O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BTrocando o regulador de voltagem do alternador VCD 2.2 16v

8 mensagens   •   Página 1 de 1
Ramon Neves
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Ramon N. Emerenciano
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Trocando o regulador de voltagem do alternador VCD 2.2 16v

por Ramon Neves » 21 Jun 2014, 18:58

Galera seguinte eu tava estranhando a voltagem que o alternador do meu VCD estava gerando cerca de 13.3~13.8v e isso estava me incomodando, como estou reformando o meu garoto resolvi por a mão na massa e trocar o regulador de voltagem do alternador e gostaria de compartilhar com vocês já que aqui no fórum não achei nada a respeito.
Nesta foto eu estava com o carro ligado porém com todos os faróis, A/C e som desligados
Imagem

E comecei a desmontagem tirando a correia poly-v, como meu carro ja foi muito mexido existe parafusos e porcas de medidas diferentes da original então usei as seguintes ferramentas
Chave boca estria no suporte superior
10mm
12mm
13mm
Na parte inferior chave boca estria de 17mm apenas
E para soltar os cabos na parte traseira do alternador uma chave boca estria de 13mm e outra de 8mm

Porém para retirar o alternador é preciso retirar algumas coisas para facilitar o trabalho como:
Caixa do filtro de ar
Mangueira de ar que vai para o TBI
Suporte superior do motor (Calçar o motor por baixo)
Retirar a roda dianteira direita (para ter acesso ao tensionador da correia)

Levante o carro e por baixo retire o suporte inferior do alternador (que está com os parafusos frouxos na imagem)
Imagem

Com o alternador retirado já podemos começar a brincadeira
Imagem

Na parte traseira do alternador existe 3 parafusos de 8mm, retire-os e não se espante eles soltam por dentro as porcas não saem...
Imagem

Depois que retirar a capa traseira ja avistei o controlador de voltagem (peça branca)
Imagem

O único problema é que o controlador que estava era Glauss e não consegui encontrar aqui onde moro nenhum de outra marca, muito menos da Bosch, tive que comprar outro da Glauss...
Imagem

Antes de montar o novo controlador de voltagem dê uma lixada ou uma limpada com esponja de aço para limpar o terminal que dá contato no controlador de voltagem e monte a capa e coloque o alternador no lugar...

Depois de montado faça a medição da voltagem para ver se melhorou a voltagem
Imagem

Espero que ajude aos mais corajosos de fazer isso em casa como eu fiz!

Galera só um pequeno detalhe, quando pesquisei sobre o controlador de tenção do Vectra achei uns 3 modelos diferentes porém só quando eu abri o alternador que tive a certeza de qual controlador comprar, nem no CEP CHEV o modelo que estava lá é o que eu encontrei no meu carro...

O Modelo do alternador presente no meu carro e que foi trocado nesse tópico é um Bosch 120A numeração: 90356665

Espero que ajude
Forte abraço!
Imagem

Arquiteto
Administrador
Administrador
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Trocando o regulador de voltagem do alternador VCD 2.2 1

por Arquiteto » 25 Jun 2014, 12:54

este serviço da uma trabalheira danada, foi feito no 02 , na epoca paguei R$460,

mas foi colocado outro da bosch

seria interessante vc medir a voltagem na saida do alternador ... se estiver havendo muita perda

ate a bateria vc pode colocar mais um cabo para reforçar o sistema ...

VINICIUS FARIA
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: vinicius faria
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por VINICIUS FARIA » 25 Jun 2014, 15:06

Muito boa a sua iniciativo e o trabalho bem feito

Agora so uma pergunta, nao seria melhor aproveitar a oportunidade e dar uma geral no alternado tipo, trocar rolamemtos, escovas.

Abs
VECTRA GSi 94
"RESPEITE OS MAIS VELHOS"

Ramon Neves
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Ramon Neves » 25 Jun 2014, 18:36

Vinicius não dei uma geral no alternador pois os rolamentos estão lisinhos e as escovas já são integradas no regulador...

Agora a respeito da trabalheira até que não foi tanta, trocar os coxins hidraulicos dianteiros do motor deu muito mais trabalho!! rssr

Vou medir amanhã a voltagem que sai do alternador e comparar com a voltagem que está chegando na bateria para ver se tem diferença e o que der eu posto aqui!!!
Editado pela última vez por Ramon Neves em 06 Jul 2014, 00:49, em um total de 1 vez.
Imagem

Ramon Neves
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Ramon Neves » 05 Jul 2014, 23:03

Hoje me lembrei de voltar para dar uma resposta do teste, coloquei o multimetro no terminal do alternador e depois na bateria porém a carga foi a mesma, porém no caso do meu VCD me parece que os cabos já foram mexidos e/ou trocados pois esses cabos que estão lá no carro não parece ter 16 anos... mas na primeira oportunidade vou colocar um cabo de bitola maior para ver se melhora alguma coisa!
Imagem

ArnaldoRj
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Arnaldo Merciano da S. Junior
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por ArnaldoRj » 26 Jul 2016, 17:49

Olá, desde a semana passada meu carro está virando pesado, como se a bateria estivesse descarregada ( AC Delco). Olhei no visor e o verde está meio fraco, coloquei o multímetro e com o carro desligado bateu 12,1V e ligado 14,1. Eu achei muito com o carro ligado, mas lendo esse tópico acho que é normal os 14V.
Em princípio achava que o alternador estava mandando corrente demais para bateria fazendo com que ela secasse ( já havia passado por isso) e perdesse carga.
Acho que 12,1 é pouco para uma bateria que ainda está na garantia.
Uma coisa que achei interessante foi o teste no alternador (carcaça e saídas).
Observei também que o alternador está um pouco frouxo e trepidando.
Seria possível dar como causa do defeito a bateria?
"Eles são muitos, mas não podem voar"

Arquiteto
Administrador
Administrador
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

por Arquiteto » 26 Jul 2016, 19:24

mas quanto que ta dando na saida do alternador se ali estiver baixa a voltagem

e alternador mesmo do contrario o cabo que leva energia a bateria na precisando de um reforço

ArnaldoRj
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Arnaldo Merciano da S. Junior
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por ArnaldoRj » 03 Ago 2016, 20:45

RESOLVIDO. Não era alternador, era o arranque.
As medições estavam dentro dos padrões, havia até um reforço no positivo.

Com mais calma e após realizar alguns testes, constatei que o problema era no motor de arranque. As escovas estavam zeradas e ao desmontar se desprenderam.
Aproveitei tirei as buchas e percebi que algumas peças plásticas do conjunto planetário estavam quebradas, mas na auto peças que fui só tinha o porta escovas (com escovas).
Como tinha que sair na manhã seguinte, limpei toda a graxa velha, coloquei nova (no conj. planetário), dei uma lixadinha no induzido e limpei as frestas e montei.
Ficou funcionando perfeitamente, mesmo com ar de meia-sola.

Próximo passo é trocar os rolamentos do alternador, cheguei até a tirá-lo, mas quando fui tirar os três parafusos 8mm da capa de proteção do regulador, o estojo rodou junto e eu não quis esquentar a cabeça e coloquei-o no lugar. Apesar que nas imagens acima observei que saiu tudo.
"Eles são muitos, mas não podem voar"

8 mensagens   •   Página 1 de 1