O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BTroca de buchas hidraulicas. ENGELMAN, alguem conhece?

29 mensagens
  • 1
  • 2
luizhbh
GLS member
GLS member
Nome Completo: Luiz
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Troca de buchas hidraulicas. ENGELMAN, alguem conhece?

por luizhbh » 21 Set 2013, 04:46

Bom, to com uma leve dúvida aqui, há um tempo atrás, quase uns dois anos troquei as quatro buchas hidráulicas, e por estar meio curto de grana na época eu pus as genericas mesmo... Elaion(ou coisa do tipo...) agora, descobri que UMA delas do lado esquerdo abriu o bico e tá fazendo o famoso toc toc na traseira. Testei as bieletas da barra estabilizadora também e estão ok !

GRAÇAS AO BOM DEUS, minha situação tá melhor hoje e me possibilitaria até mesmo tirar a velhas e colocar as 4 originais da GM.

Mas.... o escorpião no bolso tá pesando, além da necessidade maior de dar uma guaribada na suspensão dianteira(com troca de molas e amortecedores e etc...), para poder comprar e colocar 2 pneus Continental novos(já coloquei 2 nas rodas traseiras), trocar o para brisas que tá todo riscado, e olhar uma batida irritante na caixa de direção, além de talvez trocar a bobina e o módulo do alarme! !hahahahahah! ! TÔ FUUUUU ! ! ! Vou ficar pobre de novo! !

Falei isso tudo para passar o panorama da coisa antes de perguntar o que quero..

Será que seria ruim pra saúde mecânica do suspensão se eu trocasse só as duas buchas hidraulicas do lado esquerdo, já que as da direita estao beleza?

E um vendedor da BHZ jura de pé junto que a tal bucha ENGELMAN que eles estão vendendo lá por 30 e poucos reais é a mesma que a GM bota na caixa dela de concessionaria.

Alguém conhece e confia nessa marca?? Eu confesso que prefiro gastar um pouco mais e colocar as da GM mesmo, mas já ouvi dizer que elas também estouram com relativa rapidez...
Imagem

keliton
Velha Guarda
Velha Guarda
Nome Completo: Keliton santos oliveira
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2004

Re: Troca de buchas hidraulicas. ENGELMAN, alguem conhece?

por keliton » 21 Set 2013, 06:00

Olá Amigo, olha eu sou suspeito de falar mais vc viu por ai na sua cidade quanto estao custando as originais? pois a
Esses 30 Reais está muito distante do valor das originais, além do mais acredito que não vale a pena ter o trabalho que tem em remover estas buchas e colocar paralelas pra daqui sei lá 3 meses ter de mexer novamente e outra ja viu a carga que essas buchas tem que aguentar? é praticamente o peso do carro todo.
Espero ter dado uma luz ai na sua dúvida rs.

Abraços.
Minha Garagem viewtopic.php?f=70&t=7785&p=102688#p102688
Atual: Vectra CD 2004 2.2 16V At. Top Full
Ex Vectra GLS 1998 TOP ( Ainda na Saudade)

Imagem

luizhbh
GLS member
GLS member

por luizhbh » 21 Set 2013, 12:42

Aqui em BH tá na faixa de 95 R$ a original. Mas entenda bem, eu sou do tipo que ODEIA gambiarra e coisa de segunda categoria. Pela minha cabeça pura e simples eu colocaria a original sem piscar. Só que a que eu botei há mais de um ano era paralela também. E como eu disse, já vi gente reclamando de colocar a original e ela durar pouco mais de um ano também...

Se bem que eu to pensando em outra coisa aqui... as oficinas nem sempre tem o extrator adequado para essa bucha... então de repente as originais que não duram, na verdade são vítimas da má qualidade da instalação !

A oficina que eu levo, é uma das UNICAS que conheço na regiao centro sul de BH que tem o extrator... é ridiculo né?? Nem mesmo o povo que mexe com alinhamento e suspensao, costuma ter.. e a ferramenta pra tirar e colocar a bucha custa na faixa de 250 reais... é ridiculo demais pra poder NÃO ter e ferrar com carro dos clientes...
Imagem

luizhbh
GLS member
GLS member

por luizhbh » 28 Set 2013, 16:13

Fui lá olhar e na verdade as buchas eram da maldita ELYON ! ! ! O vendedor vacilou na hora de falar o nome e saiu essa engelman....
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 28 Set 2013, 18:07

Há mais de 5 anos eu paguei 500 nas minhas 4, hoje já é até bem mais barato. Mas 30 é demais.
Primeiro de tudo. Saiba que estas 2 peças cada lado segura as rodas, ou seja são pivores, porém deitados e não pode ser qualquer uma. São itens que devem ser original.

Como voce tem certeza que as bieletas não fazem o toque toque? Na verdade as bieletas traseira dificilmente faz este barulho, o meu é 97 e nunca troquei elas ou buchas delas e meu carro não fica parado mum dia sequer. Mas as buchas que prende o estabilizador onde as bieletas então nas pontas, ou seja as duas buchas de cima, estas sim faz o toque toque. Para testar isto, basta entrar embaixo do carro e pegar no estabilizador no meio dele, entre as buxas e tentar movimentar o carro balançando o para cima e para baixo, qualquer folguinha ali já dá o toque toque.

Sds
Imagem

luizhbh
GLS member
GLS member

por luizhbh » 28 Set 2013, 19:40

Almeidão, vou te falar que da outra vez que troquei as buchas, eu acabei descobrindo que uma das bieletas continuava fazendo o ruido. Aí troquei e ficou tudo beleza. Dessa vez eu fiz o inverso, fui na bieleta PRIMEIRO, e pedi pro mecanico desconectar uma delas, pra depois rodar com o carro. O ruído continuava e o resto das coisas da suspensão estão ok. Então por exclusão, acho que é a bucha mesmo a fonte do ruído.

Mas vou meter buchas originais mesmo. Acredito que a fama delas durarem pouco por aqui é devido ao fato de POUQUISSIMAS oficinas terem o equipamento certo pra remoção e instalação. Conheço somente duas até agora que alegam ter o extrator correto, em vez de meter na prensa ! Imagino que colocar essas buchas com prensa deve apressar o processo de degradação delas...
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 29 Set 2013, 19:13

Ela é sempre colocada com a prensa. O problem e a peça que usam antes dela para prensar, ou seja que pegue realmente no corpo externo dela para não danificar o resto.
Imagem

luizhbh
GLS member
GLS member

por luizhbh » 01 Out 2013, 01:09

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 01 Out 2013, 09:07

Não amigo, discorda não. Isto ai é uma ferramenta já com prensa e usado exatamente para quem não tem a prensa. Quem tem a prensa terá outra ferramenta parecida com esta, porem ao invez de ir enroscando vai prensando e no fim de tudo é o mesmo processo. O que realmente quis dizer é que não pode ser a base de martelo. Aliás odeio martelo, marreta e alicte. Tenho alicate somente para tirar abraçadeiras elasticas e marreta bem pequena para trocar os pinos das portas.
Imagem

luizhbh
GLS member
GLS member

por luizhbh » 01 Out 2013, 14:16

Sim... mas essa ferramenta não tem a mesma pressão de uma prensa e é mais adequada. O problema, pelo menos aqui em BH é que os caras metem a peça na prensa hidráulica de qualquer jeito e vão na base do martelo e marreta...
Eu já vi uma vez uma sessão de tortura medieval pra encaixar uma bucha dianteira do Polo que fiquei assustado !

O povo daqui em geral não tem ferramenta e muito menos habilidade. A peça entra torta? Mete a marreta do outro lado pra compensar... o parafuso enviesou por ter sido colocado errado? Não precisa tirar e recomeçar, basta aplicar mais força na chave, de preferência com extensor de cabo... e por aí vai...
Imagem

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

por Alcir Andreoni » 01 Out 2013, 14:20

luizhbh escreveu:Sim... mas essa ferramenta não tem a mesma pressão de uma prensa e é mais adequada. O problema, pelo menos aqui em BH é que os caras metem a peça na prensa hidráulica de qualquer jeito e vão na base do martelo e marreta...
Eu já vi uma vez uma sessão de tortura medieval pra encaixar uma bucha dianteira do Polo que fiquei assustado !

O povo daqui em geral não tem ferramenta e muito menos habilidade. A peça entra torta? Mete a marreta do outro lado pra compensar... o parafuso enviesou por ter sido colocado errado? Não precisa tirar e recomeçar, basta aplicar mais força na chave, de preferência com extensor de cabo... e por aí vai...

Uma vez, fiz a troca de buchas de bandeja (aqui em São Pualo é assim que se chama, em outros lugares é balança) de um Palio sem prensa.

O mecânico usou um parafuso grande com duas porcas e arruelas do tamano da bucha, colocou na morça e foi apertando uma das porcas até que a bucha entrasse...

Deu um baita dum trabalho...
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 01 Out 2013, 14:34

Sem ferramenteas tudo é complicado, e a ferramenta certa nas mãos da pessoa errada, idem. A prensa não é tão violenta assim, digo prensa manual, aqui na empresa onde trabalho tem duas um Hidraulica manual (com macaco) voce bomba o macaco e coloca a força que quizer e tem outra hidraulica porem comandada por um motor eletrico onde comanda o óleo, ai meu esta nem perto passo dela. Voce não regula a força dela, engosta na peça e é uma só, se der errado adeus peça. Completando ainda sobre a prensa, não é só a ferramenta que é importante e sim o gabarito onde a peça fica para que se possa sacar a bucha.

Bem, não importa o correto é não usar martelo, marretas tanto para colocar buchas como para tirar pivores.
Imagem

luizhbh
GLS member
GLS member

por luizhbh » 01 Out 2013, 23:15

Ah sim... prensa manual é outra coisa.. a que eu estou falando é a hidraulica mesmo! ! Os caras metem as peças entre barras de ferro e encaixam carcácas de rolamentos e etc em cima das buchas, e mandam ver na pressão! !
Imagem

Guillas
GL Member
GL Member
Nome Completo: Guilherme de Almeida Barboza
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

por Guillas » 10 Jul 2015, 09:31

Bom dia pessoal,

Também vou precisar trocar essas buchas e vou colocar original também, vocês acham que essa ferramenta dá certo:

http://www.lojadomecanico.com.br/produto/1511/1/488/ferramenta-para-colocar-e-retirar-a-bucha-da-suspensao-traseira

Estou querendo fazer o serviço em casa será que consigo?

dennis_suzano
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: denis silva
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2005

por dennis_suzano » 10 Jul 2015, 12:36

Guillas escreveu:Bom dia pessoal,

Também vou precisar trocar essas buchas e vou colocar original também, vocês acham que essa ferramenta dá certo:

http://www.lojadomecanico.com.br/produto/1511/1/488/ferramenta-para-colocar-e-retirar-a-bucha-da-suspensao-traseira

creio que não servirá pois esta descrito mais em baixo
• Ferramenta para colocar e retirar a bucha da suspensão traseira:
- Linha VW: Gol, Voyage, Parati e Saveiro

JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por JoãodoValle » 10 Jul 2015, 13:30

Guillas escreveu:Bom dia pessoal,

Ela até se parece com essa mesmo, mas conforme o amigo disse a descrição não bate, ela pode ter o diâmetro diferente para o vectra.

Para o vectra é essa:

http://www.lojadomecanico.com.br/produt ... ntas-cr222

luizhbh
GLS member
GLS member

por luizhbh » 11 Jul 2015, 05:13

De fato, ela não vai servir não. repare na foto da que usa no vectra. Ela tem diametro diferente, e aquelas várias peças dela se encaixam feito um quebra cabeça tanto na hora de desmontar a bucha hidraulica quanto na hora de montar.
Imagem

F_Camargo
Member
Member
Nome Completo: Fábio Henrique de Paula Souza Camargo
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.

por F_Camargo » 12 Jul 2015, 23:56

Boa noite pessoal,
Alguém sabe me confirmar se são 4 buchas hidráulicas na suspensão traseira? Comprei um vectra 2001 há 2 anos, e fazia esse toctoc, aí fui em uma oficina, e me pediram R$ 2000,00 em 6 buchas, não tive coragem, visto que já estava gastando bastante na primeira revisão que eu fazia, aí fui em outra oficina, e trocaram só as bieletas, e o barulho parou, porém, agora voltou a fazer. Não sei se é a bieleta de novo, ou se é a bucha.
Obrigado

Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk

JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por JoãodoValle » 13 Jul 2015, 08:09

F_Camargo escreveu:Boa noite pessoal,
Alguém sabe me confirmar se são 4 buchas hidráulicas na suspensão traseira? Comprei um vectra 2001 há 2 anos, e fazia esse toctoc, aí fui em uma oficina, e me pediram R$ 2000,00 em 6 buchas, não tive coragem, visto que já estava gastando bastante na primeira revisão que eu fazia, aí fui em outra oficina, e trocaram só as bieletas, e o barulho parou, porém, agora voltou a fazer. Não sei se é a bieleta de novo, ou se é a bucha.
Obrigado

Amigo,verifique antes de tudo as buchas da barra estabilizadora traseira, elas tbm podem gerar esse ruído.

Sobre as buchas hidráulicas são 4 mesmo 2 em cada extremidade, exitem tbm duas buchas que vão no centro do conjunto, além das buchas da barra como citei, por esse conjunto todo original vc não paga 500,00 (100,00 cada bucha hidráulica, 20,00 bucha da barra, 50,00 buchas centrais). mão de obra é injusto cobrar fortunas se existem ferramentas próprias que não dão o mínimo de trabalho pra trocar essa peça.

Na outra oportunidade que vc trocou essas buchas foram colocadas originais? Saliento que paralelas não duram nada.

luizhbh
GLS member
GLS member

por luizhbh » 13 Jul 2015, 17:41

F_Camargo escreveu:Boa noite pessoal,
Obrigado

De fato essa suspensao traseira do vectra pode ser BEM "arteira" quando passa por mãos erradas.... como voce nao disse, ou talvez não saiba especificar as buchas, vou assumir que por esse preço possa ter sido as 4 buchas hidráulicas e as duas grandonas do eixo mesmo. Pois elas é que poderiam levantar um preço desses. Mas as bieletas TAMBEM dão uns estalos, eu mesmo já passei por isso quando comprei meu vectra. Suei frio com o toc toc... e quando vi era bieleta traseira com folga.

PORÉM o dono anterior havia botado bucha hidraulica meia boca, e pouco tempo depois o ruido voltou e eram elas.

Um bom macete pra voce descobrir se é a bieleta, e que funcionou comigo direitinho, é pedir pra o mecanico soltar uma das bieletas. Isso é fácil de fazer, basta o cara ter um macaco jacaré ou entao levantar o carro no elevador. Coisa rápida mesmo, tipo dez minutos.

Aí voce dá uma voltinha rápida SEM CORRER MUITO em uma rua mais esburacada, sei lá... alguma rua que voce SABE que o barulho aparece. Com uma bieleta solta, a barra deixa de ter pressao sobre a outra bieleta que está presa e se o problema for em uma delas o barulho acaba.

SE o barulho continuar voce pode partir pra outra coisinha que me pegou pesado no final do ano passado... a HASTE do amortecedor traseiro! !

Eu estava com amortecedores recem trocados, e começou um toctoc na traseira esquerda, fiquei quase louco com isso, rodei umas tres oficinas, desmontamos a suspensão toda, troquei a tal da buchona do braço ao chassi, e cheguei e filmar o ruido pra mostrar... e os caras insistindo que era a bucha hidráulica. Mas eu nao queria aceitar, pois havia comprado elas na concessionária, há coisa de um ano(na época) paguei CARO, rodei até achar quem tivesse a ferramenta certa pra troca... enfim...

Numa dessas desmontadas surgiu a ideia de ser o amortecedor, um cofap turbogás comprado novo... aí virou outra discussão do absurdo pois eles eram novos e eu só rodei em asfalto com eles.. não havia como ser isso! !

No final briguei com a gerente da oficina e paguei outra mão de obra pra ela parar de reclamar e quando tiramos o amortecedor, a haste estava FROUXA, do cara sacudir ela pros lados com a mao. O amortecedor tava "sambando" no encaixe dele e aí dava as batidas !! EM tempo dessa porqueira quebrar e me causar um acidente ! !

Veja aí o video, nao preocupe pois ele é quase todo preto mesmo... mais ou menos aos 1:25 dá um ruido mais nitido.

http://www.youtube.com/watch?v=fnxOzMkMBMk
Imagem

29 mensagens
  • 1
  • 2