por Williams »
12 Jun 2016, 02:41
Cara, moro numa região fria também, essa semana a temperatura pela manhã estava sempre na casa dos 0 ~ 2ºC. Quando vou sair com o carro nessas ocasiões percebe-se a alavanca mais pesada e de engates mais lentos e mais justos do que deveriam. Como no frio a tendência de quase tudo que é material é se "comprimir" acredito que seja normal. Quanto a questão de você forçar a alavanca para engatar alguma marcha é porque provavelmente os reparos do trambulador estejam com desgastes ou mal regulados, e aí nessas ocasiões realmente aparece o defeito. Sei porque minha alavanca estava mal de ajuste e em dias quentes, você conseguia engatar a primeira e segunda tranquilo, com o frio tinha que até apertar a bolinha da ré pra deixar ela mais fácil de ir para a esquerda e engatar a primeira e segunda. Após regulado, tudo voltou ao normal.
Portanto, aposto sim no frio em conjunto com desgaste no trambulador, ou uma má regulagem. Porém é sempre bom conferir o óleo da caixa, mas tenho quase certeza que não é ele o causador desse problema