por Ricardo Crispim »
04 Set 2013, 17:32
Almeidão escreveu:Logo um postará foto para você, eu sou ruim de fotos, até acho que o Crispim deve ter hehhehe.
Mas amigo, este mecânico deve ser ruim pra burro, nunca vi nada tão fácil de mexer em um Vectra.
Na realidade eu não tenho não, rsrsrs, mas dei um jeitim de arrumar um how to do outro fórum que é de um amigo da regional MS, o Everton Legionário e creio que ajudará.
Segue abaixo:
Trocando bucha e bieleta da barra traseira:
"Vamos lá.
As peças novas
Buchas da barra estabilisadora:

1º - tirar as rodas e por o carro no cavalete
2º - soltar parafusos das bieletas, é apenas um em cada peça, a outra extremidade da bieleta é apenas encaixada na barra

3º - soltar os parafusos dos suportes das buchas da barra, são dois suportes, consequentemente 02 parafusos

depois dessas etapas a barra estará solta do carro com as buchas e bieletas velhas presas a ela, é preciso tirá-la de baixo do carro, dá um trabalhinho pois tem que passa-la entre o escapamento e o fundo do carro, mais com jeitinho sai tranquilo

O próximo passo é tirar as peças velhas. O que dá mais trabalho é tirar as bieletas, pois são encaixadas na barra e como não tinha ferramenta própria, mandei a marreta e tirei fora, danificou toda a bieleta, mais tranquilo não ia ocupa-la mais mesmo,
, porém a barra ficou intacta, as buchas saem facil.
Pra montar, também a parte mais trabalhosa é encaixar a bieleta nova na barra, se tiver vasilina vai ajudar muuuiiitto, como eu não tinha, tive que apelar para o óleo de motor mesmo para lubrificar a borracha da bieleta e a ponta da barra, e por muita força empurrando a ponta da barra para encaixar, a seco não consegui fazer encaixar.
Depois de tudo no lugar e hora de montar a barra, volte ela pro seu devido lugar, passando entre o escapamento e o fundo do carro, prenda primeiro os parafusos dos suportes das buchas sem apertar totalmente, prenda os parafusos das bieletas e faça o reaperto de todos os parafusos.
Pronto, agora é só baixar o carro do cavalete.
Fiz esta troca pois havia um toc toc na suspensão traseira que não havia sido resolvida somente com a troca das buchas hidráulicas, trocando estas peças, acabau-se todo o barulho que habia na suspensão traseira, graças a Deus.
Desculpem a qualidade das fotos pois foram tirada como celular mesmo, tudo na intensão de ajudar."
EvertonVoltando eu aqui, para dar uma complementada, procurei uma foto da suspensão na internet e a melhorzinha que achei foi essa, só para você ter uma idéia da posição da barra na suspensão...

Espero ter ajudado, se necessitar de mais alguma informação, é só dar um alô..
Forte abraço!!