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Vectra CTroca do Câmbio F17 por um mais moderno (Vectra Elegance 2008)

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VictorVilella
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Troca do Câmbio F17 por um mais moderno (Vectra Elegance 2008)

por VictorVilella » 31 Mai 2024, 19:10

Olá a todos.

Possuo um Vectra Elegance Modelo 2008 2.0 8V e, durante a pandemia, a caixa de marchas original do carro teve um dano irreparável (rodou um tempo sem óleo e eu não percebi). Na época eu comprei uma caixa de marcha num desmanche e estou usando-a faz quase 3 anos.

Essa caixa de marcha em questão apresenta um problema: ela possui duas quartas marchas. A quinta marca tem a mesma relação da quarta, prejudicando e muito meu desempenho e consumo. 3000 RPM em "segunda quarta marcha" e não passo dos 90 Km/h.

Como eu não quero jogar meu dinheiro fora, estou considerando comprar uma caixa de marchas manual da atual linha da GM (Onix Turbo manual de 6 marchas). Porém eu não encontrei ninguém que tenha feito isso.

Eu sei que provavelmente terei que fazer diversas modificações na mecânica do carro (trambuladores novos, embreagem, talvez novos semieixos e alavanca de marcha) e talvez até mexer na injeção deste, pois a caixa que quero instalar tem 6 marchas.

Gostaria de perguntar se alguém aqui já fez isso? Se sim, poderiam dizer quais foram as adaptações feitas, qual oficina topou de fazer essa doideira?

Obrigado desde já.

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Ju_Bueno
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Troca do Câmbio F17 por um mais moderno (Vectra Elegance 2008)

por Ju_Bueno » 03 Jun 2024, 10:14

Aqui no clube não há relatos de alguém que tenha feito isso. Talvez você possa encontrar algo no youtube. Já vi alguns debates sobre essa questão, e, alguns comentários que achei bem sensatos é quanto a usar uma caixa do Cobalt 1.8 ou do Cruze, pois a do Onix, por ter o motor menor aguenta menos torque e poderia ter uma probabilidade maior de quebra.

Caso você ainda não tenha visto, no tópico abaixo tem boas informações sobre trocar apenas a engrenagem da quinta marcha.

viewtopic.php?f=39&t=1092&hilit=6%C2%AA+marcha
JULIANO -
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chirola
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Troca do Câmbio F17 por um mais moderno (Vectra Elegance 2008)

por chirola » 03 Jun 2024, 16:11

VictorVilella escreveu:Fuente del Mensaje Se sim, poderiam dizer quais foram as adaptações feitas, qual oficina topou de fazer essa doideira?

vamos ver , o problema de comprar caixas de marchas usadas é saber de que carro vem , porque a caixa pode ser o mesmo modelo mais ter uma relaçáo de diferencial mais curta ou mais longa.
ciaxa de 6 marchas GM não tem muia opção ela vinha nos modelos spin , onix , e acho que teve algum prima tambem , e é aqui o drama a maioria desses carros era 1,4 e a velocidade maxima era perto dos 170\180 vem diferente dos 207 kmh (reales gps ) declarados pela gm no vectra pelo que eu acho que tem uma relação de diferencial mais curta , tinha modelos da spin 1.8 com 6 marchas mais acho uma combinação dificil de ser achada.
para que funcione bem tem que comparar a faixa de torque e potencia do carro doador com a do vectra e ver a relaão de marcha da caixa que vai colocar no carro
jusamente para não acontecer o que esta acontecendo agora com vc de ter uma relaçao curta e o carro ter que rodar com giro alto para a veocidade desejada ou ter uma relação muito longa e o carro perder força tendo que rodarem marchas mais baixas para manter a velocidade como acontece nos modelos 16V com seu cambio extremadamente longo (meu carro é 2.0 16v e as marchas apresentan buracos aonde uma marcha e muito longa e a mais proxima o giro sobe muito)
pelo que recordo e vi a spin tem a capa seca da caixa igual ou similar a do vectra e tinha motor 1.8 poderia ser uma opção caso case com o motor do vectra , ja onix e prisma 99% era 1.4 .
para adaptar so teria que conferir a furação da caixa do vectra com a da spin ou onix ( eu achoque é a mesma , e trocar a alavanca de marchas ue nesses modelos são de cavo e os cabos da alavanca , é embreagem , tem que conferir a furação e caso não bata teria que colocar volante e embreagem do onix cobalt ou spin algum deve bater com o vectra mais tem que estudar a medida da furação .

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