O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BVálvula de ventilação do motor PCV - Vectra B

36 mensagens
  • 1
  • 2
diego rodrigues
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 165
Registrado em: 24 Abr 2014, 22:18
Nome Completo: Diego Rodrigues de Sousa Silva
Cidade: sobradinho
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Válvula de ventilação do motor PCV - Vectra B

por diego rodrigues » 09 Out 2014, 22:31

Nesse vídeo mostro o que fiz para resolver o problema da válvula de ventilação do motor no Vectra CD 2.2 16V. A minha estava 100% entupida, causando um mau fluxo dos gases do interior do motor (cárter e cabeçote). Com isso, gera muita pressão interna e o motor tende a melar de óleo a TBI, tampa de óleo, borda da tampa de válvulas e por onde mais estiver fácil de o motor aliviar sua pressão interna.

http://www.youtube.com/watch?v=cW8lsQi64lI
no Youtube tem os detalhes.

Vou relatando as novidades. :)
Imagem
Atual BMW 340i E46 1996 preta
Garagem ex-Vectra: http://clubedovectra.com.br/forum/viewt ... 256#p57256

Ramon Neves
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 346
Registrado em: 27 Mar 2014, 00:44
Nome Completo: Ramon N. Emerenciano
Cidade: Nova Iguaçu
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: VECTRA CD 2.2 16V - VÁLVULA DE VENTILAÇÃO DO MOTOR - PCV

por Ramon Neves » 10 Out 2014, 08:57

Amigo que adaptação foi essa, conta os detalhes, por favor!
Imagem

diego rodrigues
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 165
Registrado em: 24 Abr 2014, 22:18
Nome Completo: Diego Rodrigues de Sousa Silva
Cidade: sobradinho
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: VECTRA CD 2.2 16V - VÁLVULA DE VENTILAÇÃO DO MOTOR - PCV

por diego rodrigues » 10 Out 2014, 10:05

ixi. vou copiar o que já escrevi lá, ok?

"Nesse vídeo mostro o que fiz para resolver o problema da válvula de ventilação do motor no Vectra CD 2.2 16V. A minha estava 100% entupida, causando um mau fluxo dos gases do interior do motor (cárter e cabeçote). Com isso, gera muita pressão interna e o motor tende a melar de óleo a TBI, tampa de óleo, borda da tampa de válvulas e por onde mais estiver fácil de o motor aliviar sua pressão interna.

o fluxo normal de ventilação do motor do Vectra é:

- em marcha lenta o ar entra para o cabeçote pela tampa de válvulas. ele chega pela mangueira ligada da tampa à mangueira de tomada de ar da TBI.

- o vapor de óleo e a pressão escapam do cabeçote pela outra mangueira, que liga a tampa à válvula no coletor de admissão.

- a válvula libera passagem de ar somente em um sentido, do cabeçote para o coletor. isso só ocorre quando o motor está em marcha lenta ou com baixa carga.

- ao acelerar, o motor passa a ter vácuo quase 0 no coletor. nesse momento a válvula se fecha para que não ocorra um fluxo de ar no sentido contrário (entrando ar tanto pela mangueira ligada ao coletor quanto pela ligada à TBI).

- quando a válvula entope, os gases gerados no motor não tem por onde sair e acabam saindo por onde deveriam entrar (mangueira ligada à TBI) e também por onde for mais fácil (tampa de óleo e brechas nas juntas).

Por isso é muito importante a manutenção dessa válvula, em qualquer carro.

no momento desta postagem, já faz uns 3 dias que fiz essa manutenção e a TBI está bem limpa. Antes quando eu limpava não durava mais que um dia e já estava toda melada de óleo.

só vi um leve suorzinho de óleo que provavelmente ainda é da sujeira que ficou na mangueira ligada à TBI. não tive tempo de limpá-la com capricho.

fica aí a dica e o relato. daqui a uns dias volto pra confirmar se está tudo limpo. creio que mesmo que ainda suje, seja infinitamente menos que antes.

detalhe: meu carro está sem os antichamas que a galera costuma colocar na mangueira de ligação da tampa de válvulas à TBI. tinha colocado mas retirei, pois não estavam segurando nada (no meu carro com a válvula entupida). recolocá-las vai ajudar a deixar a TBI limpa por mais tempo."

:)
Imagem
Atual BMW 340i E46 1996 preta
Garagem ex-Vectra: http://clubedovectra.com.br/forum/viewt ... 256#p57256

diego rodrigues
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 165
Registrado em: 24 Abr 2014, 22:18
Nome Completo: Diego Rodrigues de Sousa Silva
Cidade: sobradinho
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: VECTRA CD 2.2 16V - VÁLVULA DE VENTILAÇÃO DO MOTOR - PCV

por diego rodrigues » 15 Out 2014, 08:45

:62: :62: :62: :62:

esse trem ainda mela. que palha.

Imagem
Imagem

Não sei se ainda é resquício de sujeira da mangueira. :47:

Chateado....
Imagem
Atual BMW 340i E46 1996 preta
Garagem ex-Vectra: http://clubedovectra.com.br/forum/viewt ... 256#p57256

Ramon Neves
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 346
Registrado em: 27 Mar 2014, 00:44
Nome Completo: Ramon N. Emerenciano
Cidade: Nova Iguaçu
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: VECTRA CD 2.2 16V - VÁLVULA DE VENTILAÇÃO DO MOTOR - PCV

por Ramon Neves » 15 Out 2014, 11:24

Diego, a valvula pcv do meu não está lá grandes coisa, ta meio entupida também, mas o tbi do meu está limpo sem uma gota de óleo depois que coloquei o filtro anti chamas dos motores fiasa da fiat...
Você já mediu a pressão da bomba de óleo? pois pode ter uma galeria de óleo com pouca passagem fazendo aumentar a pressão do óleo e consequentemente vazando óleo para a tbi...
Imagem

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 15:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: VECTRA CD 2.2 16V - VÁLVULA DE VENTILAÇÃO DO MOTOR - PCV

por rgapski » 15 Out 2014, 12:37

Diego,

Se não resolveu, verifique se não esta vazando compressão dos cilindros para dentro do motor.
As vezes um anel pode estar desalinhado, ou até mesmo gasto, fazendo jorrar esse óleo pra tbi...

Abs!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

diego rodrigues
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 165
Registrado em: 24 Abr 2014, 22:18
Nome Completo: Diego Rodrigues de Sousa Silva
Cidade: sobradinho
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: VECTRA CD 2.2 16V - VÁLVULA DE VENTILAÇÃO DO MOTOR - PCV

por diego rodrigues » 15 Out 2014, 14:40

bom, pelo que o vendedor da agência me falou o motor foi feito esse ano. seguuuuundo ele, né.

então é pra estar tudo justinho e desentupido. anel alinhado não faria fumar?

pelo menos a tampa do óleo não está suja. vou recolocar os antichamas pra ver.

não quero nem sonhar em mexer com motor tão cedo. fiz o motor do meu Omega ano passado e ando sem paciência pra isso. comprei o VCD justamente pra ter tranquilidade. se for compressão por causa de anel.... aí vou desanimar do carro. :(
Imagem
Atual BMW 340i E46 1996 preta
Garagem ex-Vectra: http://clubedovectra.com.br/forum/viewt ... 256#p57256

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 15:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: VECTRA CD 2.2 16V - VÁLVULA DE VENTILAÇÃO DO MOTOR - PCV

por rgapski » 15 Out 2014, 15:01

diego rodrigues escreveu:bom, pelo que o vendedor da agência me falou o motor foi feito esse ano. seguuuuundo ele, né.

então é pra estar tudo justinho e desentupido. anel alinhado não faria fumar?

pelo menos a tampa do óleo não está suja. vou recolocar os antichamas pra ver.

não quero nem sonhar em mexer com motor tão cedo. fiz o motor do meu Omega ano passado e ando sem paciência pra isso. comprei o VCD justamente pra ter tranquilidade. se for compressão por causa de anel.... aí vou desanimar do carro. :(


Diego,

Nível de óleo esta muito alto? O ideal é não ficar na marca max, mas entre o min e o max.
Nem sempre carro com anel desalinhado fuma...

Meça a compressão entre os cilindros e veja se estão iguais.
Pelo fato do motor ter sido feito, deve apresentar valores altos de compressão e sem diferença entre eles.
Se um deles estiver com baixa compressão, ou todos com compressão baixa, seu problema esta no motor mesmo.

O meu é 16v também, e ele suja tbi como todo carro, mas não faz essa meleca aí não. Não uso nenhum artifício pra reduzir, como antichamas do motor fire, valvula pcv, etc...
Não acho normal essa melequeira ai...

Abs!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10647
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: VECTRA CD 2.2 16V - VÁLVULA DE VENTILAÇÃO DO MOTOR - PCV

por Arquiteto » 15 Out 2014, 16:49

realmente esta em excesso ...

diego rodrigues
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 165
Registrado em: 24 Abr 2014, 22:18
Nome Completo: Diego Rodrigues de Sousa Silva
Cidade: sobradinho
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: VECTRA CD 2.2 16V - VÁLVULA DE VENTILAÇÃO DO MOTOR - PCV

por diego rodrigues » 16 Out 2014, 09:55

óleo em excesso não é, pois troquei um dia antes de tirar essa foto. foi trocado óleo e filtro. 4,5L. :)

medir a compressão então... mês que vem, que nesse já quebrei o cofre. rsrsrs!
Imagem
Atual BMW 340i E46 1996 preta
Garagem ex-Vectra: http://clubedovectra.com.br/forum/viewt ... 256#p57256

Renato Bomdam
Organizador
Organizador
Mensagens: 125
Registrado em: 13 Nov 2013, 16:09
Nome Completo: Renato Bomdam
Cidade: Itajaí
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra Elite 2.2 MPFI 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2001/2001

Re: VECTRA CD 2.2 16V - VÁLVULA DE VENTILAÇÃO DO MOTOR - PCV

por Renato Bomdam » 16 Out 2014, 10:16

diego rodrigues escreveu:óleo em excesso não é, pois troquei um dia antes de tirar essa foto. foi trocado óleo e filtro. 4,5L. :)

medir a compressão então... mês que vem, que nesse já quebrei o cofre. rsrsrs!


Minha TBI tb tá toda melecada. Pelo que vi o pessoal comentando em outros tópicos, o procedimento correto (ou adequado) para troca do óleo seria retirando o cárter, de modo a esgotar uns 200~300 ml que fica no fundo e não sai pelo bujão. Fiz a troca sem remover o cárter e colocando a medida indicada no manual, o que significa excesso de óleo no motor. Resultado: barulho forte de alguma coisa batendo na parte superior do motor, luz do óleo acendendo, baixa pressão do óleo (feito a medição no mecânico) e TBI toda melada. Eu até tirei aquela mangueira que vem do filtro do ar até a borboleta, e dei uma olhada "lá dentro", girando a borboleta um pouquinho. Dá pra perceber que lá dentro tem até um depósito de óleo. Outra coisa que percebi foi que é muito ruim de verificar o óleo pela vareta. Ô varetinha chata de olhar. Eu tiro ela e limpo com papel, coloco de novo e retiro, mas não dá pra perceber com clareza o nível, pois de um lado ela fica toda "molhada" com o óleo, mas do outro lado ela tá seca. Outra coisa: levei o carro no mecânico e ele mediu a pressão da bomba, que está normal. Só o que ele observou foi que o motor está com baixa pressão de óleo, mas a bomba está OK, e que seria preciso desmontar o motor pra ir analisando o que pode ser. Estou a fim de tentar tirar um pouco do óleo, mas não sei se tem como retirar um pouco de óleo por sucção pelo orifício da vareta, alguém sabe?
Vou tentar este procedimento como último recurso, e caso não resolva, no próximo mês encosto ele na oficina pra resolver de vez.
Passado: Vectra GLS 2.0 1994
Passado: Vectra GLS 2.0 1998
Presente: Vectra Elite 2.2 2005

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10647
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: VECTRA CD 2.2 16V - VÁLVULA DE VENTILAÇÃO DO MOTOR - PCV

por Arquiteto » 16 Out 2014, 10:36

vc pode drenar oleo todo pelo bujão e recolocar ... desde que use um recipiente limpo

para tirar os 100~200 ml que ficam no carter tem a dica da seringa do Almeidão ...

não precisa desmontar o carter ...

:88:

diego rodrigues
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 165
Registrado em: 24 Abr 2014, 22:18
Nome Completo: Diego Rodrigues de Sousa Silva
Cidade: sobradinho
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: VECTRA CD 2.2 16V - VÁLVULA DE VENTILAÇÃO DO MOTOR - PCV

por diego rodrigues » 17 Out 2014, 10:42

então pode até ser excesso. pois na troca foi colocado 4,5L e depois dela é que o trem melou mesmo.

a verificar....
Imagem
Atual BMW 340i E46 1996 preta
Garagem ex-Vectra: http://clubedovectra.com.br/forum/viewt ... 256#p57256

diego rodrigues
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 165
Registrado em: 24 Abr 2014, 22:18
Nome Completo: Diego Rodrigues de Sousa Silva
Cidade: sobradinho
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: VECTRA CD 2.2 16V - VÁLVULA DE VENTILAÇÃO DO MOTOR - PCV

por diego rodrigues » 18 Out 2014, 19:07

medi hoje o nível do carro pela manhã. 1 dedo acima do máximo.

é o primeiro carro que vejo tal coisa.

sinistro, né?
Imagem
Atual BMW 340i E46 1996 preta
Garagem ex-Vectra: http://clubedovectra.com.br/forum/viewt ... 256#p57256

juniorjsf
Member
Member
Mensagens: 4
Registrado em: 15 Ago 2014, 10:50
Nome Completo: Joel de Souza frança
Cidade: Nova Iguaçu
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: VECTRA CD 2.2 16V - VÁLVULA DE VENTILAÇÃO DO MOTOR - PCV

por juniorjsf » 14 Nov 2014, 14:27

É rapaziada defeito complicado esse né hoje estive olhando o meu pois desde que eu comprei o carro está com esse problema. Depois de muito sofrer tirei a tampa do comando de valvulas pra dar uma olhada achei um duto que pega do lado esquerdo da minha tampa quebrada e um duto fino que pega na tampa e vai até o cabeçote analizando a questão observei que ela tem uma função de sugar o oléo que vem do carter pela ventilação do motor evitando assim que o mesmo fosse sugado pela admissão. Essa semana vou ver se consigo comprar uma tampa nova pra ver se resolvo o problema. com relação ao deposito de oleo na admissão pode ser por causa desse duto pois ele fica aberto e todo o oleo que a bomba joga no cabeçote acaba entrando nesse duto e sendo sugado pela admissão.
Fiz um teste na tampa desconectei a mangueira de ventilação que vem do carter e o motor ao inves de fazer vacuo na entrada da mangueira fica soprando muito forte sinal que está tendo algum retorno de oleo e imediatamente melando a entrada da mangueira.

Vou ver se acho uma tampa nova pra comprar e colocar no lugar caso resolva posto aqui. :47:

Ramon Neves
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 346
Registrado em: 27 Mar 2014, 00:44
Nome Completo: Ramon N. Emerenciano
Cidade: Nova Iguaçu
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: VECTRA CD 2.2 16V - VÁLVULA DE VENTILAÇÃO DO MOTOR - PCV

por Ramon Neves » 14 Nov 2014, 21:21

Júnior, veja bem, esse duto ele apenas conduz o óleo para a parte superior da tampa para ter uma distribuição homogênea nos dois comandos e nos tuchos hidráulicos, a respeito do suspiro com uma tampa nova vai jogar ainda mais óleo no tbi, pois a pressão está alta e tem mais óleo próximo do suspiro que o duto leva, melhor você trocar ou limpar a válvula pcv antes de comprar a tampa.

Enviado de meu C2104 usando Tapatalk
Imagem

juniorjsf
Member
Member
Mensagens: 4
Registrado em: 15 Ago 2014, 10:50
Nome Completo: Joel de Souza frança
Cidade: Nova Iguaçu
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: VECTRA CD 2.2 16V - VÁLVULA DE VENTILAÇÃO DO MOTOR - PCV

por juniorjsf » 15 Nov 2014, 14:16

Ramon Neves escreveu:Júnior, veja bem, esse duto ele apenas conduz o óleo para a parte superior da tampa para ter uma distribuição homogênea nos dois comandos e nos tuchos hidráulicos, a respeito do suspiro com uma tampa nova vai jogar ainda mais óleo no tbi, pois a pressão está alta e tem mais óleo próximo do suspiro que o duto leva, melhor você trocar ou limpar a válvula pcv antes de comprar a tampa.

Enviado de meu C2104 usando Tapatalk



:9: Amigo essa valvula eu ja limpei realmente estava entupida mais consegui limpa-la só que agora analizando bem direito e com calma vi que esse duto quebrado ficava sendo sugado oleo que vem no cabeçote para o TBI

diego rodrigues
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 165
Registrado em: 24 Abr 2014, 22:18
Nome Completo: Diego Rodrigues de Sousa Silva
Cidade: sobradinho
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: VECTRA CD 2.2 16V - VÁLVULA DE VENTILAÇÃO DO MOTOR - PCV

por diego rodrigues » 15 Nov 2014, 20:37

o meu eu resolvi deixar ele baixar óleo sozinho. a meleira já reduziu bastante, mas ainda mela. o nível está +-2mm acima do máximo.

na próxima troca farei assim. esgotar pelo cárter, normalmente. recolocar 3L. e a partir daí ir medindo e completando. não vou nem colocar no máximo, vou deixar no meio.

lembro que após trocar a PCV eu ainda não tinha trocado o óleo, que estava +- no meio do min/max da vareta, e não estava melando.
Imagem
Atual BMW 340i E46 1996 preta
Garagem ex-Vectra: http://clubedovectra.com.br/forum/viewt ... 256#p57256

juniorjsf
Member
Member
Mensagens: 4
Registrado em: 15 Ago 2014, 10:50
Nome Completo: Joel de Souza frança
Cidade: Nova Iguaçu
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: VECTRA CD 2.2 16V - VÁLVULA DE VENTILAÇÃO DO MOTOR - PCV

por juniorjsf » 18 Nov 2014, 21:07

E isso meus amigos problema resolvido era realmente a tampa de oleo com problema. Vou postar o link do you tube com o video da tampa com o duto quebrado.
Espero que esse video ajude amigos que estejam com o mesmo problema. :88:

https://www.youtube.com/watch?v=haprPCNaNvQ

Renato Bomdam
Organizador
Organizador
Mensagens: 125
Registrado em: 13 Nov 2013, 16:09
Nome Completo: Renato Bomdam
Cidade: Itajaí
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra Elite 2.2 MPFI 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2001/2001

Re: VECTRA CD 2.2 16V - VÁLVULA DE VENTILAÇÃO DO MOTOR - PCV

por Renato Bomdam » 09 Dez 2014, 09:15

Alguém poderia postar uma foto de um motor 2.2 16v apontando onde está esta tal válvula PCV e também a tal da válvula EGR?
De forma complementar, algum entendedor poderia explicar qual a função de cada uma delas?
Passado: Vectra GLS 2.0 1994
Passado: Vectra GLS 2.0 1998
Presente: Vectra Elite 2.2 2005

36 mensagens
  • 1
  • 2

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 330 visitantes

Bem-vindo: 19 Abr 2024, 14:48