Olá amigos do fórum!
Meu nome é Vitor e tenho um Vectra Expression 2.2 2002 c/ Ar digital. Há dois anos atrás meu evaporador furou e fiz a substituição. No entanto o evaporador não foi o original GM, foi um similar(importado). O dono da oficina garantiu que o produto era de qualidade e que não havia diferença para o original, o rendimento seria o mesmo.
O ar condicionado nunca mais foi o mesmo, ele era ótimo! Moro Fortaleza e o calor aqui é intenso, mesmo assim eu usava no automatico e gelava muito bem mesmo nas velocidades intermediárias. Hoje eu só consegue "gelar" se for no máximo(9) e no sol não consegue resfriar bem. Às vezes tenho que abaixar os vidros traseiros para poder aguentar o calor. Já tirei, troquei a carga de gás várias vezes e nada. Quando estou na estrada ou em certa velocidade ele começa a resfriar melhor. De noite e pela manhã cedo ele funciona bem, mas no sol está longe de ser o que era antes.
Hoje fui novamente a oficina pedir uma soluçao, estou disposto a colocar o original. Lá me disseram que o problema era no compressor e que teria que trocar pq a compressão estava baixa e de quebra tinha que trocar tb o condesador e filtro. Fiquei assustado pq ia gastar mais de 2mil reais.
Fiquei pensando que antes de meu evaporador furar e eu trocá-lo o A/C era uma maravilha, e logo após perdeu rendimento. Estou achando ainda que o problema é o evaporador.
Minha pergunta aos colegas é se algum de vocês já tiveram problema semelhante com o evaporador não original. Será que somente a peça original é que teria o rendimento ideal?
Me desculpem pelo post longo, achei que seria melhor detalhar o histórico. Agradeço desde já qualquer ajuda!
Abraços