A junta de aço eu nunca usei para dizer se é melhor ou não, uma coisa é certa onde ela veda é tudo igual, ou seja a armação dela é mais resistente a corrosão, porém uma corrosão enganosa e explico o que seria este enganosa. Normalmente um cabeçote deve ser aberto entre 80 a 120 mil km, se isto não for feito o carro vai está bebendo mais que o normal, os retentores já não vedam tanto como antes e principalmente as sédes das válvulas estarão já fora da especificação e vedação e isto é normal com o tempo e ai começa a jogar combustivel fora, mandar gases de volta etc. Mesmo usando um bom aditivo a junta de amianto vai apresenar alguns desgastes, mas não na vedação, desgaste na alma dela e ai que acho que a de metal irá suportar mais, bem isto eu acho e confirmo outra vez o anel de vedação são iguais nas duas e para isto neste quesito elas suportam a mesma temperatura, sendo assim a queima para as duas são iguais.
Outro porém que muitos dizem que o carro tem 200 mil e que segue perfeito, não sei lhe explicar se é realmente perfeito, se é a vontade que o dono tem de gabar o carro dele, ou se o meu é diferente por andar todos os dias, embora não seja o dia todo. E tem mais, está para aparecer um que cuida mais da temperatura dele como eu.
ACHO QUE AI JÁ DEU PRA ENTENDER QUE A DE AÇO OU SABÓ SE BEM COLOCADA TERIAM O MESMO VALOR DE QUALIDADE.
Agora vem exatamente o que comentei sobre temperatura, muitos cuidam do motor e esquecem o radiador e te digo se seu carro trabalha ali no meio do marcador sem ultrapassar ou se ultrapassar que não seja mais que 4 graus considerando que o meio é 90, não passar de 94 e nem ficar agarrado ali, é possivel que a junta foi manuseada errada ou com aperto errado do cabeçote já que o comando não sofreu avaria não podemos dizer que a gaiola estava empenada ou parafusos velhos.
UMA PERGUNTA NO MEIO DISTO TUDO: Você usou os parafusos velhos ou comprou 10 parafusos novos? Parafuso velho é danada pra dar problemas no aperto e nunca deve ser reutilizados.
Agora lhe passo um video meu desmontando e montando o meu cabeçote e como estava depois de uns 120 mil km mais ou menos, talvez 150. Tire ai suas conclusões sobre o que eu comentei de consumo, sujeira nas válvulas e sem contar com detonações em excesso e se realmene devo usar uma junta que aquenta mais que isto, ou seja a junta não elimina o óleo que vem dos retentores de válvulas com tempo de uso. Detalhe, meu carro não passava água mesmo estando assim, sempre usei o melhor aditivo do mercado e a temperatura dele não conhece 1 grau depois dos 90.
Os pedaços de junta que fica ali não comprometeu o funcionamento porque ali nada mais é que alma da junta, os anéis vedantes estavam perfeitos, talvez isto não vai aparecer se for de aço, mas não posso dar a certeza porque nunca usei. Lembro que no fim ainda teria um aperto de 30 graus com ele quente e eu apertei só 15 e está em outro video, mas eu podeira dar os 30º sem medo. O aperto errado no seu carro pode ser um dos problemas caso o seu não tenha sofrido com a temperatura e da forma que eu marquei os parafusos eu só preciso de um torquimetro para o aperto inical, o relogio de grau já dei de presente para um amigo e é desnecessário para mim e para muitos outros SE MARCAREM OS PARAFUSOS COMO EU MARQUEI.
https://www.youtube.com/watch?v=zXItur9LK7M