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Vectra BBarulho forte no motor. O que será?

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rgapski
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Barulho forte no motor. O que será?

por rgapski » 01 Jul 2013, 11:14

Pessoal,

Neste domingo fui sair com o Challenge e tive uma péssima surpresa! :61:

Ao ligar o motor, ele faz um ronco muito forte e alto. É muito forte o barulho!
Parece com barulho de rolamento estragado. Ele aumenta conforme a rotação sobe, nunca diminuindo.
Tipo um barulho de furadeira, difícil de descrever.

Não consegui diagnosticar de onde vem, pois não tenho uma chave grande ou estetoscópio automotivo.
"De ouvido", também não consegui localizar, pois o barulho é muito alto, mas sei que vem do lado das correias.
De qualquer forma, não sai com o carro para evitar um prejuízo maior.

Não andei com o carro após detectar esse barulho, mas no sábado ele me pareceu meio "broxa".
Costumo dar umas esticadas com ele uma vez por semana para descarbonizar as câmaras de combustão, e quando fiz isso no sábado ele me pareceu meio sem fôlego, principalmente na alta rotação, coisa que nunca senti (pois o bicho é canhão em alta).

Estou suspeitando dos seguintes itens nesta ordem:

1) Esticador da correia de acessórios.
É o primeiro suspeito.
Este item já me deu dor de cabeça, mas o barulho era bem baixo e parava quando o motor aquecia.
A peça é original e não tem 1 ano. Troquei quando fiz a mega revisão.
Essa peça é a segunda que coloco, pois a primeira deu problema com 2 dias de uso.

2) Esticador e rolamentos de apoio da correia dentada;
Também desconfio desses caras aqui, pois já vi isso ocorrer em diversos carros. Defeito comum de acontecer.
Esses itens também são originais e foram trocados na mega revisão que fiz. Não tem 1 ano de uso.

3) Bomba d'água.
Quando revisei o carro, não troquei ela pois estava aparentemente em excelente estado. Sem oxidações/sujeiras.
Vi que era original, mas não sei se já havia sido trocada (acredito que sim, na revisão de 50mil km).
Pela minha experiência, ela costuma dar problema de repente e faz muito barulho quando estraga.
O carro não estava fervendo, tanto que a temperatura nunca passou dos 90º.
A temp. esta sempre no meio do 80º e 90º, só no transito que sobe até os 90º e depois desce (quando liga ventoinha).

4) Arvore de balanceamento.
Aqui esta minha última suspeita, mas a mais preocupante.
Já vi vários relatos de problemas nessa peça que começam de repente, pois ela sofre um desgaste em uma bucha e começa a roncar.
Alguém já teve esse problema? O que fazer se o problema esta aqui?

Não pude deixar o carro na oficina. Tentarei levar entre hoje e amanhã.

Abs.
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Almeidão
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Re: Barulho forte no motor. O que será?

por Almeidão » 02 Jul 2013, 08:52

pode ser bomba d'águas
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Re: Barulho forte no motor. O que será?

por Diego Perroni » 02 Jul 2013, 10:35

Puxa que triste esse lance do esticador!
Meu Vectra tem esse motor. Troquei correia dentada e estriada e também os esticadores. Peças originais!!!
Isso faz um ano +/-

Tomara que o seu nao seja isso, senão estarei fadado a passar por isso... :-?
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rgapski
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Re: Barulho forte no motor. O que será?

por rgapski » 02 Jul 2013, 10:59

Pessoal,

Atualizando o tópico:

Tem uma oficina certificada SAE/BOSCH perto da minha casa. Não conhecia até então.
Trata-se da INCOPAL, que fica na Av. João Ramalho, 366, Mauá/SP.

Hoje deixei o carro lá. Parece uma excelente oficina. Muito bem equipada, inclusive com analisador de gases.
O responsável pela oficina é um senhor oriental, chamado Paulo, que deve ter, no mínimo, uns 35 anos de experiência.
Pelo que conversei com ele, me pareceu entender muito de vectra.

Sobre meu carro, hoje quando fui levá-lo, o barulho parou! :39:
Pelo que o Sr. Paulo falou, parece que o problema no esticador da correia de serviços!
Maldita peça!!! :15:
De qualquer forma, ele ficou de desmontar e analisar melhor cada rolamento que tem ali na região das correias antes de dar o diagnóstico definitivo.

Já aproveitei a visita ao médico para mandar trocar o filtro de combustível, dar uma limpada na TBI, atuador da marcha lenta e bicos, pois já fez um ano que fiz isso.
Embora o carro não esta falhando nem consumindo muito, faço isso anualmente por prevenção.

Também mandei verificar o sistema de arrefecimento, pois ele baixa um pouquinho de água, tipo um dedo a cada 2/3 meses.

Assim que tiver notícias, vou atualizando aqui.

Abs!
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Re: Barulho forte no motor. O que será?

por rgapski » 02 Jul 2013, 14:34

Pessoal,

Era o "mardito" esticador, novamente! :15:
Será trocada pela 3ª vez. A css que comprei fará a troca na garantia, menos mal.

Contudo, surgiram outros probleminhas:

Minha tampa do cabeçote esta vazando óleo para as velas. As velas estão nadando em óleo.
Me pediram R$ 700,00 (com peças inclusas), que consiste no seguinte serviço:

1) Retirada e limpeza da tampa de válvulas;
2) Colocação de junta nova;
3) Troca das velas (já estão na km de troca mesmo);
4) Limpeza do tbi e bicos;
5) Troca do filtro de combustível.

Se fosse só limpeza de bicos e tbi, eu teria uma idéia, mas para fazer esse serviço da tampa de válvulas eu não sei.

Quanto costuma custar esse serviço?
O que acharam do orçamento, esta caro?

Abs!
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Re: Barulho forte no motor. O que será?

por Luccas » 02 Jul 2013, 15:48

Não achei caro, não! Achei um ASSALTO!!!! :15:

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Re: Barulho forte no motor. O que será?

por Paty1521 » 02 Jul 2013, 16:24

Olha, TODA oficina Bosch é um Assalto! O meu so vai em Bosh perto de casa tambem mas........... :15:

To achando isso caro heim! So para limpar? Poxa, tampa de valvulas NOVAS na Accioly acho que ta 500... porque as vezes a tampa empena e tem que trocar... agora so para limpar.... sei nao viu!
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rgapski
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Re: Barulho forte no motor. O que será?

por rgapski » 02 Jul 2013, 16:36

Luccas escreveu:Não achei caro, não! Achei um ASSALTO!!!! :15:


Lucas e Paty,

Os 700 mangos não é só MDO... Se fosse eu sairia correndo! :99:
:11:

Segue abaixo o orçamento detalhado enviado por eles:

Peças
Junta da tampa (original): R$ 140,00
Velas (originais): R$ 20,00 (x4): R$ 80,00
Cabos de vela (originais): R$ 250,00
Filtro gasolina: R$ 40,00
Tensor da correia de acessórios: (Peça será substituída em garantia)
Kit de junta TBI e Atuador + o´ring dos bicos: (Cliente forneceu)
Subtotal: R$ 510,00

M.D.O.
Limpeza injeção (TBI + BICOS): R$ 70,00
Limpeza da tampa de valvulas: R$ 60,00
Troca do tensor da correia de acessórios: R$ 60,00
Subtotal: R$ 190,00

As peças são todas originais GM (compradas na CCS).
Fiz uma cotação por telefone (para verificar o preço) e se eu fosse comprar sairia um pouco mais caro!
Ta certo que a oficina deve ter um desconto legal pra comprar lá, mas acho q isso não vem ao caso.

Como não tenho tempo de levar em outras oficinas, ou até mesmo ir até a accioly comprar as peças, autorizei o serviço.

Agora esse esticador da correia... Bela porcaria, não é mesmo dona GM?!
Se ele roncar de novo, juro que jogo ele em alguma vidraça do prédio da GM em SCS! :67:
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Re: Barulho forte no motor. O que será?

por rgapski » 04 Jul 2013, 08:48

Resolvido!

Trocaram o maldito esticador e por enquanto, vejam bem, POR ENQUANTO, o barulho parou. :67:

Foi lavada a tampa válvulas, bem como trocada a junta.
Velas novas (os cabos estão bons ainda).
Limpeza no tbi, atuador, sensor map e coletor (banho químico).

O coletor de admissão estava terrível! Com muita carbonização, provavelmente por conta do óleo que escorre ali.
Tiveram que dar um banho químico nele, pois já estava afetando o fluxo do ar.

Ficou em R$ 580,00! :19:
Me passaram orçamento de R$ 700,00, mas no fim teve coisa que deu para aproveitar, pois estava bom ainda.

Foi feito o seguinte:

Peças
Junta da tampa (original): R$ 140,00
Velas (originais): R$ 20,00 (x4): R$ 80,00
Filtro gasolina: R$ 40,00
Coxins do Radiador: R$ 50,00.
Tensor da correia de acessórios: (Peça será substituída em garantia)
Kit de junta TBI e Atuador + o´ring dos bicos: (Cliente forneceu)
Subtotal: R$ 310,00

M.D.O.
Limpeza injeção (TBI + BICOS): R$ 70,00
Limpeza da tampa de valvulas: R$ 60,00
Troca do tensor da correia de acessórios: R$ 60,00
Retirada do coletor + banho químico: R$ 80,00
Subtotal: R$ 270,00

Resultado: o carro esta canhão! Rodando liso de tudo!
A pegada em baixa melhorou bastante! Não sabia que aquela carbonização do coletor afetaria tanto assim.
To satisfeitíssimo com o carro.
O consumo também melhorou. Hoje vindo para o trabalho, fiz média de 9,5km/l no transito (estava fazendo 8km/l, e eu já achava bom).

Abs!
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