O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BEmpenamento da tampa da correia dentada - 2.2 16v.

14 mensagens   •   Página 1 de 1
rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Empenamento da tampa da correia dentada - 2.2 16v.

por rgapski » 21 Ago 2013, 18:58

Pessoal,

Não sei se alguém aqui já passou por isso, mas aqui vai o relato:

A capa da correia dentada do meu vectra simplesmente empenou. Do nada, da noite pro dia começou a raspar a correia e agora tenho que trocar a peça.
De inicio achei que era o maldito esticador da correia de acessórios, que já foi trocado trocentas vezes, sendo a ultima no mês passado!
Ai, por curiosidade, resolvi dar uma mexidinha na tampa da dentada e vi que o barulho era ali! Quando eu mexia, parava totalmente o barulho.

Eu tinha trocado as correias e todos os rolamentos em novembro/12, junto com a troca de praticamente todas as peças de desgaste do vectra, incluindo embreagem, amortecedores, freios, buchas, etc.
Foi feito tudo com peça original compradas no balcão da CCS ou Accioly.
Achei que ia ficar tranquilo por um bom tempo, mas não foi bem isso que aconteceu.

Estou chocado com o fato de um dos rolamentos de apoio estar travado. Dá pra perceber rodando ele na mão.
Como pode uma peça original durar tão pouco. Em breve ela ia acabar ferrando a correia dentada, ai já imagino o prejuízo e o transtorno.

Resultado da brincadeira (por enquanto):
1) Troca da capa que esta toda empenada e raspada. Não tem como reparar, só trocando;
2) Troca da correia e dos rolamentos, inclusive esticador, já que uma vez desmontado, tem que trocar tudo né.

Estou pasmo, pois só aquele plastico vagabundo que faz a vez de capa da dentada custa R$ 215,00 na CCS e R$ 171,00 na Accioly.
E ainda tenho que comprar o kit de correia, que como todos sabem, não custa barato.

O que consegui para amenizar foi comprar a capa original da correia por R$ 110,00 (entregue na oficina que esta o carro) no site "www.descontosobrerodas.com.br".
Nunca comprei lá e nem achei recomendação, porém, fiz o pagamento pelo PagSeguro e estou torcendo para dar tudo certo. Eles tem loja física, mas pra mim seria impossível ir até lá.
Sobre o site, parece que o preço deles consegue competir forte com a accioly, confiram: http://www.descontosobrerodas.com.br/

Assim que o Challenge sair do estaleiro, posto pra vocês.

Abs!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.

Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

Arquiteto
Administrador
Administrador
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Empenamento da tampa da correia dentada - 2.2 16v.

por Arquiteto » 21 Ago 2013, 19:11

a capa da correia do antigo 8v troquei uma vez ... mas não empenou do dia pra noite

igual a sua, começou um barulhinho diferente e logo descobri onde era ..

mas foram cerca de 10 / 11 anos de uso ...

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda

por rgapski » 22 Ago 2013, 07:02

Arquiteto,

Eu tenho pra mim que essa capa deve ter sido colocada errado da ultima vez que mexeram, mas como o barulho comecou do nada, não posso culpar ninguem.
Talvez a culpa seja do rolamento de apoio que travou e jogou a correia um pouco para fora.

Só sei que comeu bem a capa, e como não suporto nada quebrado no meu carro, ja mandei uma nova, rsrs.

O que estranhei é que a capa antiga parece que "retorceu" um pouco. Esquisito, não?

Pelo menos achei a capa com um preço razoavel... Vamos ver se a compra da certo...

Abs.

Garagens:
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI

por Almeidão » 22 Ago 2013, 13:29

Bem, esta capa não dura pra sempre e o cara que tirou não tem culpa mas o que aconteceu não é sobre natural. Enquanto ela estava no local ela estava perfeita apesar de ter recebido calor e perdido a têmpera dela, e ao retirar ela já vai voltar diferente porque a simples liberação dela do local já empenará a mesma. O correto é trocar mesmo, fica melhor que colocar um calço para manter ela afastada. Isto é meio parecido aquele anel de borracha que está em um local e logo que você tira fora ele não cabe mais.
Imagem

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda

por rgapski » 22 Ago 2013, 14:36

Almeidão escreveu:Bem, esta capa não dura pra sempre e o cara que tirou não tem culpa mas o que aconteceu não é sobre natural. Enquanto ela estava no local ela estava perfeita apesar de ter recebido calor e perdido a têmpera dela, e ao retirar ela já vai voltar diferente porque a simples liberação dela do local já empenará a mesma. O correto é trocar mesmo, fica melhor que colocar um calço para manter ela afastada. Isto é meio parecido aquele anel de borracha que está em um local e logo que você tira fora ele não cabe mais.

Almeidão,

Como disse, não posso culpar ninguém pelo ocorrido, até porque o carro tinha saído da oficina 100%, sem qualquer ruído. Se o erro fosse de montagem, ali mesmo já ia acusar!

Essas coisas acontecem. Quem sugeriu que poderia ter sido montado errado foi o próprio mecânico.
Ele me disse que as vezes a gente força um pouquinho pra colocar as coisas no lugar, só que esquece que no cofre do motor o calor é infernal, e qualquer coisinha pode causar isso... mas tudo bem! É só uma peça de plastico.
Só achei que custa muito caro (R$ 170) pela peça que é. Paguei R$ 110,00 pela "DSR".

O que mais me choca é o rolamento de apoio já estar estragado!
A peça não tem 10 meses e não rodou 10mil km ainda!
Ainda bem que a capa começou a fazer barulho, senão eu ia rodar até o apoio roncar alto ou travar.
E como mexer na correia dentada é delicado, sempre que mexo ali, nunca reaproveito nada.
E la se vão quase 350 reais com kit da correia dentada.
Só que dessa vez não comprei nada na CCS. A correia comprei contitech (continental), rolamentos e esticador ina.

Fiquei impressionado com a correia contitech!
Meu mecanico me mostrou uma correia contitech que evitou um golzinho 16v ir pro brejo.
Os rolamentos travaram e ela comeu até o aço, mas não partiu. O cara ainda andou uma semana com aquela gemedeira no motor e a bendita não partiu.
Não sei se ele deu sorte, mas o material me pareceu ser bom! Veremos se dura 50mil km ou 05 anos, que é a frequencia com que eu troco esse item.

Sobre a negociação com a "DSR", parece estar tudo indo bem. O atendimento deles é impecável.
O pagamento já foi aprovado e estarão enviando a peça amanhã pela manhã via motoboy.
Se der tudo certo, a Accioly vai ter que suar para ganhar meu dinheiro. rs

Interessante você falar sobre esse lance de tirar e depois não caber mais!
No ka que tive, quando a termostática travou, tiramos o alojamento (com motor frio) e colocamos no carrinho.
Uns 30s depois, ouvi um estalo forte, e quando virei para o lado e vi o alojamento rachado ao meio!
Acho que a peça foi deformando e a própria fixação não deixava ela quebrar.
Essa pecinha foi cara: R$ 500,00! Só achei na dona ford... depois disso penso duas vezes antes de comprar um ford.

Abs!

Garagens:
Imagem

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

por Alcir Andreoni » 22 Ago 2013, 15:24

rgapski escreveu:
Almeidão escreveu:Bem, esta capa não dura pra sempre e o cara que tirou não tem culpa mas o que aconteceu não é sobre natural. Enquanto ela estava no local ela estava perfeita apesar de ter recebido calor e perdido a têmpera dela, e ao retirar ela já vai voltar diferente porque a simples liberação dela do local já empenará a mesma. O correto é trocar mesmo, fica melhor que colocar um calço para manter ela afastada. Isto é meio parecido aquele anel de borracha que está em um local e logo que você tira fora ele não cabe mais.

Almeidão,

Como disse, não posso culpar ninguém pelo ocorrido, até porque o carro tinha saído da oficina 100%, sem qualquer ruído. Se o erro fosse de montagem, ali mesmo já ia acusar!

Essas coisas acontecem. Quem sugeriu que poderia ter sido montado errado foi o próprio mecânico.
Ele me disse que as vezes a gente força um pouquinho pra colocar as coisas no lugar, só que esquece que no cofre do motor o calor é infernal, e qualquer coisinha pode causar isso... mas tudo bem! É só uma peça de plastico.
Só achei que custa muito caro (R$ 170) pela peça que é. Paguei R$ 110,00 pela "DSR".

O que mais me choca é o rolamento de apoio já estar estragado!
A peça não tem 10 meses e não rodou 10mil km ainda!
Ainda bem que a capa começou a fazer barulho, senão eu ia rodar até o apoio roncar alto ou travar.
E como mexer na correia dentada é delicado, sempre que mexo ali, nunca reaproveito nada.
E la se vão quase 350 reais com kit da correia dentada.
Só que dessa vez não comprei nada na CCS. A correia comprei contitech (continental), rolamentos e esticador ina.

Fiquei impressionado com a correia contitech!
Meu mecanico me mostrou uma correia contitech que evitou um golzinho 16v ir pro brejo.
Os rolamentos travaram e ela comeu até o aço, mas não partiu. O cara ainda andou uma semana com aquela gemedeira no motor e a bendita não partiu.
Não sei se ele deu sorte, mas o material me pareceu ser bom! Veremos se dura 50mil km ou 05 anos, que é a frequencia com que eu troco esse item.

Sobre a negociação com a "DSR", parece estar tudo indo bem. O atendimento deles é impecável.
O pagamento já foi aprovado e estarão enviando a peça amanhã pela manhã via motoboy.
Se der tudo certo, a Accioly vai ter que suar para ganhar meu dinheiro. rs

Interessante você falar sobre esse lance de tirar e depois não caber mais!
No ka que tive, quando a termostática travou, tiramos o alojamento (com motor frio) e colocamos no carrinho.
Uns 30s depois, ouvi um estalo forte, e quando virei para o lado e vi o alojamento rachado ao meio!
Acho que a peça foi deformando e a própria fixação não deixava ela quebrar.
Essa pecinha foi cara: R$ 500,00! Só achei na dona ford... depois disso penso duas vezes antes de comprar um ford.

Abs!

Para você ver como são as coisas. No meu Astra eu coloquei o tensor da correia dentada da marca INA e ele travou aberto com um pouco mais de 5.000km.

Nunca mais compro nada da INA, depois dessas. E olha que minha afilhada trabalha na empresa...
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda

por rgapski » 22 Ago 2013, 15:39

Alcir Andreoni escreveu:Para você ver como são as coisas. No meu Astra eu coloquei o tensor da correia dentada da marca INA e ele travou aberto com um pouco mais de 5.000km.

Nunca mais compro nada da INA, depois dessas. E olha que minha afilhada trabalha na empresa...

Alcir,

Muito interessante seu relato!
Me disseram que o rolamento original da GM é INA, mas não notei isso quando comprei o kit da correia dentada.

Além desse rolamento de apoio (original), já tive outro problema com rolamento original, que é aquele tensor da correia poly-v que já troquei uma par de vezes!

Também tive sérios problemas com rolamento da SKF.
No ka eu coloquei SKF na embreagem e nas rodas. Não duraram nada.
A embreagem começou a roncar com 15mil km e as rodas depois de 20mil.
Não sei que fim levou, pois vendi o carro assim.

Se não dá pra confiar no original, o que fazer?

Abs!

Garagens:
Imagem

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Alcir Andreoni » 22 Ago 2013, 20:30

rgapski escreveu:
Alcir Andreoni escreveu:Para você ver como são as coisas. No meu Astra eu coloquei o tensor da correia dentada da marca INA e ele travou aberto com um pouco mais de 5.000km.

Alcir,

Muito interessante seu relato!
Me disseram que o rolamento original da GM é INA, mas não notei isso quando comprei o kit da correia dentada.

Além desse rolamento de apoio (original), já tive outro problema com rolamento original, que é aquele tensor da correia poly-v que já troquei uma par de vezes!

Também tive sérios problemas com rolamento da SKF.
No ka eu coloquei SKF na embreagem e nas rodas. Não duraram nada.
A embreagem começou a roncar com 15mil km e as rodas depois de 20mil.
Não sei que fim levou, pois vendi o carro assim.

Se não dá pra confiar no original, o que fazer?

Abs!

Isso é uma pergunta difícil...

No meu caso acho que foi azar.

Eu já usei SKF e não tive problema. Tanto na correia de acessórios como na dentada, e ficou muito bom.
Imagem

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda

por rgapski » 23 Ago 2013, 09:38

Alcir,

Acho que a questão é sorte mesmo.
Em um outro carro que tive, coloquei amortecedor da monroe e eles estouraram em duas semanas. Ficaram babando óleo.
Substitui por cofap e não deu mais problemas.

No vectra, quando comprei, ele estava com amortecedores cofap, instalados a menos de 10mil km (tinha a nota do serviço).
Quando fiz a desmontagem geral vi que eles estavam vazando.
Comprei o "original" AcDelco, que se não me engano, são feitos pela monroe, e estão há um ano firmes e fortes.

Eu costumo comprar original porque as chances de dar problema são menores, mas como dizem por ai: "shit happens".

Atualizando o post:

A "desconto sobre rodas" esta entregando, neste momento, a peça na oficina.
Economizei uma boa grana comprando com eles. Fica a dica.

Abs!

Garagens:
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI

por Almeidão » 23 Ago 2013, 13:25

O esticador da dentada é algo complicado, tenho uma amigo mecânico que me chamou sábado passado para ver o que aconteceu no motor que ele mesmo fez 20 dias antes. O Esticador travou, veja bem ele travou não o rolamento dele e por este motivo quebrou o parafuso e ferrou o corsa 16V com o motor recém feito. Eu nunca tinha nem pensado nesta hipótese e não acreditaria se qualquer um me contar, por isto fui la e vi.

Sobre peças, realmente o rolamento Ina é fornecedora para algumas montadora. Mas eu comentei algo estes dias sobre amortecedores que comprei original e devemos ter cuidados com peças que podem ser recondicionadas e é possível sim comprar um rolamento ou um amortecedor recondicionado e isto não vai acontecer comprando na concessionária.

Correia dentada, esta marca é boa, uso dela, Gate ou Goodyear, porem para não correr riscos eu troco a cada 30.000 km, acho este item barato e não tenho que pagar mão de obra para isto. Não se esquecendo de comprar correias com a especificação HNBR, sendo assim já é primeira linha. Ainda sobre a Contitech, eu não gostei dela no alternador, não por ser fraca, apareceu um ruído que era interminável, mas como dentada ela é ótima.

Um pergunta ar: Que maluco é este que anda com um carro fazendo barulho que não é normal do carro? Bem, por este motivo as vezes vemos carros capotados porque soltou uma roda.

Sds
Imagem

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda

por rgapski » 23 Ago 2013, 13:50

Almeidão escreveu:O esticador da dentada é algo complicado, tenho uma amigo mecânico que me chamou sábado passado para ver o que aconteceu no motor que ele mesmo fez 20 dias antes. O Esticador travou, veja bem ele travou não o rolamento dele e por este motivo quebrou o parafuso e ferrou o corsa 16V com o motor recém feito. Eu nunca tinha nem pensado nesta hipótese e não acreditaria se qualquer um me contar, por isto fui la e vi.

Sobre peças, realmente o rolamento Ina é fornecedora para algumas montadora. Mas eu comentei algo estes dias sobre amortecedores que comprei original e devemos ter cuidados com peças que podem ser recondicionadas e é possível sim comprar um rolamento ou um amortecedor recondicionado e isto não vai acontecer comprando na concessionária.

Correia dentada, esta marca é boa, uso dela, Gate ou Goodyear, porem para não correr riscos eu troco a cada 30.000 km, acho este item barato e não tenho que pagar mão de obra para isto. Não se esquecendo de comprar correias com a especificação HNBR, sendo assim já é primeira linha. Ainda sobre a Contitech, eu não gostei dela no alternador, não por ser fraca, apareceu um ruído que era interminável, mas como dentada ela é ótima.

Um pergunta ar: Que maluco é este que anda com um carro fazendo barulho que não é normal do carro? Bem, por este motivo as vezes vemos carros capotados porque soltou uma roda.

Sds

Almeidão,

Pelo mesmo motivo gosto de comprar peças na CCS: não corremos o risco de uma peça falsificada/recondicionada.
Mas o que não me deixa tranquilo é que é o segundo problema que tenho com rolamentos adquiridos na CCS!
Talvez tenha sido azar meu... vai saber!
O importante é sempre ficar de olho (e ouvido) no funcionamento do carro. Qualquer coisa diferente já é motivo para analisar.

Sobre o golzinho, o dono é um garotão, que pelo visto não tem $ nem para colocar gasolina no carro e deve gastar o salario todo pra pagar a parcela do carro.
Ele só encostou quando tinha grana pra arrumar, e enquanto isso foi rodando com aquele barulho de gato saindo do motor... kkkkk

Abs!

Garagens:
Imagem

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Alcir Andreoni » 23 Ago 2013, 17:06

Almeidão escreveu:Um pergunta ar: Que maluco é este que anda com um carro fazendo barulho que não é normal do carro? Bem, por este motivo as vezes vemos carros capotados porque soltou uma roda.

Sds

Estou cansado de ver gente fazendo isso o tempo todo...
Imagem

sandro borba
GL Member
GL Member
Nome Completo: sandro de borba
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

por sandro borba » 23 Ago 2013, 19:57

o meu faz tempo que esta raspando o esticador da correia na tampa, quando começou levei no mecanico e ele desmontou aquela parte e disse que era somente a correia que raspava na tampa quando o motor esquentava

http://www.youtube.com/watch?v=p1Hvv7bXHlE

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda

por rgapski » 23 Ago 2013, 20:34

Pessoal,

Problema resolvido.
A tampa foi trocada e o motor voltou a ser silencioso!
Amanhã posto foto da tampa antiga, que estava bem empenada, totalmente retorcida.

Sobre o site "desconto sobre rodas", recomendadissimo. Preço bom e ótimo atendimento.

Garagens:
Imagem

14 mensagens   •   Página 1 de 1