KHAN escreveu:Então
Se o problema for so a válvula termostática, o sintoma é justamente o contrário do que THIAGO96/97 ta passando.
Pois a válvula termostática controla o fluxo da agua, após a mesma atingir uma temperatura no motor a válvula abre permitindo que agua quente do motor vá para o radiador e a agua fria (menos quente) venha do radiador para o motor controlando assim a temperatura.
Se a válvula termostática esta com problema, o mais comum é travar aberta (pois se travar fechada o motor ferve em menos de 1 km), quanto mais velocidade mais a temperatura baixa, pois a agua fica circulando direto, logo ela sempre fica fria pois sai do motor e entra no radiador e recebe o vento caindo a temperatura da agua.
O problema é que o motor ve que ele não esta funcionando na temperatura ideal (economia, potencia, etc.) dai ele aumenta a aceleração, quantidade de combustível para tentar chegar a temperatura ideal, mas nunca chega.
Concluindo que o problema ai se for válvula termostática a mesma esta travada, bem pouco semi abertar, permitindo uma circulação de agua entre o motor e o radiador, porém bem pouco, dai quando vc exige muito do motor, ela não libera todo o fluxo da agua, causando o aquecimento, dai tu precisa tirar o pé para o motor reduzir o ritmo, baixar um pouco a temperatura e com o tempo a agua vai reduzindo aos poucos temperatura do motor pois o fluxo dela do motor para o radiador e do radiador para o motor é pouco (insuficiente para o que o motor precisa).
PS: apenas uma dedução com base no que foi falado, faz um teste na VT (eu não sei como funciona a vt do Vectra para falar como testar)
Abraços
Almeidão escreveu:Mais ou menos isto, mas não totalmente. Na verdade dificilmente ela trava aberta eu diria que 99% trava fechada e só
trava aberta que a mola quebrar que é algo quase impossível.
Outro detalhe, assim que a temperatura sai do azul ela abre e não fecha mais até esfriar, então ela não trabalha com efeito sanfona ou seja abriu fica aberta e o carro em funcionamento ela só fechará se estiver descendo uma ladeira muito longa e ele em quinta sem acelerar, ai a temperatura vai para o azul ou até menos e fecha ela. Bem isto se estiver usando a como grau correto do carro. Se o grau for mais pesado como uma de carro a álcool que funciona +/-92º e deve ter muitas destas por ai encalhadas e dá perfeitamente no Vectra, ai sim terás problemas porque determinado momento ela fechará e abrirá.
Isto também acontece quando o radiador está sujo, ou seja deteriorado porque a agua não circula o suficiente para refrigerar e dentro da cidade neste caso a ventoinha entra em funcionamento e fica ligada sempre ou mais tempo que o normal.
No caso da válvula fechada na cidade ela não arma nunca e se for válvula com grau elevado ela arma refresca algo e a válvula fechará elevando a temperatura cada vez mais para cima.
THIAGO96/97 escreveu:Galera olhei o meu sistema de arrefecimento hoje e verifiquei o seguinte:
1º) A água dentro do sistema acho que estava boa ainda pois ainda tinha uma certa "viscosidade", não é bem essa a palavra, mas tipo, quando essa água seca na mão parece que fica meio grudento... resumindo percebia-se que havia algo a mais que somente água...
2º) A VT visualmente estava inteira, ainda aparecendo na "tampinha" 82/97ºC...
3º) É da mesma marca da original GM, Wahler...
4º) Retirei toda a água do sistema e nao percebi nenhuma sujeira tipo pedacinhos de ferro ou algo parecido...
Bom, para desencargo de consciência comprei uma VT na GM... R$ 95,00 dilmas e 3 litros de aditivo R$ 90,00 dilmas...
Mas antes coloquei aquele produto da Bardal... Rad Clean... para limpeza em 7 dias... na próxima semana coloco a VT nova juntamente com a água desmineralizada e o aditivo original...
Mas não to confiante... pois minha VT estava inteira, tipo, to trocando 6 por meia dúzia...
Fui...
KHAN escreveu:Almeidão escreveu:Mais ou menos isto, mas não totalmente. Na verdade dificilmente ela trava aberta eu diria que 99% trava fechada e só
trava aberta que a mola quebrar que é algo quase impossível.
Outro detalhe, assim que a temperatura sai do azul ela abre e não fecha mais até esfriar, então ela não trabalha com efeito sanfona ou seja abriu fica aberta e o carro em funcionamento ela só fechará se estiver descendo uma ladeira muito longa e ele em quinta sem acelerar, ai a temperatura vai para o azul ou até menos e fecha ela. Bem isto se estiver usando a como grau correto do carro. Se o grau for mais pesado como uma de carro a álcool que funciona +/-92º e deve ter muitas destas por ai encalhadas e dá perfeitamente no Vectra, ai sim terás problemas porque determinado momento ela fechará e abrirá.
Isto também acontece quando o radiador está sujo, ou seja deteriorado porque a agua não circula o suficiente para refrigerar e dentro da cidade neste caso a ventoinha entra em funcionamento e fica ligada sempre ou mais tempo que o normal.
No caso da válvula fechada na cidade ela não arma nunca e se for válvula com grau elevado ela arma refresca algo e a válvula fechará elevando a temperatura cada vez mais para cima.
Hum
Então espera ai, tu falou uma coisa que não entendi.
O Vectra então não tem o controle eficaz da temperatura do motor?
Todos carros com IE tem uma temperatura ideal de funcionamento, Palio, AP, ford, etc.
A agua fica travada pela VT (válvula termostática) e quando passa dessa temperatura ideal (temperatura ideal = melhor temperatura para queima do ar, circulação de óleo, etc) ele abre e vai para radiador esfriar e entra agua nova mantendo a temperatura ideal, dai a VT so abre quando passar dessa temperatura. Sendo assim a VT abre e fecha diversar vezes, pois se baixar a temperatura o motor se torna beberrão pois tende a recuperar a temperatura ideal.
Na boa, se ta falando que o Vectra não tem isso? Que trem é esse? Que uma vez aberta a VT nunca mais fecha, dai a agua corre direto do motor para o radiador?
A respeito da ventoinha é normal acionar para baixar a temperatura do motor, o meu so aciona a ventoinha quando passa da metade do marcador de temperatura ou quando paro e desligo o motor.
Abraços
Almeidão escreveu:Todos carros quando saem da temperatura de aquecimento já está na temperatura ideal de funcionamento e no caso do Vectra a temperatura estará marcando 80 graus no painel. Bem, no painel é 80 lá no motor já é outra temperatura, afinal explode nas camaras com quase mil graus.
Valvula termostática abre e só fecha quando o carro esfria não tem nada disto de ir dosando não a não ser que ela for de carro a alcool porque ele precisa esquentar o gasolina não. Quer um exemplo? Tire sua valvula com o bico e coloque ela em uma panela com agua e ligue o fogo, a agua quente vai abrir ela. desligue o fogo e espere ela fechar e sinta a agua como está depois de fechada ok?
Agora seu carro está frio e com a valvula no local, ligue ele até a temperatura atingir 80º no painel e desligue, vai lá e solte uma mangueira e sinta como vai estar agua e olhe que a valvula já está aberta. Quando que seu carro fica com menos de 80º no painel para ela fechar?
Valvula termostática para o Vectra B é com +/- 82 graus, ou seja ela abre nesta temperatura se for 92 já terão problemas e se for 97 mais ainda. Na que eu indico está este numero nela 82 e nada mais que isto.
Almeidão escreveu:Pode esquecer que ela fecha, não aqui no brasil, talvez no Sul e descendo a ladeira igual você descreve e sem acelerar. Isto talvez não em um local com clima de 15 graus por exemplo.
Bem, sobre a sua descida ela tende a baixar mais que isto, isto porque o radiador está refrigerando porque está ele em movimento e o motor com marcha engatada descendo estará em movimento girando a agua que ao refrigerar fica mais fria e por dentro o motor mesmo em movimento está ele desligado porque desce engatado e sem ser acelerado e por isto não gera calor e não gerando calor, logo a agua estará mais fria e passando pelo sensor e levando para o painel estas informações. Com tudo isto que lhe descrevo, lhe pergunto. Não era para válvula fechar e ele voltar a aquecer? E no entanto não aconteceu isto no seu carro descendo e não acontece em nenhum estando com válvula correta. E mais, mesmo estando no painel bem baixo, o motor não está tão frio assim, isto porque quando em movimento, circula mais agua pelo radiador que dentro do bloco e es o motivo de que o 4º cilindro sofre bem mais que os outros.
Prova disto está que você vem de viagem e está com a temperatura em 80º, pára em um semáfaro e logo ela sobe e arma a ventoinha. Ao contrário de quando você liga o carro e está ele chegando em 80º ai você para e demora 5 a 10 vezes mais para que a ventoinha volte a armar. Bem, é que quando você chega no semáfaro em uma viagem, a válvula está aberta e a temperatura interna é maior. No caso de ligar o carro e ele chega nos 80º, abre a válvula ai circula agua fria e até voltar a aquecer isto demora bem. Muito simples um funcionamento de termostática e quase inacreditável que funciona, mas se trabalhasse desta forma abre e fecha, não duraria 6 meses.
Resumindo, se sua válvula está normal então você tem problemas com seu radiador que deve estar tapado.
Já passei por isto e tento fazer de tudo para que vocês não passem, e isto só prevenindo antes.
Sds
Almeidão escreveu:Pode esquecer que ela fecha, não aqui no brasil, talvez no Sul e descendo a ladeira igual você descreve e sem acelerar. Isto talvez não em um local com clima de 15 graus por exemplo.
Bem, sobre a sua descida ela tende a baixar mais que isto, isto porque o radiador está refrigerando porque está ele em movimento e o motor com marcha engatada descendo estará em movimento girando a agua que ao refrigerar fica mais fria e por dentro o motor mesmo em movimento está ele desligado porque desce engatado e sem ser acelerado e por isto não gera calor e não gerando calor, logo a agua estará mais fria e passando pelo sensor e levando para o painel estas informações. Com tudo isto que lhe descrevo, lhe pergunto. Não era para válvula fechar e ele voltar a aquecer? E no entanto não aconteceu isto no seu carro descendo e não acontece em nenhum estando com válvula correta. E mais, mesmo estando no painel bem baixo, o motor não está tão frio assim, isto porque quando em movimento, circula mais agua pelo radiador que dentro do bloco e es o motivo de que o 4º cilindro sofre bem mais que os outros.
Prova disto está que você vem de viagem e está com a temperatura em 80º, pára em um semáfaro e logo ela sobe e arma a ventoinha. Ao contrário de quando você liga o carro e está ele chegando em 80º ai você para e demora 5 a 10 vezes mais para que a ventoinha volte a armar. Bem, é que quando você chega no semáfaro em uma viagem, a válvula está aberta e a temperatura interna é maior. No caso de ligar o carro e ele chega nos 80º, abre a válvula ai circula agua fria e até voltar a aquecer isto demora bem. Muito simples um funcionamento de termostática e quase inacreditável que funciona, mas se trabalhasse desta forma abre e fecha, não duraria 6 meses.
Resumindo, se sua válvula está normal então você tem problemas com seu radiador que deve estar tapado.
Já passei por isto e tento fazer de tudo para que vocês não passem, e isto só prevenindo antes.
Sds
Almeidão escreveu:Se for radiador entupido só trocando ele mesmo. O problema é que o termo usado entupido está errado nestes caso, porque ali na agua não entra sujeira para entupir o que na verdade acontece é que o alumínio cria um zinabre e ele mesmo tapa e é impossível tirar este zinabre, mas digamos que alguém consiga fazer isto, bem onde o zinabre foi criado o alumínio que poderia der 1 mm de espessura passa a ter este 1mm menos o zinabre que vai sair ou seja muitos não estão vazando ainda porque o zinabre é que está tapando. Este zinabre é parecido aquele zinabre que as vezes você vê em cabos de bateria e certamente você vê que ele já está comido. Só há uma forma de não ter este zinabre é usando o aditivo correto antes dele formar, mas tem que ser o correto porque existem vários em auto peças que são piores que agua pura.
Quando digo que é impossível tirar o zinabre, é fácil expôr porque. Nas aletas onde passa a agua, não passa um estilete quando limpo, então lhe pergunto. Como limpar então?
Eu continuo afirmando que esta peça é impossível reparar e nem vale apena tentar já que você consegue comprar um, por R$ 200,00 e se quiser vida longa a ele, aditivo certo quando novo.
NOTA, há outros problemas que faz o carro esquentar, não vai comprar radiador sem antes saber. Digo isto para aqueles que já testarom o carro sem válvulas e tem certeza que não há vazamentos e mais certo ainda que a junta não esteja queimada.
Tercyo Maia escreveu:Almeidão escreveu:Se for radiador entupido só trocando ele mesmo. O problema é que o termo usado entupido está errado nestes caso, porque ali na agua não entra sujeira para entupir o que na verdade acontece é que o alumínio cria um zinabre e ele mesmo tapa e é impossível tirar este zinabre, mas digamos que alguém consiga fazer isto, bem onde o zinabre foi criado o alumínio que poderia der 1 mm de espessura passa a ter este 1mm menos o zinabre que vai sair ou seja muitos não estão vazando ainda porque o zinabre é que está tapando. Este zinabre é parecido aquele zinabre que as vezes você vê em cabos de bateria e certamente você vê que ele já está comido. Só há uma forma de não ter este zinabre é usando o aditivo correto antes dele formar, mas tem que ser o correto porque existem vários em auto peças que são piores que agua pura.
Quando digo que é impossível tirar o zinabre, é fácil expôr porque. Nas aletas onde passa a agua, não passa um estilete quando limpo, então lhe pergunto. Como limpar então?
Eu continuo afirmando que esta peça é impossível reparar e nem vale apena tentar já que você consegue comprar um, por R$ 200,00 e se quiser vida longa a ele, aditivo certo quando novo.
NOTA, há outros problemas que faz o carro esquentar, não vai comprar radiador sem antes saber. Digo isto para aqueles que já testarom o carro sem válvulas e tem certeza que não há vazamentos e mais certo ainda que a junta não esteja queimada.
Já ouvi falar em "varetar" o radiador não seria esse o procedimento para limpar as aletas?
Qual seria uma marca boa de radiador?
Obrigado.
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