O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BProblema com Temperatura do Motor - Vectra B

1050 mensagens
jpmasson
Member
Member
Nome Completo: João Paulo Masson
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2008/2009

Re: Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por jpmasson » 25 Fev 2016, 13:51

Alguém já utilizou liquido de arrefecimento da ORBI?? Achei com um preço bem atraente.. Será que presta??

http://orbiquimica.com.br/orbi-aditivo-organico/

sapo_joe
GL Member
GL Member
Nome Completo: Victor
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por sapo_joe » 26 Fev 2016, 12:05

jpmasson escreveu:Alguém já utilizou liquido de arrefecimento da ORBI?? Achei com um preço bem atraente.. Será que presta??

http://orbiquimica.com.br/orbi-aditivo-organico/

Eu usei e não gostei... Esse aditivo mancha tudo com o que entra em contato, o reservatório de expansão do meu Opala é cor de rosa até hoje porque usei esse aditivo, bem como as mangueiras do ladrão, que são transparentes. As borrachas incharam também, me obrigando a trocar precocemente todas as mangueiras que vão em contato com o aditivo.

Nunca mais, aditivo do radiador pra mim agora é Delphi, longa duração (no Vectra), ou Paraflu (no Opala).
---------------------------------------------------------------------------------
Vectra GLS 2.0 96/97, Prata Rodin.
viewtopic.php?f=70&t=12856
Opala Comodoro SL/E 4.1 91, Vermelho Ciprus.
(fotos em breve)

vcezar
GL Member
GL Member
Nome Completo: Vinícius Cezar Oliveira dos Santos
Estado: Rio de Janeiro
Fabricação/Modelo: 1998/1998

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por vcezar » 06 Mar 2016, 13:45

Durante uns 5 meses enfrentei problemas de alta temperatura. Troquei muita coisa, até o painel imaginava que estava marcando incorretamente e não era o caso.
Daí ontem resolvi analisar as ventoinhas do meu Expression 2002 e levei na loja de radiadores do Paraíba na Estrada do Cafundá aqui no RJ.

Imagem

Observem que as escovas praticamente já não existiam mas! Com isso a ventina trabalhava sem força suficiente para refrigerar a água do radiador.
Imagem

Induzido
Imagem

Troquei todas as escovas e as ventoinhas funcionam agora em pleno vapor.

Finalmente consegui!!!
Vectra Expression 2.2 8V 2002
Ex-Astra GSi16V 2.0 2003 (Branco)
Ex-Kadett GL 2.0 MPFI 1998 (Grafite)
Ex-Kadett SL 1.8 1991 (Prata)
Ex-Kadett SLE 1.8 1989 (Prata)

bambam
Member
Member

por bambam » 06 Mar 2016, 17:16

Olá !!!!!!

Eu comprei um Vectra 00 a dois anos atrais e o sistema de arrefecimento dele estar trabalhando em alta , no ponteiro do painel a temperatura vai ate 100° e arma as ventoinhas (elas estão diretas o sistema das ventoinhas estão ligadas juntas ) e desce pra 90° .
ele não tem mais o sistema original . mais trabalha normal só que no ar condicionado a temperatura sobe bem lentamente se eu manter o giro do motor alto
e ele não tem a VT a agua estar circulando direto , quando estou em uma rodovia andando acima de 90 KM ele mantem a temperatura abaixo de 90°..

Eu gostaria de saber se eu colocar a VT no lugar ele voltara manter a temperatura normal ...

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 07 Mar 2016, 12:05

bambam escreveu:Fuente del Mensaje Olá !!!!!!

Eu comprei um Vectra 00 a dois anos atrais e o sistema de arrefecimento dele estar trabalhando em alta , no ponteiro do painel a temperatura vai ate 100° e arma as ventoinhas (elas estão diretas o sistema das ventoinhas estão ligadas juntas ) e desce pra 90° .
ele não tem mais o sistema original . mais trabalha normal só que no ar condicionado a temperatura sobe bem lentamente se eu manter o giro do motor alto
e ele não tem a VT a agua estar circulando direto , quando estou em uma rodovia andando acima de 90 KM ele mantem a temperatura abaixo de 90°..

Eu gostaria de saber se eu colocar a VT no lugar ele voltara manter a temperatura normal ...

Não voltará ao colocar a VT que no seu caso deve e tem que ser a com 82º, eu sempre indico a MTE porque ela vende o refil tem escrito isto nela. Para você entender o que faz a termostática no Vectra, ela só fará o carro aquecer mais rápido nos primeiros minutos que ele é ligado e depois que sai da faixa azul, ele fica igual a um que não tem a mesma. Então a resposta a sua pergunta é não.

Para você entender sobre a temperatura do seu carro, a melhor opção é andar com ele em rodovias livres sem o ar ligado, se ele passar de 82º, o carro tem problemas de temperatura e no seu caso que não usa a termostática, 99% que seja o radiador.

Para você entender de radiador, esta peça não tem conserto, o seu carro usa de palheta e não de tubo e a vazão dele tendo comprometida 10% a temperatura já começa a subir, então é impossível aceitar o que os mecânicos falam que a vazão está normal sendo que eles nem sabem como é a vazão de um novo. O uso do aditivo correto nesta peça, aumentará a vida útil dele e do motor do carro também. O Uso do aditivo incorreto fará com que ele apresente problemas com menos de um ano de uso, ou seja ao usar o incorreto, [é melhor não usar nada.

Bem, eu sempre acho que antes de tudo, devemos trocar o sensor de temperatura do painel que é barato, se o problema persistir devemos atacarr outra parte e eu não vejo no seu caso algo que não seja o radiador pela informações sua.

Sds
Imagem

Franksney Assuncao
Member
Member
Nome Completo: Franksney de Jesus Assunção
Fabricação/Modelo: 1995/1996

por Franksney Assuncao » 11 Mar 2016, 18:32

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
bambam escreveu:Fuente del Mensaje Olá !!!!!!

Não voltará ao colocar a VT que no seu caso deve e tem que ser a com 82º, eu sempre indico a MTE porque ela vende o refil tem escrito isto nela. Para você entender o que faz a termostática no Vectra, ela só fará o carro aquecer mais rápido nos primeiros minutos que ele é ligado e depois que sai da faixa azul, ele fica igual a um que não tem a mesma. Então a resposta a sua pergunta é não.

Para você entender sobre a temperatura do seu carro, a melhor opção é andar com ele em rodovias livres sem o ar ligado, se ele passar de 82º, o carro tem problemas de temperatura e no seu caso que não usa a termostática, 99% que seja o radiador.

Para você entender de radiador, esta peça não tem conserto, o seu carro usa de palheta e não de tubo e a vazão dele tendo comprometida 10% a temperatura já começa a subir, então é impossível aceitar o que os mecânicos falam que a vazão está normal sendo que eles nem sabem como é a vazão de um novo. O uso do aditivo correto nesta peça, aumentará a vida útil dele e do motor do carro também. O Uso do aditivo incorreto fará com que ele apresente problemas com menos de um ano de uso, ou seja ao usar o incorreto, [é melhor não usar nada.

Bem, eu sempre acho que antes de tudo, devemos trocar o sensor de temperatura do painel que é barato, se o problema persistir devemos atacarr outra parte e eu não vejo no seu caso algo que não seja o radiador pela informações sua.

Sds

Ola boa noite! tenho um Vectra 98/99 2.2 8v, completamente original, carro impecável. Observei seus comentários e reparei q meu carro tinha o mesmo problema de seu, tudo q era possível fazer pra reduzir a temperatura eu ja tinha feito desde troca de peças, "sensor, cheguei a retirar a VT e continuava esquentando, chegou a absurdos tudo q tinha pra esquentar, mas não queimou a junta, o ponteiro parou onde não ia mais, claro q desesperei na hora eu tava na rodovia, fui fazer uma correria rápida, as ventoinhas dispararam normais, Ar ligado, então desliguei e abaixou e continuei ate minha casa, esperei esfriar e fui olhar, reservatório seco e lembrei d um vídeo sobre ar no sistema, tirei o sensor temperatura e deixei agua escorrer até notar q n tinha mais bolhas, coloquei o sensor e nunca mais o carro passou de 92°C. Resumindo era bolhas no sistema q ficam próximas ao sensor e temperatura entendi q ta muito alta, carro nao esquenta de forma alguma.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 11 Mar 2016, 22:25

amigo, este ar no sistema é uma falha de quem mexeu no carro e liberou ele para andar, isto não quer dizer que todos terão esta falha que para mim é a mais besta de todas elas. Qualquer carro na hora de colocar água ele já vai ficar sem o ar desde que colocada gradativamente sem ultrapassar o meio do reservatório, afinal esta mangueirinha que está nele já é uma saída de ar desde que não ultrapasse o meio e que esteja de tampa aberta e com o carro funcionando e neste caso se tirar o ar no sensor o mecânico queimará a mão porque ela ali vai sair quente e ele não fará isto e se ele tirar este ar com ele frio ao colocar a água com ele desligado ele fará cagada, se deixar para o outro dia neste caso ele terá dois trabalho, Ok, no seu caso deu certo porque alguém errou antes e você com ele frio tirou o ar.

Sds
Imagem

AlexandreJ
Member
Member

por AlexandreJ » 23 Mar 2016, 21:33

Boa Noite Pessoal, sou novo aqui no grupo e novo com Vectra também, não sei se estou no tópico correto mais acho que poderão me ajudar.. A 2 semanas comprei um 2.0 8v 98, tenho rodado com ele frequentemente a ate então sem nenhum problema, mais hoje a tarde pra minha surpresa o carro FERVEU!!! Na hora achei muito estranho pois a temperatura estava abaixo dos 90º pouca coisa, mais estava.. imediatamente parei o carro porque percebi uma pequena fumaça subindo no capo ali do lado do reservatório. parei o carro abri a capo e estava vazando uma pequena quantidade de água do reservatório... pois bem, como estava perto de casa esperei o carro esfriar e depois de um tempo liguei ele e tentei ligar o ar condicionado (que não estava funcionado por falta de gás) dai veio outra surpresa,a ventilação interna também não estava mais funcionando.. bem abri o reservatório e não tinha mais quase liquido nenhum completei com aguá e fui pra casa, chegando em casa deixei ele ligado e fiquei monitorando a temperatura pra ver se a ventoinha ia armar, e foi quando+/- em uns 88º a aguá começou a vazar pelo reservatório e eu desliguei o carro e a aguá continuou la vazando... Algum de voces ja passaram por algo parecido, como sou novo com esse carro não sei nem por onde começar ou o que pode ser..

Ah, um detalhe ontem quando estacionei o carro na garagem e o desliguei notei que a ventoinha ficou ligada mais tempo que o normal, ela permaneceu ligada uns 2 ou 3 mim depois de ter desligado o carro, não sei se é normal porem não tinha notado isso antes..

Abraços!
Vectra B 98/GLS [u]2.0 8V[/u

Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno

por Ju_Bueno » 24 Mar 2016, 08:59

Bem-vindo Alexandre!
Não sei se vc chegou a ler este tópico desde o início - há bastante informações nele. Se não for de ajuda, te mandei mais informações por mensagem privada. Abs!
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

AlexandreJ
Member
Member

por AlexandreJ » 25 Mar 2016, 11:02

Fala Juliano, bom dia !

Então a principio problema resolvido, era a bendita tampa do reservatório, aproveitei pra fazer logo uma limpeza no sistema colocar aditivo e troquei os sensores.. A tampinha foi da marca Clikk, sabe me dizer se essa é boa ? foi a que o mecânico indicou, mais nunca se sabe né..

Abraços !
Vectra B 98/GLS [u]2.0 8V[/u

Mantenedor
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Moisés M. Nascimento
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

por Mantenedor » 25 Mar 2016, 11:27

Bom dia Alexandre , a tampa original e qual eu sempre coloquei no sistema do meu carro é esta aqui ; De acordo com o nosso Mestre Almeidão o detalhe para o furo no centro da tampa.
Imagem
Imagem

ABS!

Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Imagem

Imagem

bambam
Member
Member

por bambam » 28 Mar 2016, 21:04

:88: Valeu meu caro amigo Almeidão!!!!!!!!!!!!!!!

Eu vou tentar colocar essa VT de 82° pra ver se vai ficar bom ....

Desde já eu te agradeço fica com Deus meu amigo e obrigado pela dica.....

douglas.melo
Member
Member
Nome Completo: Douglas Santos de Melo

por douglas.melo » 23 Jun 2016, 06:57

Alguém pode me tirar uma dúvida?

Existe radiador de alumínio brasado para Vectra sem ar?
Procurei bastante, inclusive no catalogo da visconde e delphi e não encontrei.

Fiz um teste, comprei um da visconde de alumínio brasado com ar, e um defletor para radiadores com ar e não serviu.

Medindo esse radiador de alumínio brasado, com um radiador de alumínio expandido pude ver que os pinos que entram nos coxins tanto inferior quando superior tem
aparentemente a mesma medida poucos mm a mais talvez, porém a colmeia é um pouco maior. Quando fui colocar o radiador, os cantos da colmeia
pegavam na estrutura dos faróis ali na mini frente, isso fazia o radiador ficar inclinado de um jeito que não encaixava nos coxins superiores e como a colmeia é grande, só deu pra encaixá-lo em um coxim inferior e faltava espaço para movê-lo. E se eu conseguisse encaixá-lo em baixo, a furação de cima também ficaria fora pelo que pude perceber.

Quando tentei colocá-lo com o defletor ficou encostado no reservatório de direção sem espaço algum.
Esse teste foi feito sem o para-choque, e primeiro somente com o radiador sem o defletor, não consegui encaixá-lo por cima ou por baixo.

No fim devolvi o radiador de alumínio brasado e o defletor, e peguei um expandido da visconde para Vectra sem ar.

Tiubola
Member
Member
Nome Completo: Joakin morais
Fabricação/Modelo: 1994/1995

por Tiubola » 05 Jul 2016, 21:52

Meu vectra ta com poblema na ventoinha ta armando muito alto a temperatura diz meu eletricista que eh poblema na resistentia alguém sabe de alguma ganbis pq nao acho ela sozinha e vectra gl2.0 98

Affs180386
Member
Member
Nome Completo: Alysson franklin
Estado: Alagoas
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI

Dúvidas sobre temperatura.

por Affs180386 » 13 Jul 2016, 20:02

Amigos sou novo aqui quero tirar uma dúvida meu vectra é o 2.2 sem o ar ligado ele fica entre 85 e 90 graus mas quando ligo o ar ele chega aos 93 graus depois cai pra 88 porae queria saber se isso é normal chegar a 93 graus com o ar ligado

flavioborges
GL Member
GL Member
Nome Completo: Joosé Flávio M. Borges Filho
Estado: Ceará
Fabricação/Modelo: 1998/1998

Superaquecimento

por flavioborges » 01 Ago 2016, 17:42

Amigos, venho tendo um problema sério com o meu Vectra. Ele é um Expression 2002 com motor 2.2 8v. Já removi a válvula termostática, mandei "varetar" o radiador, troquei os sensores de temperatura, troquei a bomba d'água, troquei a ventoinha do radiador e mesmo assim meu carro continua superaquecendo. Quando paro no sinal a temperatura passa da marcado meio, que seria a temperatura ideal. Quando volto a andar, o carro volta ao normal. Se eu o desligar e religar poucos minutos depois, ele estando na sua temperatura ideal de trabalho, quando religo a temperatura vai na marca vermelha, em seguida vai baixando devagar. Não sei mais o que fazer...

Alguns podem não concordar com o serviço de varetagem do radiador, mas pretendo colocar um novo. O fato é que ele está limpo e tem um fluxo de água normal. O carro usa aditivo na proporção. Ouvi dizer que alguns carros ficam "malucos" ao retirar a válvula termostática, fazendo ele esquentar. Eu não duvido, mas tbm não creio que seja o meu caso, pois ele já aquecia antes da retirada da válvula. Enfim... O cabeçote ainda tem as medidas originais, não queima óleo e nem baixa o nível da água.
Idéias?

Desde já, obrigado.

leoborgesl
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Leo Borges

Superaquecimento

por leoborgesl » 01 Ago 2016, 21:17

Já conferiu se realmente a temperatura no motor condiz com a marca no painel?
O Marea por exemplo tem um problema de falso aquecimento, por conta de um falha no aterramento que faz o ponteiro do marcador de temperatura ir até a marca vermelha, porém a temperatura no motor fica normal.
Quem sabe o Vectra tb não tem isso.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Vectra GLS 2.2 8v 2000/2000 Prata Escuna

ArnaldoRj
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Arnaldo Merciano da S. Junior

Superaquecimento

por ArnaldoRj » 01 Ago 2016, 23:30

Quando superaquece, vaza água pela tampa do reservatório?
A ventoinha baixa está armando normalmente?
Quando superaquece a alta arma para proteger o motor, observou se isso acontece?

Pelo serviço que você fez não deveria aquecer, a menos que o problema seja no cabeçote ou junta, mas antes, teria que verificar se a marcação do painel condiz realmente com a temperatura do motor como disse o amigo Leo Borges, depois de esgotar todas as probabilidades, partir para o cabeçote.

A ausência da válvula termostática não faz com que o carro aqueça. O meu é assim desde comprei e a única diferença que notei foi a demora para esquentar e demora para esfriar.

Mas aguarde opiniões mais qualificadas dos colegas. Aqui só tem fera.
"Eles são muitos, mas não podem voar"

lightwz
GL Member
GL Member
Nome Completo: Gustavo j.l. Aguiar
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Superaquecimento

por lightwz » 01 Ago 2016, 23:40

Pode ser esse cano dágua, tive problema similar no meu corsa, um pequeno trinco pode ocasionar isso. (a água não circula)
Imagem

Sei que com o carro frio, retirando a tampa do reservatório, assim que ligado a água não pode pular de forma alguma, pois nesse caso é problema de junta.

ArnaldoRj
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Arnaldo Merciano da S. Junior

Superaquecimento

por ArnaldoRj » 01 Ago 2016, 23:47

Nesse caso sim. A Pálio do meu vizinho estava assim mesmo e troque a junta para ele.
"Eles são muitos, mas não podem voar"

1050 mensagens