Vectra BRespiro do cabeçote jogando óleo no tbi - Vectra B

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chirola
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Respiro do cabeçote jogando óleo no tbi - Vectra B

por chirola » 24 Jan 2021, 18:22

Viniaso159 escreveu:Fuente del Mensaje Olá pessoal, meu vectra 97 esta jogando óleo para a mangueira da entrada da TBI e ele não liga quando tem mais ou menos 13L de combustível, acredito que este óleo está sujando o atuador de marcha lenta e impede que ele ligue, limpei a mangueira da TBI e isole esta mangueira que sai do cabecote e é ligada a ela. Teria algum problema?


bro esa mangueira e um respiro do motor para ela jogar oleo pra cima pode ter dois problemas
1 . a valvula pcv que é uma mangueira fina que vai da tampa de valvulas ate o coletor depois da borboleta esta entupida .
2 . o motor esta cansado de aneis e pasa comprecao para o bloco aumentando a precao dentro dele.
isolar o respiro nao vai resolver o problema o oleo vai sair por algum lugar se entope o respiro seja vareta de oleo retentores ou juntas .
nao pode isolar a saida da tampa pode colocar uma mangueira e apontar para algum lugar que nao suje mais nao tampar .
o que nao liga com menos de xx de gasolina nao esta relacionado

Almeidão
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Respiro do cabeçote jogando óleo no tbi - Vectra B

por Almeidão » 24 Jan 2021, 18:45

Tampar o suspiro é pedir para estourar retentor, pior quando é do lado da caixa e é ele quem sofre mais por se grande. O carro tem duas opções de suspiro, as duas na tampa das válvulas uma entra depois da borboleta e ali é sugado quando em marcha lenta. Outra, antes da borboleta que passa a ser sugado assim que acelera o carro e consequentemente a pressão de vácuo depois da borboleta ela estando aberta perde o efeito então ele só muda de lugar. Lembando que ele não precisa ser sugado, mas deve está livre, os carros antigos esta mangueia ia para o chão, mas com novas leis sobre a camada de ozônio, fizeram esta invenção para ele voltar para dentro a ser queimado e ir para o catalizador e descarga. Tapar ele nunca, porque ele alivia a pressão interna que os pistões e eixo fazem.
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Respiro do cabeçote jogando óleo no tbi - Vectra B

por wallacer95 » 27 Jan 2021, 16:34

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Tampar o suspiro é pedir para estourar retentor, pior quando é do lado da caixa e é ele quem sofre mais por se grande. O carro tem duas opções de suspiro, as duas na tampa das válvulas uma entra depois da borboleta e ali é sugado quando em marcha lenta. Outra, antes da borboleta que passa a ser sugado assim que acelera o carro e consequentemente a pressão de vácuo depois da borboleta ela estando aberta perde o efeito então ele só muda de lugar. Lembando que ele não precisa ser sugado, mas deve está livre, os carros antigos esta mangueia ia para o chão, mas com novas leis sobre a camada de ozônio, fizeram esta invenção para ele voltar para dentro a ser queimado e ir para o catalizador e descarga. Tapar ele nunca, porque ele alivia a pressão interna que os pistões e eixo fazem.

Eu joguei os dois suspiros pra um Catch Can e isolei as duas entradas, ficou bacana e não vou sofrer mais com carbonização do vapor de óleo que vai pra admissão

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por Almeidão » 28 Jan 2021, 15:42

wallacer95 escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Tampar o suspiro é pedir para estourar retentor, pior quando é do lado da caixa e é ele quem sofre mais por se grande. O carro tem duas opções de suspiro, as duas na tampa das válvulas uma entra depois da borboleta e ali é sugado quando em marcha lenta. Outra, antes da borboleta que passa a ser sugado assim que acelera o carro e consequentemente a pressão de vácuo depois da borboleta ela estando aberta perde o efeito então ele só muda de lugar. Lembando que ele não precisa ser sugado, mas deve está livre, os carros antigos esta mangueia ia para o chão, mas com novas leis sobre a camada de ozônio, fizeram esta invenção para ele voltar para dentro a ser queimado e ir para o catalizador e descarga. Tapar ele nunca, porque ele alivia a pressão interna que os pistões e eixo fazem.

Eu joguei os dois suspiros pra um Catch Can e isolei as duas entradas, ficou bacana e não vou sofrer mais com carbonização do vapor de óleo que vai pra admissão


O meu eu isolei todas as saídas e entradas na TBI e jogo ele lá embaixo do carro, perto da saída da descarga, o carro ficou muito mais econômico e não entra cheiro de gás dentro do carro caso fosse colocar esta mangueira ali perto do motor. A TBI, onde está a borboleta realmente não suja, mas ali perto dos bicos criam crosta preta que precisa limpar pelo menos a cada 5 anos. Levando em consideração que tem uns que não limpam nunca, este 5 anos seriam para estes, como se fosse uma semana kakakakaka.
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por chirola » 28 Jan 2021, 18:59

comparto a minha experiencia com o meu vectra ,
como ja falei reiteradamente teve que trocar o motor do carro porque deu ruim e quebrou .
com o motor anterior o carro sujava a TBI de oleo mesmo com a valvula PCV revisada e funcionando 100% , depois da troca de motor omtem mesmo desmontei para trocar os tuchos e notei que a TBI estaba simplesmente limpo o que me faz pensar que o motor anterior estaba com algum problema como aneis cansados ou problema de junta e estaria juntando preçao em exesso no bloco, um sinal de perca de compreçao ou respiro entupido e tirar a bareta de oleo e da para ver que o motor asopra por ela e tem vez que chega a cuspir oleo(e normal sentir um pequeno sopro na vareta mais se asoprar mais forte nao e tao normal asim ) , um detalhe que pouca gente leva em conta e que a tampa de valvulas tambem junta borra e carvao e pode entupir as saidas dos respiros o mais fino entope mais facil o que levaria automaticamente a subir oleo pelo respiro mais grande , e acaba sujando a TBI .
bom e a minha experiencia nao quer decir que seja verdade absoluta ,mais asim foi explicado para mim por mecanicos com bastante experiencia

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por Almeidão » 29 Jan 2021, 08:33

chirola escreveu:Fuente del Mensaje comparto a minha experiencia com o meu vectra ,
como ja falei reiteradamente teve que trocar o motor do carro porque deu ruim e quebrou .
com o motor anterior o carro sujava a TBI de oleo mesmo com a valvula PCV revisada e funcionando 100% , depois da troca de motor omtem mesmo desmontei para trocar os tuchos e notei que a TBI estaba simplesmente limpo o que me faz pensar que o motor anterior estaba com algum problema como aneis cansados ou problema de junta e estaria juntando preçao em exesso no bloco, um sinal de perca de compreçao ou respiro entupido e tirar a bareta de oleo e da para ver que o motor asopra por ela e tem vez que chega a cuspir oleo(e normal sentir um pequeno sopro na vareta mais se asoprar mais forte nao e tao normal asim ) , um detalhe que pouca gente leva em conta e que a tampa de valvulas tambem junta borra e carvao e pode entupir as saidas dos respiros o mais fino entope mais facil o que levaria automaticamente a subir oleo pelo respiro mais grande , e acaba sujando a TBI .
bom e a minha experiencia nao quer decir que seja verdade absoluta ,mais asim foi explicado para mim por mecanicos com bastante experiencia


Sem duvida nenhuma Chirola que um motor cansado joga mais óleo pra cima pelo tubo de respiro, mas isto não quer dizer que a TBI sujaria mais por este motivo, afinal ali na tampa é lugar de óleo se movimentado para todos os lados. O problema que da parte debaixo para a tampa ele é jogado e na saída da tampa este ar passa a ser sugado pela TBI e o vácuo não tem como separar o ar do óleo que está ali muito perto da galeria de ar da tampa. Uma solução talvez seria fazer uma tampa mais alta ou uma torre onde está a mangueira para diminuir um pouco a possibilidade de sugar este óleo, diminuir não acabar. Se colocarmos a mão na TBI sem a mangueira com o carro ligado da para sentir o potencial de pressão que ali faz sugando sugando a palma da mão e imaginando a 100 km por hora como seria esta pressão e por isto acho impossível não sugar um pouco de óleo.
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por wallacer95 » 29 Jan 2021, 09:10

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje O meu eu isolei todas as saídas e entradas na TBI e jogo ele lá embaixo do carro, perto da saída da descarga, o carro ficou muito mais econômico e não entra cheiro de gás dentro do carro caso fosse colocar esta mangueira ali perto do motor. A TBI, onde está a borboleta realmente não suja, mas ali perto dos bicos criam crosta preta que precisa limpar pelo menos a cada 5 anos. Levando em consideração que tem uns que não limpam nunca, este 5 anos seriam para estes, como se fosse uma semana kakakakaka.

Boa ideia vou colocar uma mangueira pra direcionar ele pra baixo tbm, do jeito que está em cima as vezes sinto o cheiro de gás indo pra dentro do carro quando o recirculador nao está ativo,

Almeidão
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por Almeidão » 29 Jan 2021, 12:29

wallacer95 escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje O meu eu isolei todas as saídas e entradas na TBI e jogo ele lá embaixo do carro, perto da saída da descarga, o carro ficou muito mais econômico e não entra cheiro de gás dentro do carro caso fosse colocar esta mangueira ali perto do motor. A TBI, onde está a borboleta realmente não suja, mas ali perto dos bicos criam crosta preta que precisa limpar pelo menos a cada 5 anos. Levando em consideração que tem uns que não limpam nunca, este 5 anos seriam para estes, como se fosse uma semana kakakakaka.

Boa ideia vou colocar uma mangueira pra direcionar ele pra baixo tbm, do jeito que está em cima as vezes sinto o cheiro de gás indo pra dentro do carro quando o recirculador nao está ativo,


Tem que ser grande, no meio do carro. Ou mais para nçao sentir cheiro, no meio é o suficiente e por uns 3 anos mais ou menos para carro que funciona todos os dias ela tem que ser limpada para tirar o excesso de borras que gruda nela
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