O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra B[VECTRA B] Instalação da válvula solenoide/para ar quente

5 mensagens   •   Página 1 de 1
douglas.melo
Member
Member
Nome Completo: Douglas Santos de Melo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1994

[VECTRA B] Instalação da válvula solenoide/para ar quente

por douglas.melo » 22 Jan 2016, 21:46

Boa noite.

Amigos, to dando uma geral no motor do meu carro, e aproveitei pra verificar também o sistema de ar quente que anteriormente estava desativado.

Meu sistema não possui válvula de ar quente, as mangueiras que vem do tubo d'água e da carcaça da válvula termostática, são conectadas diretamente ao radiador de ar quente.

No meu caso o acionamento do ar quente é dependente somente da portinhola que abre e fecha através de um cabo de aço, que é acionado ao girar a chave seletora de ar quente/ar ambiente (meu carro não tem ar condicionado). E como já li aqui no fórum que várias pessoas tiveram esse problema de vazão de ar quente ali na região dos pés do lado do motorista, queria mudar meu sistema para usar a valvula de ar quente.

No meu caso, o meu sistema não possui aquela valvula solenoide de controle de vácuo que mandaria vácuo para a válvula de ar quente permitir a passagem da água para o radiador de ar quente.

Nesse tópico o amigo Almeidão dá algumas informações sobre esse sistema:
viewtopic.php?f=45&t=9992

Eu entendi as informações, porém tenho algumas dúvidas como por exemplo, em relação ao girar o controle de ar quente, e acionar um negativo, ou também, se esse negativo sai do conector do motor do limpador do para-brisa, ou sai do conector da válvula solenoide de vácuo (que o meu sistema não possui)... Enfim gostaria de mais alguns detalhes, e achei que talvez o próprio Almeidão, ou algum outro membro que já tenha feito esse esquema pudesse me ajudar com essas informações..

Obrigado a todos, abraço!

Arquiteto
Administrador
Administrador
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: [VECTRA B] Instalação da válvula solenoide/para ar quent

por Arquiteto » 27 Jan 2016, 22:29

aconselho a postar esta mesma duvida dentro do topico citado

outra coisa que pode te levar as respostas que precisa e uma analise do diagrama elétrico

do vectra ... isto se vc souber interpretar o diagrama

douglas.melo
Member
Member

por douglas.melo » 28 Jan 2016, 21:23

Obrigado por responder, desculpe por isso, fiquei na dúvida na verdade e resolvi criar um tópico. Bom, quanto ao meu problema eu dei uma olhada no diagrama nesse mesmo dia que criei o tópico, e mesmo não sabendo interpretá-lo muito bem, me pareceu bem simples o acionamento da válvula. Como meu controle de ar não tem a chave que manda o negativo para a valvula, ou talvez tinha e tiraram, tive que fazer uma chave bem simples usando clipe de papel, que manda o negativo ao girar o controle de ar quente, uma espécie de jumper, e também usei um positivo pós chave. Comprei uma válvula solenoide hoje, mas ainda não tenho as mangueirinhas. Assim que finalizar, eu posto as fotos aqui.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 29 Jan 2016, 10:15

Amigo, seu carro tem sim este fio, ele fica enrolado embaixo da cobertura plástica atrás do motor. É ali no lado esquerdo na frente do motor do limpador e ele fica suspenso quando você desliga o ar quente, ou seja ao desligar o ar quente desliga ele. Bem, existem 2 tipos de válvula uma que desliga ligando o solenóide e uma que desliga desligando o solenóide. Eu uso uma que liga ela desligando o solenóide, para isto ao ligar a chave do carro o solenóide liga e ao ligar o ar quente ela desliga para dar passagem, neste caso eu precisei usar um relê porque o contato no botão do ar quente é zero quando desligado e está no cabo que comentei que seu carro tem e ao ligar dá contato, bem, ficou assim. Ao ligar a chave o relê está desligado e ele desligado por ter 5 terminais mantém o solenóide ligado, ao girar o botão ele dá contado e arma o relê e neste caso o relê armado desliga o solenóide. O tipo de válvula que uso é no sistema duas vias e é uma válvula que eu fiz, mas existe de duas vias para vender embora eu não tenha gostado de nenhuma delas e achei muito frágil, muito simples e fiz a minha e está no carro há uns 6 ou mais ano.
E por ter feito, eu tenho como trocar peças as quais acredito que não vai estragar tão cedo por usar retentor de válvula para reter, enquanto as que vendem é um anelzinho mixuruca que me deu medo e mesmo assim elas não fecham 100% enquanto a minha fecha e abre 100% 1”.
Bem, outra coisa, a mangueira de do vácquo você vai ter que tirar do reservatório que fica do lado direito, do lado da central embaixo desta proteção plástica, se você não tirar dali, o ar quente ficará doido, tipo ao acelerar você fica sem ar quente, ou seja ar quente somente na lenta. Para isto, é fácil basta arrumar um T e fazer a conexão.
Imagem

douglas.melo
Member
Member

por douglas.melo » 29 Jan 2016, 18:31

Fala Almeidão, que honra! Como vai? Obrigado por responder! Muito bom seu esquema pra essa solenoide, o meu ficou diferente não sei se está da forma correta pra dizer a verdade, mas foi a forma mais lógica que encontrei..

Antes de começar a passar os fios eu abri essa caixa atrás do motor e dei uma olhada em tudo,
ali me pareceu o lugar mais óbvio para puxar os fios para a solenoide.

Mas como a maior parte do sistema elétrico do meu carro está desligado eu não pude testar pra valer todos os fios enrolados dentro da capa, ou daquele conector na ponta direita da capa. Então pluguei a bateria e tentei achar um positivo pós chave nesses fios todos, e não encontrei. Por isso acabei puxando ele de dentro do carro.

Vou tentar explicar:

No meu carro, o controle de ar quente não tem aquela chave que manda o negativo que fica suspenso até girar o controle 2mm sabe? O não ter a chave é: Não ter a trilha, não ter a molinha, e nem mesmo, no conector do chicote do controle de ar quente tem o fio que é responsável por levar o sinal negativo do terminal da trilha até a solenoide.

Pesquisando, descobri que a maioria dos conectores do chicote do controle de ar tem 9 vias. O meu só tem 8, desse jeito: 3 terminais em cima, 2 terminais em baixo desses 3 (um terminal em cada ponta, faltando o terminal do meio),
e 3 terminais em baixo desses 2. Cada um desses terminais é responsável por uma trilha do conjunto de ar certo? E no meu não tem o terminal do meio que é responsável por levar o negativo até a solenoide.

Isso me fez acreditar que talvez eu não encontraria esse negativo ali na caixa de plástico atrás do motor.

O que eu fiz foi o seguinte, fiz um jumper com um clipe de papel e coloquei uma molinha para fazer o movimento de abre e fecha da chave, e na ponta do clipe tem um terminalzinho que prende um fio, que passei por dentro do conector do conjunto de ar, justamente onde estava faltando o terminal que eu disse aí em cima.

Desse jeito quando giro o controle de ar quente mais ou menos 2mm, ele já manda o negativo que estava suspenso para a solenoide, que já estará com o positivo pós chave.

Ou seja, quando você liga o contato a solenoide já tem o sinal do positivo pós chave, e quando você gira o controle de ar quente ele manda o negativo que estava suspenso pela chave do controle de ar.

Como meu carro praticamente só está com o motor e o cambio no lugar, e ainda não está com todas as mangueiras e nem o aterramento não tive como testar rs

Só testei o acionamento da valvula e está funcionando.

No meu caso a solenoide ficará desligada, e mandará o vácuo para a valvula de ar quente após girar o controle.
Já li aqui sobre a sua válvula de ar quente, muito interessante. Essas que vendem por aí me parecem bem fajutas..

Pensei em comprar uma valvula de ar quente de 4 vias dos mais novos para o meu sistema..

Abraço!

5 mensagens   •   Página 1 de 1