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Vectra BProblemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

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Almeidão
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Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Almeidão » 21 Abr 2020, 12:55

PAULO EDUARDO CANIETO escreveu:Fuente del Mensaje Boa Tarde amigos!
Meu Vectra GLS 99/99 2.2 8 v. com ar condicionado tem um comportamento estranho: Ligo pela manhã, aqueço o motor por 2 minutos e saio para um trajeto de 1,0 km,
volto e estaciono na garagem. A ventoinha do 1º estágio liga aos 80 graus, desliga, deixo o motor ligado, a ventoinha liga novamente aos 87 graus e desligando aos 84 graus.
Temperatura ambiente 20 graus. Outro dia estava muito calor 32 graus, trânsito parado, ponteiro chegou nos 98 graus, mesmo com as 2 ventoinhas ligadas a temperatura
não abaixava só foi abaixar um pouco quando o trânsito voltou a andar. O que pode ser?


Primeiro de tudo você precisa testar o sistema de arrefecimento dele sem ventoinhas ligadas e isto é bem fácil. Busque uma rodovia, ande com ele e informe o comportamento sendo estrada livre ele deve ficar entre 80 a 82 no máximo sem o ar ligado e não importa a velocidade desde que seja acima de 60. Se a temperatura ficar como eu estou comentando, basta você trocar o sensor de temperatura dele, se for cebolão MTE 760 ou 763 é o que você poderá usa, se não tiver cebolão você usará o MTE 4051. Reforço que se em rodovias ele ficar acima de 85 graus, o problema já passa a ser radiador e não sensores.
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italo_dimas
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Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por italo_dimas » 29 Set 2020, 21:56

boa galera entao to com meu Vectra B 99 2.2 8V gls a pouco mais de 1 mes e fiquei com uma duvida meu carro so aciona a ventoinha aos 92 graus ai fiquei na duvida com quantos graus arma o primeiro estagio da ventoinha e com quantos graus deve armar o segundo estagio pois pesquisei sobre isso nao achei muita coisa e o q achei so gerou mais duvidas outra coisa e q com o AC ligadfo as vezes quando da uma forçada no motor ele chega a 97 graus quase 100 quando força mais um pouco o motor na rodovia sempre anda na faicha dos 85 graus as vezes chegando a 90

italo_dimas
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Mistério Ventoinha (Arrefecimento)

por italo_dimas » 29 Set 2020, 21:59

boa galera entao to com meu Vectra B 99 2.2 8V gls a pouco mais de 1 mes e fiquei com uma duvida meu carro so aciona a ventoinha aos 92 graus ai fiquei na duvida com quantos graus arma o primeiro estagio da ventoinha e com quantos graus deve armar o segundo estagio pois pesquisei sobre isso nao achei muita coisa e o q achei so gerou mais duvidas outra coisa e q com o AC ligadfo as vezes quando da uma forçada no motor ele chega a 97 graus quase 100 quando força mais um pouco o motor na rodovia sempre anda na faicha dos 85 graus as vezes chegando a 90

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Mistério Ventoinha (Arrefecimento)

por danrmp » 29 Set 2020, 23:12

que ano é, 99? As ventoinhas dos 2.2 são controladas pelo módulo de injeção. Do 8V não sei te dizer exatamente, mas do 16V ela só liga o 1° estágio aos 95° e desliga com 88, o segundo me fugiu o número mas se nao me engano era por volta dos 103.

danrmp
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Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por danrmp » 29 Set 2020, 23:36

virtual302v8 escreveu:Fuente del Mensaje 1 - Sem o ar ligado o segundo estágio não entra? Não sabia disso mesmo.


Sim, liga, mas em temperatura bem mais alta. é quase impossível ver acionando o segundo estágio por temperatura.

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Ju_Bueno
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Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Ju_Bueno » 30 Set 2020, 09:06

Sem o AC o segundo estágio não deveria entrar. Num sistema em ordem o primeiro estágio sempre dá conta de fazer a troca de calor adequada. Se ligar o segundo é porque tem algum problema no arrefecimento.
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Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Ju_Bueno » 30 Set 2020, 09:12


Esses números que vc comenta seriam na leitura do scanner (temperatura real) ou no ponteiro do painel?

No painel, o primeiro estágio normalmente entra aos 88º e baixa uns 5º até desligar; o segundo ligaria pouco depois dos 90º (meio da escala), baixa uns 5º tb e desliga, permanecendo o primeiro estágio ligado. Mas conforme comentei acima, sem o ar o primeiro estágio tem que dar conta de refrigerar.
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Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por chirola » 30 Set 2020, 13:21

o drama das temperaturas e acionamento das ventoinhas geralmente e pelo sensor de temperatura , ou o cebolao .
cuando vai comprar na maioria pede pelo modelo do carro , e o vendedor olha no computador e da algum que fale vectra .
tem sensor e cebolao de 95 primeiro e 110 segundo .
tem que olhar que temperatura vc quer e comprar o que melhor encaixa para seu uso, meu carro demora em esquentar na ida ao trabalho ( 12 kilometros ) a metade do trajeto o motor nao chega a esquentar , mais em um lugar muito quente que o carro esquenta rapido seria mais interesante que o primeiro estagio esteja entre 85 e 87 graus e o segundo pero dos 90 92 , mais tem que olhar o rango de temperaturas ao comprar esse tipo de reposto, e nao se guiar porque na etiqueta fala vectra ,
ja no ar condicionado e outra historia o primeiro liga sempre e o segundo liga por preçao e nao por temperatura, o presostato tem que estar em dia

Almeidão
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Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Almeidão » 30 Set 2020, 14:36

Todos os Vectras B, seja 2,2, 2.0 16V ou não sendo gasolina a temperatura de painel é:
1º Estagio máximo 90º, sendo o mais correto 88º
2º Estágio máximo 95º, sendo o mais correto 93º.
Em todos os Vectras B, o segundo estágio nunca entra em funcionamento se o ar estiver desligado. Caso isto ocorrer é porque tem problema no sistema.
Em todos os Vectras B as duas ventoinha funcionam juntas sempre seja no primeiro estágio ou seja no segundo.
Em Rodovias estabilizada, que não seja serras, a temperatura deve está em 82 no máximo 83, dai para menos, se tiver mais que isto podem trocar o radiador que ele perdeu a performance por não ter tido os cuidados necessário desde que o problema não seja Válvula termostática que aliás nos Vectras B tem que ser 82º.

Em qualquer situação onde a temperatura de painel passar de 95, pra mim já é desesperador.

Todas as informações acima são baseadas em leituras de painel.

Fiz este vídeo não tem muito tempo, estava a 37º externo e olha a temperatura do carro e observe que parei em um semáforo, ela subiu um pouco e ao andar já foi baixando. Se paro o carro ela chega no máximo 90, e com ar 93. Radiador sempre com Aditivo que quase todos já sabem a marca, detalhe este ai tinha mais de 10 anos de uso, agora que coloquei o novo porque furou a caixa, mas não mudou nada na temperatura.

https://www.youtube.com/watch?v=_znfCYR ... e=youtu.be
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