O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BQuase trágedia... cuidado com esse tipo de bomba dagua

45 mensagens
jm_vectrab
GL Member
GL Member
Nome Completo: JM
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 1999/2000

Quase trágedia... cuidado com esse tipo de bomba dagua

por jm_vectrab » 06 Out 2024, 11:16

Fala turma,

Ainda tentando entender o que ocorreu... essa passou bem perto...

Estava rodando na cidade quando escuto um barulho forte de metal batendo, parecia ate biela, como estava no transito e nao tinha como parar continuei alguns metros ate conseguir... mas ai o barulho ja tinha ido embora e como estava na correria acabei nao dando muita atencao... imaginei que fosse o protetor de carter q esta com um dos parafusos espanados e fica vibrando as vezes... hoje penso... pq nao olhei melhor isso...

enfim, isso ja deve ter umas 3 semanas, rodei mais varias vezes, e ontem fiz uma viagem de 250km... ao chegar no destino notei um ruido vindo das correias... ao olhar melhor:
Imagem

Como podem ver, parece a bomba dagua esta em cima do parafuso do esticador que da pra ver pela capa, isso seria impossivel! e notei a capa toda comida tambem pela correia, ai ja percebi a merda, e como o carro estava funcionando normalmente???

hoje desmontei pra analisar e olhem o estrago... essa porcaria de bomba dagua tem essa parte prensada ao invez de ser uma peça unica... resultado? se soltou e quase arrebentou a correia /motor...
Imagem
Imagem
Imagem

bomba dagua Nidec japonesa, n tem nem 1 ano... foi a mais cara q tinha na autopeças alias pois a anterior shadeck deu vazamento com menos de um ano tbm e tentei;queria uma "melhor"... correia e esticador tbm sao novos nao tem 5000km....

enfim, motor continua no ponto, funcionando normal, mas sem esse guia da bomba dagua a correia fica sobresaltada pra fora... (vejam foto abaixo funcionando) acho que daria pra trocar so a correia e rodar assim ate porque voltei 150km nessa situacao... mas vou trocar todo kit o quanto antes e arumar uma nova capa tbm,,, deixei sem a capa pra ir monitorando...

vcs ja viram isso? é normal esse sobresalto ou sera que tem algo desalinhado forçando demais pra fora a correia? pois em teoria o que mantem ela no trilho é apenas a engrenagem do gira e essa aba da bomba dagua...

essas peças de hoje, ate marca "boa" reduzindo custo assim, tudo farinha do mesmo saco...
Imagem
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 06 Out 2024, 18:50

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje Fala turma,

Ainda tentando entender o que ocorreu... essa passou bem perto...

Estava rodando na cidade quando escuto um barulho forte de metal batendo, parecia ate biela, como estava no transito e nao tinha como parar continuei alguns metros ate conseguir... mas ai o barulho ja tinha ido embora e como estava na correria acabei nao dando muita atencao... imaginei que fosse o protetor de carter q esta com um dos parafusos espanados e fica vibrando as vezes... hoje penso... pq nao olhei melhor isso...

enfim, isso ja deve ter umas 3 semanas, rodei mais varias vezes, e ontem fiz uma viagem de 250km... ao chegar no destino notei um ruido vindo das correias... ao olhar melhor:
Imagem

Como podem ver, parece a bomba dagua esta em cima do parafuso do esticador que da pra ver pela capa, isso seria impossivel! e notei a capa toda comida tambem pela correia, ai ja percebi a merda, e como o carro estava funcionando normalmente???

hoje desmontei pra analisar e olhem o estrago... essa porcaria de bomba dagua tem essa parte prensada ao invez de ser uma peça unica... resultado? se soltou e quase arrebentou a correia /motor...
Imagem
Imagem
Imagem

bomba dagua Nidec japonesa, n tem nem 1 ano... foi a mais cara q tinha na autopeças alias pois a anterior shadeck deu vazamento com menos de um ano tbm e tentei;queria uma "melhor"... correia e esticador tbm sao novos nao tem 5000km....

enfim, motor continua no ponto, funcionando normal, mas sem esse guia da bomba dagua a correia fica sobresaltada pra fora... (vejam foto abaixo funcionando) acho que daria pra trocar so a correia e rodar assim ate porque voltei 150km nessa situacao... mas vou trocar todo kit o quanto antes e arumar uma nova capa tbm,,, deixei sem a capa pra ir monitorando...

vcs ja viram isso? é normal esse sobresalto ou sera que tem algo desalinhado forçando demais pra fora a correia? pois em teoria o que mantem ela no trilho é apenas a engrenagem do gira e essa aba da bomba dagua...

essas peças de hoje, ate marca "boa" reduzindo custo assim, tudo farinha do mesmo saco...
Imagem
Imagem

A única coisa que eu posso entender sobre esta aba é que se o rolamento da bomba folgar demais pode soltar a correia e atropelar as válvulas, se a bomba ti8ver nova não vai acontecer nada, um exemplo a correia do alternador tem dois tipos de polias uma com aba e outra sem, as com aba não dão certo no meu carro e eu uso sempre sem aba. Detalhe o rolamento desta bomba tem uns 4 cm de largura ou mais, e para estragar levariam anos e eu que troco a bomba entre 2 e 3 anos de uso, com certeza esta aba no meu carro só é peso a mais que carrego.
Bomba eu procuro sempre com esta polia metálica, se tiver o rotor metálico melhor ainda, Nakata, Shadeck e Delphi são as que uso e a próxima será Nakata, justo porque eu abri a ultima para ver este rolamento e com certeza nunca eu consigo uma que veda 100% no meu carro, não sei se é defeito de fabrica ou se são as bombas que uso, mas como eu troco a cada 3 anos no máximo, então este pouquinho que mina nela não me atrapalha, mas meu carro uso todos os dias.

Mas vou dize pra ti, você teve uma sorte danada, porque se esta peça entrasse ente os dentes da correia seria um prejuízo danado.
Imagem

jm_vectrab
GL Member
GL Member

por jm_vectrab » 06 Out 2024, 19:53

Sim tomem cuidado com esse estilo de bomba dagua, com esse guia de latinha prensado ai... me pareceu tao porcaria que qq uma assim pode correr esse risco, vi algumas fotos estao todas vindo assim aparentemente...

Uma decente deveria ter a polia toda em metal com a aba em uma peça unica, sem essa gambiarra! mas se da pra rodar sem, melhor remover antes de instalar entao, pra evitar uma situacao dessas...

Dei baita sorte, se isso cai ali nas polias e arrebenta a correia ja viu o prejuizo / dor de cabeca q ia dar....

Uma coisa que observei o ponteiro esticador no maximo... Vcs ja olharam depois de um tempo se é normal ele ficar assim?

Esta na mesma posicao de quanto instalei, nao mexeu do lugar e tbm nao esta travado, mas é a unica coisa que me vem na cabeça se tem alguma ligacao com isso... Bizarro demais

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 07 Out 2024, 08:57

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje Sim tomem cuidado com esse estilo de bomba dagua, com esse guia de latinha prensado ai... me pareceu tao porcaria que qq uma assim pode correr esse risco, vi algumas fotos estao todas vindo assim aparentemente...

Uma decente deveria ter a polia toda em metal com a aba em uma peça unica, sem essa gambiarra! mas se da pra rodar sem, melhor remover antes de instalar entao, pra evitar uma situacao dessas...

Dei baita sorte, se isso cai ali nas polias e arrebenta a correia ja viu o prejuizo / dor de cabeca q ia dar....

Uma coisa que observei o ponteiro esticador no maximo... Vcs ja olharam depois de um tempo se é normal ele ficar assim?

Esta na mesma posicao de quanto instalei, nao mexeu do lugar e tbm nao esta travado, mas é a unica coisa que me vem na cabeça se tem alguma ligacao com isso... Bizarro demais

Bem, todas de metal são assim e hoje tem umas com polia platica e eu estou fugindo desta polia plástica e não sei até quando. Sobre o esticador depende muito do momento que voce olha no carro, se voce levantar roda direita dianteira e colocar uma quinta e girar esta roda, o esticador vai movimentar hora esticado, hora um pouco folgado isto devido a compressão do motor. Por isto que para ajustar este esticador tem que ser sem as velas, ajustar e girar a polia de cima uma volta copleta e conferir. Lembrando que não pode ficar no vai pra frente e pra trás, tem que ser direto e não precisa está certinho no ponto para conferir o esticador, basta parar onde quiser depois de uma volta completa e conferir.

Tenho um video ajudando neste ajuste.
https://www.youtube.com/watch?v=x5xsVNYfZ_Y
Imagem

luizhbh
GLS member
GLS member
Nome Completo: Luiz
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1998/1999

por luizhbh » 07 Out 2024, 14:28

EU penso que voce teve sorte mesmo, e que isso na verdade pode ter sido um aviso. Assumindo que NÃO FOI DEFEITO de lote de fabricação, talvez a correia estivesse trabalhando fora de algum ajuste correto e acabou forçando a chapinha pra fora a ponto de arrancá-la. Sugiro que na substituição verifique duas vezes a coisa toda...
Imagem

Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por Ju_Bueno » 08 Out 2024, 08:42

Essa parte que saiu inteira, no Vectra A que tive, aconteceu de quebrar somente um pedaço dela.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 08 Out 2024, 13:35

Recente houve um comentário no meu canal que os engenheiros japoneses aprovaram o paraflu para os carros deles sinceramente não acredito mesmo que seja verdade, agora vem esta de soltar esta aba desta bomba japonesa, acho que estes japoneses precisam abrir os olhos porque esta marca eu não usarei mesmo.
Eu sempre achei esta aba muito mal prensada ali, mas as que tentei tirar depois de usada apresentaram uma boa resistencia e nunca pensei que uma podeira se soltar e ainda sou muito resitente as que vem com esta polia dentada de plástico, eu queria mais informações sobre esta peça sendo assim. O rotor plastico já usei e não tive problemas embora eu busque sempre de ferro.
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: manuel rivas
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

por chirola » 08 Out 2024, 17:01

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje da tentando entender o que ocorreu... essa passou bem perto...

oi , muito tempo atrais deu o mesmo no meu carro e comente em algum topico não lembro cual , na epoca tinha colocado uma bomba marca AC-DELCO vendida na cca como original e cara ainda , muitos falaram que tinha sido mal montado ou o esticador e muita besteira mais a manutenção do carro é eu que faz e a bomba foi montada da forma correta , essa capinha solto numa viagem e por sorte os pedaços não caeu dentro da correia dentada pq teria pulado dente e fudido o cabeçote , a bomba duro exatos 5.300 km ,depois disso coloque a bomba mais barata e sem vergonha do mercado com as aspas de metal que achei e ta la a mais de 3 anos sem problema algum .uma coisa que muitos me criticam mais eu me sinto mais comodo e seguro foi que tire a capa externa da correia para conseguir ver os esticador polias e correia sem desmontar nada geralmente troco as peças cuando acho que ta meio ruim e não por KM rodado se acho que ta um pouco gasta troco .
sempre comento o que eu acho , e euacho que ja poucas marcas fabricam as peças e vem tudo da china e as marcas so pagam para colocar seu nome nas peças chinas , deixo algumas fotos da bomba ac-delco
Imagem
Imagem
Imagem
na ultima foto a bomba que tinha comprado made in argentina kakakak que foi melhor em cualidade do que a vendida como original por 1\4 do valor

jm_vectrab
GL Member
GL Member

por jm_vectrab » 08 Out 2024, 18:33

olha ai, vlw pelo relato Chirola! eu também conversei com uma colega mecânico, ele ja tem uns 20 anos na area e disse que ja viu isso acontecer varias vezes! ela solta e a correia salta um pouco pra fora comendo a capa ali, igual aconteceu no meu, pois oq guia ela é justamente essa aba...

não tem nada errado com o tensionador ou desalinhado igual pensei que podia ter relação

mas minha bomba não tem 10 meses, tenho a nota e ja contatei o SAC da empresa, vou atras de um ressarcimento;solução com eles, vamos ver como se desenrola...

sim Chirola, fiz o mesmo, deixei sem a capa e vou olhando ali por hora, vi esse modelo da shadeck que parece ser uma peça unica, mas a anterior que eu tinha (shadeck) vendo as fotos aqui era igualzinha essa, latinha prensada...

Almeidao, essa de plástico seria uma solução, mas ai e capaz de soltar a polia toda hahah tbm nao pago pra ver, complicado mesmo peças hoje em dia...

Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 08 Out 2024, 18:45

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje essa de plástico seria uma solução, mas ai e capaz de soltar a polia toda hahah tbm nao pago pra ver, complicado mesmo peças hoje em dia

dificil recomendar alguma , eu procure uma com o rotor interno de metal porque os de plastico tem fama de soltar , nunca testei de plastico , mais a polia externa de plastico da medo qte de pensar , por muito tempo coloque bombas da marca urba mais pelo que vi esta fabricando com o rotor internoplastico , pela fabricação da peça imagino que a maioria tenha a capinha da polia soldada com alguns pontos de solda algo de custo de fabricação , algumas colocam a polia com a parte soldada para o lado interno toma cuidado com isso , o melhor e ir na autopeças e ver o produto
Imagem

jm_vectrab
GL Member
GL Member

por jm_vectrab » 09 Out 2024, 09:17

sim tbm prefiro toda em metal, polia e rotor interno, urba foi boa uns 10 anos atras mas hoje em dia ja escutei muitos relatos ruins, ate vendedor de autopeças dizendo q estavam tendo problemas com urba, vai saber...

o certo é ir conferir na loja mesmo, mas parecem q vem tudo do mesmo lugar

me pergunto se nao seria essa posição original que deveriam vir de fabrica? pois a correia força pro lado de fora então teria menos risco ficando assim... sei lá talvez seja melhor

ultima opção da pra remover ela tbm, tendo a guia externa fixa pra manter a correia no lugar ta valendo.. mas ai é o absurdo do consumidor ter q ajustar uma peça por incompetencia dos fabricantes...

Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por Ju_Bueno » 09 Out 2024, 09:19

O que ocorreu no meu caso foi parecido à isso, mas soltou apenas um pedaço.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 09 Out 2024, 10:00

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje essa de plástico seria uma solução, mas ai e capaz de soltar a polia toda hahah tbm nao pago pra ver, complicado mesmo peças hoje em dia

dificil recomendar alguma , eu procure uma com o rotor interno de metal porque os de plastico tem fama de soltar , nunca testei de plastico , mais a polia externa de plastico da medo qte de pensar , por muito tempo coloque bombas da marca urba mais pelo que vi esta fabricando com o rotor internoplastico , pela fabricação da peça imagino que a maioria tenha a capinha da polia soldada com alguns pontos de solda algo de custo de fabricação , algumas colocam a polia com a parte soldada para o lado interno toma cuidado com isso , o melhor e ir na autopeças e ver o produto
Imagem

1 - O rotor de plástico já usei e não tive problemas, aliás já vem montado praticamente em todos os carros nacionais e a polia plastica na maioria e esta ainda me assusta.
2 - Bomba Urba era a melhor, atendia quase todos os carros brasileiro, mas ao mudar para o rotor plástico houve um erro de engenharia e o rotor soltava, inclusive tem um video deles expondo este problema, mas como eles vendiam muito, é possivel que tenha ainda muitas auto peças com este lote e eu não quero nem saber da Urba. E tem mais eles dçao garantia na peça, mas se o motor fundiu por causa dela, duvido que lhe dão outro motor.
3 - Algumas da Shadeck mais nova mudou sim esta polia, acho que já houve mais reclamações e não ficamos sabendo, a minha hoje é Shadeck e é modelo antigo.
4 - Eu não consigo pensar que a correia mal colocada possa arrancar esta peça e nem erro na montagem do esticador, claro que conhecendo como fuciona ali eu acho que esta aba seria uma proteção por possivel folga do rolamento do esticador e uma possivel folga na própria bomba que aliás muitos só trocam quando o carro já fundiu.
5 - Chirola, a capa da correia interna é mais uma proteção para nós que a própria correia, não afeta em nada as peças ali ao andar sem ela na cidade, mas é importante ter a proteção embaixo contra chuva. Eu que mexo muito, achei uma boa ideia kakakakaka[

E o video da explicação da Urba é este abaixo e ele começa que o pessoal por medo não gosta nem de ouvir falar do rotor plástico. Medo ou pavor que eles mesmo criaram colocando esta peça no mercado com este erro. Bem quem é da antiga sabe que a marco Brosol era gigante e quem não tinha um carburador Brosol, tinha problemas e eu não tenho medo deste rotor, já usei e nçao tive probelmas mas fiquei com medo da Urba.
https://www.youtube.com/watch?v=mGIkTGCELzw&t=2s
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 09 Out 2024, 13:24

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje a capa da correia interna é mais uma proteção para nós que a própria correia, não afeta em nada as peças ali ao andar sem ela na cidade, mas é importante ter a proteção embaixo contra chuva. Eu que mexo muito, achei uma boa ideia

o carro nao roda em estrada de terra e a capa da caixa de roda esta completa e em bom estado tambem acho que montagem não consiga estragas a polia da bomba acho que estragaria a correia primeiro mais a capa externa da correia e terrivel pra que mexe no carro ta la guardada e por mim vai continuar a guardada kakakakkakak
polia de plastico pqp acho que as coisas tem que ter um limite de ridiculo , talvez no futuro eles coloquem rolamento impresos em 3D nas peças kakakakakakakka

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje O que ocorreu no meu caso foi parecido à isso, mas soltou apenas um pedaço

pelo visto peças de ma cualidade ou ate fora das medidas originais e coisa cada vez mais comum , so restapra nois testar e tomar cuidados checando as peças trocadas cada certa cuantidade de tempo para se sentir seguro

mias confirmo que pelo menos no meu carro as peças de marcas secundarias ou ate peças sem marca mesmo tem durado mais do que peças de marcas de primeira e marcas muito reconhecidas , pessoalmente não gasto mais dinheiro em peças originais , so sensores (rotação , tps ,map,lambda e bobina )continuo colocando bosch mais peças mecanicas vai a mais em conta mesmo so checo o acabamentoe aparente cualidade da peça antes de comprar

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 09 Out 2024, 14:55

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje a capa da correia interna é mais uma proteção para nós que a própria correia, não afeta em nada as peças ali ao andar sem ela na cidade, mas é importante ter a proteção embaixo contra chuva. Eu que mexo muito, achei uma boa ideia

o carro nao roda em estrada de terra e a capa da caixa de roda esta completa e em bom estado tambem acho que montagem não consiga estragas a polia da bomba acho que estragaria a correia primeiro mais a capa externa da correia e terrivel pra que mexe no carro ta la guardada e por mim vai continuar a guardada kakakakkakak
polia de plastico pqp acho que as coisas tem que ter um limite de ridiculo , talvez no futuro eles coloquem rolamento impresos em 3D nas peças kakakakakakakka

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje O que ocorreu no meu caso foi parecido à isso, mas soltou apenas um pedaço

pelo visto peças de ma cualidade ou ate fora das medidas originais e coisa cada vez mais comum , so restapra nois testar e tomar cuidados checando as peças trocadas cada certa cuantidade de tempo para se sentir seguro

mias confirmo que pelo menos no meu carro as peças de marcas secundarias ou ate peças sem marca mesmo tem durado mais do que peças de marcas de primeira e marcas muito reconhecidas , pessoalmente não gasto mais dinheiro em peças originais , so sensores (rotação , tps ,map,lambda e bobina )continuo colocando bosch mais peças mecanicas vai a mais em conta mesmo so checo o acabamentoe aparente cualidade da peça antes de comprar

Realmente as peças hoje estão cada vez pior e o que eu tenho reparado e que a piora vem nas buchas mais cara de fabricante de nome, algo que custa 600 e o concorrente 200, sendo que a do concorrente é melhor. Inclusive se comprar no Ebay uma super bucha ainda fica com os impostos e frete mais barato que as fabricadas aqui deste fornecedor que vende mais caro.
Recente eu gastei R$ 1.172,00 em peças vindo de Londres, o nosso amigo Alê trouxe pra mim, vocês precisam ver a quaidades das peças, comprei dois coxins dianteiro direito/esquerdo marca Febi, dois pivôres Delphi, 4 batentes de amortecedores Febi, Jogo de lona de freio de mão Bosch (agora eu tenho freio de mão), um jogo de molas do freio de mão completo, comprei 16 buchas para os vidros diz ser original Vauxhall Opel, estas não ficaram baratas quase 9,00 cada. Na verdade barato não ficou, mas tenho qualidade nas peças e os coxins do motor GM na Acioly custa quase 500,00 cada um e eu paguei 475,00 nos dois.
Imagem

jm_vectrab
GL Member
GL Member

por jm_vectrab » 17 Out 2024, 18:40

Entrei em contato com o SAC Nidec, expliquei toda a situação com fotos etc e praticamente cagaram pra mim, saiu dos 6 meses de garantia não querem nem saber, nem ao menos analisar o caso para melhoria do produto... terrível. Disseram que saiu da garantia e era isso... "te vira".

Ainda nao tive tempo de ir nas autopeças mas acho que vou tentar Nakata na proxima... uma coisa interessante que encontrei, uma bomba de gol nada haver mas com a imagem da bomba GM olhem só... ou seja, é algo que deve estar ocorrendo mesmo por ai pra marketarem isso....

Imagem
https://www.stockcarpecas.com.br/motor- ... 1-0-16v-at

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 18 Out 2024, 08:57

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje Entrei em contato com o SAC Nidec, expliquei toda a situação com fotos etc e praticamente cagaram pra mim, saiu dos 6 meses de garantia não querem nem saber, nem ao menos analisar o caso para melhoria do produto... terrível. Disseram que saiu da garantia e era isso... "te vira".

Ainda nao tive tempo de ir nas autopeças mas acho que vou tentar Nakata na proxima... uma coisa interessante que encontrei, uma bomba de gol nada haver mas com a imagem da bomba GM olhem só... ou seja, é algo que deve estar ocorrendo mesmo por ai pra marketarem isso....

Imagem
https://www.stockcarpecas.com.br/motor- ... 1-0-16v-at

Eu vou ser sincero, nunca me atentei a esta aba porque nunca aconteceu comigo, ali usam aquela solda rapida aquecendo os pontos com a chapa na posição e é possivel sim erro e ficar umas mau soldadas.
Com certeza na proxima que eu comprar eu vou forçar bem ali com a mão e sentir a resistencia desta aba porque com certeza para soltar esta peça é possivel que ela já venha mau soldada de fabrica.
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 18 Out 2024, 13:47

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje Entrei em contato com o SAC Nidec, expliquei toda a situação com fotos etc e praticamente cagaram pra mim, saiu dos 6 meses de garantia não querem nem saber, nem ao menos analisar o caso para melhoria do produto... terrível. Disseram que saiu da garantia e era isso... "te vira".

não esperava nada diferente realmente ,
se as montadoras não reconhece os defeitos dos carros zero km imagina uma fabrica de bombas , o quetem de carros com as correias banhadas em oleo dando defeito com menos de 80mil km e as montadoras nao reconhece não ia ser diferente no caso de uma bomba de agua .

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Eu vou ser sincero, nunca me atentei a esta aba porque nunca aconteceu comigo,

eu nunca dei atenção para esses detalhes ate que aconteceu no meu carro , pelo visto na hora de trocar peças temos que iniciar uma invetigação akkakakakka.
eu continuo ficando surpreso com os repostos chinos e a melhora na cualidade deles , a treis anos e mais de 30mil km troque o soporte traseiro do motor , aquele grandão e coloque um china o suporte esta integro e com bom aspecto a borracha ainda não mostra sintomas de estar resequida nao pergunta a marca porque não tinha marca na embalagem era um dos mais baratos

jm_vectrab
GL Member
GL Member

por jm_vectrab » 18 Out 2024, 18:21

complicado essas peças "garantia soy yo" temos q analisar mesmo, outra que me surpreende sao esses esticadores da correia do vectra....

ultima vez que fui trocar os retentores precisei desmontar ali e depois quem diz que o tensionador ficava na posição...? isso q era tudo novo, ai comprei outro de marca qqer GPS acho, so pra ver se era o tensor mesmo com problema e deu certo, bateu posicao perfeito, já agora com esse fato da bomba dagua percebi posicao dele la embaixo... tu aperta atras da correia e nem mexe o ponteiro do maldito...

esse sistema parece que da tensao em certo ponto e depois afroxa em outro... a bomba dagua instalada correta com aquele saliencia do bloco apontando o alternador, sem apertar mto o tensor tbm encaixado na posicao bomba de oleo... vi que nos modelos antigos faziam esse ajuste pela bomba dagua mas nao deveria ser o caso aqui

e analisando a peça é simples, tem uma mola e o rolamento, nao devia ter nada estourado pra nao ficar na posicao depois de desmontar... sao coisas que acho q ngm nota pois tem a capa e só vao desmontar pra trocar mesmo...

Almeidao, tu que faz videos se algum dia surgir oportunidade de abrir um tensionador desses pra vermos internamente seria interessante, pelo q analisei tanto faz tensionar horario ou anti-horario, a peça é excentrica e vai cair na mesma posicao independente, so notei que se tensionar horario tu pode abertar o parafuso ao mesmo tempo e travar ele, creio que por esse motivo o manual recomenda anti-horario

jm_vectrab
GL Member
GL Member

por jm_vectrab » 29 Out 2024, 17:59

Pesquisando sobre Nakata achei mais essa, cuidado! mesma coisa:
https://www.youtube.com/watch?v=hWOuisPNDwY

tbm fui no site da acdelco codigos/aplicações, tem varios tipos de bomba dagua e as de 25 dentes do vectra com polia larga e estreita, creio q a larga pros motores 16v mas ai se tem mais alguma diferença tecnica entre esses codigos só se alguem souber...
Imagem

sobre o tensionador que comentei acima, vi alguns videos da turma desmontando motor gm 2.2 8v e todos estavam com o ponteiro la embaixo igual o meu, ja nos 2.0 ainda fica normal, pode ser pelo tamanho da correia que é maior nos 2.2 e 2.4 e fica mais "facil" afrouxar, no fim das contas ele é instalado na mesma posição...

mas ainda nao troquei a bomba dagua, dificil essas peças...

45 mensagens