ig001361 escreveu:Fuente del Mensaje
marcosekarina escreveu:Fuente del Mensaje ola pessoal tenho um vectra elegance 2009 com seta no retrovisor e gostariade saber se alguem ja instalou os led s de cortesia nos mesmos... aquele q se acendem, quando desrma o alarme .. obrigado.
Nicholas, não tem como você colocar um positivo direto nas luzes de solo e colocar pra acender pelo negativo, no mesmo esquema que é a luz de teto? Porque as luzes de teto já tem relé temporizador, então não precisaria de relé auxiliar.Nicholas Kelvin escreveu:marcosekarina escreveu:Fuente del Mensaje ola pessoal tenho um vectra elegance 2009 com seta no retrovisor e gostariade saber se alguem ja instalou os led s de cortesia nos mesmos... aquele q se acendem, quando desrma o alarme .. obrigado.
Bom dia amigo, tenho um GT 2009, instalei no meu carro os retrovisores escamoteáveis através do alarme, que comprei no ML, antes era manual, e também ativei as luzes de solo, como são conhecidas as luzes que ficam em baixo dos retrovisores. Para fazer funcionar foi necessário adaptar o chicote, construindo os pinos das tomadas nos retrovisores, e nas portas, e colocar um módulo para automatizar, a abertura e fechamento, pois não coloquei o botão, da porta.
Quanto a luz de solo, ela acende com sinal positivo, e as luzes do teto acendem com sinal negativo, então fiz a inversão de polaridade com um relê auxiliar, com isso as luzes funcionaram, mas com um novo problema, o relê ficou estalando muito quando aciona o alarme e as luzes apagam gradativamente, pois o relê também descarrega gradativamente, ocasionando os estalos, estou tentando solucionar este problema, se alguém souber como resolver, eu aradeço.
Nicholas Kelvin escreveu:Fuente del Mensajemarcosekarina escreveu:Fuente del Mensaje ola pessoal tenho um vectra elegance 2009 com seta no retrovisor e gostariade saber se alguem ja instalou os led s de cortesia nos mesmos... aquele q se acendem, quando desrma o alarme .. obrigado.
Bom dia amigo, tenho um GT 2009, instalei no meu carro os retrovisores escamoteáveis através do alarme, que comprei no ML, antes era manual, e também ativei as luzes de solo, como são conhecidas as luzes que ficam em baixo dos retrovisores. Para fazer funcionar foi necessário adaptar o chicote, construindo os pinos das tomadas nos retrovisores, e nas portas, e colocar um módulo para automatizar, a abertura e fechamento, pois não coloquei o botão, da porta.
Quanto a luz de solo, ela acende com sinal positivo, e as luzes do teto acendem com sinal negativo, então fiz a inversão de polaridade com um relê auxiliar, com isso as luzes funcionaram, mas com um novo problema, o relê ficou estalando muito quando aciona o alarme e as luzes apagam gradativamente, pois o relê também descarrega gradativamente, ocasionando os estalos, estou tentando solucionar este problema, se alguém souber como resolver, eu aradeço.
rjiglezi escreveu:Fuente del Mensaje Fala galera! Fiz duas adaptações ontem no Vectra C e voltei pra contar como funciona.
Coloquei o retrovisor fotocrômico original, que o meu não tinha. Essa parte foi fácil, não gastou 15 minutos. O problema foi a luz de cortesia nos retrovisores.
Como dito pelo Nicholas Kevin, nos testes que os instaladores fizeram, realmente o led do retrovisor acende no positivo, enquanto que as luzes de cortesia são controladas pelo negativo. Se ligar direto, tudo se acende e não apaga mais, com alarme, sem alarme, porta fechada, etc.
Assim, foi colocado um relê inversor de polaridade, como já dito acima. E o problema foi o mesmo. Quando acende ou apaga as luzes do retrovisor, tem uma vibração na área do teto que se pega desavisado, assusta. Alguém tem alguma ideia?
Fora isso, ficou show! Se alguém tiver alguma dúvida, só perguntar.
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
Se o relê arma e não desarma é porque tem energia voltando, então voce precisa usar um diodo onde não deixa a energia vir de volta. Neste caso é preciso conhecer a instalação feita para saber onde usar o diodo que pode ser o 1n4007. Explico melhor para você entender uma ligação minha que tive que usar um diodo e você tome isto como exemplo e quem sabe poderá lhe ajudar. Eu usando um relê auxiliar para armar uma ventoinha, ele arma e não desarma mais, motivo a ventoinha gera energia de volta e mantem o relê armado mesmo eu desligando o dito cujo. O diodo, pode ser o 1n4007 ele passa energia para um lado e não deixa vir de volta, se usar negativo basta virar ao contrário que vai negativo para um lado e não vem de volta, seria uma Válvula de energia que só deixa ir para um lado, no meu caso coloquei um no contato que manda energia para a ventoinha e assim funcionou.
Aprenda a mexer com ele antes de usar, coloque uma lampada com um fio no negativo, o outro encosta em um lado do diodo e o outro lado dele no positivo se não acender, vire ao contrário que acenderá e na hora de ligar se der errado, vire ao contrário.
outro exemplo, minha antena elétrica sobe ao abrir o carro pelo alarme e desce ao trancar. Coloquei uma trava turi nele e com +/- 40 km ele trava as portas porem como é tudo ligado pelo alarme, a antena baixava sempre que ele trancava. Ai veio meus conhecimentos de engenharia eletrônica sem nunca ter estudado de mudar isto e ela só subir e descer pelo alarme, porem no mesmo fio que tranca o carro pelo alarme que é ligado a antena ao ser travado e que trava as portas quando eu ando é que está a trava Turi. Fiz um (Y) e da trava turi para antena um diodo, sendo assim, hoje a antena mantem se alta mesmo com a trava Turi travando as portas e ao mesmo tempo não interfere em nada ao travar o carro pelo alarme e assim meu sistema se manteve e tudo isto graças a um simples diodo minusculo.
Pelo que eu li ai acima, está faltando diodo na instalação.
rjiglezi escreveu:Fuente del MensajeAlmeidão escreveu:Fuente del Mensaje
Se o relê arma e não desarma é porque tem energia voltando, então voce precisa usar um diodo onde não deixa a energia vir de volta. Neste caso é preciso conhecer a instalação feita para saber onde usar o diodo que pode ser o 1n4007. Explico melhor para você entender uma ligação minha que tive que usar um diodo e você tome isto como exemplo e quem sabe poderá lhe ajudar. Eu usando um relê auxiliar para armar uma ventoinha, ele arma e não desarma mais, motivo a ventoinha gera energia de volta e mantem o relê armado mesmo eu desligando o dito cujo. O diodo, pode ser o 1n4007 ele passa energia para um lado e não deixa vir de volta, se usar negativo basta virar ao contrário que vai negativo para um lado e não vem de volta, seria uma Válvula de energia que só deixa ir para um lado, no meu caso coloquei um no contato que manda energia para a ventoinha e assim funcionou.
Aprenda a mexer com ele antes de usar, coloque uma lampada com um fio no negativo, o outro encosta em um lado do diodo e o outro lado dele no positivo se não acender, vire ao contrário que acenderá e na hora de ligar se der errado, vire ao contrário.
outro exemplo, minha antena elétrica sobe ao abrir o carro pelo alarme e desce ao trancar. Coloquei uma trava turi nele e com +/- 40 km ele trava as portas porem como é tudo ligado pelo alarme, a antena baixava sempre que ele trancava. Ai veio meus conhecimentos de engenharia eletrônica sem nunca ter estudado de mudar isto e ela só subir e descer pelo alarme, porem no mesmo fio que tranca o carro pelo alarme que é ligado a antena ao ser travado e que trava as portas quando eu ando é que está a
trava Turi. Fiz um (Y) e da trava turi para antena um diodo, sendo assim, hoje a antena mantem se alta mesmo com a trava Turi travando as portas e ao mesmo tempo não interfere em nada ao travar o carro pelo alarme e assim meu sistema se manteve e tudo isto graças a um simples diodo minusculo.
Pelo que eu li ai acima, está faltando diodo na instalação.
Então Almeidão, o negócio foi o seguinte: O led do retrovisor recebe negativo e se acende com pulso positivo. a cortesia é o inverso, recebe positivo e é controlada pelo negativo. Se ligar o fio do led de cortesia no fio cinza que comanda a luz de cortesia do teto, fica uma ligação em série com o negativo do retrovisor e positivo da luz do teto. Aí fica tudo aceso. Só quando trava pelo alarme que as luzes reduzem a força, mas continuam acesas.
Aí foi instalado um inversor de polaridade para transformar o sinal negativo da luz do teto em positivo pro retrovisor. Aí funcionou legal. Os únicos problemas no caso é que o led do retrovisor não apaga devagar como é a do teto. Quando o inversor descarrega, ele apaga de uma vez. E quando acende ou apaga, o inversor da uma vibrada no teto que chega a assustar um desavisado.
Se tiver alguma dica para substituir esse "arranjo", serei grato, pq aquele barulho chato já ta começando a me incomodar.
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
Eu não conheço este inversor, eu nunca usei. minha ideia ali seria então usar um relê auxiliar e faria assim, mas o lede retrovisor apaga de vez, porque não teremos o temporizador que terá a luz de cortesia.
Rele auxiliar DNI 0101 ou 0102 ou até mesmo um mais simples de 10 amperes. Pode ser dos pequenos tipo buzina do carro para alojar ele com mais facilidade por ser menor.
(+) da luz cortesia ligar em ponte 30 e 85
(-) da luz cortesia (só com a porta aberta) ligar no 86
Sairá no 87 (+) para o retrovisor
Ao acender a luz do teto pelo botão, você acende o retrovisor também, para não acender ai sim teria que usar uma outra ligação pra usar um diodo.
Você pode usar o relê onde você quiser, e minha dica é usar termo contrátil, soldar os fios no relê e com termo contrátil em cada fio, aquecer e fechar para isolar. Depois pode envolver ele com isolante comum e deixar ele ali dentro do teto mesmo. E se envolver com espuma, ouvirá bem baixo o clik do relê ou nem ouvirá.
Muito fácil fazer isto.
Uma pergunta, ele só acenderá assim? ou acende de outra forma e você quer acender assim também?
Voltei e editei, há um porém, como a luz de cortesia é um timer que vai se apagando aos poucos, o relê poderá mesmo fazer o ruido no fim o qual a energia é fraca e ele ficará com a bobina entre liga e desliga. Este fio deveria ser pego direto no sensor da porta, acho que no que liga o alarme dos carros não passa pelo timer e funcionará em todas as portas. Bem, isto eu acho
jaksonjr escreveu:Fuente del Mensaje Tem algum tutorial de como instalar essa luz de cortesia dos retrovisores?
Arquiteto escreveu:Fuente del Mensaje um membro fez este up me parece que precisa do chicote completo das portas entre outras coisa da um pesquisada na seção how to e use tambem a ferramenta de busca
Nuno Rafael escreveu:Fuente del Mensaje Pessoal, boa tarde
Tenho o Vectra Elite 2009, preciso de ajuda! quando desativo o alarme, a luz da cortesia acende 1 maximo 2 segundos e já desliga, já tive o um GTX e ela permanecia acessa por mais tempo. alquem consegue me falar onde esta o defeito?
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