O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BPane no Vectra

22 mensagens
  • 1
  • 2
HANK
Organizador
Organizador
Nome Completo: Hank Krummrich Zaidan
Estado: Mato Grosso do Sul
País: Brasil
Veículo: Vectra GSi 2.0 16V (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Pane no Vectra

por HANK » 01 Ago 2013, 20:33

Pessoal

Hoje aconteceu algo que nunca tinha visto.
Abasteci o carro, pouco mais de 10 litros, o marcador estava no 20 no painel.
Voltei para casa (menos de 2km/h), tava com o meu som ligado (já veio no carro depois que recuperei)
Parei o carro e desliguei, deixei o som tocando, voltei para o carro, girei a chave, ao invés de acender o LCD e mover os ponteiros tudo continuo apagado e o som desligou.
Depois disso fechei a porta para ver se acionava a trava, nada, não funcionava nada da elétrica.
Fui no motor, verifiquei os fuziveis mestres, próximo a bateria e normal.
Dai como não tinha mais nada a fazer, desconectei e conectei um polo da bateria (não to lembrado qual agora).
Após isso ele voltou a funcionar, porém no dia de hoje rodei pouco mais de 26/km e o meu marcador de combustível sai de 20 e esta em cima do ponteiro do branco acima da reserva.
O que pode ter acontecido, visto que eu não entendi o porque dessa pane, mas fiquei meio grilado com o som.
PS : o som é meu aparelho LG, porém o chicote que conecta nele e as caixas de som foi o outro cara que colocou, logo não sei o estado do mesmo, sei que conforme o volume que mando o som, interfere na iluminação do teto, do display LCD
PS 2: apesar do ocorrido, a rotação estava estável (parou aquela oscilação, a mínima esta em 800 rpm) e não passei de 2 mil rpm, assim consigo (conseguia media superior a 8km/l na cidade).
PS 3: as vezes ele dispara o alarme sem motivo obvio, do nada, as vezes acho que é a proximidade que passa algum carro, porém as vezes dentro da garagem ele dispara, não sei se algum gato pula em cima, mas já parei na casa da minha namorada e lá não tem gato e mesmo assim ele disparou.
Acho que é só.
O que me dizem.

Abraços
Clube do Vectra - Regional MS
Imagem

Imagem

Ricardo Pinto
Organizador
Organizador
Nome Completo: Ricardo Ferreira Pinto
Estado: São Paulo
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Pane no Vectra

por Ricardo Pinto » 01 Ago 2013, 20:49

Sera que o "som" não esta roubando corrente a ponto de "faltar" corrente para outros componentes ?

Batera de quantos ampers ? Eh nova ?

Melhor verificar a parte eletrica...

[ ]´s

HANK
Organizador
Organizador

por HANK » 01 Ago 2013, 21:09

Ricardo Pinto escreveu:Sera que o "som" não esta roubando corrente a ponto de "faltar" corrente para outros componentes ?

Batera de quantos ampers ? Eh nova ?

Melhor verificar a parte eletrica...

[ ]´s

Então

A Bateria é nova, 1 ano, 65 Ah, Delco selada, o alternador é novo, pois eu fiz quando recuperei o carro.
A respeito do chicote do som eu aproveitei que veio e liguei meu som, desde então, vidro elétrico traseiro parou.
Minhas milhas estão quebradas, logo pode entrar agua dentro, mas não é o caso.
Eu sei que a bateria esta boa.

Abraços
Imagem

Imagem

Arquiteto
Administrador
Administrador
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

por Arquiteto » 01 Ago 2013, 21:35

o jeito e parar e rever a ligação do som ... antes de ser pego e supresa com uma pane eletrica

na rua ...

Ricardo Pinto
Organizador
Organizador

por Ricardo Pinto » 01 Ago 2013, 21:42

Este chicote deve ser sua perdição :)

Eu desmontava tudo e faria um check bem criterioso... Numa desta pode por até fogo no carro...

Deve ter um belo curto ou cabo dando corrente onde nao deve...

So por precaução... Ligue o carro na garagem... Saia do carro e descalso encoste com as costas da mão na lata... Lembre-se com as costas da mão... Se levar um tranco desligue tudo e procure um eletricista urgente...

Nao ponha a mão na lata neste teste... Eh com as costas da mão... Pois nao corre o risco de ficar grudado no carro se der tranco ;)

fernando sensulini
Member
Member
Nome Completo: Fernando Cesar Sensulini
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

por fernando sensulini » 01 Ago 2013, 21:53

O vilão tá "as claras" aí... Essa ligação do sistema de som.

O certo mesmo é refazer tudo do zero, bem feitinho e tudo muito bem acabado e isolado.
Depois de terminar, pede pro instalador aferir a carga da bateria com o carro em funcionamento e o som ligado, pra ver se a carga mantida é a normal, ou se ela sofre oscilações.

Abs.
Vectra Challenge
Ex VCD 97
Ex Ford Verona 96 1.8 Mi Pandoo EF-4

HANK
Organizador
Organizador

por HANK » 01 Ago 2013, 22:20

Hum

E ai, essa interferência do som ta interferindo no consumo ou no marcador de combustível do painel?

Abraços
Imagem

Imagem

Ricardo Pinto
Organizador
Organizador

por Ricardo Pinto » 02 Ago 2013, 08:17

KHAN escreveu:Hum

E ai, essa interferência do som ta interferindo no consumo ou no marcador de combustível do painel?

Abraços

Tudo !

Oscilação de energia faz tudo funcionar errado, o Vectra é um carro "elétrico" tudo é energizado... Se um sistema trabalha oscilando, todo o resto é afetado.

Perdi uma bateria de 70amperes por muito menos... Um alarme mau instalado, uma maquina de vidro eletrico que deu pau... pronto a merda tava feia.

Melhor verificar este chicote.

[ ]´s

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por rgapski » 02 Ago 2013, 10:14

Khan,

Era o seu carro que quando você desligava a chave ele continuava ligado "misteriosamente"??

Caso positivo, considerando o comportamento atual dele, creio que seu problema esteja no comutador da Chave!
Esse comutador fica no fim do tambor da chave de ignição, e ele é um carinha ótimo pra dar defeito.
Tanto é assim que o Almeidão (snme) anda com um reserva no carro!

A peça não custa caro, é fácil de trocar e evita dor de cabeça no futuro.
Arrisca trocar essa bendita.

A oscilação da intensidade luminosa no mid e luz do teto acorrem pelo fato do som compartilhar a mesma fonte de energia, ai como o som consome mais, as luzes dão uma piscadinha de leve.

Abs.
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.

Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

HANK
Organizador
Organizador

por HANK » 02 Ago 2013, 11:45

rgapski escreveu:Khan,

Era o seu carro que quando você desligava a chave ele continuava ligado "misteriosamente"??

Caso positivo, considerando o comportamento atual dele, creio que seu problema esteja no comutador da Chave!
Esse comutador fica no fim do tambor da chave de ignição, e ele é um carinha ótimo pra dar defeito.
Tanto é assim que o Almeidão (snme) anda com um reserva no carro!

A peça não custa caro, é fácil de trocar e evita dor de cabeça no futuro.
Arrisca trocar essa bendita.

A oscilação da intensidade luminosa no mid e luz do teto acorrem pelo fato do som compartilhar a mesma fonte de energia, ai como o som consome mais, as luzes dão uma piscadinha de leve.

Abs.

Então, é ele mesmo, o que da partida sozinho, se bem que parou, rssss

Eu ja troquei esse comutador uma vez, junto com o tambor, (acho), pois antes, quando comprei o carro eu girava a chave mas não pegava, dai que eu descobri que tinha que empurrar com força a chave para dentro, dai trocou alguma coisa disso, não sei se foi os dois ou o que foi, sei que dai parou.
Vou dar uma olhada nisso, conforme for eu troco, esse fim de semana vou tirar meu som, pois meu lg é top (melhor que muito som, tem bluetooth e o mic fica no proprio radio não preciso de instalação de microfone como pionner).
PS: hoje meu marcador de combustivel voltou ao normal, liguei o carro e a minha gasolina voltou, logo o b.o é no marcador e na elétrica (espero), vamos ver hoje a noite quando chegar em casa.

Abraços
Imagem

Imagem

RicardoGLS
Organizador
Organizador
Nome Completo: Ricardo Henrique A. Galvão
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

por RicardoGLS » 02 Ago 2013, 12:38

Isso já aconteceu com o meu vizinho. Do nada o som tocando, painel e tal, parou. Sabe o que foi? Simplesmente uns dos cabos da bateria que estava um pouco fouxo, como vc disse que após retirar os cabos e colocar de novo e voltou ao normal, derrepente pode ser que foi só isso. Dê uma boa verificada nos cabos, chicote, onde passa corrente para a bateria.
Vectra Elegance 2011 8V 140Cv 2.0 Prata Polaris
Freios ABS e a disco nas 4 rodas.
Air Bag duplo, sensor de chuva ar digital

Ex Voyage 1992 GLS 1.8 4 portas
Ex Vectra 2000 GLS 2.2 8V
Vectra atual: Elegance 2011

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI

por Almeidão » 02 Ago 2013, 13:31

Sim pode ser o cabo ou uma ligação errada e por isto esquenta o comutador e perde o contato. Mas para ter certeza se é o comutador, você precisaria ter tentado ligar, porque não funciona nada quando o comutador estraga o contato do painel, mas o carro vira o arranque mesmo que não pegue ele vira. Bem se for curto na bateria ou cabos mal colocado acontece isto também e acontece com os fusíveis que lhe informarei abaixo.

Bem, você precisa dar uma geral neste chicote e pode até fazer o teste simples para ver se ele está roubando carga, isto porque se estiver algo encostando na lata o teste lhe dará a certeza de algo errado.

ANTES DO TESTE. Atrás da bateria tem uma caixa a qual alguns carros para abrir precisa soltar o cabo da bateria se preciso for solte o e dentro desta caixa tem 3 ou 4 fusíveis bem grande, tire eles e limpe bem os contatos passando uma lixa fina neles, coloque graxa e volte com ele para o local. PODE SER QUE SEJA ISTO O PROBLEMA.

Depois deste trabalho acima, que deve ser feito as vezes para todos vamos ao teste.
Uma lâmpada de freio, não serve lâmpada de painel. Um bocal para esta lâmpada e com os dois fios para ligar a danada. Feche o carro, não ligue nada, abra o capô, solte o cabo do interruptor do capô ou coloque algo prendendo ele para apagar a lâmpada interna. Confirma se está tudo apagado inclusive o teto e não tem rádio ligado ou tampa traseira aberta.
Solte o cabo negativo da bateria, no cabo que você soltou você coloca um fio do bocal que você fez, no outro encosta no termina negativo que você soltou o cabo, se estiver normal a lâmpada vai acender bem fraquinha, tipo você só vai ver o filamento dela começando a vermelhar ou não acende nada que é difícil porque o alarme gera algo. Se ela acender forte, pode ter certeza tem algo roubando carga ou um curto que pode ser até mesmo o tal cabo ou qualquer outra coisa ligada errada, mas terá algo errado.
Imagem

Ricardo Crispim
Velha Guarda
Velha Guarda
Nome Completo: Ricardo Crispim da Silva
Fabricação/Modelo: 2008/2008

por Ricardo Crispim » 02 Ago 2013, 14:45

Almeidão escreveu:Sim pode ser o cabo ou uma ligação errada e por isto esquenta o comutador e perde o contato. Mas para ter certeza se é o comutador, você precisaria ter tentado ligar, porque não funciona nada quando o comutador estraga o contato do painel, mas o carro vira o arranque mesmo que não pegue ele vira. Bem se for curto na bateria ou cabos mal colocado acontece isto também e acontece com os fusíveis que lhe informarei abaixo.

Bem, você precisa dar uma geral neste chicote e pode até fazer o teste simples para ver se ele está roubando carga, isto porque se estiver algo encostando na lata o teste lhe dará a certeza de algo errado.

ANTES DO TESTE. Atrás da bateria tem uma caixa a qual alguns carros para abrir precisa soltar o cabo da bateria se preciso for solte o e dentro desta caixa tem 3 ou 4 fusíveis bem grande, tire eles e limpe bem os contatos passando uma lixa fina neles, coloque graxa e volte com ele para o local. PODE SER QUE SEJA ISTO O PROBLEMA.

Depois deste trabalho acima, que deve ser feito as vezes para todos vamos ao teste.
Uma lâmpada de freio, não serve lâmpada de painel. Um bocal para esta lâmpada e com os dois fios para ligar a danada. Feche o carro, não ligue nada, abra o capô, solte o cabo do interruptor do capô ou coloque algo prendendo ele para apagar a lâmpada interna. Confirma se está tudo apagado inclusive o teto e não tem rádio ligado ou tampa traseira aberta.
Solte o cabo negativo da bateria, no cabo que você soltou você coloca um fio do bocal que você fez, no outro encosta no termina negativo que você soltou o cabo, se estiver normal a lâmpada vai acender bem fraquinha, tipo você só vai ver o filamento dela começando a vermelhar ou não acende nada que é difícil porque o alarme gera algo. Se ela acender forte, pode ter certeza tem algo roubando carga ou um curto que pode ser até mesmo o tal cabo ou qualquer outra coisa ligada errada, mas terá algo errado.

Almeidão
Eu acho que essa explicação daria um excelente How to do..... :38: Daria oportunidade a alguém que não leu o tópico e estar por com o problema parecido resolver essa questão.
O título seria "Como testar se tem roubo de carga elétrica"
Que achas?

Forte abraço!!!!!!!!!!

HANK
Organizador
Organizador

por HANK » 02 Ago 2013, 20:10

Então

Como se diz "o bagulho esta extranho", pois quando fui para empresa o marcador tava de boa, porém chegando em casa beirou o reserva denovo.
Tranquilo, desliguei o motor, entrou a ventoinha, fechei o carro, liguei o alarme.
To falando no celular e do nada dispara o alarme, ta extranho esse negocio.
Amanha vou fazer os testes, pelo menos o de ficar descalço, pois não sei se tenho lâmpada e não quero tirar da minha lanterna, tenho apenas h1 e h7..

Abraços
Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 02 Ago 2013, 20:18

ok, mas faça a limpeza dos fusíveis que comentei pode ser isto.

O Ricardo Crispim está instigando demais, acho que tenho que fazer mesmo kakkakakak. Amanhã estarei bem enrolado Mas se não der faço na semana que vem.
Imagem

HANK
Organizador
Organizador

por HANK » 02 Ago 2013, 20:50

Almeidão escreveu:ok, mas faça a limpeza dos fusíveis que comentei pode ser isto.

O Ricardo Crispim está instigando demais, acho que tenho que fazer mesmo kakkakakak. Amanhã estarei bem enrolado Mas se não der faço na semana que vem.

Certo

Amanhã vou fazer isso sim, no lugar da graxa posso colocar vaselina ou só graxa?

Abraços
Imagem

Imagem

HANK
Organizador
Organizador

por HANK » 05 Ago 2013, 20:57

Pessoal

Mais uma novidade, o fio da sonda lambda ou aquele que vai lá para baixo do coletor do escape derreteu devido a proximidade com o motor, acredito que esse seja o motivo da aceleração do motor.
Estarei trocando o mesmo e postando uma foto, ou pelo menos a foto estarei postando.

Abraços
Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 07 Ago 2013, 10:43

KHAN escreveu:Pessoal

Mais uma novidade, o fio da sonda lambda ou aquele que vai lá para baixo do coletor do escape derreteu devido a proximidade com o motor, acredito que esse seja o motivo da aceleração do motor.
Estarei trocando o mesmo e postando uma foto, ou pelo menos a foto estarei postando.

Abraços

Se o fio estiver encostando no metal, certamente trará problemas porque ele é isolado do metal.

Sobre usar vaselina para os contatos é ótima esta ideia, mas não é algo duradouro enquanto a graxa tem uma durabilidade maior. Na verdade quando digo para colocar graxa nos contatos, não é para lambuzar de graxa e sim uma fina camada quase transparente. Bem lá nestes fusíveis que comento e poucos abrem, pode até colocar mais que uma fina camada e são fusíveis importantíssimos que cortam a corrente da ignição e corta totalmente a bateria. Muitas vezes quando oxidado o carro lhe dá a impressão de bateria fraca ou problemas no arranque tipo bater a chave e só dar o sinal e muitos compram baterias por este motivo e na verdade o problema é outro.
Devem cuidar destes fusíveis bem como dos contatos do arranque que devem estar sempre bem apertado.
Imagem

HANK
Organizador
Organizador

por HANK » 21 Ago 2013, 20:05

O tristeza, to quase desistindo do Vectra. . .

Agora cheguei em casa, fui fechar o vidro e vi que os 4 botões estavam apagados, apertei e nada de acionar os reles.
Chequei a conexão próximo do cambio, verifiquei os fuziveis visualmente e parecem estar normais, e desconectei e conectei a bateria e nada.
PS: ainda não desliguei o som
Por favor me ajudem, eu to quase mudando de carro.

Abraços
Imagem

Imagem

Ricardo Crispim
Velha Guarda
Velha Guarda
Nome Completo: Ricardo Crispim da Silva
Fabricação/Modelo: 2008/2008

por Ricardo Crispim » 22 Ago 2013, 17:51

Não desista do Vectra não...
Tudo que está acontecendo pode ser resolvido de duas formas:

Levar em um bom eletricista e um bom mecânico..
ou
chamar um padre ou pastor para expulsar os demônios que rondam seu vectra depois que você pegou de volta..

:6: :6: :6: :6: :6: :6: :6:

Forte abraço!!!

22 mensagens
  • 1
  • 2