O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra CManutenção 50mil - Vectra C

6 mensagens   •   Página 1 de 1
danilo_souza
Member
Member
Nome Completo: Danilo Augusto Santos de Souza
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Manutenção 50mil - Vectra C

por danilo_souza » 09 Fev 2015, 12:30

Boa Tarde galera!

Sou novo de fórum e de Vectra... Adquiri um GTX 2010 automático e agora chegou aos 50mil Km...

Marquei para trocar correias, bomba de combustível, óleo e pastilhas de freio... Minha dúvida é: São correias distintas para motor e alternador? O que eu preciso comprar pra essa troca (correia+tensionador, etc...)?

Teria mais alguma coisa pra fazer com essa km?

Obrigado !!

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Manutenção 50mil

por Thiago Menezes » 09 Fev 2015, 14:55

Danilo,

Na sua revisão dos 50 mil km e como adquiriu o carro agora recomendo a listagem abaixo:

*Correia dentada + esticador + rolamento
*Correia do alternador + Esticador
*Velas + cabos
*Filtros: Combustível, ar, ar condicionado
*Fluído de freio + fluído direção hidráulica
*Limpeza do sistema de arrefecimento + adição de aditivo de qualidade
*Troca da válvula termostática e bomba d'água
*Verificar discos + pastilhas
*Aqui um dos principais: Seu carro é automático, precisa trocar o óleo do câmbio, trocasse o mesmo com 40 mil km em uso severo (cidade) e 60 mil km em uso moderado (rodovia), você tem duas opções de troca por máquina de diálise ou manualmente pelo bujão.

Utilize a barra de pesquisa que temos tópicos de manutenções preventivas abertos e também sobre troca, preços de óleo do câmbio automático.
Editado pela última vez por Thiago Menezes em 09 Fev 2015, 16:57, em um total de 1 vez.
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

mdemarquinho
GLS member
GLS member
Nome Completo: Marco Souza
País: Brasil
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2010/2010

por mdemarquinho » 09 Fev 2015, 16:26

Thiago Menezes escreveu:Danilo,

Na sua revisão dos 50 mil km e como adquiriu o carro agora recomendo a listagem abaixo:

*Correia dentada + esticador + rolamento
*Correia do alternador + Esticador
*Velas + cabos
*Filtros: Combustível, ar, ar condicionado
*Fluído de freio + fluído direção hidráulica
*Limpeza do sistema de arrefecimento + adição de aditivo de qualidade
*Troca da válvula termostática e bomba de combustível
*Verificar discos + pastilhas
*Aqui um dos principais: Seu carro é automático, precisa trocar o óleo do câmbio, trocasse o mesmo com 40 mil km em uso severo (cidade) e 60 mil km em uso moderado (rodovia), você tem duas opções de troca por máquina de diálise ou manualmente pelo bujão.

Utilize a barra de pesquisa que temos tópicos de manutenções preventivas abertos e também sobre troca, preços de óleo do câmbio automático.

É isso aí Danilo, o Thiago falou tudo.

Quanto sua pergunta referente as correias, sim, você vai ouvir do termo Correia dentada e a correia Poly V. São essas duas apenas e como o thiago falou, troque tudo (tensor e rolamento juntamente com a correia), vai estar tudo desmontado mesmo.

Quanto a válvula termostática e bomba de combustível vai a gosto. Sempre mantenho carro revisado e já está nos 90 mil e não troquei esses dois itens porque simplesmente estão normais sem sinais de desgastes.

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Thiago Menezes » 09 Fev 2015, 17:05

mdemarquinho escreveu:
...Quanto a válvula termostática e bomba de combustível vai a gosto. Sempre mantenho carro revisado e já está nos 90 mil e não troquei esses dois itens porque simplesmente estão normais sem sinais de desgastes.

Marquinho,

Eu escrevi errado não era bomba de combustível e sim bomba d'água :38:

Eu sou um pouco mais cuidadoso com a troca da válvula e da bomba, o sistema bem limpo e ''calibrado'' com aditivo de qualidade na proporção correta dura 5 anos (conforme manual), claro se o aditivo for de longa duração, mas preventivamente eu troco de 2 em 2 anos como diz o Almeidão excesso de prevenção isso pra mim, mas acho que três anos está de bom tamanho, pois é uma coisa barata e que só troca com esse tempo junto com correia dentada aproveitando a mão de obra.

O problema desses dois itens é que não tem como verificar desgaste a olho nu, pois a válvula termostática abre e fecha por causa de um pininho minusculo, se ele travar a válvula fica fechada ou aberta, já a bomba o problema é o rolamento dela que é de plástico no geral, se travar não vai ter fluxo de arrefecimento no sistema e se você não for rápido pode acarretar um grande problema.

:88:
Imagem

Imagem

mdemarquinho
GLS member
GLS member
Nome Completo: Marco Souza
País: Brasil
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2010/2010

por mdemarquinho » 09 Fev 2015, 17:26

Thiago Menezes escreveu:
mdemarquinho escreveu:
...Quanto a válvula termostática e bomba de combustível vai a gosto. Sempre mantenho carro revisado e já está nos 90 mil e não troquei esses dois itens porque simplesmente estão normais sem sinais de desgastes.

Marquinho,

Eu escrevi errado não era bomba de combustível e sim bomba d'água :38:

Eu sou um pouco mais cuidadoso com a troca da válvula e da bomba, o sistema bem limpo e ''calibrado'' com aditivo de qualidade na proporção correta dura 5 anos (conforme manual), claro se o aditivo for de longa duração, mas preventivamente eu troco de 2 em 2 anos como diz o Almeidão excesso de prevenção isso pra mim, mas acho que três anos está de bom tamanho, pois é uma coisa barata e que só troca com esse tempo junto com correia dentada aproveitando a mão de obra.

O problema desses dois itens é que não tem como verificar desgaste a olho nu, pois a válvula termostática abre e fecha por causa de um pininho minusculo, se ele travar a válvula fica fechada ou aberta, já a bomba o problema é o rolamento dela que é de plástico no geral, se travar não vai ter fluxo de arrefecimento no sistema e se você não for rápido pode acarretar um grande problema.

:88:

Entendi, na verdade nem esse equívoco entre as bombas rs,

A Válvula realmente sempre foi minha preocupação e realmente 3 anos é um tempo bom para tirar da frete por desencargo. agora bomba não sabia não, a do elegance começou a roncar e aí eu troquei, mas fora isso não sabia que tinha um tempo para ser trocado. Vou fazer outra revisão nos 100 mil e aí vou trocar tudo juntamente com as correias novamente.

:47:

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Thiago Menezes » 09 Fev 2015, 17:39

mdemarquinho escreveu:
Entendi, na verdade nem esse equívoco entre as bombas rs,

A Válvula realmente sempre foi minha preocupação e realmente 3 anos é um tempo bom para tirar da frete por desencargo. agora bomba não sabia não, a do elegance começou a roncar e aí eu troquei, mas fora isso não sabia que tinha um tempo para ser trocado. Vou fazer outra revisão nos 100 mil e aí vou trocar tudo juntamente com as correias novamente.

:47:

A bomba d'água do nossos Vectras original Acdelco é de plástico, a cada dia que se passa a qualidade desse tipo de peça vem diminuindo por isso a importância da prevenção para não ter surpresa. O rolamento é danado para travar, o problema que ele não tem uma hora certa para parar de funcionar, ele simplesmente escolhe ahhhh hoje eu quero parar ai já era nosso bolso... :38:
Imagem

Imagem

6 mensagens   •   Página 1 de 1