Vectra BVálvula EGR - isolar ou trocar?

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AdrianoS
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Válvula EGR - isolar ou trocar?

por AdrianoS » 20 Ago 2014, 22:44

Boa noite pessoal,

estou com uma dúvida sobre válvula EGR, seguinte, já há um bom tempo o Vectra apresenta uma leve falha após troca de marchas, perceptível principalmente em trocas de primeira para segunda, e segunda para terceira marchas, o motor dá uma leve amarrada/embolada, mas em seguida deslancha, já passei por 3 mecânicos e todos me passaram o mesmo diagnóstico: válvula EGR com defeito, como é muito difícil encontrar e ainda por cima ser muito cara o preço dela, me recomendaram isolar ela, removendo a mesma e adicionando uma tampa vedada com junta original nova, mantendo a eletro-válvula ligada para não acusar erro no MID, apenas tampando a ponta da mangueira que antes era conectada na EGR.
Me passaram esse diagnóstico, por eu já ter trocado praticamente todas as peças básicas e não ter resolvido: como velas, cabos de velas, limpeza de TBI, sensor MAP, sensor de rotação, atuador da lenta, correias dentada e lisa com tensionadores, verificado aterramento do motor, alternador, tensão de alternador, bateria, troca de postos de combustíveis (uso somente gasolina aditivada), troca de bomba de combustível, troca de filtro de combustível, filtro de ar, verificado se há falsas entradas de ar na admissão, observando a válvula EGR, parece que ela sim pode permitir a falsa entrada de ar ao redor do pino/eixo que faz a interligação entre o diafragma e a base, não?

Será que do que EGR pode ser algum tipo de problema na central da injeção? No scanner não acusa nada, tudo dentro dos níveis normais de funcionamento.

Por fim, alguém já efetuou a troca ou isolamente da EGR do seu Vectra? Alguém recomenda? Se afirmativo, o que achou? Melhorou, piorou, consumo, falhas, o que achou do resultado geral?

Abraço.
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Re: Válvula EGR - isolar ou trocar?

por Alcir Andreoni » 21 Ago 2014, 15:12

Quanto o mecânico te cobrou para trocar a EGR?
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vini84
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Re: Válvula EGR - isolar ou trocar?

por vini84 » 21 Ago 2014, 15:31

Eu não aconselho isolar. Não acredito que traga nenhum maleficio aparente ou de persepção clara para o carro, mas se foi projetada para estar la... Eu sou a favor de manter a originalidade sempre.

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Re: Válvula EGR - isolar ou trocar?

por AdrianoS » 21 Ago 2014, 21:06

Alcir Andreoni escreveu:Quanto o mecânico te cobrou para trocar a EGR?


Então Alcir, os mecânicos nem me passaram preço da peça, pois me disseram que não se encontra mais ela a venda, por já não fabricarem mais ela e ainda por cima era importada da Alemanha. Realmente consultei em agências/concessionárias Chevrolet e ela não consta mais em produção no catálogo de peças Chevrolet, e o último preço a que ela era vendida quando produzida era de R$ 950,00, imagino o preço do ouro hoje. Creio que o valor era elevado justamente por não se ter saída, ninguém trocava, então tinham que recuperar o prejuízo, rs. Não cheguei a procurar peça paralela, pois sou muito chato quanto a manutenção do Vectra, tento sempre utilizar somente peças originais GM.
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Re: Válvula EGR - isolar ou trocar?

por AdrianoS » 21 Ago 2014, 21:16

vini84 escreveu:Eu não aconselho isolar. Não acredito que traga nenhum maleficio aparente ou de persepção clara para o carro, mas se foi projetada para estar la... Eu sou a favor de manter a originalidade sempre.



então vini84, também sou adepto da originalidade 100% sempre, mas o problema está sendo tentar encontrar ela original GM (sou muito chato na substituição de peças do Vectra), não tem nas concessionárias, e nem mesmo na Accioly, já procurei em auto-peças autorizadas Chevrolet, mas sem sucesso. Recorri até ao Mercado Livre, mas só tem para outros modelos de carros ou a do Vectra 2.2 16 válvulas que é diferente do 8 válvulas.
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Re: Válvula EGR - isolar ou trocar?

por Arquiteto » 21 Ago 2014, 21:49

como a sua EGR e mecanica, não vai dar erro na injeção se retirar/isolar

assim diz a lenda ... eu tenho um plate se quiser eliminar ela e tapar o buraco ...
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Re: Válvula EGR - isolar ou trocar?

por Alcir Andreoni » 22 Ago 2014, 07:14

AdrianoS escreveu:
Alcir Andreoni escreveu:Quanto o mecânico te cobrou para trocar a EGR?


Então Alcir, os mecânicos nem me passaram preço da peça, pois me disseram que não se encontra mais ela a venda, por já não fabricarem mais ela e ainda por cima era importada da Alemanha. Realmente consultei em agências/concessionárias Chevrolet e ela não consta mais em produção no catálogo de peças Chevrolet, e o último preço a que ela era vendida quando produzida era de R$ 950,00, imagino o preço do ouro hoje. Creio que o valor era elevado justamente por não se ter saída, ninguém trocava, então tinham que recuperar o prejuízo, rs. Não cheguei a procurar peça paralela, pois sou muito chato quanto a manutenção do Vectra, tento sempre utilizar somente peças originais GM.

Tá brincando? :88:

EGR para o seu carro a mais cara que achei foi R$ 280,00! :47:
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Válvula EGR - isolar ou trocar?

por AdrianoS » 22 Ago 2014, 22:14

Pois é Alcir, eu também fiquei de cabelos em pé quando me falaram, agora eu não sei, não tenho certeza absoluta se me passaram o preço correto, ou valor da peça correta. Porque ainda mesmo assim, R$ 280,00 ainda acho caro para uma peça que nem sei qual é a real necessidade dela no motor!
Por causa desse valor absurdo, que cogitei até mesmo isolar como recomendaram, mas ainda não decidi o que fazer, pois tento manter ao máximo a originalidade do carro, mas só de imaginar em finalmente poder acabar com a embolação do motor, fico tentado, rsrsrs.
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Re: Válvula EGR - isolar ou trocar?

por Ramon Neves » 23 Ago 2014, 09:07

Eu troquei a EGR do meu, só que o meu VCD é 16v e usa a EGR elétrica que me custou R$200 mais R$30 do frete, comprei pelo ML, em uma loja física aqui onde moro o cara tinha essa EGR só que pelo preço de tabela de R$3.180,00 e disse que me vendia por R$700,00, e achei no ML a mesma EGR e original parou de apresentar as falhas de injeção e de desligar na rua, mas essas emboladas nas trocas de marcha 1° pra 2° e de 2° pra 3° continuam acontecendo, no meu caso vou esperar passar a vistoria do GNV e no Detran para isolar ela para ver se essa embolada para...
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Válvula EGR - isolar ou trocar?

por AdrianoS » 23 Ago 2014, 20:10

Pois é Ramon,

essa bendita EGR parece ouro, porque parece que ninguém troca e quando aparece alguém precisando, as revendas pedem um valor absurdo, para ter um valor tão caro deve ser porque ninguém troca mesmo e quando aparece algum precisando enterram a faca até o cabo, rs. É por isso que estou pensando seriamente em isolá-la também para ver como fica, pois pelo que andei pesquisando, me corrijam caso eu estiver equivocado, mas a finalidade dela seria apenas para controle de emissão de poluentes.
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Re: Válvula EGR - isolar ou trocar?

por Arquiteto » 24 Ago 2014, 10:03

vc tem esta possibilidade pois o seu e 8v ... e ai não tem inspeção veicular ...

:88:
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Re: Válvula EGR - isolar ou trocar?

por Ramon Neves » 25 Ago 2014, 06:35

8V não tem inspeção veicular?? dessa eu não sabia! Pena que aqui no RJ temos que fazer a vistoria completa do carro, inclusive a emissão de poluentes, por isso que não quero isolar a EGR agora, pois pode dar alteração no teste de emissão de poluentes...
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Válvula EGR - isolar ou trocar?

por AdrianoS » 26 Ago 2014, 12:52

Ramon, o que o Arquiteto quis dizer é que no estado do Paraná não tem a inspeção veicular obrigatória como em outras localidades.
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Re: Válvula EGR - isolar ou trocar?

por Ramon Neves » 26 Ago 2014, 13:11

Nossaa que inveja ...
Aqui no RJ essa porcaria de vistoria no Detran nos enche todo o ano...
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PROBLEMAS NA VALVULA EGR - Vectra B

por Almeidão » 07 Out 2014, 08:20

Pessoal, sei que tem topicos para isto e eu não estou encontrando uma real solução e podem direcionar para lá caso queiram. Aliás quero entender deste assunto o qual sou leigo porque nunca nem tive uma nas mãos. Hoje apareceu uma amigoo com um motor 2.2 8V com problemas e acho ser esta válvula.
1 - Para que server ela?
2 - Pode o carro funcionar sem ela? Caso sim. Será preciso tirar ou somente desabilitar la?
3 - Tirando ela, o que eu perco no carro?

Obrigado
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Re: PROBLEMAS NA VALVULA EGR

por Deleon » 07 Out 2014, 08:43

fala Almeidão

Tem este vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=GpQ01eD2Ajc

mas esta estranho as do Vectra ela fica no coletor de admissão, e não do escape como diz o vídeo

sei que ela é atuada a vácuo e estava atrapalhando tudo em 2000rpm (falhando)

não acha em lugar nenhum nem na css achei uma no ferro velho e pediram 180reais

até agora eu também não entendi o funcionamento, e pra que que serve ?

obstrui a mangueira do vácuo que atua ela e o carro ficou perfeito.
Deleon

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Re: PROBLEMAS NA VALVULA EGR

por Almeidão » 08 Out 2014, 08:17

Se ao desligar a valvula EGR ele fica com uma lenta boa, então não é esta vávula porque ela já está desativada. Ainda não mexi, estou somente estudando ele. Tudo funciona perfeito, menos a lenta que dá uns repiques e a baixa não muito boa.
Cabos e velas são novos, isto eu troquei e não é nada fácil trocar estes cabos em compensação a correia dentada é super fácil, gastando uns 15 minutos somente para trocar. Ele já estava com estes repiques e eu já tinha comentado que não era cabos nem velas e nem o ponto que estava perfeito.

Faltou limpar o bico da TBI, mexer na marcha lenta, posicionador da borboleta, Map, Lambda, sensor do ar e sensor temperatura da água.

Quem já teve este problema em um 2.2 8V e puder ajudar, será bem recebida as ajudas.

Obs. Omega 96, 2.2 8v com marcha lenta irregular, dando repiques e mal funcionamento na baixa. Só não é um Vectra porque eu não vendo o meu o qual ele é louco pra comprar kakakkakak.

Sds
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Re: PROBLEMAS NA VALVULA EGR

por Ramon Neves » 08 Out 2014, 11:02

Eu já tive problemas com a EGR do meu VCD, porém nos 16v é uma elétrica e nos 8v é uma acionada a vácuo (mecânica) e sim tem como retirar, já ví um vídeo como se faz a retirada, vou procurar e posto aqui, mas a EGR não altera a marcha lenta e sim a aceleração...
Já desmontei a minha e não tem nada de absurdo, estou no trabalho agora mas quando chegar em casa posto mais detalhes.
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Re: PROBLEMAS NA VALVULA EGR

por rgapski » 08 Out 2014, 12:25

Almeidão,

O corsa 1.8 da minha cunhada estava com estes sintomas: lenta maluca e funcionamento irregular em baixa rpm.
Era o sensor de posicionamento da borboleta.

No começo do curso (onde acusa totalmente fechado e pouco curso de acelerador) a trilha de deslizamento do potenciômetro estava totalmente gasta, acusando nenhuma resistência em determinados pontos.

Pagueis uns R$ 40,00 na peça original (delphi) e o carro virou outro!
A lenta é impecável e o funcionamento em baixa ficou liso de tudo, e olha que ta rodando no alcool e as velas e cabos não estão lá grandes coisas...

Ao meu ver, as probabilidades de falha no sensor de posição da borboleta são bem maiores que da válvula EGR, ainda mais no caso dos 8v que é de acionamento mecânico...

Abs!
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Válvula EGR - isolar ou trocar?

por Almeidão » 08 Out 2014, 15:04

Também pensei neste bendito, aliás tenho um de outro carro que nem sei de que é mas é identico ao do Omega e estou esperando chegar em casa e achar ele que está dentro de um saco cheio de coisa, muitas coisas mesmo kakkaka. Nem sei se acharei e confirmar se ele tem o conector igual.

Obrigado
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