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Vectra B2.2 16v - Falha com motor frio

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rgapski
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2.2 16v - Falha com motor frio

por rgapski » 02 Dez 2013, 10:38

Pessoal,

Tenho costume de aquecer o carro antes de sair. Coisa de 5 minutos para que o óleo circule.

Porém, neste sábado senti o carro diferente na partida, com vibração excessiva, como se estivesse afogado ou com falhas na ignição.
Esse comportamento se repetiu no domingo e hoje pela manhã.

No sábado, por achar estranho, tentei movimentar o carro pra frente e notei que não tinha força, chegando inclusive a morrer.
Depois que morreu, custou a pegar.
Desconfiado do sensor de rotação, cheguei a mexer no cabo e o carro voltou, com pequenas falhas, mas logo ajustou e ficou normal.

O consumo no CB, quando aquecido, continua em 1.0~1.1 l/h. Normal.
Não notei diferença de desempenho depois de aquecido o motor.

Lembrando que o carro não falha e pega fácil quando quente, o que será que pode ter acontecido?

- Sensor de rotação: Como mexi no cabo dele e voltou a funcionar, fiquei desconfiado.
Esse sensor é novo (tem menos de 15mil km) e original (comprado na CCS).

- Cabos de vela: São NGK e tem uns 20mil km rodados.
Não tenho equipamento para medir a resistência deles.

- Velas: São iridium e novas (menos de 5mil km) com GAP em 1.1.
Será que esta muito aberto? Vou experimentar reduzir para 0,9mm.

Abs!
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Re: 2.2 16v - Falha com motor frio

por Almeidão » 02 Dez 2013, 11:04

Voce checou o regulador de pressão?

Pode ser também o sensor da temperatura da agua., este que tem uma tomada com dois fios, normalmente em cima da saida da agua do motor paa o radiador.

Cabo de velas, sim pode ser. Na verdade os cabos não estragam já falhando, eles vão queimando aos poucos e logo começam a falhar muito. Uns proprietários são mais sensíveis que o outro e percebe isto antes de estragar por completo. Faça este teste para ver se são eles. Passe em um quebra molas, quase que parando o carro em segunda e dá uma pisadinha de leve para ver se ele dá quase uma falhada também. Isto mesmo, quase uma falhada. Se sim, é possivel ser os cabos. Bem, eu só uso o Bosch, acho que algumas peças precisam ser Bosch, nada contra o NGK, eu uso este: CABO DE VELA SCGM – C128 – SIMILAR SG-G72 BOSCH, achei ele muito bom e coloquei ele este ano, não tenho muito tempo de uso ainda para saber sobre a loga vida dele qual seria.

Este seria o sintoma dos cabos, caso não tiver estes sintomas, então eu faria uma limpeza geral na entrada da TBI, bem como borboleta e atuador de marcha lenta, isto antes de trocar qualquer outra peça que não seja os cabos.

Sds
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rgapski
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Re: 2.2 16v - Falha com motor frio

por rgapski » 02 Dez 2013, 11:20

Almeidão escreveu:Voce checou o regulador de pressão?

Pode ser também o sensor da temperatura da agua., este que tem uma tomada com dois fios, normalmente em cima da saida da agua do motor paa o radiador.

Cabo de velas, sim pode ser. Na verdade os cabos não estragam já falhando, eles vão queimando aos poucos e logo começam a falhar muito. Uns proprietários são mais sensíveis que o outro e percebe isto antes de estragar por completo. Faça este teste para ver se são eles. Passe em um quebra molas, quase que parando o carro em segunda e dá uma pisadinha de leve para ver se ele dá quase uma falhada também. Isto mesmo, quase uma falhada. Se sim, é possivel ser os cabos. Bem, eu só uso o Bosch, acho que algumas peças precisam ser Bosch, nada contra o NGK, eu uso este: CABO DE VELA SCGM – C128 – SIMILAR SG-G72 BOSCH, achei ele muito bom e coloquei ele este ano, não tenho muito tempo de uso ainda para saber sobre a loga vida dele qual seria.

Este seria o sintoma dos cabos, caso não tiver estes sintomas, então eu faria uma limpeza geral na entrada da TBI, bem como borboleta e atuador de marcha lenta, isto antes de trocar qualquer outra peça que não seja os cabos.

Sds


Almeidão,

Obrigado pelas dicas!

Não fiz o teste (seringa) com o regulador de pressão. Retirei apenas a tomada de vácuo dele e não notei vazamento de gasolina.

Quando o motor esta quente, não existem quaisquer tipos de falhas características de cabos/velas. Consumo e desempenho normais.

É só com o motor frio mesmo e na primeira partida do dia.
Quando ele falha, se eu desligar, ele não pega novamente.
Nenhuma luz de diagnóstico acendeu.

Não tenho equipamento para testar o sensor de temperatura de água que vai para ECU (azul). Desconfio dele também.
Vou experimentar limpar os conectores.

Fiz limpeza de TBI e atuador de ML em Maio, e desde então, não rodei 10mil km com o carro.

Não quero ter que deixar no mecânico,pois quando ocorrem esses defeitos intermitentes eles quase nunca acertam.

Abs!
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Re: 2.2 16v - Falha com motor frio

por Almeidão » 02 Dez 2013, 12:47

Sobre o regulador de pressão, ele não apresenta nada de anormal visualmente quando estragado. Não adianta desconectar ele sem testar porque é impossivel saber, a não ser que ele estourar por dentro, mas nunca vi ou soube de um caso deste.

De qualquer forma parece mesmo ser o sensor temperatura da agua.
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Re: 2.2 16v - Falha com motor frio

por rgapski » 02 Dez 2013, 14:38

Almeidão escreveu:Sobre o regulador de pressão, ele não apresenta nada de anormal visualmente quando estragado. Não adianta desconectar ele sem testar porque é impossivel saber, a não ser que ele estourar por dentro, mas nunca vi ou soube de um caso deste.

De qualquer forma parece mesmo ser o sensor temperatura da agua.


Almeidão,

Assim que tiver um tempinho, vou dar uma baixadinha no GAP das velas para 0,9~1,0mm.
Vou aproveitar para limpar também os conectores dos sensores de temperatura.

Como queria ter um Scanner... resolveria isso rapidinho! rsrsrs

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Re: 2.2 16v - Falha com motor frio

por rgapski » 02 Dez 2013, 22:16

Atualizando o post:

Hoje, quando cheguei, retirei o conector do sensor de temperatura de água (o que vai para ECU - azul), e limpei com car80 e depois protegi com WD-40.
Fiz o mesmo com o conector do sensor do painel e conector da bobina.

Dei partida e surpresa: carro funcionando normalmente. Partida leve, rápida, sem falhas.
Logo que liguei sai com o carro e estava com funcionamento impecável.

O conector da bobina tem uma trava, e notei que a mesma esta quebrada, sendo assim, travei com uma cinta de nylon.

Aparentemente, o problema era mal contato.

Quando tiver mais tempo, vou remover todos os conectores de sensores e providenciar uma limpeza técnica.

Caso o problema volte, posto por aqui!

Abs!
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