O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra Bágua do radiador sumindo..

31 mensagens
  • 1
  • 2
thiagofiat
Member
Member
Nome Completo: Thiago Henrique Batista
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra Elegance 2.2 MPFI 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1996/1996

água do radiador sumindo..

por thiagofiat » 25 Jul 2013, 19:58

ol´apessoal sou novo por aqui e estou apanhando um pouko mas sei que aki é um bom lugar e preciso de ajuda urgente pois meu vectra 2.2 16 valvulas rodou comigo a mais de 2anos sem dar um defeito sequer e agora "revoltou",a água do radiador "some",já arrumei radiador,troquei quase todas as mangueiras e nd...fora q agora a tampa de valvula começou a vazar e estragou os cabos,me indicaram comprar uma original que custa a bagatela de 700reais e com o tempo fiquei sabendo que volta a vazar de novo..já não sei o que faço me ajudem por favor..abraços :62:

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: água do radiador sumindo..

por Almeidão » 25 Jul 2013, 20:23

Como é a temperatura dele?
Agua some nestes pontos:
Junta queimada, para isto ele falha as vezes.
selos do motor (tampões) enferrujado.
Válvula de ar quente
caixa plástica do radiador com micro fissuras.
Anel de vedação na cara do motor, este anel está entre o motor e a caixa onde fica a termostática.
Tampa do reservatório com as válvulas tapadas.

Tem vários lugares que ela some sem dá sinal, porque ela mais evapora por estar quente e não pinga no chão.

Sobre a tampa, as vezes temos que pagar mais caro por ter algo diferenciado e não vejo motivo da minha custar 110 e a sua 700, Mas vá explicar isto para eles? Bem, se ela não estiver empenada e você usar a junta correta e fazer um bom serviço de limpeza nela incluindo o suspiro que passa por ela, pode ser que ela vede outra vez, mas se você precisar mexer em um parafuso, já não veda mais. No meu que é 8V, para tirar os bicos eu precisava soltar dois parafusos e ai só trocando a junta. Inventei algo, colocando dois parafusos com porca no meio deles onde eu parafuso a tampa e na parte de cima prendo a peça que preciso tirar para mexer nos bicos ou TBI, hoje tiro tudo e não mexo na tampa e assim não vaza.
Imagem

thiagofiat
Member
Member
Nome Completo: Thiago Henrique Batista
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra Elegance 2.2 MPFI 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1996/1996

por thiagofiat » 27 Jul 2013, 19:37

olá!!obrigado amigo pelas dicas,vou leva-lo a outro mecanico pra realizar verificar tds estes itens,meu vectra é um 2.2 16v e tenho outro 2.0 8v 1994,são carros muito bons em conforto e tambem em estilo(tanto que tenho 2!!!)mas me desanimei hj ao saber que um simples reservatorio do fluido de freio para o vectra A custa somente 600 reais e aki em bh-MG, ta dificil achar peças,se puder me indicar boas lojas onde possa comprar pela net ou até mesmo pessoalmente agardeço!abraços

dennis_suzano
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: denis silva
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2005

por dennis_suzano » 28 Jul 2013, 13:25

na tigra gm em sp tem reservatorio
segundo cep chev o codigo é este 03492820 custa 475,61
segue telefone: 11,2068-9019
se achar algo mais em conta coto p vc...

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 29 Jul 2013, 19:34

Realmente eu não tenho ideia como é este reservatório de óleo, mas para aqueles que não se importa muito, pode adaptar de outro carro e deve custar uma bagatela. Bem, tem aqueles que querem tudo como o carro é, então para os modelos mais antigos tudo é mais caro.
Imagem

ELIAS
Member
Member
Nome Completo: ELIAS PEREIRA DOS SANTOS
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por ELIAS » 31 Ago 2013, 20:10

amigo,se ainda não resolveu seu problema, ande com o veiculo a noite até ele aquecer,deixe esfriar ,pela manha antes de ligar ,abra o motor verifique pequenas cotas de água ,olhe em baixo ,verifique atentamente.o veiculo quente evapora a água e não da para perceber pontos de vazamentos.se tiver dificil coloque um aditivo (pode se barato)de cor vermelha,se ouver vazamento vc ira identificar a marca com mais facilidade

Flavio Andre
Member
Member
Nome Completo: Flavio Andre Guimaraes
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.

por Flavio Andre » 31 Out 2013, 21:37

BOA NOITE AMIGO TENHO UM VECTRA CD TB E ESTAVA ACONTENCENDO A MESMA COISA DE UMA OLHADA NO OLEO TB POIS SE ESTIVER BAIXANDO AI VC TEM UM PROBLEMA POIS ESTOU FAZENDO O MOTOR INTEIRO DO MEU FICOU 5 MIL PRA FICAR NOVO E COM PEÇAS ORIGINAIS ESPERO TER AJUDADO OK

leandro.anselmo
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Leandro Anselmo
Fabricação/Modelo: 1996/1997

por leandro.anselmo » 01 Nov 2013, 06:57

Tive o mesmo problema com o meu.

Estava vazando pela válvula de ar quente.

Foi difícil encontrar pq não pingava no chão! Evaporava antes.

Eliminei dois problemas de uma vez, água abaixando e temperatura subindo horrores!
Imagem
VCD 2.2 16v 2000 - Preto (Falcão Negro)
Ex VGLS 2.0 8v 97 - Prata (Cam.Ré+17´Elite)
:::::>>>>>> Fotos do Veículo <<<<<<:::::

JonatasCl
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Jonatas Correa
Fabricação/Modelo: 1997/1997

por JonatasCl » 01 Nov 2013, 09:18

Almeidão escreveu:Como é a temperatura dele?
Agua some nestes pontos:
Válvula de ar quente
Anel de vedação na cara do motor, este anel está entre o motor e a caixa onde fica a termostática.

Tem vários lugares que ela some sem dá sinal, porque ela mais evapora por estar quente e não pinga no chão.

Sobre a tampa, as vezes temos que pagar mais caro por ter algo diferenciado e não vejo motivo da minha custar 110 e a sua 700, Mas vá explicar isto para eles? Bem, se ela não estiver empenada e você usar a junta correta e fazer um bom serviço de limpeza nela incluindo o suspiro que passa por ela, pode ser que ela vede outra vez, mas se você precisar mexer em um parafuso, já não veda mais. No meu que é 8V, para tirar os bicos eu precisava soltar dois parafusos e ai só trocando a junta. Inventei algo, colocando dois parafusos com porca no meio deles onde eu parafuso a tampa e na parte de cima prendo a peça que preciso tirar para mexer nos bicos ou TBI, hoje tiro tudo e não mexo na tampa e assim não vaza.

Almeidão e toda galera...

Meu Vectra abaixa a água também, mas, agora é difícil de esquecer que o MID avisa (chique kkk).

Então, a temperatura do meu fica sempre em 100º. Isso é considerado alta? Nunca passa dessa temperatura, a ventoinha aciona normalmente e tal.

Posso me incluir em um desses problemas??
Agua some nestes pontos:
Válvula de ar quente

Atualmente troquei a bomba d'água somente. Estou aguardando o 13º para poder encostá-lo novamente para ver o que precisa ser trocado.

Abs

Ricardo Crispim
Velha Guarda
Velha Guarda
Nome Completo: Ricardo Crispim da Silva
Estado: Mato Grosso do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2008/2008

por Ricardo Crispim » 01 Nov 2013, 09:58

Carro que baixa água certamente tem problema e na maioria das vezes é sério.
O meu começou a baixar água e tive de fazer o motor.
Não misturou com o óleo e não sai em quantidade perceptível pelo escape, mas a junta rompeu e desceu fluido pelo primeiro cilindro e aí babau...
Comprei o carro e não dei atenção devida quando vi que o dono anterior não utilizava aditivo no sistema de arrefecimento, afinal era o carro que eu queria no ano que eu queria, na cor que eu queria, bancos em couro claro como eu queria..rsrrss
E como sempre, quando a ansiedade e a emoção tomam conta de você na hora de comprar o carro, pode contar que lá vem problemas...
Pior que é uma coisa que sou experiente e bato em cima...
Mas fazer o que, motor zerado eu vou poder cuidar bem dele..
Forte abraço!!!!!!!!!!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 01 Nov 2013, 10:23

Pra mim é muito alta, eu ja escrevi por ai que se o meu chegar em 95 eu ficarei desesperado. Aliás, se ele chegar em 93 e meio ele me avisa e ai já sei que algo aconteceu e raramente ele tem este aviso e a ventuinha de alta entra em ação. Então quandoe este aviso aparece e é raro, eu já olho para temperatura a ver se está baixando se estiver é sinal que a ventuinha abriu segundos mais tarde. Bem, isto quando e stou com ar ligado em centros de cidades, porque sem ar ele não chega em 90 nunca, nunca mesmo.

Achar vazamentos lentos são difíceis porque eles evaporam e muitos deles estão na caixa do radiador como micros fissuras e são detectados com o carro bem quente e desligado e uma boa lanterna. Estas micros fissuras aparecem justamente por estar o carro trabalhando com elas mais quente e mesmo mais quente sendo normal, é um normal arriscado. Se 80 é normal e 90 também é, então porque ele novo vem nos 80 e depois com radiador sujo vai para os 90? Se o colesterol é normal em 150 e é normal em 190, porque ninguem com 150 infarta?

Vilões de vazamento além das micros fissuras do radiador. Tampões do motor, valvula de ar quente, anel vedação caixa da termostática e bomba pifando. Quase sempre não se vê isto e quem usa aditivo vê as manchas. As valvulas de ar quente desmontei uma pra ver e não acreditei no que vi e no simples funcionamento dela e fiz uma pra mim que não estraga kakakka.

No caso de trabalhar com tempeatura alta e as ventuinhas funcionarem prefeitamente, e na estrada a temperatura ficar lá embaixo, pode ser cebolão errado. Mas se na estrada a temperatura continuar alta, com certeza é radiador entupido.
Imagem

JonatasCl
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por JonatasCl » 01 Nov 2013, 10:30

Almeidão escreveu:Pra mim é muito alta, eu ja escrevi por ai que se o meu chegar em 95 eu ficarei desesperado. Aliás, se ele chegar em 93 e meio ele me avisa e ai já sei que algo aconteceu e raramente ele tem este aviso e a ventuinha de alta entra em ação. Então quandoe este aviso aparece e é raro, eu já olho para temperatura a ver se está baixando se estiver é sinal que a ventuinha abriu segundos mais tarde. Bem, isto quando e stou com ar ligado em centros de cidades, porque sem ar ele não chega em 90 nunca, nunca mesmo.

Achar vazamentos lentos são difíceis porque eles evaporam e muitos deles estão na caixa do radiador como micros fissuras e são detectados com o carro bem quente e desligado e uma boa lanterna. Estas micros fissuras aparecem justamente por estar o carro trabalhando com elas mais quente e mesmo mais quente sendo normal, é um normal arriscado. Se 80 é normal e 90 também é, então porque ele novo vem nos 80 e depois com radiador sujo vai para os 90? Se o colesterol é normal em 150 e é normal em 190, porque ninguem com 150 infarta?

Vilões de vazamento além das micros fissuras do radiador. Tampões do motor, valvula de ar quente, anel vedação caixa da termostática e bomba pifando. Quase sempre não se vê isto e quem usa aditivo vê as manchas. As valvulas de ar quente desmontei uma pra ver e não acreditei no que vi e no simples funcionamento dela e fiz uma pra mim que não estraga kakakka.

No caso de trabalhar com tempeatura alta e as ventuinhas funcionarem prefeitamente, e na estrada a temperatura ficar lá embaixo, pode ser cebolão errado. Mas se na estrada a temperatura continuar alta, com certeza é radiador entupido.

Entendi. Nem esquentava com a temperatura, pois o 206 que eu tinha vivia nessa de 100º, não sabia que era menos no Vectra. Mas então cara, deve ser o cebolão então, pois na estrada a temperatura fica quase no azul.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 01 Nov 2013, 13:41

Acredito que seja o cebolão errado mesmo, e se voce quiser umsar uma que é do Vectra e eu não troco ele por outro, então compra o MTE 760 - este eu uso e em ultimo caso, em ultimo caso mesmo eu usaria o 761.

Qualquer outro que eu tenha que usar,digamos que este 760 acabe, então mudarei meu sistema porque não suportaria o carro quente como muitos falam e sem duvida vão minando aos poucos os retentores de válvulas e a junta que a cada dia vai chegando no máximo dela e em um momento queimará. Alias, a junta não estraga nunca se não aumentar a temperatura. E ja vi umas conversas que volta e meia precisa mexer e colocar uma nova, bem com esta temperatura que está o seu é possivel que ela queima mesmo sem ele ferver.

O outro carro seu que ficava em 100 era novo? Normalmente a temperatura sai do normal sempre depois do segundo dono e possa ser que ele já tinha problema e voce nem sabia, embora eu não conheça o que ele informa no painel.
Imagem

Ricardo Crispim
Velha Guarda
Velha Guarda

por Ricardo Crispim » 01 Nov 2013, 14:54

Almeidão, posso usar esse cebolão no motor 2,2 16V?
Outra coisa, você sempre fala na válvula termostática série ouro com abertura em 82ºC. Essa válvula vende apenas o refil ou tem de comorar com a carcaça?
Ela também irá servir no 2.2 16V?

Forte abraço!!!!!!

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Fabricação/Modelo: 2009/2009

por Alcir Andreoni » 01 Nov 2013, 14:56

Ricardo Crispim escreveu:Almeidão, posso usar esse cebolão no motor 2,2 16V?
Outra coisa, você sempre fala na válvula termostática série ouro com abertura em 82ºC. Essa válvula vende apenas o refil ou tem de comorar com a carcaça?

Forte abraço!!!!!!

Por que não a original?

Eu paguei na minha R$ 148,00. É lógico que foi na Aciolly...
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 01 Nov 2013, 15:57

Forte abraço!!!!!!

Pode usar sim, este cebolão é perfeito para o nossos carros e usam outros e nem sei o motivo e nem tenho explicção para tal. Igual pode buscar inclusive nos catálogos MTE e encontrarás vários cebolões para Vectra e depois pode pesquisar que cada um tem um grau diferente, inclusive uns com 120 na máxima. Verdadeira loucura mesmo sabendo que ele arma antes que o 120º. Então descobri que o meu o correto são estes 2 760 e o 761.

760 funciona 95/90 ~105/95
761 funciona 100/95 ~110/105

Os dois funcionam perfeito no Vectra, sendo que o 760 é o mais fresquinho e eu prefiro ele.

Sim, MTE série ouro só vende refil, e anão ser que o seu esteja ruim para comprar completo, mas este bico não estraga fácil. Voce não está preocupado em trocar este refil, ou está? kkaka. Com o bico na mão, leva 1 segundo pra tirar e 1 para colocar kakkaka.

Em resposta para o Alcir. Ninguem é tão enjoado como eu e sou fanático por produtos originais, mas tem coisa que não dá e é exatamente por esta diversidade de numeros de graus que tem os cebolões originais e quando voce compra o vendedor não quer nem saber e nem está escrito qual o grau dele, ele te vende por ser original e muitos te vende até produtos de outro carro só porque também dá no Vectra. Busca ai um cebolão do Corsa, vai se espantar com o grau de temperatura de alguns.
Igualmente serve para Termostática, que voce pode comprar uma que seja de um carro a alcool por não ter informações sobre elas, nas MTEs ou Wahler que também são originais tem nela marcada quando para gasolina =/- 82º.
Pra mim cebolões e Termostática MTE, como não sou garoto propaganda, uso outros produtos como Bosch e/ou nakata, porem cada qual no seu lugar.
Imagem

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Fabricação/Modelo: 2009/2009

por Alcir Andreoni » 01 Nov 2013, 16:05

Almeidão escreveu:

Forte abraço!!!!!!

Pode usar sim, este cebolão é perfeito para o nossos carros e usam outros e nem sei o motivo e nem tenho explicção para tal. Igual pode buscar inclusive nos catálogos MTE e encontrarás vários cebolões para Vectra e depois pode pesquisar que cada um tem um grau diferente, inclusive uns com 120 na máxima. Verdadeira loucura mesmo sabendo que ele arma antes que o 120º. Então descobri que o meu o correto são estes 2 760 e o 761.

760 funciona 95/90 ~105/95
761 funciona 100/95 ~110/105

Os dois funcionam perfeito no Vectra, sendo que o 760 é o mais fresquinho e eu prefiro ele.

Sim, MTE série ouro só vende refil, e anão ser que o seu esteja ruim para comprar completo, mas este bico não estraga fácil. Voce não está preocupado em trocar este refil, ou está? kkaka. Com o bico na mão, leva 1 segundo pra tirar e 1 para colocar kakkaka.

Em resposta para o Alcir. Ninguem é tão enjoado como eu e sou fanático por produtos originais, mas tem coisa que não dá e é exatamente por esta diversidade de numeros de graus que tem os cebolões originais e quando voce compra o vendedor não quer nem saber e nem está escrito qual o grau dele, ele te vende por ser original e muitos te vende até produtos de outro carro só porque também dá no Vectra. Busca ai um cebolão do Corsa, vai se espantar com o grau de temperatura de alguns.
Igualmente serve para Termostática, que voce pode comprar uma que seja de um carro a alcool por não ter informações sobre elas, nas MTEs ou Wahler que também são originais tem nela marcada quando para gasolina =/- 82º.
Pra mim cebolões e Termostática MTE, como não sou garoto propaganda, uso outros produtos como Bosch e/ou nakata, porem cada qual no seu lugar.

Isso é preocupante, pois acabei de trocar a minha termostática e nem me ative ao fato de ser ou não da temperatura correta.

Agora que já está lá não vou tirar né?
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Ricardo Crispim
Velha Guarda
Velha Guarda

por Ricardo Crispim » 01 Nov 2013, 16:09

Blz.
Vou aproveitar que o carro tá na oficina e providenciar esses dois ítens porque como vai estar zerado, vou querer que assim permaneça por uns bons anos...

Forte abraço!!!!!!!!

JonatasCl
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por JonatasCl » 03 Nov 2013, 23:10

Almeidão escreveu:Acredito que seja o cebolão errado mesmo, e se voce quiser umsar uma que é do Vectra e eu não troco ele por outro, então compra o MTE 760 - este eu uso e em ultimo caso, em ultimo caso mesmo eu usaria o 761.

Qualquer outro que eu tenha que usar,digamos que este 760 acabe, então mudarei meu sistema porque não suportaria o carro quente como muitos falam e sem duvida vão minando aos poucos os retentores de válvulas e a junta que a cada dia vai chegando no máximo dela e em um momento queimará. Alias, a junta não estraga nunca se não aumentar a temperatura. E ja vi umas conversas que volta e meia precisa mexer e colocar uma nova, bem com esta temperatura que está o seu é possivel que ela queima mesmo sem ele ferver.

O outro carro seu que ficava em 100 era novo? Normalmente a temperatura sai do normal sempre depois do segundo dono e possa ser que ele já tinha problema e voce nem sabia, embora eu não conheça o que ele informa no painel.

Almeidão, me desculpe cara!

Eu lhe passei uma informação errada, achei que vi o ponteiro no 100º, mas, não é verdade. Ele fica cravado no 90º depois que esquenta, essa temperatura que ele trabalha, na estrada abaixa muito, mas, uso urbano é cravado nos 90! EU confundi com o painel do Peugeot, que tem mais "tracinhos" de marcação.

O PUG não era novo, era 2003, mas esse sim tenho certeza que trabalhava nos 100º, porque assim que peguei ele meu pai ficou meio assim quanto a temperatura de funcionamento.

Agora fiquei confuso do que possa ser, rs...

Abs

Ricardo Crispim
Velha Guarda
Velha Guarda

por Ricardo Crispim » 04 Dez 2013, 15:21

Thiago, Resolveu o problema do vazamento?
Posta os acontecimentos, pois podem ajudar a futuros usuários..

Forte abraço!!!!!!!!!!

31 mensagens
  • 1
  • 2