por rgapski »
15 Abr 2014, 11:20
Outro teste que precisa ser feito (após o teste de compressão), é aplicar pressão no vaso expansor do sistema e observar se pinga em algum lugar.
Se o teste de compressão der ok, e o de pressurização do sistema também, sugiro um teste final:
O meu começou a baixar água do nada (coisa de 2~3 dedos) cada vez que saia com o carro.
Deixei o carro quase uma semana em uma oficina onde arrumei meu radiador, mas ninguém achava o defeito.
Chegaram a colocar outro radiador no lugar, mas o defeito continuava.
Me devolveram o carro dizendo que o problema não era com eles, que provavelmente era junta queimada, etc.
O carro estava com compressão normal, e o sistema quando submetido a pressão, também não apresentava defeitos.
Não encontrava nenhum lugar com marca de vazamento.
O defeito estava na válvula do ar quente e suas conexões.
Como ando praticamente sempre com o ar ligado, acabo usando o ar quente para baixar um pouco a temperatura quando necessário.
O vazamento só ocorria com o motor ligado, pois com ele desligado, a válvula fica fechada.
Para localizar os vazamentos, eu coloquei uma bomba de pressão no vaso expansor, liguei o motor e o ar quente.
Na hora começou a pingar na válvula e na conexão com a parede corta-fogo.
Troquei o conjunto todo pelo sistema utilizado nos 2002 em diante e não baixou mais uma gota sequer.
Abs!