O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra B[VECTRA B] AJUDA FREIO DE MÃO!

22 mensagens
  • 1
  • 2
FelipeBorba97
Member
Member
Nome Completo: Felipe Borba Klossoski
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

[VECTRA B] AJUDA FREIO DE MÃO!

por FelipeBorba97 » 26 Ago 2015, 11:05

Falaaaaaaaaaaaaaaaaaaa galera! :102:

O meu problema é o seguinte: O Freio de mão do meu Vectra não pega! Na hora de puxar ele até é meio "pesado" pra puxar... Me aventurei embaixo do carro para poder ver como tá o funcionamento do freio, pedi para alguém puxar o freio de mão enquanto eu observava o cabo nos dois lados. Vi que quando acionado, ele puxa bem pouco, quase nada, cerca de 5 Milímetros. Gostaria de ver se posso resolver em casa mesmo... É simples? É difícil? Acho que vi algo relacionado, só que era para troca de lonas, e no meu caso, creio ser apenas o cabo desregulado. :47:

Desde já, Agradeço! :88:
"Acho que todo homem pensa em carro como sinônimo de liberdade. Velocidade é isso: Sentir-se Livre! Quando corremos pensamos na vida, ficamos em silencio, ouvindo apenas o barulho do motor..."
Paul Walker.

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: [VECTRA B] AJUDA FREIO DE MÃO!

por Alcir Andreoni » 26 Ago 2015, 11:31

FelipeBorba97 escreveu:Falaaaaaaaaaaaaaaaaaaa galera! :102:

O meu problema é o seguinte: O Freio de mão do meu Vectra não pega! Na hora de puxar ele até é meio "pesado" pra puxar... Me aventurei embaixo do carro para poder ver como tá o funcionamento do freio, pedi para alguém puxar o freio de mão enquanto eu observava o cabo nos dois lados. Vi que quando acionado, ele puxa bem pouco, quase nada, cerca de 5 Milímetros. Gostaria de ver se posso resolver em casa mesmo... É simples? É difícil? Acho que vi algo relacionado, só que era para troca de lonas, e no meu caso, creio ser apenas o cabo desregulado. :47:

Desde já, Agradeço! :88:

Tem freio a disco na traseira?
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

FelipeBorba97
Member
Member

por FelipeBorba97 » 26 Ago 2015, 12:15

Alcir Andreoni escreveu:Tem freio a disco na traseira?

Sim! :88:
"Acho que todo homem pensa em carro como sinônimo de liberdade. Velocidade é isso: Sentir-se Livre! Quando corremos pensamos na vida, ficamos em silencio, ouvindo apenas o barulho do motor..."
Paul Walker.

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Alcir Andreoni » 26 Ago 2015, 12:18

FelipeBorba97 escreveu:
Alcir Andreoni escreveu:Tem freio a disco na traseira?

Sim! :88:

Você vai ter de abrir o tambor para ver o que está acontecendo...
Imagem

FelipeBorba97
Member
Member

por FelipeBorba97 » 26 Ago 2015, 12:27

E como vou identificar o problema?
Paul Walker.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 26 Ago 2015, 12:39

nada disto, alguém fez caca ai. Primeiro de tudo, voce vai lá na alavanca, solta um pouco os parafusos, tipo umas 20 voltas. Agora levanta um lado do carro e com uma chave de fendas regula o freio de mão, desce ele levanta o outro e regula o outro lado, a regulagem deve deixar a roda enforcada mesmo, tipo quando começa a travar voce para e ele fica meio travado para rodar com as mãos.

Feito isto, você vai lá no freio de mão e aperte os parafusos até dár freio. Agora o mais importante, NUNCA MIS MEXA NA REGULAGEM DA ALAVANCA, sempre deve ser feita na roda. Ali só se deve mexer para trocar o cabo, caso contrário nunca.

Neste link abaixo voce vai achar tudo sobre rolamentos, freios e freio de mão. Vectra A, B e C é tudo igual sendo que o C o gatilho da roda é invertido. Sejam Disco ou Tambor, a regulagem é a mesma, tendo a opção na alavanca ao gosto do motorista.

viewtopic.php?f=49&t=1388
Imagem

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Alcir Andreoni » 26 Ago 2015, 13:08

Almeidão escreveu:nada disto, alguém fez caca ai. Primeiro de tudo, voce vai lá na alavanca, solta um pouco os parafusos, tipo umas 20 voltas. Agora levanta um lado do carro e com uma chave de fendas regula o freio de mão, desce ele levanta o outro e regula o outro lado, a regulagem deve deixar a roda enforcada mesmo, tipo quando começa a travar voce para e ele fica meio travado para rodar com as mãos.

Feito isto, você vai lá no freio de mão e aperte os parafusos até dár freio. Agora o mais importante, NUNCA MIS MEXA NA REGULAGEM DA ALAVANCA, sempre deve ser feita na roda. Ali só se deve mexer para trocar o cabo, caso contrário nunca.

Neste link abaixo voce vai achar tudo sobre rolamentos, freios e freio de mão. Vectra A, B e C é tudo igual sendo que o C o gatilho da roda é invertido. Sejam Disco ou Tambor, a regulagem é a mesma, tendo a opção na alavanca ao gosto do motorista.

Santo Almeidão!!!

Você é o professor! :88: :88:
Imagem

Guillas
GL Member
GL Member
Nome Completo: Guilherme de Almeida Barboza
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

por Guillas » 27 Ago 2015, 09:11

Bom dia pessoal, no meu caso estourou o cabo que trava a roda traseira do lado do passageiro, a minha dúvida é a seguinte, dá pra comprar somente o cabo que estourou ou tem que comprar o cabo todo de ambas as rodas?

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Alcir Andreoni » 27 Ago 2015, 09:42

Guillas escreveu:Bom dia pessoal, no meu caso estourou o cabo que trava a roda traseira do lado do passageiro, a minha dúvida é a seguinte, dá pra comprar somente o cabo que estourou ou tem que comprar o cabo todo de ambas as rodas?

Acredito que é um conjunto de cabos e outras peças, mas quem pode responder de verdade é o Almeidão! :88:
Imagem

FelipeBorba97
Member
Member

por FelipeBorba97 » 27 Ago 2015, 10:57

Almeidão escreveu:nada disto, alguém fez caca ai. Primeiro de tudo, voce vai lá na alavanca, solta um pouco os parafusos, tipo umas 20 voltas. Agora levanta um lado do carro e com uma chave de fendas regula o freio de mão, desce ele levanta o outro e regula o outro lado, a regulagem deve deixar a roda enforcada mesmo, tipo quando começa a travar voce para e ele fica meio travado para rodar com as mãos.

Boa tarde, Almeidão! :88:

Ok! Vamos ver se eu entendi. Primeiro eu puxo a alavanca, retiro aquela moldura e solto umas 20 voltas, depois levanto um lado do carro e não retiro roda nem nada, é isso? E onde eu regulo com a chave de fenda? Vi no seu tópico que você retirou as lonas e tal...
Paul Walker.

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Alcir Andreoni » 27 Ago 2015, 11:03

FelipeBorba97 escreveu:

Boa tarde, Almeidão! :88:

Ok! Vamos ver se eu entendi. Primeiro eu puxo a alavanca, retiro aquela moldura e solto umas 20 voltas, depois levanto um lado do carro e não retiro roda nem nada, é isso? E onde eu regulo com a chave de fenda? Vi no seu tópico que você retirou as lonas e tal...

A Almeidão vai responder, mas já te digo que você terá de tirar um parafuso de cada roda traseira, para acessar o regulador...
Imagem

JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Estado: Minas Gerais

por JoãodoValle » 28 Ago 2015, 08:44

Guillas escreveu:Bom dia pessoal, no meu caso estourou o cabo que trava a roda traseira do lado do passageiro, a minha dúvida é a seguinte, dá pra comprar somente o cabo que estourou ou tem que comprar o cabo todo de ambas as rodas?

O cabo do freio de mao é um duas partes, um cabo para as rodas e outro pra o freio de mao, eles se conectam ali o tunel do assoalho, portanto deverás trocar apenas o cabo das rodas, ja troquei do meu é muito fácil, duro foi achar o cabo por um preço justo, com muito procura paguei 60,00 aqui na roça.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 28 Ago 2015, 09:21

Sim, precisa tirar um parafuso para acessar a estrela que aperta a lona ou afrouxar. Demonstrei sem pneu para facilitar porque estando mantado, seria impossível explicar aqui o que a chave de fendas fará dentro daquele buraco.

Sobre o freio de mão, são dois cabos um vindo da alavanca e com uma peça prendendo no meio de outro que por está preso no meio, sobra uma ponta para uma roda e outra para outra. Normalmente quebra perto da alavanca, então o correto é trocar tudo porque se está ruim nas pontas lá dentro talvez não esteja bom.

Sim, precisa soltar os parafusos da alavanca porque alguem deve ter apertado ele e por isto não dará freio e mecanicamente é fácil de entender isto. Tendo dois lugares para regular embora um seja falso que é o da alavanca, uma hora ele ficará sem freio porque ao ir apertando os parafusos da alavanca vão arrastando a alavanquinha la na roda, e mais uma vez mais arrastando ainda, vai chegar um momento que ela não tem como ir mais e já que ela foi, não voltará sozinha. E o funcionamento dela é simples, puxou o freio ela é puxada, soltou o freio ela volta para o lugar inicial.

Resumindo então, ao ser puxada a alavanca, a alavanquinha na roda vai pra frente pressionando a lona para frear e ao ir gastando a lona a alavanca vai mais pra frente ainda até não ter freio mais, ao regular a roda no local correto a alavanca voltará automaticamente porque a lona voltará a alavanca e voltará o freio outra vez, coisa que não acontecerá se for regulando na alavanca de freio ela só irá pra frente até ficar sem ele e neste caso é que vão forçando até quebrar o cabo.

Sds
Imagem

Guillas
GL Member
GL Member
Nome Completo: Guilherme de Almeida Barboza
Fabricação/Modelo: 1994/1995

por Guillas » 29 Ago 2015, 12:03

JoãodoValle escreveu:

O cabo do freio de mao é um duas partes, um cabo para as rodas e outro pra o freio de mao, eles se conectam ali o tunel do assoalho, portanto deverás trocar apenas o cabo das rodas, ja troquei do meu é muito fácil, duro foi achar o cabo por um preço justo, com muito procura paguei 60,00 aqui na roça.

João esse preço que você achou é de qual marca?

JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por JoãodoValle » 29 Ago 2015, 13:15

Opa. Blz? Amigo é da efrari!

Enviado a bordo do meu Vectra!!!

Edson Paiva
Member
Member
Nome Completo: Edson da Silva Paiva
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)

por Edson Paiva » 18 Fev 2016, 10:16

Bom dia;
Alguém sabe dizer que peça é essa que suporta o cabo de aço e mola?
O meu quebrou a ponta na parte interna do tambor.
Agradeço desde já!
Abraços

Imagem

ArnaldoRj
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Arnaldo Merciano da S. Junior

por ArnaldoRj » 18 Jun 2016, 18:18

Semana passada foi o cebolão, hoje foi o cabo do freio de mão, o pedaço da alavanca( diga-se de passagem, a única parte que ainda não havia trocado). Digam-me que dá para trocar por cima retirando o console e a alavanca, preciso de uma palavra otimista de quem já fez isso. kkk
"Eles são muitos, mas não podem voar"

JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por JoãodoValle » 19 Jun 2016, 15:20

ArnaldoRj escreveu:Fuente del Mensaje Semana passada foi o cebolão, hoje foi o cabo do freio de mão, o pedaço da alavanca( diga-se de passagem, a única parte que ainda não havia trocado). Digam-me que dá para trocar por cima retirando o console e a alavanca, preciso de uma palavra otimista de quem já fez isso. kkk

Arnaldo depende de qual cabo arrebentou, digo isso pois são dois cabos, um da alavanca até o "túnel" e outro fazendo um "U" entre as rodas.

Posso dizer que ambos são fáceis, por dentro vc tira a coifa do freio de mão e desparafusa a porca de regulagem, e tira por baixo o cabo. Se for o outro cabo basta solta o grampo que "emenda" o cabo com as rodas e ir passando pelos encaixes, não tem segredo.

Dicas: Solte o silencioso traseiro e afrouxe o intermediário, facilita muuuuuuuuito o trabalho, talvez precise tbm afastar o defletor de calor do túnel pra manipular bem o cabo, se puder fazer no elevador melhor ainda, mas com dois cavaletes tbm ajuda, Isso pra mim que tem uma barriguinha generosa, sofri pra fazer só erguendo no macaco kkkk.

JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por JoãodoValle » 19 Jun 2016, 15:26

Arnaldo agora que li com mais atenção, o seu arrebentou o cabo da alavanca, mas mesmo assim mantenho a resposta acima, solte a porta e tire por "baixo" ou seja, fora do carro.

ArnaldoRj
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Arnaldo Merciano da S. Junior

por ArnaldoRj » 20 Jun 2016, 09:07

Era o que temia. Seria muito fácil se fosse por cima. Já troquei o grande do meio, os das pontas na roda e agora vem esse da ponta da alavanca. Como é por baixo, tem que tirar o defletor de calor. Obrigado.
"Eles são muitos, mas não podem voar"

22 mensagens
  • 1
  • 2