por rgapski »
17 Set 2013, 16:07
Leandro,
Esses "relóginhos" tem suas utilidades. Acho que vão além de "tuning".
O motor de um carro automático funciona igual ao de um manual, a unica diferença é que o automático troca as marchas para voce, rs.
A medição de mais parametros do motor é sempre bem vinda! Eu acho que só a indicação de temperatura no painel é insuficiente... Saudade dos tempos em que a GM colocava todas as informações no painel do monzão! rs
A utilidade desses relógios é monitorar o funcionamento do carro em tempo real.
No seu caso, pode-se verificar as condições dos seguintes itens:
- Pressão do óleo: se ela cair, dá pra ver que o óleo "afinou", ou que algo no sistema não esta 100%;
- Pressão de combustível: se cair, dá pra saber se a bomba ou regulador de pressão estão ruins, sem ter que esperar o motor falhar;
- Voltímetro: se a voltagem esta caindo com o carro ligado, sinal de alternador com problemas;
- Hallmeter: se o carro ficar "pobre", dá pra saber se temos um bico sujo ou alguma coisa que não esta indo bem.
Faço apenas uma ressalva: existem muitos instrumentos à venda sem qualquer precisão.
Eu já tive carro com preparação aspro e tive que instalar uns instrumentos para monitorar o funcionamento do carro.
Comprei uns instrumentos da cronomac (pressão comb e óleo) que deram defeito com 2 meses (perderam a precisão).
O hallmeter funcionava da cronomac funcionava bem (tinha sonda própria). Mas acho que esse deve ser igual entre todos os fabricantes, pois os componentes eletronicos devem ser iguais.
No fim, eu troquei os "cornomac" pelos auto meter (custaram bem mais caro), mas eram 100% precisos! Foram embora com o carro... rs
Abs