O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BEsticador da correia de serviço fazendo tec tec

36 mensagens
  • 1
  • 2
Avatar do usuário
ArnaldoRj
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 316
Registrado em: 03 Dez 2013, 19:09
Nome Completo: Arnaldo Merciano da S. Junior
Cidade: Belford Roxo
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Esticador da correia de serviço fazendo tec tec

por ArnaldoRj » 01 Fev 2014, 22:57

Olá amigos, meu tensor da correia de serviço estava oscilando e fazendo um tec tec tec quando a rotação caia quando ligava o Ar cond. Eu troquei por uma nova original e após três semanas tornou a fazer o que a outra fazia( tec tec tec) porém um pouco menos.
Pergunto: seria algo em mau funcionamento causando essa oscilação do tensor? Pelo que observei essa correia não tem regulagem de tensão, quem faz isso é o tensor, correto? Aguardo amigos.
"Eles são muitos, mas não podem voar"

Adriano cruz
GLS member
GLS member
Mensagens: 612
Registrado em: 26 Mai 2013, 20:17
Nome Completo: Adriano da silva cruz
Cidade: Cabo de santo agostinho
Estado: Pernambuco
País: Brasil
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Re: Esticador da correia de serviço fazendo tec tec

por Adriano cruz » 02 Fev 2014, 06:19

Dá uma olhada na correia se não está muito grande. Se tiver troque por uma mais curta.

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 11:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Esticador da correia de serviço fazendo tec tec

por Alcir Andreoni » 02 Fev 2014, 11:37

Adriano cruz escreveu:Dá uma olhada na correia se não está muito grande. Se tiver troque por uma mais curta.

2X!
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Avatar do usuário
ArnaldoRj
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 316
Registrado em: 03 Dez 2013, 19:09
Nome Completo: Arnaldo Merciano da S. Junior
Cidade: Belford Roxo
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Esticador da correia de serviço fazendo tec tec

por ArnaldoRj » 05 Fev 2014, 19:43

Amigo Adriano, será que não terá problema em trocar por uma menor? Amigo Alcir, desculpe o quê significa 2X ? Quantos dentes seria?
"Eles são muitos, mas não podem voar"

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 11:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Esticador da correia de serviço fazendo tec tec

por Alcir Andreoni » 05 Fev 2014, 20:46

ArnaldoRj escreveu:Amigo Adriano, será que não terá problema em trocar por uma menor? Amigo Alcir, desculpe o quê significa 2X ? Quantos dentes seria?

Quando usamos o 2X é que concordamos com o comentário, ou seja, temos a mesma opinião.

Você tem a correia original?

Vocjá tentou esticar a correia regulando pelo alternador? Nem sei se dá, mas não custa tentar...
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Adriano cruz
GLS member
GLS member
Mensagens: 612
Registrado em: 26 Mai 2013, 20:17
Nome Completo: Adriano da silva cruz
Cidade: Cabo de santo agostinho
Estado: Pernambuco
País: Brasil
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Re: Esticador da correia de serviço fazendo tec tec

por Adriano cruz » 06 Fev 2014, 00:09

ArnaldoRj escreveu:Amigo Adriano, será que não terá problema em trocar por uma menor? Amigo Alcir, desculpe o quê significa 2X ? Quantos dentes seria?


Comigo aconteceu esse tec tec porque a correia ficou grande depois que foi trocado o compressor do a/c. O compressor original do Vectra é com uma polia maior só que o técnico disse que esse compressor tem baixa durabilidade(eu até vi uma matéria da revista 4 rodas, se não me engano, que falava desse problema do Vectra b), então o técnico colocou o compressor da S10 que tem a polia menor fazendo com que a correia fique grande e consequentemente faz com que o tensor fique quase que todo recolhido chegando no limite do batente que tem nele, aí é nesse batente que faz o tec tec quando acelera. Aí tu olha direitinho pra ver se é isso mesmo.

rodrigocmoraes
Member
Member
Mensagens: 11
Registrado em: 07 Mai 2013, 14:28
Nome Completo: Rodrigo Costa Moraes
Cidade: Curvelo
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Re: Esticador da correia de serviço fazendo tec tec

por rodrigocmoraes » 07 Fev 2014, 18:54

Amigo, o meu estava com o mesmo problema e tive de trocar o conjunto todo, ous eja não só o rolamento mas o conjunto com o tensor.

Avatar do usuário
ArnaldoRj
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 316
Registrado em: 03 Dez 2013, 19:09
Nome Completo: Arnaldo Merciano da S. Junior
Cidade: Belford Roxo
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Esticador da correia de serviço fazendo tec tec

por ArnaldoRj » 07 Jun 2014, 20:00

Voltando. O dono anterior (meu amigo), chegou a mexer no ar cond. ele trocou o compressor mas não lembra se a polia é a mesma. Essa correia já está na época de troca, já comprei diversas peças e venho esquecendo dela. Gostaria de saber a numeração original dessa correia e uma numeração abaixo dela caso precise. Aí na hora da troca eu esticaria as duas e avaliaria a melhor opção.
"Eles são muitos, mas não podem voar"

Adriano cruz
GLS member
GLS member
Mensagens: 612
Registrado em: 26 Mai 2013, 20:17
Nome Completo: Adriano da silva cruz
Cidade: Cabo de santo agostinho
Estado: Pernambuco
País: Brasil
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Re: Esticador da correia de serviço fazendo tec tec

por Adriano cruz » 08 Jun 2014, 11:41

No meu parece que a ORIGINAL 6PK1900, mas como a polia do compressor é menor eu coloquei uma 6PK1885 e tá filé .

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8974
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Esticador da correia de serviço fazendo tec tec

por Almeidão » 08 Jun 2014, 16:59

Muito cuidado, se este tec, tec aparece na correia interna, é um dente quebrado. Sobe a externa, tem um esticador do carro mais novo que dá perfeitamente ali, porém a correia fica pequena e vai aparecer problemas como cantar a correia, não me lembro se aparece este tec, tec. Eu resolvi este problema colocando um esticador no meu Vectra, assim uso a mesma correia e posso usar este esticador do carro mais novo.

Tec, tec que eu seu é um dente quebrado na correia dentada e se quebrar mais um já era e com certeza se tiver um quebrado o outro quebra com mais facilidade.

Esta é minha dica sobre um dos tic, tec.
Imagem

HugoHenrique
Member
Member
Mensagens: 13
Registrado em: 08 Jun 2014, 17:32
Nome Completo: Hugo Henrique J
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: Esticador da correia de serviço fazendo tec tec

por HugoHenrique » 08 Jun 2014, 17:46

Dr CARRO - Dica correia alternador barulho polia danificada Astra Vectra Zafira Meriva Corsa GM

http://www.youtube.com/watch?v=TyLhkCiP3T4

Dica barulho correia alternador dh ar condicionado. Aprenda resolver este pepino. Chega de trocar uma correia atráz da outra e não resolver. Só para correias poly V :47:

Avatar do usuário
ArnaldoRj
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 316
Registrado em: 03 Dez 2013, 19:09
Nome Completo: Arnaldo Merciano da S. Junior
Cidade: Belford Roxo
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Esticador da correia de serviço fazendo tec tec

por ArnaldoRj » 13 Jun 2014, 12:09

Almeidão, no meu caso a explicação foi a dada pelo Adriano Silva logo acima, é exatamente isso que acontece. O tensor fica recolhido quase encostado no final(se ficasse 1 cm mais esticada não haveria isso). Quando for fazer essa troca, vou tirar a correia e levá-la em mão e fazer a comparação com um tamanho menor e matar logo mais uma etapa da manutenção preventiva.
"Eles são muitos, mas não podem voar"

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8974
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Esticador da correia de serviço fazendo tec tec

por Almeidão » 13 Jun 2014, 13:08

ArnaldoRj escreveu:Almeidão, no meu caso a explicação foi a dada pelo Adriano Silva logo acima, é exatamente isso que acontece. O tensor fica recolhido quase encostado no final(se ficasse 1 cm mais esticada não haveria isso). Quando for fazer essa troca, vou tirar a correia e levá-la em mão e fazer a comparação com um tamanho menor e matar logo mais uma etapa da manutenção preventiva.


Ok, só dei a dica que se o esticador externo estiver bom e mesmo assim aparecer o tec, tec, o problema pode ser a dentada. Já a do alternador se for trocado o esticador para um mais novo, com certeza ele vai bater e para isto eu uso um ajustador, acho que do Opala, não estou certo, mas dá certinho no Vectra, parece que foi feito para ele.
No seu caso, voce pode usar uma correia menor. Agora. Quão menor? Ai é contigo, mas vai ai uma ajuda. A original do Vectra B com Ar condicionado tem 1900mm, ou seja 1,90mt. e tem isto marcado nela, e vai depender de voce para encontrar uma digamos com 1,88 mt. ou seja 1880mm e com o mesmo desenho do Vectra.

Achei algumas ai mas lembre se que qualquer coisa menor, no esticador dá uma grande diferença.
Vectra 6PK 1900, esta é a sua.
Tigra 6PK 1795
Silverado 6PK 1875
S10 - 6PK 1892.

Este numero final corresponde o comprimento dela. Eu acho que a da Silverado daria certo aí.

Sds
Imagem

thidelmondes
Member
Member
Mensagens: 14
Registrado em: 03 Mar 2014, 10:26
Nome Completo: Thiago Guimaraes Delmondes Alves
Cidade: Goiania
Estado: Goiás
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: Esticador da correia de serviço fazendo tec tec

por thidelmondes » 14 Jun 2014, 11:10

Uma duvida. Esse tensor do Vectra 98, é o mesmo de toda a linha GM Omega, Zafira, Astra..... E é a mesma ainda do Vectra 2010 por exemplo?

Adriano cruz
GLS member
GLS member
Mensagens: 612
Registrado em: 26 Mai 2013, 20:17
Nome Completo: Adriano da silva cruz
Cidade: Cabo de santo agostinho
Estado: Pernambuco
País: Brasil
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Re: Esticador da correia de serviço fazendo tec tec

por Adriano cruz » 14 Jun 2014, 11:49

Não

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8974
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Esticador da correia de serviço fazendo tec tec

por Almeidão » 14 Jun 2014, 13:42

thidelmondes escreveu:Uma duvida. Esse tensor do Vectra 98, é o mesmo de toda a linha GM Omega, Zafira, Astra..... E é a mesma ainda do Vectra 2010 por exemplo?


Zafira e Astra, dá mas a correia fica longa e eu uso um destes com ajustador de correia. Omega não sei e o 2010 não.
Imagem

Avatar do usuário
ArnaldoRj
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 316
Registrado em: 03 Dez 2013, 19:09
Nome Completo: Arnaldo Merciano da S. Junior
Cidade: Belford Roxo
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Esticador da correia de serviço fazendo tec tec

por ArnaldoRj » 15 Jun 2014, 10:06

A correia dentada e seu tensionador já foram trocados no começo do ano. Possa ser que não necessite de mudar para uma correia menor, de repente somente colocando outra nova acredito que estará mais justa que essa que está rodando, mas por via das dúvidas vou com ela na mão e somente aí avaliarei a melhor possibilidade que não cause uma tensão desnecessária ao tensor, tendo cautela para que ele não trabalhe em uma posição muito tensionada. O que está me desanimando é o fato de ter que tirar o calço do motor. kkkk
"Eles são muitos, mas não podem voar"

Adriano cruz
GLS member
GLS member
Mensagens: 612
Registrado em: 26 Mai 2013, 20:17
Nome Completo: Adriano da silva cruz
Cidade: Cabo de santo agostinho
Estado: Pernambuco
País: Brasil
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Re: Esticador da correia de serviço fazendo tec tec

por Adriano cruz » 15 Jun 2014, 10:55

É esse calço é chato mesmo.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8974
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Esticador da correia de serviço fazendo tec tec

por Almeidão » 15 Jun 2014, 14:18

ArnaldoRj escreveu:A correia dentada e seu tensionador já foram trocados no começo do ano. Possa ser que não necessite de mudar para uma correia menor, de repente somente colocando outra nova acredito que estará mais justa que essa que está rodando, mas por via das dúvidas vou com ela na mão e somente aí avaliarei a melhor possibilidade que não cause uma tensão desnecessária ao tensor, tendo cautela para que ele não trabalhe em uma posição muito tensionada. O que está me desanimando é o fato de ter que tirar o calço do motor. kkkk


Ela não estica com o tempo, e o desgaste é pouco e não atrapalha sobre o tensionador, é como eu disse, voce deve está usando um tensionador de carro mais novo tipo Astra como eu estou usando e requer outra correia menor ou um regulador de correias. Quando a correia está no lugar, o tencionador fica entre o meio e o fim e não é muito espaço não.

Eu não tiro o calço para trocar esta correia, mas aconselho a não fazer como eu faço e já informei por ai.
Imagem

Adriano cruz
GLS member
GLS member
Mensagens: 612
Registrado em: 26 Mai 2013, 20:17
Nome Completo: Adriano da silva cruz
Cidade: Cabo de santo agostinho
Estado: Pernambuco
País: Brasil
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Re: Esticador da correia de serviço fazendo tec tec

por Adriano cruz » 15 Jun 2014, 16:55

Eu troco a correia soltando a porca desse calço do agregado e suspendo o motor com um macaco.

36 mensagens
  • 1
  • 2

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 250 visitantes

Bem-vindo: 10 Set 2025, 19:01