ar de admissão.

Sinceramenrte não sei se possa ser o sensor este problema, mas um sensor de rotação deve ser trocado com 5 a 10 anos, vai depender de quanto tempo tem ai no seu carro, isto não quer dizer que esteja ruim, mas podes ter certeza por experiência própria depois de 10 anos de uso ele é intocável porque se tocar quebra igual vidro. Um meu quebrou ao soltar o alternador, saiu inteiro os fios e a tomada quebrada em 3 partes ficou la dentro. Deu para usar uns dias até colocar um novo, mas nem sempre quebra e pode ser reutilizado. DICA MEU AMIGO, seja o que for, compre Bosch, ele é diferenciado e você pode testar ele nas mãos e no carro também, aliás pelo video eu fiz na mão um novo Bosch e no carro o que eu quebrei. Coloque sempre onde veio de fábrica e nunca aperte o parafuso dele, tem que ser colocado com cola química e apenas encostar o parafuso e no máximo 1/8 de volta.
Se ele é o problema eu não sei, mas quando começa dar problemas intermitentes fica difícil descobrir quando é ele.

https://youtu.be/LhKugW_evaE
Imagem

461 mensagens