nilsondaceh escreveu:Boa tarde amigos do fórum, tenho um V GLS 98/99 com freios comuns, sem ABS e com disco nas 4 rodas. De uns tempos pra cá, notei uma queda na eficiência dos freios, você pisa no pedal, e ele precisa de um espaço maior pra diminuir a velocidade. Já troquei as pastilhas traseiras que estavam um pouco gastas, melhorou um pouco, mas ainda assim está ruim. O nível de fluido de freio está normal e não abaixou desde o início do problema. Um outro detalhe é que desde que adquiri o carro, ele nunca chegou a arrastar os pneus durante uma frenagem, mesmo as de emergência. Alguém tem alguma dica de por onde posso começar a investigar? Agradeço desde já.
nilsondaceh escreveu:Não amigo, após troca das pastilhas não foi feita sangria não. Na verdade, ao que me recordo, essa sangria nunca foi feita desde que adquiri o carro. O sistema de freios foi mexido somente para troca de pastilhas.
nilsondaceh escreveu:Ok amigo, farei a troca do fluido e aí relato se houve mudança ou não. Mas o que você acha ser o problema, perda de eficiência do fluido?
Alcir Andreoni escreveu:nilsondaceh escreveu:Ok amigo, farei a troca do fluido e aí relato se houve mudança ou não. Mas o que você acha ser o problema, perda de eficiência do fluido?
Provavelmente!
thiago.onacto escreveu:Alcir Andreoni escreveu:nilsondaceh escreveu:Ok amigo, farei a troca do fluido e aí relato se houve mudança ou não. Mas o que você acha ser o problema, perda de eficiência do fluido?
Provavelmente!
Sim, ainda mais se o fluido estiver bem velho! Trocasse fluído de freio pelo menos uma vez por ano
Abraços.
Almeidão escreveu:E independente de trocar o fluido ou não, ao mexer nas pastilhas ou lonas, ele precisa de uma sangria. Aliás, para voce colocar uma pastilha nova, será preciso recuar o pistão e este recuo não pode ser na marra, primeiro abre a sangria e depois recua e depois fecha. Troca as pastilhas e logo sangra para terminar e vai rodar uma semana com o freio bem ruim até assentar a pastilha caso queira adiantar este processo, deve andar acelerando e pisando no freio por um perído de 100 em 100 metros repetindo umas 5 a 6 vezes.
Eu sempre que troco as pastilhas dianteiras eu troco todo o óleo e para isto compro 3 frasco de 500 ML ainda que não gasto tudo, mas sempre gasto mais de 2.
Outro coisa que vode informou sobre não travar as rodas. Eu já comentei isto que o Vectra tem um super freio mesmo não sendo ABS é difícil de travar as rodas, mas o freio é bom demais. Óbvio que se tiver na areia vai travar fácil.
Dê uma olhada nas válvulas proporcionadora e procure saber se elas são realmente do Vectra, porque este cara tem um freio de fazer inveja, principalmente disco nas 4.
Almeidão escreveu:E independente de trocar o fluido ou não, ao mexer nas pastilhas ou lonas, ele precisa de uma sangria. Aliás, para voce colocar uma pastilha nova, será preciso recuar o pistão e este recuo não pode ser na marra, primeiro abre a sangria e depois recua e depois fecha. Troca as pastilhas e logo sangra para terminar e vai rodar uma semana com o freio bem ruim até assentar a pastilha caso queira adiantar este processo, deve andar acelerando e pisando no freio por um perído de 100 em 100 metros repetindo umas 5 a 6 vezes.
Eu sempre que troco as pastilhas dianteiras eu troco todo o óleo e para isto compro 3 frasco de 500 ML ainda que não gasto tudo, mas sempre gasto mais de 2.
Outro coisa que vode informou sobre não travar as rodas. Eu já comentei isto que o Vectra tem um super freio mesmo não sendo ABS é difícil de travar as rodas, mas o freio é bom demais. Óbvio que se tiver na areia vai travar fácil.
Dê uma olhada nas válvulas proporcionadora e procure saber se elas são realmente do Vectra, porque este cara tem um freio de fazer inveja, principalmente disco nas 4.
nilsondaceh escreveu:Almeidão escreveu:E independente de trocar o fluido ou não, ao mexer nas pastilhas ou lonas, ele precisa de uma sangria. Aliás, para voce colocar uma pastilha nova, será preciso recuar o pistão e este recuo não pode ser na marra, primeiro abre a sangria e depois recua e depois fecha. Troca as pastilhas e logo sangra para terminar e vai rodar uma semana com o freio bem ruim até assentar a pastilha caso queira adiantar este processo, deve andar acelerando e pisando no freio por um perído de 100 em 100 metros repetindo umas 5 a 6 vezes.
Amigo, onde ficam essas válvulas proporcionadoras? Como faço para verificar se são as corretas para o meu carro?
Almeidão escreveu:nilsondaceh escreveu:Almeidão escreveu:E independente de trocar o fluido ou não, ao mexer nas pastilhas ou lonas, ele precisa de uma sangria. Aliás, para voce colocar uma pastilha nova, será preciso recuar o pistão e este recuo não pode ser na marra, primeiro abre a sangria e depois recua e depois fecha. Troca as pastilhas e logo sangra para terminar e vai rodar uma semana com o freio bem ruim até assentar a pastilha caso queira adiantar este processo, deve andar acelerando e pisando no freio por um perído de 100 em 100 metros repetindo umas 5 a 6 vezes.
Amigo, onde ficam essas válvulas proporcionadoras? Como faço para verificar se são as corretas para o meu carro?
Fica muito difícil de voce verificar se elas são as corretas do seu carro porque nelas não marcam nadas. Elas ficam em dois canos de freios saindo do cilindro mestre. Logo abaixo do reservatório, a do meu carro é ATÉ e o Vectra usa duas de 35 bar cada, uma para frente e uma para trás. Se ela tiver marca de óleo no anel de borracha que envolve ela externamente, pode trocar porque já estragou.
Se voce trocou pastilha recém, o freio fica ruim mesmo, então não adianta nada a não ser gastar ela para assentar nos disco.
Independende de tudo comentado, voce deve trocar o óleo urgente, pode ser ele muito velho e com humidade en excesso.
Sds
Alcir Andreoni escreveu:Já de imediato você vai perceber a melhora do freio e não precisa de nenhum procedimento especial para usa-lo.
nilsondaceh escreveu:Qual o ponto que devo atacar agora?
rgapski escreveu:nilsondaceh escreveu:Qual o ponto que devo atacar agora?
Cilindro mestre e hidrovácuo.
Abs!
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 140 visitantes