O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BProblema com Temperatura do Motor - Vectra B

1050 mensagens
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: [VECTRA B] Temperatura elevada

por Ju_Bueno » 03 Set 2015, 17:58

dnis0123 escreveu:...ontem eu parei pra ver se tava funcionado certo,com o carro parado deixei ele funcionando pra ver onde ia armar.o primeiro estágio armou aos 92°e o segundo armou a 98° aí a ventoinha do ar também entrou como deveria ser,só que armou muito tarde mas mesmo eu desligando o carro elas ainda continuaram refrigerando por um tempo.

Se eu entendi direito, parece que agora ficou fácil: está errado a ventoinha do ar não armar desde o primeiro estágio, e
se estão armando a essa temperatura, tudo indica que tb está errado o cebolão mesmo. Se colocar estes que já recomendaram o acionamento das ventoinhas será mais cedo, de ambos os estágios.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

dnis0123
GL Member
GL Member
Nome Completo: Dênis Pimentel
Estado: Minas Gerais
Fabricação/Modelo: 1996/1997

por dnis0123 » 03 Set 2015, 18:07

Ju_Bueno escreveu:
dnis0123 escreveu:...ontem eu parei pra ver se tava funcionado certo,com o carro parado deixei ele funcionando pra ver onde ia armar.o primeiro estágio armou aos 92°e o segundo armou a 98° aí a ventoinha do ar também entrou como deveria ser,só que armou muito tarde mas mesmo eu desligando o carro elas ainda continuaram refrigerando por um tempo.

Se eu entendi direito, parece que agora ficou fácil: está errado a ventoinha do ar não armar desde o primeiro estágio, e
se estão armando a essa temperatura, tudo indica que tb está errado o cebolão mesmo. Se colocar estes que já recomendaram o acionamento das ventoinhas será mais cedo, de ambos os estágios.

Reparando bem no vídeo nota-se que a ventoinha do ar entra desde o primeiro estágio (interpretei mal no comentário acima)mas eu espero que colocando o cebolão certo e trocando a válvula,o sensor de temperatura e a tampa do reservatório ele volte ao normal.

JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.

por JoãodoValle » 03 Set 2015, 18:16

Mas pelo que deu a entender vc disse que a ventoinha externa aciona so com 98° quando na verdade deveria entrar junto com a interna o tempo todo independente da velocidade.

Enviado a bordo do meu Vectra!!!

JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por JoãodoValle » 03 Set 2015, 18:18

dnis0123 escreveu:
JoãodoValle escreveu:O arrefecimento concordo com vc, eu mesmo mecho no meu graças a ajuda do Almeidao e nao tem segredo.

Mas essa elétrica aí precisa ver o que o cagao aí fez, como inutilizou o chicote original provavelmente tem coisa errada ainda, por isso uma segunda opinião seria importante.

É complicado esses profissionais aos poucos dependo menos deles pois vou aprendendo fazer em casa. Melhor coisa que fiz.

Essa parte elétrica eu pedi pra ser verificada,agora o chicote tá original(3 pontos) e ele corrigiu também o funcionamento das ventoinhas.
Antes a ventoinha do ar nem tava armando,e se eu desligasse o carro a ventoinha do radiador parava na hora,ontem eu parei pra ver se tava funcionado certo,com o carro parado deixei ele funcionando pra ver onde ia armar.o primeiro estágio armou aos 92°e o segundo armou a 98° aí a ventoinha do ar também entrou como deveria ser,só que armou muito tarde mas mesmo eu desligando o carro elas ainda continuaram refrigerando por um tempo.

Esse comentário, nele está bem claro que as ventoinhas estao armando separadas, quando na verdade devem trabalhar juntas em ambas as velocidades

dnis0123
GL Member
GL Member

por dnis0123 » 03 Set 2015, 18:28

JoãodoValle escreveu:
dnis0123 escreveu:
JoãodoValle escreveu:O arrefecimento concordo com vc, eu mesmo mecho no meu graças a ajuda do Almeidao e nao tem segredo.

Mas essa elétrica aí precisa ver o que o cagao aí fez, como inutilizou o chicote original provavelmente tem coisa errada ainda, por isso uma segunda opinião seria importante.

É complicado esses profissionais aos poucos dependo menos deles pois vou aprendendo fazer em casa. Melhor coisa que fiz.

Essa parte elétrica eu pedi pra ser verificada,agora o chicote tá original(3 pontos) e ele corrigiu também o funcionamento das ventoinhas.
Antes a ventoinha do ar nem tava armando,e se eu desligasse o carro a ventoinha do radiador parava na hora,ontem eu parei pra ver se tava funcionado certo,com o carro parado deixei ele funcionando pra ver onde ia armar.o primeiro estágio armou aos 92°e o segundo armou a 98° aí a ventoinha do ar também entrou como deveria ser,só que armou muito tarde mas mesmo eu desligando o carro elas ainda continuaram refrigerando por um tempo.

Esse comentário, nele está bem claro que as ventoinhas estao armando separadas, quando na verdade devem trabalhar juntas em ambas as velocidades

Justamente,eu verifiquei mal, hoje olhando de novo quando fiz o vídeo elas armam sempre juntas,inclusive quando o carro tá desligado elas ainda continuam juntas.

JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por JoãodoValle » 03 Set 2015, 18:28

Outro detalhe, sem ac ligado segundo estágio (alta rotação) jamais arma em condições normais, ela só arma quando esta altíssima a temperatura ou quando liga o AC

dnis0123
GL Member
GL Member

por dnis0123 » 03 Set 2015, 22:49

JoãodoValle escreveu:Outro detalhe, sem ac ligado segundo estágio (alta rotação) jamais arma em condições normais, ela só arma quando esta altíssima a temperatura ou quando liga o AC

Precisei sai nele hoje a noite e agora a pouco quando eu cheguei,depois que eu desliguei eu parei pra reparar como a ventoinha tava armada,as duas estavam armando mas só que desse jeito

https://youtu.be/YOFtWA4YnAU

totalmente irregular.

JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por JoãodoValle » 03 Set 2015, 23:00

Engraçado que vendo assim agora parece um pouco rele armando/desarmando. Ainda acho que precisa de um bom eletricista pra checar toda elétrica disso ai, ou o cebolao será em vão

dnis0123
GL Member
GL Member

por dnis0123 » 03 Set 2015, 23:08

JoãodoValle escreveu:Engraçado que vendo assim agora parece um pouco rele armando/desarmando. Ainda acho que precisa de um bom eletricista pra checar toda elétrica disso ai, ou o cebolao será em vão

Concordo totalmente com você, amanhã cedo vo voltar com ele pro eltricista e mostrar o que tá acontecendo pra ele dar um jeito nisso.
Como você já havia dito,tá tudo errado esse funcionamento.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: vectra B aquecimento

por Almeidão » 04 Set 2015, 10:12

João, a temperatura do carro é uma só seja ele qual for, ele foi preparado para isto e veio de fabrica assim o problema que o povão só quer andar e nem sabe que temperatura tinha ele quando novo.
O que é esta temperatura unica? É não passar dos 90º, ou seja sem ar não chegar nem nos 90, com ar no máximo 92º. É uma diferença muito pequena, só que uns vão a 95, 98, 100 isto é loucura. Sabe onde sinto isto uma loucura? Fim de ano dou aquela geral e vou para os testes, ligo o carro de deixo funcionando até armar o primeiro estágio, assim que armar, tiro o relê dele para desligar este primeiro estágio, isto tudo com o carro ligado. Ai que vem meu desespero, leva um tempão para o ponteiro chegar nos 91 ou 92 onde entra o segundo estágio do meu carro. É muito tempo esquentando para andar 3 graus, por isto acho que chegar em 98 muito difícil não queimar a junta.

Tem outra coisa, confesso que troquei por necessidade, caso contrário não trocaria nunca, o condensador do ar do meu Vectra, só que o meu estava um arco e isto acontece com todos que são antigos, até assustei, o que eu comprei era reto e como sou eu quem coloco achei que nem ia caber ali. Esta peça fez a temperatura baixar no painel uns 3 graus e baixar rápido quando está alta e arma as ventoinhas, e altera muito com o ar ligado, mantendo bem baixa a temperatura dele e quase não dispara o segundo estagio o qual eu inverti ao ligar o lar. A explicação que arrumei é simples, ao arquear ele o meio tapa as passagens de um para outro.

Como eu escrevi, não trocaria ele se não desse problemas, mas hoje já sei que eu trocaria sim por descobrir que ele atrapalha e muito se tiver arqueado e a maioria dos antigos estão arqueados pelo tempo. Volto a informar, com o ar ligado mudou drasticamente a troca deste condensador.

Sds
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 04 Set 2015, 10:26

Eu não mostraria agora não, primeiro colocar o cebolão correto, MTE 760 ou 763 e ai voltar aqui. Chegar lá com este carro vai ser outro esquente nele e confesso para voces, 98º ali se não queimou a junta, está quase e não deve esforçar muito e está bem claro que o problema é cebolão mesmo.

Sds
Imagem

JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por JoãodoValle » 04 Set 2015, 10:46

Certo Almeidão, agora me responde, eu estou errado em falar que Vectra B trabalha, parado, andando, transito, rodovia, com ar, sem ar, pisando, soltando o acelerador, subindo serra, descendo, a mesma temperatura em todas essas condições IGUALMENTE a um Vectra C ou um Corsa???

dnis0123
GL Member
GL Member

por dnis0123 » 04 Set 2015, 12:07

Bom, como eu havia dito eu voltei no eletricista hoje,como a distância é curta (3,0 KM) não deu tempo do carro esquentar ele verificou novamente a parte elétrica e viu alguns plugs danificados depois disso eu sai pra testar e o carro não esquentou mais,na br ficou legal do mesmo jeito
e na cidade ficou assim
Imagem

e a cidade é toda desse jeito
Imagem
Mesmo com esse tipo de relevo a temperatura ainda é um pouco alta,mas pelo menos a parte elétrica está ok agora ,como o João havia me indicado,agora a normalidade da temperatura total ficará por conta da troca do cebolão,que como disse o Almeidão com certeza está errado.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 04 Set 2015, 13:43

JoãodoValle escreveu:Certo Almeidão, agora me responde, eu estou errado em falar que Vectra B trabalha, parado, andando, transito, rodovia, com ar, sem ar, pisando, soltando o acelerador, subindo serra, descendo, a mesma temperatura em todas essas condições IGUALMENTE a um Vectra C ou um Corsa???

Claro que não estás errado, e eu sempre disse isto a temperatura é uma só, os motores são iguais o único diferencial é que teve alguns proprietário de Vectra A ou B que não cuidarom do sistema e assim sofre quem está com ele agora.
Observem que quando comento de temperatura, sempre digo ela será sempre igual não importa o ano, desde que tenha sido bem cuidado desde novo. O meu eu cuido, mas o anterior não cuidava e eu tive que trocar tudo para fazer um em 2015 ter a temperatura quando foi comprado em 97, para mim seria melhor comprar um novo, mas eu queria era este.

Cuidar disto, bastaria trocar o aditivo a cada 5 anos, mas infelizmente, muitos proprietário de Vectra ou outros carros deveriam ter fusca porque gastar 70 reais a cada 5 anos em aditivo eles acham muito. Pensando bem, é R$ 1,17 por mês, acho que eles tem razão em não querer gastar esta fortuna.
Imagem

JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por JoãodoValle » 04 Set 2015, 14:53

Kkkkkkk. Tá certo Almeidao!

JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por JoãodoValle » 04 Set 2015, 15:02

Boa!!! Perfect. Daqui pra frente siga o diz o almeidao mesmo e seja feliz, meu carro nunca mais passou de 90.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 04 Set 2015, 19:51

mais uma dica, ao chegar o cebolão coloque graxa na junta que é tipo papel. Se colocar sem a graxa e errar no aperto ela estoura, não quer dizer que ela não possa estourar mesmo com a graxa. Na verdade alí requer pouco aperto para vedar, basta encostar ele na junta e dar 1/4 de aperto e já está bom.

Sds
Imagem

Leonardo Vale
GLS member
GLS member
Nome Completo: Leonardo Vale dos Santos Ferreira
Estado: Bahia
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

por Leonardo Vale » 04 Set 2015, 22:01

Meu vectra cd 2000 estar aumentando a temperatura muito rapido indo para o vermelho antes de chegar no vermelho parei para completar gastei quase 2 litros para repor o que baixou e notei que faz barulho de perda de pressão do reservatório e alguns gases naquelas duas mangueiras de entrada e saída do reservatório estava frouxa e as abraçadeiras são a de auto ajuste original, tinha sido substituída a tampa que é original GM a dois meses atrás existe casos com alguém que deu problema mesmo nova a tampa?? Na rua chegou sair vapores intensos saindo pelo capô na região do reservatório por ali vi os vapores saindo o que pode ser a tampa com defeito de fábrica ou...??
Técnico em Manutenção Automotiva

Leonardo Vale
GLS member
GLS member
Nome Completo: Leonardo Vale dos Santos Ferreira
Estado: Bahia
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

por Leonardo Vale » 04 Set 2015, 22:17

Ou pode ser que ventoinha não esteja entrando é o Cebolão??
Técnico em Manutenção Automotiva

dnis0123
GL Member
GL Member

por dnis0123 » 04 Set 2015, 22:35

Leonardo Vale escreveu:Meu vectra cd 2000 estar aumentando a temperatura muito rapido indo para o vermelho antes de chegar no vermelho parei para completar gastei quase 2 litros para repor o que baixou e notei que faz barulho de perda de pressão do reservatório e alguns gases naquelas duas mangueiras de entrada e saída do reservatório estava frouxa e as abraçadeiras são a de auto ajuste original, tinha sido substituída a tampa que é original GM a dois meses atrás existe casos com alguém que deu problema mesmo nova a tampa?? Na rua chegou sair vapores intensos saindo pelo capô na região do reservatório por ali vi os vapores saindo o que pode ser a tampa com defeito de fábrica ou...??

Você mencionou que que o carro baixou água,se a sua ventoinha estiver armando corretamente,eu recomendaria dar uma verificada pra saber onde ele tá perdendo água,dar um jeito nas mangueiras, braçadeiras e tal.Quando você tiver certeza que o carro não tem nenhum vazamento ou perda no sistema de arrefecimento,faça novos testes e verifique como fica a temperatura (use como referência as dicas do Almeidão),caso ele ainda não funcione corretamente aí sim eu partiria pro restante do sistema,dava uma verificada nos sensores,válvula termostática e também no acionamento dasventoinhas.Mas,se você tem certeza que essa ultima parte tá ok,com certeza o problema deve tá em algum vazamento.

1050 mensagens