Neste domingo fui sair com o Challenge e tive uma péssima surpresa!
.png)
Ao ligar o motor, ele faz um ronco muito forte e alto. É muito forte o barulho!
Parece com barulho de rolamento estragado. Ele aumenta conforme a rotação sobe, nunca diminuindo.
Tipo um barulho de furadeira, difícil de descrever.
Não consegui diagnosticar de onde vem, pois não tenho uma chave grande ou estetoscópio automotivo.
"De ouvido", também não consegui localizar, pois o barulho é muito alto, mas sei que vem do lado das correias.
De qualquer forma, não sai com o carro para evitar um prejuízo maior.
Não andei com o carro após detectar esse barulho, mas no sábado ele me pareceu meio "broxa".
Costumo dar umas esticadas com ele uma vez por semana para descarbonizar as câmaras de combustão, e quando fiz isso no sábado ele me pareceu meio sem fôlego, principalmente na alta rotação, coisa que nunca senti (pois o bicho é canhão em alta).
Estou suspeitando dos seguintes itens nesta ordem:
1) Esticador da correia de acessórios.
É o primeiro suspeito.
Este item já me deu dor de cabeça, mas o barulho era bem baixo e parava quando o motor aquecia.
A peça é original e não tem 1 ano. Troquei quando fiz a mega revisão.
Essa peça é a segunda que coloco, pois a primeira deu problema com 2 dias de uso.
2) Esticador e rolamentos de apoio da correia dentada;
Também desconfio desses caras aqui, pois já vi isso ocorrer em diversos carros. Defeito comum de acontecer.
Esses itens também são originais e foram trocados na mega revisão que fiz. Não tem 1 ano de uso.
3) Bomba d'água.
Quando revisei o carro, não troquei ela pois estava aparentemente em excelente estado. Sem oxidações/sujeiras.
Vi que era original, mas não sei se já havia sido trocada (acredito que sim, na revisão de 50mil km).
Pela minha experiência, ela costuma dar problema de repente e faz muito barulho quando estraga.
O carro não estava fervendo, tanto que a temperatura nunca passou dos 90º.
A temp. esta sempre no meio do 80º e 90º, só no transito que sobe até os 90º e depois desce (quando liga ventoinha).
4) Arvore de balanceamento.
Aqui esta minha última suspeita, mas a mais preocupante.
Já vi vários relatos de problemas nessa peça que começam de repente, pois ela sofre um desgaste em uma bucha e começa a roncar.
Alguém já teve esse problema? O que fazer se o problema esta aqui?
Não pude deixar o carro na oficina. Tentarei levar entre hoje e amanhã.
Abs.