Vectra BVálvula EGR - isolar ou trocar?

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Bruno Buzinaro
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Válvula EGR Vectra 16V

por Bruno Buzinaro » 26 Mar 2018, 21:10

Boa noite galera, to com um problema no meu vectra e nao consigo eliminar, a valvula EGR ta falhando muito ja substitui por uma nova mais o problema agora mais provavelmente esta no conector e não consigo um novo para comprar nao encontrei em lugar algum, esta falhando a ponto de o motor afogar, alguém sabe onde encontro esse conector ou alguem que ja fez o isolamento dela e ta andando normal, poça me ajudar?

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Ju_Bueno
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Válvula EGR - isolar ou trocar?

por Ju_Bueno » 27 Mar 2018, 15:33


Mensagem movida para tópico já existente sobre o assunto!

Tem mais informações neste outro tópico: viewtopic.php?f=45&t=6860&hilit=valvula+egr
JULIANO -
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AdrianoS
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Válvula EGR - isolar ou trocar?

por AdrianoS » 31 Mar 2018, 17:04

Bruno Buzinaro escreveu:Fuente del Mensaje Boa noite galera, to com um problema no meu vectra e nao consigo eliminar, a valvula EGR ta falhando muito ja substitui por uma nova mais o problema agora mais provavelmente esta no conector e não consigo um novo para comprar nao encontrei em lugar algum, esta falhando a ponto de o motor afogar, alguém sabe onde encontro esse conector ou alguem que ja fez o isolamento dela e ta andando normal, poça me ajudar?


Bruno,
no meu Vectra 2.2 8 válvulas, eu tirei a EGR, mandei fazer uma tampa na tornearia no mesmo formato da base da EGR, comprei uma junta nova na Accioly e usei para montar a tampa com os próprios parafusos originais.
Pelo que pesquisei, há diferenças para a EGR do 16 válvulas, que dizem gerar erro na central, se o conector estiver desplugado.
No meu 8 válvulas a EGR é mecânica, fiz o procedimento há 5 anos e nunca tive problemas.
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Adriano Elias Jefrei
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Válvula EGR - isolar ou trocar?

por Adriano Elias Jefrei » 13 Jul 2019, 20:12

​O QUE É “EGR”? Por quê desligar?

A Válvula de “EGR” -do inglês, “Exhaust Gas Recirculation”, ou “Recirculação dos gases de Escape”-, é uma válvula desenvolvida para reduzir a emissão de NOx (óxido nitroso) nos motores diesel e gasolina, reutilizando uma porção dos gases de exaustão na admissão do motor. Veja abaixo uma ilustração do funcionamento da válvula:



Por quê desligar?

A válvula EGR é basicamente um corpo-borboleta acionado pela central de injeção (ECU). Com o passar do tempo a mesma pode gerar um acúmulo de fuligem do escape e vir a falhar, causando o mau funcionamento do veículo e até uma pane no motor. Os gases reutilizados através da válvula contem partículas que contaminam o óleo do motor, o que pode reduzir a vida útil do conjunto; fazem com que o motor funcione mais quente, menos econômico, e com maior consumo de combustível; do que poderia funcionar sem a válvula em ação.
Editado pela última vez por Adriano Elias Jefrei em 13 Jul 2019, 20:16, em um total de 1 vez.

willsf2015
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Sensor desconhecido.

por willsf2015 » 24 Nov 2020, 08:19

Bom dia!
Estou com um problema no meu carro, as vezes quando estou na estrada e para nos pedagios a luz da injeção acende, nao acontece nada com o funcionamento, ganhando velocidade a luz apaga, as vezes sobe um cheiro de vapor de gasolina. Quando verifiquei o motor vi que tinha um sensor próximo a valvula egr que estava com um pino quebrado, logo pensei que poderia ser ele, dele saem duas mangueirinhas que vao para a valvula egr, todavia eu nao encontro esse sensor de jeito nenhum pra vender, alguém sabe onde encontrar?
https://drive.google.com/folderview?id=1WbyLceWEQK_aXy_F6IdSOu9dEsryMKJH
OBS: Estou pelo celular e nao consegui fazer o upload das imagens aqui, por.isso compartilhei via google drive.

diego_
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por diego_ » 24 Nov 2020, 08:42

willsf2015 escreveu:Fuente del Mensaje Bom dia!
Estou com um problema no meu carro, as vezes quando estou na estrada e para nos pedagios a luz da injeção acende, nao acontece nada com o funcionamento, ganhando velocidade a luz apaga, as vezes sobe um cheiro de vapor de gasolina. Quando verifiquei o motor vi que tinha um sensor próximo a valvula egr que estava com um pino quebrado, logo pensei que poderia ser ele, dele saem duas mangueirinhas que vao para a valvula egr, todavia eu nao encontro esse sensor de jeito nenhum pra vender, alguém sabe onde encontrar?
https://drive.google.com/folderview?id=1WbyLceWEQK_aXy_F6IdSOu9dEsryMKJH
OBS: Estou pelo celular e nao consegui fazer o upload das imagens aqui, por.isso compartilhei via google drive.

Acabei de olhar no catalogo e não vi nada parecido com esta peça. Tem pinta que pode ter sido adaptado no teu carro, ali na EGR, além do próprio atuador dela, tem apenas os sensores de temperatura de módulo e painel, o conector da bobina, mas não lembro de nada parecido com isso ai.
o sintoma de cheiro de gasolina é comum quando dá problema na EGR, o que poderia explicar esse negócio ai, o antigo dono pode ter feito uma adaptação para dar um bypass nela.
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Sensor desconhecido.

por willsf2015 » 24 Nov 2020, 09:13

diego_ escreveu:Fuente del Mensaje
willsf2015 escreveu:Fuente del Mensaje Bom dia!
Estou com um problema no meu carro, as vezes quando estou na estrada e para nos pedagios a luz da injeção acende, nao acontece nada com o funcionamento, ganhando velocidade a luz apaga, as vezes sobe um cheiro de vapor de gasolina. Quando verifiquei o motor vi que tinha um sensor próximo a valvula egr que estava com um pino quebrado, logo pensei que poderia ser ele, dele saem duas mangueirinhas que vao para a valvula egr, todavia eu nao encontro esse sensor de jeito nenhum pra vender, alguém sabe onde encontrar?
https://drive.google.com/folderview?id=1WbyLceWEQK_aXy_F6IdSOu9dEsryMKJH
OBS: Estou pelo celular e nao consegui fazer o upload das imagens aqui, por.isso compartilhei via google drive.

Acabei de olhar no catalogo e não vi nada parecido com esta peça. Tem pinta que pode ter sido adaptado no teu carro, ali na EGR, além do próprio atuador dela, tem apenas os sensores de temperatura de módulo e painel, o conector da bobina, mas não lembro de nada parecido com isso ai.
o sintoma de cheiro de gasolina é comum quando dá problema na EGR, o que poderia explicar esse negócio ai, o antigo dono pode ter feito uma adaptação para dar um bypass nela.

Cara, coloquei mais fotos, agora da posição dele no motor, se puder olhar de novo, está no mesmo link.

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Válvula EGR - isolar ou trocar?

por danrmp » 24 Nov 2020, 11:01

Seu problema provavelmente está na linha de purga do canister, já que EGR não traz cheiro de combustível.

Provavelmente seu tanque está criando pressão e com isso a válvula não consegue fechar, jogando vapor de combustível direto no coletor e gerando erro de mistura excessivamente rica.

Retire a mangueira do coletor e veja se sopra cheiro de combustível. Isso deve ficar mais evidente com pouco combustível e alta temperatura.

willsf2015
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Válvula EGR - isolar ou trocar?

por willsf2015 » 30 Nov 2020, 06:24

Bom dia, houve algumas novidades:
Consegui comprar a peça que tanto penei para encontrar, é código 1997212 e o nome no catalogo é Válvula solenoide de recirculação de gases, substitui a mesma, mas mesmo assim a luz a injeção continua acendendo quando esta na marcha lenta, nao é sempre, é mais quando o motor ja esta bem quente, além disso, sexta feira voltando para São Paulo, no calor descomunal do Rio de Janeiro houve um congestionamento onde além da acender a luz da injeção subiu um cheiro muito forte de gasolina, cada vez que o carro parava, assim que ganhava velocidade ele voltava ao normal. Agora ele está falhando nas retomadas também. Se puder me ajudar. Kk

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Válvula EGR - isolar ou trocar?

por willsf2015 » 30 Nov 2020, 10:14

Bom dia novamente, resolvi testar a valvula canister, retirei ela com o carro desligado e assoprei nos dois sentidos e ela estava fechada, até aí tudo bem, liguei o conector da injeção e liguei o carro (sem a mangueira do filtro de carvão) esperei o segundo estágio da ventoinha ligar, fiz novamente o teste do assopro na valvula e ela continuava fechada, resolvi então tapar a entrada no coletor do canister e o carro ficou estranho, marcha lenta irregular e meio desacelerado, quando soltava ele estabilizava, resolvi fazer o mesmo teste com ele mais acelerando, quando tampava com o dedo ele embolava, como eu falei na mensagem anterior, sem estar tampado ele estava normal. Agora a dúvida é se está vindo ou nao sinal do modulo para acionar a válvula e quando é pra ela ser acionada, fiz a leitura no multimetro com o carro ligado e quente (segundo estágio da ventoinha) e marcou 13,75v. O que acham?

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Válvula EGR - isolar ou trocar?

por danrmp » 30 Nov 2020, 11:11

13,7V entre quais pontos?
A purga do canister fica fechada em marcha lenta e abre via pulsos ao aumentar um pouco a rotação, após o motor atingir certa temperatura.

Vc pode acelerar ele (uns 1500RPM) e fazer o teste do sopro que vc deverá perceber ela abrindo.

Se não abrir, pode ser defeito na solenoide ou no chicote. Use uma lâmpada de teste com uma ponta no negativo da bateria e outro em um dos terminais, deve acender com brilho com a chave ligada.
O outro terminal do conector vc faz o teste com a outra perna da lâmpada ligada no positivo. Acelerando o motor ela deve piscar quando a ECU solicitar a abertura doa purga do cânister.

Multímetro não é adequado para este tipo de teste.

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Válvula EGR - isolar ou trocar?

por chirola » 30 Nov 2020, 17:33

willsf2015 escreveu:Fuente del Mensaje Agora a dúvida é se está vindo ou nao sinal do modulo para acionar a válvula e quando é pra ela ser acionada, fiz a leitura no multimetro com o carro ligado e quente (segundo estágio da ventoinha) e marcou 13,75v. O que acham?

oi como o dan falo ela fica fechada e abre por pulsos a maior parte do tempo na lenta ele fica fechada , a valvula e um solenoide com dois pin no plug positivo e negativo se vc liga 12v e terra nela abre , a valvula original busch ainda tem regulagem se quiser em um dos buracos tem uma fenda pequena .
o pulso da ecu de injeçao tambem e facil de testar lampada test (uma lampada comum com fio ligado nela (eu tenho uma lampada com portalampada e na ponta dos fios do portalampada soldei duas agulhas grosas ) liga no plug do chicote postivo e negativo e indiferente na lampda e ao dar pulso vai piscar a lampada.
pode utilizar o multimetro se for digital e indiferente a polaridade se botar ao contrario vai marcar 0 e ao pulsar -12 ou 12 se ligar certo + e -
mais nao aciona por temperatura

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Válvula EGR - isolar ou trocar?

por willsf2015 » 01 Dez 2020, 19:19

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
willsf2015 escreveu:Fuente del Mensaje Agora a dúvida é se está vindo ou nao sinal do modulo para acionar a válvula e quando é pra ela ser acionada, fiz a leitura no multimetro com o carro ligado e quente (segundo estágio da ventoinha) e marcou 13,75v. O que acham?

oi como o dan falo ela fica fechada e abre por pulsos a maior parte do tempo na lenta ele fica fechada , a valvula e um solenoide com dois pin no plug positivo e negativo se vc liga 12v e terra nela abre , a valvula original busch ainda tem regulagem se quiser em um dos buracos tem uma fenda pequena .
o pulso da ecu de injeçao tambem e facil de testar lampada test (uma lampada comum com fio ligado nela (eu tenho uma lampada com portalampada e na ponta dos fios do portalampada soldei duas agulhas grosas ) liga no plug do chicote postivo e negativo e indiferente na lampda e ao dar pulso vai piscar a lampada.
pode utilizar o multimetro se for digital e indiferente a polaridade se botar ao contrario vai marcar 0 e ao pulsar -12 ou 12 se ligar certo + e -
mais nao aciona por temperatura

Exatamente! Fiz o teste da lâmpada e ela pisca conforme aumenta a aceleração mesmo, ou seja, ECU esta mandando o sinal, coloquei a valvula no lugar e liguei o carro, sem acelerar estava dando vácuo na entrada dela, ou seja, travou aberta. Não conclui isso antes porque ela estava saindo um pouco de ar quando eu assoprava mas com muita dificuldade.

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Válvula EGR - isolar ou trocar?

por willsf2015 » 03 Dez 2020, 10:38

Bom dia! Fiz a substituição da válvula do canister defeituosa, porém o carro está falhando, meio que pipocando em qualquer marcha e em qualquer rpm, já não sei mais o que pode ser. O que acham?

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Válvula EGR - isolar ou trocar?

por chirola » 03 Dez 2020, 21:04

willsf2015 escreveu:Fuente del Mensaje Fiz o teste da lâmpada e ela pisca conforme aumenta a aceleração mesmo, ou seja, ECU esta mandando o sinal,

iso mesmo o defeito esta na valvula ela tem que vedar cuando nao tem sinal da ecu

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por chirola » 03 Dez 2020, 21:08

willsf2015 escreveu:Fuente del Mensaje Bom dia! Fiz a substituição da válvula do canister defeituosa, porém o carro está falhando, meio que pipocando em qualquer marcha e em qualquer rpm, já não sei mais o que pode ser. O que acham?


se vc checo o funcionamento de tudos os sensores egr limpa tbi limpa velas cabos bobina tudo ok, so resta checar precao da linha de combustivel , e medir a comprecao dos cilindros , checar se os bicos estao equalizados , porque se a parte eletrica esta ok o defeito pode ser mecanico

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por willsf2015 » 04 Dez 2020, 11:13

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
willsf2015 escreveu:Fuente del Mensaje Bom dia! Fiz a substituição da válvula do canister defeituosa, porém o carro está falhando, meio que pipocando em qualquer marcha e em qualquer rpm, já não sei mais o que pode ser. O que acham?


se vc checo o funcionamento de tudos os sensores egr limpa tbi limpa velas cabos bobina tudo ok, so resta checar precao da linha de combustivel , e medir a comprecao dos cilindros , checar se os bicos estao equalizados , porque se a parte eletrica esta ok o defeito pode ser mecanico

Não tinha testado antes os cabos de vela, testei ontem e tinha um que estava morto RS, troquei eles e as velas e acabou.

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Válvula EGR - isolar ou trocar?

por chirola » 04 Dez 2020, 22:51

willsf2015 escreveu:Fuente del Mensaje
chirola escreveu:Fuente del Mensaje
willsf2015 escreveu:Fuente del Mensaje Bom dia! Fiz a substituição da válvula do canister defeituosa, porém o carro está falhando, meio que pipocando em qualquer marcha e em qualquer rpm, já não sei mais o que pode ser. O que acham?


se vc checo o funcionamento de tudos os sensores egr limpa tbi limpa velas cabos bobina tudo ok, so resta checar precao da linha de combustivel , e medir a comprecao dos cilindros , checar se os bicos estao equalizados , porque se a parte eletrica esta ok o defeito pode ser mecanico

Não tinha testado antes os cabos de vela, testei ontem e tinha um que estava morto RS, troquei eles e as velas e acabou.

Sorte que foi de fácil solução e VC mesmo arrumou valeu o retorno com a solução sempre pode ajudar outras pessoas postando a solução do problema

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Válvula EGR - isolar ou trocar?

por lima_.27 » 10 Mar 2021, 16:29

AdrianoS escreveu:Fuente del Mensaje Boa noite pessoal,

estou com uma dúvida sobre válvula EGR, seguinte, já há um bom tempo o Vectra apresenta uma leve falha após troca de marchas, perceptível principalmente em trocas de primeira para segunda, e segunda para terceira marchas, o motor dá uma leve amarrada/embolada, mas em seguida deslancha, já passei por 3 mecânicos e todos me passaram o mesmo diagnóstico: válvula EGR com defeito, como é muito difícil encontrar e ainda por cima ser muito cara o preço dela, me recomendaram isolar ela, removendo a mesma e adicionando uma tampa vedada com junta original nova, mantendo a eletro-válvula ligada para não acusar erro no MID, apenas tampando a ponta da mangueira que antes era conectada na EGR.
Me passaram esse diagnóstico, por eu já ter trocado praticamente todas as peças básicas e não ter resolvido: como velas, cabos de velas, limpeza de TBI, sensor MAP, sensor de rotação, atuador da lenta, correias dentada e lisa com tensionadores, verificado aterramento do motor, alternador, tensão de alternador, bateria, troca de postos de combustíveis (uso somente gasolina aditivada), troca de bomba de combustível, troca de filtro de combustível, filtro de ar, verificado se há falsas entradas de ar na admissão, observando a válvula EGR, parece que ela sim pode permitir a falsa entrada de ar ao redor do pino/eixo que faz a interligação entre o diafragma e a base, não?

Será que do que EGR pode ser algum tipo de problema na central da injeção? No scanner não acusa nada, tudo dentro dos níveis normais de funcionamento.

Por fim, alguém já efetuou a troca ou isolamente da EGR do seu Vectra? Alguém recomenda? Se afirmativo, o que achou? Melhorou, piorou, consumo, falhas, o que achou do resultado geral?

Abraço.



Teria como trocar essa válvula egr manual por uma elétrica , pois os meu tem válvula manual .

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Válvula EGR - isolar ou trocar?

por AdrianoS » 11 Mar 2021, 19:28

O meu nem troquei, só mandei fazer uma tampa com chapa grossa numa tornearia e isolei.
Acabaram-se os problemas de falhas nas trocas de marchas.
Editado pela última vez por Ju_Bueno em 12 Mar 2021, 10:21, em um total de 1 vez.
Razão: remoção de citações
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