por Almeidão »
28 Ago 2015, 09:21
Sim, precisa tirar um parafuso para acessar a estrela que aperta a lona ou afrouxar. Demonstrei sem pneu para facilitar porque estando mantado, seria impossível explicar aqui o que a chave de fendas fará dentro daquele buraco.
Sobre o freio de mão, são dois cabos um vindo da alavanca e com uma peça prendendo no meio de outro que por está preso no meio, sobra uma ponta para uma roda e outra para outra. Normalmente quebra perto da alavanca, então o correto é trocar tudo porque se está ruim nas pontas lá dentro talvez não esteja bom.
Sim, precisa soltar os parafusos da alavanca porque alguem deve ter apertado ele e por isto não dará freio e mecanicamente é fácil de entender isto. Tendo dois lugares para regular embora um seja falso que é o da alavanca, uma hora ele ficará sem freio porque ao ir apertando os parafusos da alavanca vão arrastando a alavanquinha la na roda, e mais uma vez mais arrastando ainda, vai chegar um momento que ela não tem como ir mais e já que ela foi, não voltará sozinha. E o funcionamento dela é simples, puxou o freio ela é puxada, soltou o freio ela volta para o lugar inicial.
Resumindo então, ao ser puxada a alavanca, a alavanquinha na roda vai pra frente pressionando a lona para frear e ao ir gastando a lona a alavanca vai mais pra frente ainda até não ter freio mais, ao regular a roda no local correto a alavanca voltará automaticamente porque a lona voltará a alavanca e voltará o freio outra vez, coisa que não acontecerá se for regulando na alavanca de freio ela só irá pra frente até ficar sem ele e neste caso é que vão forçando até quebrar o cabo.
Sds
