Vectra Btudo sobre ar condicionado

350 mensagens
danrmp
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 472
Registrado em: 07 Fev 2018, 09:22
Nome Completo: Danniel
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2004

tudo sobre ar condicionado

por danrmp » 04 Mar 2021, 18:47

As ventoinhas consomem em regime, 15A cada. O relê é de pelo menos 30A. Portanto é mais que dimensionado para a carga.
Se não fosse, não estaria funcionando a 17 anos.
Só vejo esse tipo de defeito em ventoinhas com rolamentos estourados, chicotes que passaram na mão de boca de porco, por aí.

Como estamos falando do ar condicionado, este acionamento vem através da informação enviada pelo transdutor para a ECU (ou pressostato para os mais antigos). Temperatura alta, pressão alta. Maior compensação pela válvula torre quando a linha de baixa aumenta a pressão (ou seja, maior temperatura no evaporador), maior pressão na linha de alta também. A maioria dos carros liga o segundo estágio por volta dos 220-275PSI.

Esse acionamento não tem relação com a temperatura do arrefecimento, mas obviamente abaixará a temperatura pelo fluxo de ar no conjunto radiador-condensador.

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 1978
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

tudo sobre ar condicionado

por chirola » 04 Mar 2021, 20:30

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje , temperatura aqui 40º externa, leva a temperatura de 90º no painel para 85º com o carro parado na lenta e ele só funciona um minuto e desliga na espera de um novo ciclo, isto porque eu coloquei relê de tempo, ele funcionava menos.


caramba 40° e pra fude*****

no meu carro sem o ar ele liga o primeiro estagio mais nao fica muito tempo ligado nao so demora em desligar em engarrafamentos o segundo estagio nunca vi , ....... mentira uma vez ferveu po ruma mangueira com vazamento mais tirando aquela vez nao lembro de ver ele ligado no segundo estagio .
com o ar ligado normal liga no primeiro estagio o tempo tudo a temperatura do motor fica la embaixo nos 83/84 graus , liga segundo estagio cuando o sistema chega aos 250PSI eu mesmo conferi cuando foi carregado o gas do ar mais nao lembro de ter ficado tanto tempo ligado, ao desligar o carro padrao em carros com ar a ventoinha fica ligada aproximadamente um minuto ou ate menos .
para baixar a precao da linha de gas do ar , a carga de gas deve respeitar o peso em gramas indicada no manual exeso de gas pode aumentar a precao na linha cuando expande o gas , meu carro tem presostato de alta e baixa funcionando ok (sao os originais ainda , nunca foram trocados).
nao e aconselhado ficar com o ar ligado e o carro parado , achei muito tempo 15 minutos para baixar a precao ,

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 6408
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

tudo sobre ar condicionado

por Almeidão » 05 Mar 2021, 09:40

É como eu disse antes, o segundo estágio é para entrar e resolver o problema de imediato, é como a turbina de um jato que se mantem em alta por 3 minutos na decolagem e se passar de 5 nesta alta pressão corre se o risco de explodir. Sobre a amperagem do relê é o que faz ele atracar e não o que passa por ele, eu posso muito bem usar um de 5 amperes e transportar 30 Amperes de energia por ele, logicamente que ele vai esquentar mais e algo ruim vai acontecer e não de imediato. Isto acontece com as ventoinhas que ao ligar o segundo estagio e explicando a grosso modo, recebe a opção de energia direto. Não só aumenta possibilidade de superaquecer a caixa do relê, como a própria ventoinha sofrerá muito mais no quesito rolamento e escovas e muita sorte quem a tem por muito tempo fazendo isto. Um minuto na alta, (segundo estágio) e tem que desligar para alguns segundos para um refresco, e se isto não estiver acontecendo algo está estragado no carro.
Sim Chirola. não é aconselhável ficar com o carro muito tempo na lenta com ar ligado, e se possível nem sem o ar ligado, concordo que o sistema suporta, mas vai diminuindo a vida útil do motor e é isto que os fabricantes querem. Aliás para eles se durar 2 anos eles já cumpriram o papel de fabricantes.
Imagem

saulopedro
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 16 Fev 2021, 18:08
Nome Completo: Saulo Pedro de Assis Marques
Cidade: Mateus Leme
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1998
Idade: 36

Ar condicionado digital Vectra b

por saulopedro » 27 Mar 2021, 13:13

Boa tarde a todos,

Precisava de uma ajuda, se algum já passou por isso, meu carro com ar ligado tá tudo certo, mas quando acelero o ventilador parece diminuir a rotação e quando solto o acelerador volta ao normal, já passaram por isso?

Avatar do usuário
alexxandre costaa
GL Member
GL Member
Mensagens: 139
Registrado em: 17 Dez 2013, 23:55
Nome Completo: alexandre lima da costa
Cidade: Manaus
Estado: Amazonas
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Ar condicionado digital Vectra b

por alexxandre costaa » 27 Mar 2021, 14:26

Normal... Isso é do próprio sistema do carro... Ganhar força numa possível ultrapassagem ok..

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk

Leo Elizeu
Member
Member
Mensagens: 10
Registrado em: 31 Jan 2020, 22:10
Nome Completo: Leonardo Elizeu
Cidade: Santo André
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1996/1997
Idade: 35

tudo sobre ar condicionado

por Leo Elizeu » 15 Abr 2021, 17:40

Boa noite galera

É possível a instalação de um ar condicionado (mesmo que seja manual) em um Vectra GL 97 que originalmente veio sem ar condicionado??

Sei que é beeemm oneroso, mas quais peças devo trocar ? alternador/bateria, módulo ??

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 6408
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

tudo sobre ar condicionado

por Almeidão » 16 Abr 2021, 09:46

Do carro você deve trocar o alternador para um de 120 Amperes, acrescentar uma ventoinha a mais na frente e alterar as duas para ter dois estágio, já que o carro sem ar só tem um estágio. Agora se for relatar aqui o que será acrescentado no geral, com certeza você irá desistir.
O bom será você procurar um profissional que entenda do assunto e sobre o módulo não creio que seja preciso trocar, mas acho que seu carro não terá a comodidade de desligar o ar quando em pisadas fundas para ultrapassagem, a não ser que o instalador seja realmente um cara super do super.
Imagem

ruanvieira98
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 02 Fev 2021, 00:06
Nome Completo: Ruan Vieira de Ataide
Cidade: Sete Lagoas
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997
Idade: 23

tudo sobre ar condicionado

por ruanvieira98 » 16 Abr 2021, 23:35

Boa noite pessoal, sou um novo aventureiro no mundo dos Vectras, estou levantando o meu CD 1997 aos poucos, e o serviço dessa semana foi refazer o sistema de ar condicionado...Hoje eu peguei e ele está pronto, lógico que andei bastante com o ar ligado para me certificar que está tudo ok, e quando parei em minha garagem percebi um pequeno vazamento de água no 'pé do passageiro'....pelo meu conhecimento, acredito ser o dreno de água do ar correto? Não sei como é o termo certo usado nos carros, mas gostaria de saber se alguém pode me ajudar com os possíveis problemas que podem ser, desde já fico muito grato!
Vectra CD 2.0 16v 1997/1997
Cor Verde West
Rodas Volvo XC60 OEM Furação 5x108 Tala 7,5" :47:
Pneus LingLong 195/40 R17
Suspensão Fixa Preparada (Rebaixada)

Avatar do usuário
alexxandre costaa
GL Member
GL Member
Mensagens: 139
Registrado em: 17 Dez 2013, 23:55
Nome Completo: alexandre lima da costa
Cidade: Manaus
Estado: Amazonas
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

tudo sobre ar condicionado

por alexxandre costaa » 17 Abr 2021, 00:00

Sim.. Exato.. Dreno entupido... Só ir lá na parede corta fogo e limpar/desentupir o dreno... Já aconteceu comigo.. Coloquei um arame e consegui limpar... Não é complicado não... Mas de repente alguém aparece aí com uma ideia melhor. Ok..

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 6408
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

tudo sobre ar condicionado

por Almeidão » 17 Abr 2021, 14:49

Sim, não é difícil, olhar no tubo de borracha se n]ao tem nada na ponta, se tiver deve tirar e depois colocar água ali com uma mangueira, colocar e tirar que a sujeira vai saindo. Pode também tirar o tubo de borracha para facilitar a limpeza, mas é colocando água e eixar sair que se limpa melhor, colocar tipo meio litro de água e tirar a mangueira.
Imagem

350 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 109 visitantes

Bem-vindo: 20 Abr 2021, 13:36