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Equipe - Clube do Vectra

Vectra BChicote do cebolão do radiador - Vectra B

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thunderblue
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Re: chicote do cebolão do radiador do vectra 97 8v

por thunderblue » 09 Jun 2015, 23:30

Almeidão escreveu:
Paulo Tenório escreveu:Agora, definitivamente, entendi o funcionamento elétrico do arrefecimento do Vectra B de transição (1996/1997). Ele utiliza mesmo dois cebolões, sendo um para aumentar a segurança.

O primeiro cebolão (originalmente MTE-797) é um interruptor de escala. Recebe o negativo da bateria e, dependendo da temperatura, deixa o sinal passar pelo primeiro polo e, se a temperatura continuar subindo, começa a passar pelo segundo polo também. Serve para controlar as duas velocidades da ventoinha. Arma a velocidade baixa em torno de 90 graus no painel (100ºC no sensor) tentando abaixar até 85 graus. Caso a temperatura continue subindo, ao atingir 100 graus no painel (110 no sensor) é ativada a velocidade alta, até conseguir chegar a 95 graus e deixar o primeiro estágio continuar o serviço, levando até os 85 graus em baixa velocidade.

O segundo cebolão é um dispositivo de segurança, é do tipo liga um polo e desliga outro. Recebe o negativo da bateria, devolve esse negativo pelo polo 1 até que atinja uma determinada temperatura. Ao atingir o limite, desliga o polo 1 e mantém somente o polo 2 recebendo o negativo. Para que isso?

Resposta: Ele arma o segundo estágio junto com o primeiro cebolão (por garantia, em caso de falha num relê ou fusível) aos 100 graus no painel (110 no sensor) e, caso a temperatura continue subindo e atinja 110 graus (120 no sensor), ele desliga o compressor do ar-condicionado (estado crítico) e mantém a ventoinha em velocidade alta, até conseguir resfriar o motor (ou queimar a junta do cabeçote e fazer todo o estrago que a alta temperatura é capaz).

Como já comprei o MTE-760, vou deixa-lo no lugar do MTE-797, controlando o 1º e o 2º estágios da ventoinha e comprar um MTE-767 para assumir a função de segurança do atual 838, que parece não funcionar atualmente.

Agradeço à MTE-Thompson, na pessoa do Sr. Alberto Ferreira Maciel me ajudou a entender o funcionamento e as diferenças entre os termo-interruptores.

links:
http://www.youtube.com/watch?v=3JoXUwJNHbE

http://www.youtube.com/watch?v=j0ZWjp5MNAM


Ai sim! Coloque o 760 no local e esqueça que voce não verá o outro armando nunca, ok, deves colocar ele também já que seu carro é assim. Mas me dá arrepios só de ler isto que voce escreve sobre temperatura '100º no painel. Nossa, não é junta e nem retentor que aguente isto. Nem penso o meu chegar em 95 kakkakakakka.

Por favor, não deixa de postar aqui como ficou as ventoinhas com o 760 no lugar e na proxima vez diga para o pessoal da MTE que eles estão me devendo estas propaganda que eu faço kakakakkakak.





Boa Noite

Aprendi muito nesse bate-papo e vou fuçar no meu (que acho que nunca foi trocado nada do arrefecimento e tem até barro junto da água...), mas quero fazer uma pergunta pro Almeidão:

Pesquisando no catálogo da MTE, vi que o 760 é de 95/105°C e exite o 763 (recomendado para Astra) que é de 88/95°C. Não seria mais vantagem para o carro andar mais frio e tal utilizar o 763?

Por mais que pareça obvia a resposta gostaria de saber do especialista no assunto...

:2:
Obrigado
Sintam-se em casa... mas não repara a bagunça. rs
Garagem: viewtopic.php?t=12113

Daniel camacari
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Chicote do cebolão do radiador - Vectra B

por Daniel camacari » 16 Jun 2016, 18:45

Meu Vectra ta armando a ventoinha nos 100 quero deixar ele armando mais baixo qual é a recomendação galera

Daniel camacari
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Chicote do cebolão do radiador - Vectra B

por Daniel camacari » 16 Jun 2016, 18:46

:47: Meu Vectra ta armando a ventoinha nos 100 quero deixar ele armando mais baixo qual é a recomendação galera

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Lucarmond1
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Chicote do cebolão do radiador - Vectra B

por Lucarmond1 » 27 Mar 2017, 20:36

Paulo Tenório escreveu:Fuente del Mensaje Caramba, não sabia que existiam tantos projetos distintos do circuito de arrefecimento do Vectra B. Até chegar no que parece ser o melhor custo/benefício para a montadora, que é 1 Cebolão + Sensor da UCE, passaram por:
- Dois cebolões duplos (meu caso);
- Um cebolão duplo + um simples (alguns casos que achei aqui mesmo no fórum).

O meu é igual ao seu, os primeiros GLS, e tem os relés exatamente na maneira como voce falou, 1laranja, 2 marrons e 3 verdes. Minha ventoinha apos a troca do arrefecimento esta disparada. Nao desliga por nada! Imagino que o cebolao inferior possa ter sofrido um choque término quando ao trocar a agua ele molhou e o carro foi ligado com ele molhado. Meu sistema é o mesmo do seu, o cebolao superior quadrado (verde com 2 conectores) foi o que foi retirado para que houvesse a troca. O segundo estagio arma normalmente nos momentos certos com o ar ligado (e esta gelando), mas o primeiro estagio, ate com o motor frio, nao para por nada! Posso passar 10 horas com o relé desligado que assim que o conecto ela arma. Como nosso Vectra é diferente é muito dificil as informaçoes referentes a ele. Ainda nao consegui achar a ordem dos relés. Vale ressaltar que antes da troca do aditivo, o motor estava redondo em otimo funcionamento e ventoinhas funcionando como deveriam e na temperatura certa, a segunda quase esclusivamente com o ar ligado, pois no geral ele roda sempre na casa dos 83°.
Vectra GLS 96/97 2.0 8v - Cinza Monet :38:
Visite minha garagem - viewtopic.php?f=70&t=13325

davidvb
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Chicote do cebolão do radiador - Vectra B

por davidvb » 13 Ago 2018, 08:48

Olá Prezados,

Acho que vou ressuscitar esse post do ano passado.

Estamos com problemas para colocar a ventoinha do Vectra CD 2.2 16V para funcionar.

O carro foi batido de frente há um ano atrás. Ficou parado por todo esse tempo para conseguir recursos financeiros para arrumar ele.

Enfim, hoje estão faltando poucas peças (Para-choque, faróis, gradinhas).

Nesse final de semana eu e meu cunhado quebramos a cabeça para ligar a ventoinha do radiador e não conseguimos.

Como o carro foi todo desmontado a frente, devido a batida, temos agora um monte de cabos que não sabemos onde ligamos, entre eles os da ventoinha.

Observamos que o carro tem um sensor de temperatura que fica logo abaixo da bobina. Este está funcionando corretamente e registra o aumento de temperatura que é apontado no painel.

O carro tem a ventoinha do radiador qual tem 3 fios. O carro não tinha conector original do radiador, estava emendado apenas dois fios anteriormente direto na ventoinha.

Tem também um cebolão de temperatura conectado na carcaça do radiador, qual tem mais dois fios.

Infelizmente não sabemos para onde vão esses fios, não encontramos nenhum texto ou vídeo conclusivo na internet, procurei também no ReparadorChevrolet, um esquema elétrico, mas lá só trata da ultima versão do Vectra (a partir de 2006), sinceramente tenho receio de fazer as ligações em dúvidas.

Será que vocês podem nos ajudar a identificar os cabos e para onde eles vão para que consigamos ligar corretamente a ventoinha e esse sensor no corpo do radiador?

Fotos dos cabos e conexões são muito bem vindas, pois saberemos como tratar.

Tem também um cabo marrom com um terminal de encaixe, sozinho, que não sabemos onde ele vai.

Em suma, conseguimos identificar os cabos dos faróis e faróis de neblina, até o cabo do sensor de temperatura externa estamos na dúvida, pois tem dois cabos que são muito semelhantes.

Muito obrigado e toda ajuda é bem vinda.

David

Almeidão
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Chicote do cebolão do radiador - Vectra B

por Almeidão » 14 Ago 2018, 08:05

é amigo, vai ser bem complicado, dá suso em olhar os cabos fora. Que ano é o carro? Ele tem cebolão no radiador ou você comprou um radiador com cebolão?.
Adianto pra você que são usados somente dois fios da ventoinha, um será isolado um é o marrom como negativo e o outro positivo, não me lembro qual e o terceiro sem função. A caixa de relês e fusíveis estão ai? colocaste na frente da bateria?

Detalhe, carro acima de 99 não tem cebolão no radiador, se for antes disto, usar o MTE 760 ou MTE 763, é um duplo. Para usar um com dois fios, seria um carro sem ar condicionado.
Imagem

davidvb
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Chicote do cebolão do radiador - Vectra B

por davidvb » 18 Ago 2018, 10:02

Entendi amigo.

Bom trata de um Vectra CD (Completo), ano 2000 / modelo 2000.

A ventoinha antes da batida já tinha cebolão no radiador.

Achei que o Vectra tinha um padrão para todos os carros. Mas pelo que vejo a GM mudou as coisas ano a ano.

Essa tarde estarei tentando identificar novamente.

Vou tentar rastrear os cabos, nem que tenha que desmontar o carro inteiro.

Obrigado

DouglasRaphael
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Chicote do cebolão do radiador - Vectra B

por DouglasRaphael » 17 Mai 2022, 18:46

Paulo Tenório escreveu:Fuente del Mensaje Boa tarde amigos,

Tenho um Vectra 1996/1997, o primeiro lote fabricado dos Vectra B. Acredito que ele é um modelo intermediário entre o Vectra A e o B pois, nem tudo o que se fala ou as imagens dos componentes do Vectra B se aplicam totalmente à ele.

Atualmente a minha luta é com o sistema elétrico de arrefecimento. Na caixa de fusíveis (abaixo do volante) existem os 3 relês nas cores e códigos padronizados para todos os Vectra B, já troquei os 3. Na frente da bateria existem 6 (isso mesmo, embora em todas as fotos que já busquei na internet tenham 4 relês e 2 fusíveis), 1 Laranja, dois Marrons e 3 Verdes. Ao lado da bateria tem 1 relê Cinza, um fusível verde e um fusível laranja. Existem ainda dois termo-interruptores ao lado do radiador Um superior com plug retangular de 3 fios e um redondo também com 3 fios) No interruptor de baixo (redondo) existem 3 fios ligados e no superior apenas um (não consegui ver as cores dos fios ligados por causa da fita isolante que vai até os plugs. Descasquei os isolados e vi que as cores são marrom-vermelho e o outro marrom-branco.

O eletro-Ventilador do condensador parece ligar sempre no segundo estágio e o do radiador parece ligar sempre no primeiro estágio, independente da temperatura do motor. Ligam em 95 graus no painel (105 no opcom) e desligam em 90 do painel (100 no opcom).

Estou aguardando um feriadão para ter tempo de desmontar e refazer todo o chicote do circuito e, antes de reinventar a roda gostaria de saber se alguém já fez isso e fotografou ou documentou as ligações e as relações entre os fios que percorrem os relês até chegarem nos eletro-ventiladores.

Se alguém puder me ajudar a descobrir onde ligar os dois fios isolados também ficarei grato pois acreditr ser ali a fonte dos problemas.



Você ainda possui esse vectra? Se sim gostaria de tirar algumas duvidas a respeito do chicote do arrefecimento, estou refazendo o meu e é justamente o mesmo modelo desse 96/97 com 2 ceboloes no radiador.
Se possível me ajudar

Almeidão
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Chicote do cebolão do radiador - Vectra B

por Almeidão » 18 Mai 2022, 08:10

DouglasRaphael escreveu:Fuente del Mensaje
Paulo Tenório escreveu:Fuente del Mensaje Boa tarde amigos,

Tenho um Vectra 1996/1997, o primeiro lote fabricado dos Vectra B. Acredito que ele é um modelo intermediário entre o Vectra A e o B pois, nem tudo o que se fala ou as imagens dos componentes do Vectra B se aplicam totalmente à ele.

Atualmente a minha luta é com o sistema elétrico de arrefecimento. Na caixa de fusíveis (abaixo do volante) existem os 3 relês nas cores e códigos padronizados para todos os Vectra B, já troquei os 3. Na frente da bateria existem 6 (isso mesmo, embora em todas as fotos que já busquei na internet tenham 4 relês e 2 fusíveis), 1 Laranja, dois Marrons e 3 Verdes. Ao lado da bateria tem 1 relê Cinza, um fusível verde e um fusível laranja. Existem ainda dois termo-interruptores ao lado do radiador Um superior com plug retangular de 3 fios e um redondo também com 3 fios) No interruptor de baixo (redondo) existem 3 fios ligados e no superior apenas um (não consegui ver as cores dos fios ligados por causa da fita isolante que vai até os plugs. Descasquei os isolados e vi que as cores são marrom-vermelho e o outro marrom-branco.

O eletro-Ventilador do condensador parece ligar sempre no segundo estágio e o do radiador parece ligar sempre no primeiro estágio, independente da temperatura do motor. Ligam em 95 graus no painel (105 no opcom) e desligam em 90 do painel (100 no opcom).

Estou aguardando um feriadão para ter tempo de desmontar e refazer todo o chicote do circuito e, antes de reinventar a roda gostaria de saber se alguém já fez isso e fotografou ou documentou as ligações e as relações entre os fios que percorrem os relês até chegarem nos eletro-ventiladores.

Se alguém puder me ajudar a descobrir onde ligar os dois fios isolados também ficarei grato pois acreditr ser ali a fonte dos problemas.



Você ainda possui esse vectra? Se sim gostaria de tirar algumas duvidas a respeito do chicote do arrefecimento, estou refazendo o meu e é justamente o mesmo modelo desse 96/97 com 2 ceboloes no radiador.
Se possível me ajudar


Espero que ele apareça ai para te ajudar, mas lendo as infornações dele e mais coisas sobre este assunto, vi que tem algumas coisas erradas.
Sobre o Eletroventiladores a famosa ventoinha.
1 - sempre ligam juntas, resumindo elas são acionadas juntas na baixa, ao serem acionada a alta o interno do lado do motor vira um furação e a da frente tem um leve aumento quase imperceptivel, mas nunca tem uma parada e outra funcionando. Ou as duas paradas ou as duas funcionando, isto se o sistema tiver perfeito.
2 - A temperatura deste carro no painel foi preparada para trabalhar no máximo 95, sendo um bem cuidado com máximo 93, porem quando dentro da cidade ou transito lento ela nunca estabiliza em 95, ela oscila sempre. Sem o ar ligado ela chega ali em 90 e as ventoinhas funcionam e tras ela ali perto de 83. Com o ar ligado as duas já ligam na baixa, chega perto dos 95, eu diria 93, entra o segundo estagio com um máximo de 1 minuto e trás ela para perto dos 83.
3 - Em rodovias livre, tipo baixada a temperatura não oscila, fica fixa entre 80 a 83.
4 - o sistema é muito simples, o sensor de cima, o famoso cebolão tem 3 pinos, um é negativo e ao alcançar a temperatura primeiro estagio um deles manda negativo para um relê o primeiro da esquerda do carro na frente da bateria e liga o primeiro estagio. O Segundo estágio só será acionado se o ar tiver ligado e alcançar a temperatura ele joga o negativo para o terceiro relê que é o segundo estagio, estes dois relês verde são bonitos, mas podem usar um DNI 0101 preto, o do meio é um de 5 terminais, sem ele ligado ele não arma o segundo estagio.
5 - vejo que ele comenta sobre uma resistencia, este carro tem ela de enfeite, são 3 fios saindo do motor, mas ele se perde e chega dois na tomda, ou seja, só está ali fazendo peso.
6 - o ceboão debaixo, para um carro normal é inutil, ele simplesmente desliga o ar condicionado caso a temperatura suba muito e as ventoinha não deu conta, bem ai o motor já está quase no CTI.

Sugiro se você tiver mexendo, trocar a tomada original do cebolão duplo para usar um cebolão mais atual e pode ser o MTE 763 ou MTE 760, eu prefiro este segundo. Já o debaixo deixa como está e lembre se nada disso funciona perfeito se tiver problemas com o radiador, bomba ou termostática.

Algumas coisas mais sobre os relês e ventoinhas, este carro é um 97, só não tem os dois cebolões, o resto é igual a um 96.

https://www.youtube.com/watch?v=_gY3L5s5qXM
https://www.youtube.com/watch?v=sCLltGMkjjQ
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Chicote do cebolão do radiador - Vectra B

por DouglasRaphael » 18 Mai 2022, 18:23

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
DouglasRaphael escreveu:Fuente del Mensaje
Paulo Tenório escreveu:Fuente del Mensaje Boa tarde amigos,

Tenho um Vectra 1996/1997, o primeiro lote fabricado dos Vectra B. Acredito que ele é um modelo intermediário entre o Vectra A e o B pois, nem tudo o que se fala ou as imagens dos componentes do Vectra B se aplicam totalmente à ele.

Atualmente a minha luta é com o sistema elétrico de arrefecimento. Na caixa de fusíveis (abaixo do volante) existem os 3 relês nas cores e códigos padronizados para todos os Vectra B, já troquei os 3. Na frente da bateria existem 6 (isso mesmo, embora em todas as fotos que já busquei na internet tenham 4 relês e 2 fusíveis), 1 Laranja, dois Marrons e 3 Verdes. Ao lado da bateria tem 1 relê Cinza, um fusível verde e um fusível laranja. Existem ainda dois termo-interruptores ao lado do radiador Um superior com plug retangular de 3 fios e um redondo também com 3 fios) No interruptor de baixo (redondo) existem 3 fios ligados e no superior apenas um (não consegui ver as cores dos fios ligados por causa da fita isolante que vai até os plugs. Descasquei os isolados e vi que as cores são marrom-vermelho e o outro marrom-branco.

O eletro-Ventilador do condensador parece ligar sempre no segundo estágio e o do radiador parece ligar sempre no primeiro estágio, independente da temperatura do motor. Ligam em 95 graus no painel (105 no opcom) e desligam em 90 do painel (100 no opcom).

Estou aguardando um feriadão para ter tempo de desmontar e refazer todo o chicote do circuito e, antes de reinventar a roda gostaria de saber se alguém já fez isso e fotografou ou documentou as ligações e as relações entre os fios que percorrem os relês até chegarem nos eletro-ventiladores.

Se alguém puder me ajudar a descobrir onde ligar os dois fios isolados também ficarei grato pois acreditr ser ali a fonte dos problemas.



Você ainda possui esse vectra? Se sim gostaria de tirar algumas duvidas a respeito do chicote do arrefecimento, estou refazendo o meu e é justamente o mesmo modelo desse 96/97 com 2 ceboloes no radiador.
Se possível me ajudar


Espero que ele apareça ai para te ajudar, mas lendo as infornações dele e mais coisas sobre este assunto, vi que tem algumas coisas erradas.
Sobre o Eletroventiladores a famosa ventoinha.
1 - sempre ligam juntas, resumindo elas são acionadas juntas na baixa, ao serem acionada a alta o interno do lado do motor vira um furação e a da frente tem um leve aumento quase imperceptivel, mas nunca tem uma parada e outra funcionando. Ou as duas paradas ou as duas funcionando, isto se o sistema tiver perfeito.
2 - A temperatura deste carro no painel foi preparada para trabalhar no máximo 95, sendo um bem cuidado com máximo 93, porem quando dentro da cidade ou transito lento ela nunca estabiliza em 95, ela oscila sempre. Sem o ar ligado ela chega ali em 90 e as ventoinhas funcionam e tras ela ali perto de 83. Com o ar ligado as duas já ligam na baixa, chega perto dos 95, eu diria 93, entra o segundo estagio com um máximo de 1 minuto e trás ela para perto dos 83.
3 - Em rodovias livre, tipo baixada a temperatura não oscila, fica fixa entre 80 a 83.
4 - o sistema é muito simples, o sensor de cima, o famoso cebolão tem 3 pinos, um é negativo e ao alcançar a temperatura primeiro estagio um deles manda negativo para um relê o primeiro da esquerda do carro na frente da bateria e liga o primeiro estagio. O Segundo estágio só será acionado se o ar tiver ligado e alcançar a temperatura ele joga o negativo para o terceiro relê que é o segundo estagio, estes dois relês verde são bonitos, mas podem usar um DNI 0101 preto, o do meio é um de 5 terminais, sem ele ligado ele não arma o segundo estagio.
5 - vejo que ele comenta sobre uma resistencia, este carro tem ela de enfeite, são 3 fios saindo do motor, mas ele se perde e chega dois na tomda, ou seja, só está ali fazendo peso.
6 - o ceboão debaixo, para um carro normal é inutil, ele simplesmente desliga o ar condicionado caso a temperatura suba muito e as ventoinha não deu conta, bem ai o motor já está quase no CTI.

Sugiro se você tiver mexendo, trocar a tomada original do cebolão duplo para usar um cebolão mais atual e pode ser o MTE 763 ou MTE 760, eu prefiro este segundo. Já o debaixo deixa como está e lembre se nada disso funciona perfeito se tiver problemas com o radiador, bomba ou termostática.

Algumas coisas mais sobre os relês e ventoinhas, este carro é um 97, só não tem os dois cebolões, o resto é igual a um 96.

https://www.youtube.com/watch?v=_gY3L5s5qXM
https://www.youtube.com/watch?v=sCLltGMkjjQ



Bem vamos ai início de tudo para tentar entender meu problema, quando peguei meu carro ele estava com um sistema tipo kit verão, não tinha relés oara acionamento da ventoinha (os reles estavam lá, mas não estavam sendo usados) a ventoinha da frente (atrás do para-choque) não funcionava junto com a do cofre, estava ligado apenas a do cofre em uma ligação direta, negativo da ventoinha indo direto ora bateria e o positivo passava por um cebolão 2 pinos e ia pra bateria direto, uma bela gambiarra que creio ter sido feita devido a falta de conhecimento de algum mexanico ou eletricista por aí.
Pois bem, na semana passada minha ventoinha não armou e o carro subiu um pouco acima de 90° no painel, parei o carro imediatamente, fiz uma ligação direta da ventoinha e acabei de chegar em minha casa.
Levando o carro em um eletricista especializado constatamos o seguinte, o chicote original estava todo picado com fios desligados, outros fios ligados errado etc.
Fui atrás de um chicote novo para realizar a troca e deixar o sistema original, mas infelizmente o modelo do meu chicote é muto diferente de todos que eu já vi, rodei de desmanche em desmanche, loja por loja e não encontrei o chicote certo pois meu chicote possui, 6 reles na caixa a frente da bateria, 1 rele e 2 fusiveis na caixa lateral da bateria, 2 ceboloes e 2 pressostatos do A/C. Só encontrei chicotes com 1 pressostato, com apenas 3 reles(modelo 97) sem chicote pra cebolão (dos novos por sensor), etc. Não achei de jeito nenhum algum que pudesse ao menos adaptar no meu sistema.
Pois bem continuamos a luta dessa vez em refazer o chicote do zero, identificar fio por fio, rele por rele.
O chicote foi refeito porem minha ventoinha do cofre possui apenas 2 fios, e a ventoinha certa tem que ter 3 fios no plug para acionamento de 1° e 2° estágio.
O que foi feito: refeito o chicote fomos atrás das peças, comprei um cebolão inferior com plug azul quadrado de 3 pinos, responsavel no meu sistema pela ventoinha da frente, foi colocado o mte 838, e no de cima seria o correto o mte 763 ou 760 como indicado aqui no forum, o problema é o seguinte, da caixa de relés maior saem 3 fios para a ventoinha mas a minha ventoinha possui apenas 2.
Por esse motivo foi colocado por enquanto um cebolão mte 741 do vectra A com 2 pinos pois a ventoinha não possuí o terceiro fio para acionamento das velocidades.
Fazendo isso o sistema ficou assim
Em mais ou menos 88° as 2 ventoinhas armam (a da frente em 1° estágio e a do cofrem em 2° estágio pois não possui 3 fios para acionamento do 1° estagio) e desarmam por volta de 82°.
Esta funcionando tudo tranquilo por enquanto, mas quero colocar o cebolão certo (mte763) para o funcionamento perfeito do sistema porem para isso preciso de uma ventoinha com 3 fios, a minha maior dúvida seria, se eu instalar uma resistência na minha ventoinha de 2 fios ela se transforma em 3 fios?(pois vi que as ventoinhas com 3 fios no plug possui resistência) daí eu conseguiria colocar a ventoinha do cofre para funcionar 1° e 2° estagio junto com a ventoinha da frente.
Não queria fazer adaptações no sistema (eliminar o cebolão de baixo e usar apenas o de cima) agora que já resolvi muita coisa do chicote, gostaria de colocar original como veio de fábrica porém não existe em lugar nenhum (pelo menos não encontrei) algum esquema eletrico ou fotos e videos desse sistema do 96/97 original funcionando.
As duvidas que tenho sobre esse sistema são, o cebolão de cima é de 3 pinos mesmo original? A ventoinha possui mesmo 3 fios?

Espero que tenha sido claro na explicação, minha situação é bem difícil devido a diferença do chicote das ventoinhas, é muito diferente de tudo que eu encontrei.

DouglasRaphael
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Chicote do cebolão do radiador - Vectra B

por DouglasRaphael » 18 Mai 2022, 18:55

DouglasRaphael escreveu:
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
DouglasRaphael escreveu:Fuente del Mensaje
Paulo Tenório escreveu:Fuente del Mensaje Boa tarde amigos,

Tenho um Vectra 1996/1997, o primeiro lote fabricado dos Vectra B. Acredito que ele é um modelo intermediário entre o Vectra A e o B pois, nem tudo o que se fala ou as imagens dos componentes do Vectra B se aplicam totalmente à ele.

Atualmente a minha luta é com o sistema elétrico de arrefecimento. Na caixa de fusíveis (abaixo do volante) existem os 3 relês nas cores e códigos padronizados para todos os Vectra B, já troquei os 3. Na frente da bateria existem 6 (isso mesmo, embora em todas as fotos que já busquei na internet tenham 4 relês e 2 fusíveis), 1 Laranja, dois Marrons e 3 Verdes. Ao lado da bateria tem 1 relê Cinza, um fusível verde e um fusível laranja. Existem ainda dois termo-interruptores ao lado do radiador Um superior com plug retangular de 3 fios e um redondo também com 3 fios) No interruptor de baixo (redondo) existem 3 fios ligados e no superior apenas um (não consegui ver as cores dos fios ligados por causa da fita isolante que vai até os plugs. Descasquei os isolados e vi que as cores são marrom-vermelho e o outro marrom-branco.

O eletro-Ventilador do condensador parece ligar sempre no segundo estágio e o do radiador parece ligar sempre no primeiro estágio, independente da temperatura do motor. Ligam em 95 graus no painel (105 no opcom) e desligam em 90 do painel (100 no opcom).

Estou aguardando um feriadão para ter tempo de desmontar e refazer todo o chicote do circuito e, antes de reinventar a roda gostaria de saber se alguém já fez isso e fotografou ou documentou as ligações e as relações entre os fios que percorrem os relês até chegarem nos eletro-ventiladores.

Se alguém puder me ajudar a descobrir onde ligar os dois fios isolados também ficarei grato pois acreditr ser ali a fonte dos problemas.



Você ainda possui esse vectra? Se sim gostaria de tirar algumas duvidas a respeito do chicote do arrefecimento, estou refazendo o meu e é justamente o mesmo modelo desse 96/97 com 2 ceboloes no radiador.
Se possível me ajudar


Espero que ele apareça ai para te ajudar, mas lendo as infornações dele e mais coisas sobre este assunto, vi que tem algumas coisas erradas.
Sobre o Eletroventiladores a famosa ventoinha.
1 - sempre ligam juntas, resumindo elas são acionadas juntas na baixa, ao serem acionada a alta o interno do lado do motor vira um furação e a da frente tem um leve aumento quase imperceptivel, mas nunca tem uma parada e outra funcionando. Ou as duas paradas ou as duas funcionando, isto se o sistema tiver perfeito.
2 - A temperatura deste carro no painel foi preparada para trabalhar no máximo 95, sendo um bem cuidado com máximo 93, porem quando dentro da cidade ou transito lento ela nunca estabiliza em 95, ela oscila sempre. Sem o ar ligado ela chega ali em 90 e as ventoinhas funcionam e tras ela ali perto de 83. Com o ar ligado as duas já ligam na baixa, chega perto dos 95, eu diria 93, entra o segundo estagio com um máximo de 1 minuto e trás ela para perto dos 83.
3 - Em rodovias livre, tipo baixada a temperatura não oscila, fica fixa entre 80 a 83.
4 - o sistema é muito simples, o sensor de cima, o famoso cebolão tem 3 pinos, um é negativo e ao alcançar a temperatura primeiro estagio um deles manda negativo para um relê o primeiro da esquerda do carro na frente da bateria e liga o primeiro estagio. O Segundo estágio só será acionado se o ar tiver ligado e alcançar a temperatura ele joga o negativo para o terceiro relê que é o segundo estagio, estes dois relês verde são bonitos, mas podem usar um DNI 0101 preto, o do meio é um de 5 terminais, sem ele ligado ele não arma o segundo estagio.
5 - vejo que ele comenta sobre uma resistencia, este carro tem ela de enfeite, são 3 fios saindo do motor, mas ele se perde e chega dois na tomda, ou seja, só está ali fazendo peso.
6 - o ceboão debaixo, para um carro normal é inutil, ele simplesmente desliga o ar condicionado caso a temperatura suba muito e as ventoinha não deu conta, bem ai o motor já está quase no CTI.

Sugiro se você tiver mexendo, trocar a tomada original do cebolão duplo para usar um cebolão mais atual e pode ser o MTE 763 ou MTE 760, eu prefiro este segundo. Já o debaixo deixa como está e lembre se nada disso funciona perfeito se tiver problemas com o radiador, bomba ou termostática.

Algumas coisas mais sobre os relês e ventoinhas, este carro é um 97, só não tem os dois cebolões, o resto é igual a um 96.

https://www.youtube.com/watch?v=_gY3L5s5qXM
https://www.youtube.com/watch?v=sCLltGMkjjQ



Bem vamos ai início de tudo para tentar entender meu problema, quando peguei meu carro ele estava com um sistema tipo kit verão, não tinha relés oara acionamento da ventoinha (os reles estavam lá, mas não estavam sendo usados) a ventoinha da frente (atrás do para-choque) não funcionava junto com a do cofre, estava ligado apenas a do cofre em uma ligação direta, negativo da ventoinha indo direto ora bateria e o positivo passava por um cebolão 2 pinos e ia pra bateria direto, uma bela gambiarra que creio ter sido feita devido a falta de conhecimento de algum mexanico ou eletricista por aí.
Pois bem, na semana passada minha ventoinha não armou e o carro subiu um pouco acima de 90° no painel, parei o carro imediatamente, fiz uma ligação direta da ventoinha e acabei de chegar em minha casa.
Levando o carro em um eletricista especializado constatamos o seguinte, o chicote original estava todo picado com fios desligados, outros fios ligados errado etc.
Fui atrás de um chicote novo para realizar a troca e deixar o sistema original, mas infelizmente o modelo do meu chicote é muto diferente de todos que eu já vi, rodei de desmanche em desmanche, loja por loja e não encontrei o chicote certo pois meu chicote possui, 6 reles na caixa a frente da bateria, 1 rele e 2 fusiveis na caixa lateral da bateria, 2 ceboloes e 2 pressostatos do A/C. Só encontrei chicotes com 1 pressostato, com apenas 3 reles(modelo 97) sem chicote pra cebolão (dos novos por sensor), etc. Não achei de jeito nenhum algum que pudesse ao menos adaptar no meu sistema.
Pois bem continuamos a luta dessa vez em refazer o chicote do zero, identificar fio por fio, rele por rele.
O chicote foi refeito porem minha ventoinha do cofre possui apenas 2 fios, e a ventoinha certa tem que ter 3 fios no plug para acionamento de 1° e 2° estágio.
O que foi feito: refeito o chicote fomos atrás das peças, comprei um cebolão inferior com plug azul quadrado de 3 pinos, responsavel no meu sistema pela ventoinha da frente, foi colocado o mte 838, e no de cima seria o correto o mte 763 ou 760 como indicado aqui no forum, o problema é o seguinte, da caixa de relés maior saem 3 fios para a ventoinha mas a minha ventoinha possui apenas 2.
Por esse motivo foi colocado por enquanto um cebolão mte 741 do vectra A com 2 pinos pois a ventoinha não possuí o terceiro fio para acionamento das velocidades.
Fazendo isso o sistema ficou assim
Em mais ou menos 88° as 2 ventoinhas armam (a da frente em 1° estágio e a do cofrem em 2° estágio pois não possui 3 fios para acionamento do 1° estagio) e desarmam por volta de 82°.
Esta funcionando tudo tranquilo por enquanto, mas quero colocar o cebolão certo (mte763) para o funcionamento perfeito do sistema porem para isso preciso de uma ventoinha com 3 fios, a minha maior dúvida seria, se eu instalar uma resistência na minha ventoinha de 2 fios ela se transforma em 3 fios?(pois vi que as ventoinhas com 3 fios no plug possui resistência) daí eu conseguiria colocar a ventoinha do cofre para funcionar 1° e 2° estagio junto com a ventoinha da frente.
Não queria fazer adaptações no sistema (eliminar o cebolão de baixo e usar apenas o de cima) agora que já resolvi muita coisa do chicote, gostaria de colocar original como veio de fábrica porém não existe em lugar nenhum (pelo menos não encontrei) algum esquema eletrico ou fotos e videos desse sistema do 96/97 original funcionando.
As duvidas que tenho sobre esse sistema são, o cebolão de cima é de 3 pinos mesmo original? A ventoinha possui mesmo 3 fios?

Espero que tenha sido claro na explicação, minha situação é bem difícil devido a diferença do chicote das ventoinhas, é muito diferente de tudo que eu encontrei.
Segue algumas fotos que encontrei igual ao meu chicote, as únicas que encontrei
Reparem que existe
3 relés verdes, 3 relés marrom, 1 relé cinza e 2 maxi fusiveis
2 plugues para os ceboloes
2 plugues para os pressostatos
Os plugues das 2 ventoinhas são de 3 pinos
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Almeidão
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Chicote do cebolão do radiador - Vectra B

por Almeidão » 19 Mai 2022, 07:43

Sobre estes relês o que eu posso lhe informar seria o que tem no meu carro e eu nunca me deparei com um carro igual ao seu que seria um modelo depois do Vectra A. O relê cinza é do Ar condicionado e com certeza 3 relês ai são para as ventoinhas, acredito veja bem, acredito ser 2 verde seria 4 terminais que poderia ser o relê DNI 0101, um marrom que poderia ser o DNI 0140. Acho ainda que um destes marrom pode ser relacionado ao segundo cebolão para desligar o ar condicionado. Infelizmente não sei te informar sobre esta outra caixinha que não tem os carros de 97 pra frente.
1 - O plug da Ventoinha da frente no meu tem 3 terminais e chega 3 fios igual está ai, porem é conectado em um outro que sai 2 terminais, ou seja o do meio esta´ali de enfeite.
2 - O carro 97 pra frene usa este terminal redendo para os cebolões, assim ele tem a opção de Usar se for MTE tanto o 763 como o 760.
3 - plug compressor é igual a este.
4 - o plug do pressostato meu é diferente, tem um quadrado e um redondo, alias eu eliminei o redondo.
5 - conforme informei acima, a vendoinha da frente o meu 2 fios somente, Este terceiro fio sai da resistencia que tem uns motores de Ventoinha, no meu esta resistencia eram enfeites.
6 - parece que está lhe faltando o plug do cebolão debaixo se nçao me engano.

Para descobri quem é quem das ventoinhas você vai consegui testando, Terás que montar o sistema, colocar os relê no local.
1 - No plug da ventoinha um dos fios é negativo de cor marrom e com a chave desligada, ao fazer um jump marrom e cinza ou amrelo vai armar um relê, este relê será o primeiro estágio.
2 - Com a chave ligada vai armar o relê que suponho ser um marrom ou DNI 0140, testa ai qual será, assim habiliatará o segundo estágio, só com chave ligada
3 - No plug da ventoinha faça um jump no outro contato já que voce ja testou um, resta o outro agora e com a chave ligada, vai ter que armar o relê do segundo estágio, testa ai qual será.

De longe é o que posso fazer no momento.
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Chicote do cebolão do radiador - Vectra B

por Ju_Bueno » 19 Mai 2022, 08:43

Lembro que no meu Vectra A a ventoinha tinha apenas 2 pólos. Usava o cebolão 741 2 pólos para controlar as ventoinhas com base na temperatura e o 767 de 3 pólos que as controlava pelo uso do ar condicionado. E pelo que sempre entendi, as velocidades das ventoinhas são controladas pelos relés - já li pelo fórum que a resistência está ali à toa.
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Chicote do cebolão do radiador - Vectra B

por Almeidão » 19 Mai 2022, 08:56

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje Lembro que no meu Vectra A a ventoinha tinha apenas 2 pólos. Usava o cebolão 741 2 pólos para controlar as ventoinhas com base na temperatura e o 767 de 3 pólos que as controlava pelo uso do ar condicionado. E pelo que sempre entendi, as velocidades das ventoinhas são controladas pelos relés - já li pelo fórum que a resistência está ali à toa.


Exatamente isto, a ligação em paralelo dos relês fazem com que tenham duas velocidades. Eu não sei explicar muito isto, mas é a forma usada para ter primeiro e segundo estágio com velocidades diferente e mesmo tendo os 3 fios ali, um que seria da resistencia no meu carro não chegava em lugar nenhum, saia do motor, mas morria no meio.
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Chicote do cebolão do radiador - Vectra B

por DouglasRaphael » 19 Mai 2022, 09:54

No meu caso é diferente de tudo isso, no meu chicote existe 3 fios na tomada que vai para ventoinha, então necessariamente preciso de uma ventoinha com 3 fios, o meu sistema é o primeiro do vectra B que usa o mesmo esquema da opel, pois em sites estrangeiros eu consegui ver algo parecido com meu sistema.

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por Almeidão » 19 Mai 2022, 12:33

DouglasRaphael escreveu:Fuente del Mensaje No meu caso é diferente de tudo isso, no meu chicote existe 3 fios na tomada que vai para ventoinha, então necessariamente preciso de uma ventoinha com 3 fios, o meu sistema é o primeiro do vectra B que usa o mesmo esquema da opel, pois em sites estrangeiros eu consegui ver algo parecido com meu sistema.

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O meu também, são 3 fios que vai pra ventoinha, mas so funciona 2, ai eu aranquei um que fazia peso kakakka.
Os motores bi fásico usam 2 fios, um negativo e um positivo, todas as ventoinhas minha ou que mudei no carro ou que abri e troquei rolamentos são 3 fios, um é uma resistencia que fica pesa por tras da grade, vai para a tomada e depois liga em uma tomada com dois fios, ou seja o do meio morre ali. Já cortei ele e se eu for trocar o motor de um outra, farei o memo corto este fio antes de montar no meu carro.
Mas vamos esperar ai se alguem dirá algo diferente, como eu disse eu estou um modelo na frente e é possivel que seja igual pelo menos no arrefecimento ou ligações de um cebolão duplo.
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por Ju_Bueno » 19 Mai 2022, 13:54

DouglasRaphael escreveu:Fuente del Mensaje No meu caso é diferente de tudo isso, no meu chicote existe 3 fios na tomada que vai para ventoinha, então necessariamente preciso de uma ventoinha com 3 fios...

Não seria o caso de verificar neste chicote qual fio é positivo e qual é negativo e ligá-los na ventoinha pra ver se vai funcionar corretamente?
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por chirola » 19 Mai 2022, 16:36

almeidão esta certo so vai dois para o motor no meu carro tambem é asim, deu ruim na ventoinha e comprei outra que tem plugbde dois pines adapte o plug original de 3 e ta la a um ano so trabalhando rsrsrsr , se não me engano o fio do meio morre no plug
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da uma olhada no plug do carro o meu tambem é asim , tem plug de 3 fios e so utiliza dois .olha a foto o fio do meio morre no plug mesmo

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Chicote do cebolão do radiador - Vectra B

por DouglasRaphael » 19 Mai 2022, 17:14

O mais difícil nem é entender o sistema normal do vectra igual o de vcs, tem menos coisas que o meu, o meu é muito complexo dá uma olhada pra vcs ver a diferença dos chicotes
O codigo do meu chicote é
93244914 ou 90505919
Nao acho de jeito nenhum o esquema eletrico desse chicote e nem achar outro pra comprar a um preço justo, pois no ml tem 1 unico chicote desse mas está na bagatela de 1680,00 fora da realidade esse valor por um chicote.
Se alguém conseguir dar uma olhada, e souber alguém que tenha um chicote desse modelo pra vender a um preço justo eu interesso em comprar pois será mais fácil pegar ele pronto que refazer tudo pra ficar original.

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Chicote do cebolão do radiador - Vectra B

por chirola » 19 Mai 2022, 22:52

DouglasRaphael escreveu:Fuente del Mensaje O mais difícil nem é entender o sistema normal do vectra igual o de vcs

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 0db87e72e0

deixando de lado o plug , cuantos fios sai do motor da ventoinha? olha o anuncio que poste o plug tem 3 fios mais do motor so sai dois .
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje O meu também, são 3 fios que vai pra ventoinha, mas so funciona 2, ai eu aranquei um que fazia peso kakakka.
Mas vamos esperar ai se alguem dirá algo diferente, como eu disse eu estou um modelo na frente e é possivel que seja igual pelo menos no arrefecimento ou ligações de um cebolão duplo.

o meu 97 primeira serie tambem tinha 3 fios e a resistencia , cuando troque a ventoinha foi tudo pro lixo e coloque uma com dois fios so adaptei o plug na ventoinha nova
como vc falo o terceiro fio morre no caminho entre o plug e a resistencia , nunca chega no motor da ventoinha .
a resitencia ??? nao lembro que fim deu mais nao ta mais la rsrsrsrrs a mais de um ano funciona asim sem problema algum

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