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Vectra CTravão de mão

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Ravramalho
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Travão de mão

por Ravramalho » 20 Abr 2024, 07:44

Boas a todos, estou com um problema no travão de mão da minha Vectra.

Quando travo a alavanca, o carro não fica em segurança, as rodas traseiras uma fica travada a outra não.

Hoje fui trocar os 4 pneus e tirei estas fotos:


https://files.fm/u/mm8fn4y3rw

A foto que acaba em 102240, é da roda traseira do lado do pendura e esta fica travada.

A que acaba em 102414, é da roda traseira do lado do condutor, esta não trava.

Alguém pode ajudar a perceber o que se está a passar?

Obrigado



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chirola
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Travão de mão

por chirola » 20 Abr 2024, 17:04

Ravramalho escreveu:Fuente del Mensaje Quando travo a alavanca, o carro não fica em segurança, as rodas traseiras uma fica travada a outra não.

bom vejo que os opel tem um sistema diferente dos chevrolet vendidos no brasil , os chevrolet eles tem o freio a disco e o freio de mão não é na pinça e sim com fita como nos subaru ,
o sistema de freio de mão (travão) é bem simples e não tem muitos componentes para estagar ou falhar . o sistema é asim , alavanca , na parte de baixo do carro vai acoplada nela uma peça ( uma chapinha ) aonde encaixa o primeiro tramo do cabo de freio de mão e vai ate perto do eixo traseiro (um cabo para cada lado )
e tem um segundo tramo que muda dependendo se o freio é a disco ou a tambor .
Imagem
esse é o primeiro tramo que vai da lavanca ate o eixo traseiro

Imagem
esse é o segundo tramo que vai desde aonde acaba o primeiro tramo ate a pinça de freio

se uma roda trava e a outra não , só tem 3 coisas que pode falhar ,
1- o primeiro tramo desngato (aonde ele acaba perto do eixo traseiro ) ou ele estico ou eta proximo a estourar .
2= o segundo tramo estico ou esta estourando e não chega a puxar (igual o primeiro tramo )
3- as pastilhas de freio gastaram (pode acontecer de gastar mais de um lado do que do outro do carro ) .
os treis são facil de diagnosticar e não é caro arruma , so tem que checar cual dos 3 esta dando defeito , uma pessoa mexe na alavanca e outra olha o mecanismo procurando o defeito , se o mecanismo de cabos esta ok e os cabos tem comprementos igual dos dois lados pode checar as pastilhas e a espesura dos discos .
espero ter ajudado

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Travão de mão

por Ravramalho » 20 Abr 2024, 17:56

chirola escreveu:
Ravramalho escreveu:Fuente del Mensaje Quando travo a alavanca, o carro não fica em segurança, as rodas traseiras uma fica travada a outra não.

bom vejo que os opel tem um sistema diferente dos chevrolet vendidos no brasil , os chevrolet eles tem o freio a disco e o freio de mão não é na pinça e sim com fita como nos subaru ,
o sistema de freio de mão (travão) é bem simples e não tem muitos componentes para estagar ou falhar . o sistema é asim , alavanca , na parte de baixo do carro vai acoplada nela uma peça ( uma chapinha ) aonde encaixa o primeiro tramo do cabo de freio de mão e vai ate perto do eixo traseiro (um cabo para cada lado )
e tem um segundo tramo que muda dependendo se o freio é a disco ou a tambor .
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esse é o primeiro tramo que vai da lavanca ate o eixo traseiro

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se uma roda trava e a outra não , só tem 3 coisas que pode falhar ,
1- o primeiro tramo desngato (aonde ele acaba perto do eixo traseiro ) ou ele estico ou eta proximo a estourar .
2= o segundo tramo estico ou esta estourando e não chega a puxar (igual o primeiro tramo )
3- as pastilhas de freio gastaram (pode acontecer de gastar mais de um lado do que do outro do carro ) .
os treis são facil de diagnosticar e não é caro arruma , so tem que checar cual dos 3 esta dando defeito , uma pessoa mexe na alavanca e outra olha o mecanismo procurando o defeito , se o mecanismo de cabos esta ok e os cabos tem comprementos igual dos dois lados pode checar as pastilhas e a espesura dos discos .
espero ter ajudado


Muito obrigado pelas informações, vou verificar e depois dou feedback.

Abraços
Ricardo Ramalho

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Travão de mão

por Almeidão » 22 Abr 2024, 17:07

Ravramalho escreveu:Fuente del Mensaje
chirola escreveu:
Ravramalho escreveu:Fuente del Mensaje Quando travo a alavanca, o carro não fica em segurança, as rodas traseiras uma fica travada a outra não.

bom vejo que os opel tem um sistema diferente dos chevrolet vendidos no brasil , os chevrolet eles tem o freio a disco e o freio de mão não é na pinça e sim com fita como nos subaru ,
o sistema de freio de mão (travão) é bem simples e não tem muitos componentes para estagar ou falhar . o sistema é asim , alavanca , na parte de baixo do carro vai acoplada nela uma peça ( uma chapinha ) aonde encaixa o primeiro tramo do cabo de freio de mão e vai ate perto do eixo traseiro (um cabo para cada lado )
e tem um segundo tramo que muda dependendo se o freio é a disco ou a tambor .
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esse é o primeiro tramo que vai da lavanca ate o eixo traseiro

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esse é o segundo tramo que vai desde aonde acaba o primeiro tramo ate a pinça de freio

se uma roda trava e a outra não , só tem 3 coisas que pode falhar ,
1- o primeiro tramo desngato (aonde ele acaba perto do eixo traseiro ) ou ele estico ou eta proximo a estourar .
2= o segundo tramo estico ou esta estourando e não chega a puxar (igual o primeiro tramo )
3- as pastilhas de freio gastaram (pode acontecer de gastar mais de um lado do que do outro do carro ) .
os treis são facil de diagnosticar e não é caro arruma , so tem que checar cual dos 3 esta dando defeito , uma pessoa mexe na alavanca e outra olha o mecanismo procurando o defeito , se o mecanismo de cabos esta ok e os cabos tem comprementos igual dos dois lados pode checar as pastilhas e a espesura dos discos .
espero ter ajudado


Muito obrigado pelas informações, vou verificar e depois dou feedback.

Abraços
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Realmente é bem diferente e como o Chirola disse aqui se usa sapata de freio para o freio de mão (travão de mão) mesmo sendo freio a disco. Eu tive um problema parecido com o seu no nosso sistema, acredito que você possa dar uma vista de olho ai nos cabos depois que são divididos um para cada roda, no meu caso um travou e só freava um lado, talvez seja um problema parecido com o que eu tive aqui.
Mas queria que o nosso sistema aqui fosse igual ao seu, comprei recente um jogo de sapata de freio e vou trocar também os discos e estas sapatas aqui não são nada baratas, com certeza vai para o meu canal.
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Travão de mão

por chirola » 22 Abr 2024, 17:39

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Realmente é bem diferente

lembra as pinças traseiras do kadette , as do kadette tambem tinham a freio de mão direto na pinça e se não me engano o vectra A (94-96 )tambem era a mesma pinça do kadette igual a que posto nas fotos do opel diesel , não sei porque foi mudado e colocado com sapata nos vectra mais nos subaru STI tambem o freio de mão é com sapata , a vantagem do freio de mão direto na pinça é que dispensa regulagem , o ruim é que se da problema na pinça ou trancar o freio ¨de emergencia¨ não funcionaria , cada sistema tem seus pros e contras mais os dois comprem a sua função .
no fim das contas nunca se sabe se as mudanças são para melhorar alguma coisa ou para economizar peças e tempo na montagem ou simplesmente paa aproveitar peças de stock

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por Almeidão » 23 Abr 2024, 08:44

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Realmente é bem diferente

lembra as pinças traseiras do kadette , as do kadette tambem tinham a freio de mão direto na pinça e se não me engano o vectra A (94-96 )tambem era a mesma pinça do kadette igual a que posto nas fotos do opel diesel , não sei porque foi mudado e colocado com sapata nos vectra mais nos subaru STI tambem o freio de mão é com sapata , a vantagem do freio de mão direto na pinça é que dispensa regulagem , o ruim é que se da problema na pinça ou trancar o freio ¨de emergencia¨ não funcionaria , cada sistema tem seus pros e contras mais os dois comprem a sua função .
no fim das contas nunca se sabe se as mudanças são para melhorar alguma coisa ou para economizar peças e tempo na montagem ou simplesmente paa aproveitar peças de stock


Eu tinha visto isto em um Monza do ultimo modelo, eu achei melhor que o nosso sistema com lona porque é bem mais barato e é fácil compreender isto. Comprei esta semana sapata de freio com preço bom e mesmo assim custou R$ 107,00 e como tem um ruido ali dentro que suspeito ser algo na lona, comprei dois reparos que vem somente as molas e paguei R$ 96,00 e por fim mesmo tendo o disco bom mas na ultima vez que troquei estas sapatas eu percebi que tinha um desgaste muito alto onde elas ficam e por isto tinha já trocado estes discos, resolvi comprar outros discos novos e paguei neles R$ 298,00. Total de R$ 501,00, que seria 96 dollars ao preço de hoje. Acabei de chegar do México e o unico produto mais barato que achei lá foi as velas, então comprei tudo aqui mesmo e espero poder trocar isto tudo no próximo sábado.

Detalhe: Usam as sapatas para freio de mão nas pinças que usam dois pistões opostos, enquanto os que tem um pistão tipo freio dianteiro, usam o freio de mão direto na pinça.
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por chirola » 23 Abr 2024, 11:54

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Eu tinha visto isto em um Monza do ultimo modelo

verdade o monza tambem tinha pinça flutuante com so um pistão , o omega tinha pinça igual dos nossos com dois pistão .
os volvo dos anos 90\2000 tambem tinha freio de mão a fita , realmente o freio de mão direto na pinça é mais facil e barata a manutenção .

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