por Almeidão »
21 Mar 2018, 09:42
Eu não sei como é feito este flush, porém qualquer coisa que se coloca no motor para limpar por dentro, só vai ferrando ele. Usando o óleo regularmente e a cada troca ter o cuidado de tirar o que fica no fundo, o próprio óleo tem as propriedades de manter ele limpo. Muitos fazem o fluch com querosene ou algo parecido, pura loucura, o motor fica exposto a um produto que em atrito pesado passa as ser destrutivo e como nunca se consegue tirar tudo lá de dentro, mesmo ao colocar óleo novo, este óleo será sempre pior que um velho pela contaminação do resto do produto. Quem entende de casquilho, bielas etc, sabe bem o que comento pela fragilidade desta peça quando o óleo está contaminado.
Bem, a primeira coisa a fazer nestes casos de jogar óleo pra pra fora, é como eu comentei acima, mas não quer dizer que todos serão resolvidos com esta limpeza que eu menciono, mas com certeza aqueles que estão bons e com esta sujeira estará propício a fazer isto e ao limpar resolve. Já os motores que estão ruins receberão muita pressão no carte e com certeza levará óleo para cima. Há também a possibilidade de ser problemas no cabeçote que sendo 8V nem é tão caro para reparar, problemas estes que aparecem com carro de 80.000 a 100.000 KM e parece que o pessoal não se importa muito com esta peça que muda o comportamento do carro quando boa, muda em potencia e economia e apesar de fazer parte do motor, ela não é o motor que as vezes rodam 400 a 500 mil KM. Neste caso com as válvulas ruins e passando óleo pelos retentores, este óleo volta para a TBI e se espalha por ali.