cleiton pará escreveu:Joao qual ano do seu carro e modelo e motor ?
Gls 96/97 2.0 8v
Enviado a bordo do meu Vectra!!!
cleiton pará escreveu:Joao qual ano do seu carro e modelo e motor ?
luizhbh escreveu:...
flavio.filipini escreveu:As sondas pararam de travarem na rica João?
Abs
Sent from my SM-G850M using Tapatalk
JoãodoValle escreveu:flavio.filipini escreveu:As sondas pararam de travarem na rica João?
Abs
Sent from my SM-G850M using Tapatalk
Flavio, essa ntk parou sim e ta chaveando melhor que as delphi, mas oscila a marcha lenta, ainda nao coloquei o catalisador.
JoãodoValle escreveu:Isso ai, vamos ver como prossegue isso. Acredito que ate o fim do mes resolvo.
Arquiteto escreveu:Fuente del Mensaje joão achei o seguinte roteiro para o caso de mistura rica ...
Consumo elevado de combustivel
1- Ver bateria
2- Alimentação da centralina
3- Sistema de temperatura de ar
4- Escapamento entupido
5- Ver sensor combinado (temperatura de ar e MAP
6- Filtro de ar e sua tubulação entupida
7- Verificar bomba de combustível, mangueira, filtro
8- Sonda lambda
destes acho que vc so não testou foi ... a alimentação da centralina ...
TESTANDO a alimentação da Centralina.
1 - Ignição desligada, PONTA DE PROVA no fio ligado ao terminal 18 da Centralina. Positivo (+) (12V)
2 - Ignição desligada, PONTA DE PROVA nos fios ligados aos terminais 2, 14, 19 e 24 da Centralina Negativo (-).
3 - Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA nos fios ligados aos terminais 27 e 37 da Centralina Positivo (+) (12V).
cleiton pará escreveu:Fuente del Mensaje Joao como anda seu carro com o problema da sonda?
O vectra 97/98 8v do meu primo tava com os mesmos sintomas de sonda mistura 44 mistura pobre e 13 circuito aberto da sonda encontro um aterramento esquentando verei pra vc onde foi esse aterramento ate ..
cleiton pará escreveu:Fuente del Mensaje Joao como anda seu carro com o problema da sonda?
O vectra 97/98 8v do meu primo tava com os mesmos sintomas de sonda mistura 44 mistura pobre e 13 circuito aberto da sonda encontro um aterramento esquentando verei pra vc onde foi esse aterramento ate ..
cleiton pará escreveu:Fuente del Mensaje Blz joao do valle fico feliz por vc, então sobre o defeito do meu primo no vectra de rapaz parece que as sondas da Delphi parece que não guenta o tranco não eu tinha a minha bosch que era a original colocamos e o broblema foi resolvido ,a minha delphi axo que dei sorte mas vo troca ela depois pela Bosch ou essa NTK ,e boa ?
wevertonantonio escreveu:Fuente del Mensaje Como se faz o ajuste da borboleta?
Mexeram no batente e não sei como regular.
A borboleta de um carro de injeção funciona 100% fechada
JoãodoValle escreveu:Fuente del Mensaje Flávio, vlw pela resposta.
Sim, esse fim de semana fiz uma viagem curta com ele (400km ida e volta), ida muito bem, media de 11,8 km/l sem surpresas (exceto por gastar um pouco alem do de costume), mas na volta, primeiros km acende a luz da injeção, apagando conforme pisava, vai e volta, dei uma paradinha pra conferir sensor da temperatura, que possuía um pequeno mau contato que já vinha monitorando, porém removi o plug com o carro ligado e teve queda, até então funcionando já descartei circuito aberto dele, dei umas aceleradas e apagou, mas no proximo km acende denovo, e notei uma leve queda de rendimento, e mid marcando 7 a 8km/l a 100km/h, bom, toquei embora sabendo do alto consumo e a luz alternando em acender e apagar.
Logo que cheguei coloquei o opcom pra rodar e de cara já falou esse monte de palavrão aí:
Bom, o sensor de temperatura falhou por eu ter desligado ele com o carro em funcionamento, foi resetar que não xingou mais, mas mesmo assim devido a o mau contato mencionado troquei por um novo:
Logo apagando novamente os erros, eis que persistem erros de sonda:
E monitorando funcionando note que ela só trabalha em alta, e a relação ar/combustível só aponta rica:
Bom, ali já vi que mais uma sonda foi pro caixa prego, muito bem, ja me falaram a repeito da delphi, de fato estou convencido e vou colocar uma bosch, porém essa agora tinha menos de um mês de uso, fui na loja trocar em garantia e já vi se tinha como trocar por uma bosch e voltar a diferença pro logista, porém o mesmo só tinha delphi e mte, e como não posso ficar sem carro peguei outra delphi, e pretendo encomendar um bosch.
Bom, depois de trocada a sonda, resetado e andando uns 2 km a luz não se acendeu mais, e a leitura do opcom ficou zerada sem erros, comportamento do carro voltou ao "padrão" (ainda continua estranho).
Pensando bem no seu raciocínio fui investigar os sinais da sonda e notei que ela chaveia sempre alta acima de 400mv com no maximo 800mv, em nenhuma condição ela abaixou menos que 400mv testando diretamente nela, assim resolvi testar a resistência dos aterramentos do motor, já que a minha sonda de 1 fio aterra diretamente no coletor de escap, e pra nossa surpresa quase não havia resistência no coletor, assim por hora em testes puxei um cabo massa da bateria e aterrei no prisioneiro do coletor de escape em testes e de cara melhorou a resistência do terra da sonda, aproveitando o multimetro fui testar as resistencia dos cabos de vela e velas, e pra nossa surpresa o cabo do terceiro cilindro apresentava baixa resistencia, abaixo de 3k (cerca de 2400) quando no minimo deveria ter 4k, e as velas não são as indicadas para esse carro que são as 93230927, nessa ocasião meu carro estava com as 93206675 que são do corsa, omega e silverado (malditos vendedores de peças).
Bom, o que fiz até o momento foi isso, o reforço do aterramento do coletor, troca dos cabos de velas, mas as velas ainda não pedi pois não tem aqui, vou pedir bosch junto com a sonda, mas o comportamento do carro melhorou um pouco, hj a noite vou colocar o opcom e monitorar a chaveação da sonda e ver como tá, depois posto.
Abraços
Usuários navegando neste fórum: Alex1347edt e 129 visitantes