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Vectra CProblema TBI; Borboleta - Vectra C

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stefanscapin
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Problema TBI; Borboleta - Vectra C

por stefanscapin » 20 Out 2015, 21:32

Fala galera! Tudo certo?
Comprei há pouco tempo um Vectra GT 2011. To adorando o carro. Uma nave. Só que to injuriado com uma coisa:

Fui fazer a limpeza da TBI com CAR 80 como sempre fiz no meu antigo 206 e notei q no meu Vectra a borboleta não abre toda quando acelera. No 206 quando acelerava fundo, e nem precisava tanto, a borbolete abria inteira, ou seja ficava na horizontal. No Vectra isso não acontece. Mesmo acelerando tudo ela abre pouquinho.

Alguém sabe me dizer se isso é normal?

O carro não apresenta falhas. O giro sobe normal.

Fico no aguardo pessoal e agradeço a ajuda desde já..

Abração..

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Thiago Menezes
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Re: Problema TBI; Borboleta

por Thiago Menezes » 20 Out 2015, 22:07

Se quer fazer uma limpeza 100% da borboleta e do corpo dela, só tirando do local!

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Re: Problema TBI; Borboleta

por stefanscapin » 20 Out 2015, 22:12

Thiago Menezes escreveu:Se quer fazer uma limpeza 100% da borboleta e do corpo dela, só tirando do local!

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Opa.. Obrigado pela atenção.
O certo seria, mas como estava praticamente limpa nem quis desmontar.
Mas o que estranhei mesmo foi a quantia que a borboleta abre. Bem pouco. Notei por que como estava sem a mangueira do ar dava pra ver ela trabalhando. Como citei, no meu ex 206 qndo se pisava fundo a borboleta abria toda e no Vectra não. Mesmo acelerando fundo a borboleta não abre inteira.

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stefanscapin
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Re: Problema TBI; Borboleta

por stefanscapin » 21 Out 2015, 17:11

Ninguém galera??

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Thiago Menezes
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Re: Problema TBI; Borboleta

por Thiago Menezes » 21 Out 2015, 18:15

stefanscapin escreveu:Ninguém galera??

Eu sinceramente não me lembro de ver o elite abrir a borboleta completamente, vamos esperar alguém dar um parecer mais exato!

Mas se o carro está normal, consumo, potência tudo certinho não me preocuparia!

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Re: Problema TBI; Borboleta

por stefanscapin » 21 Out 2015, 20:25

Thiago Menezes escreveu:
stefanscapin escreveu:Ninguém galera??

Eu sinceramente não me lembro de ver o elite abrir a borboleta completamente, vamos esperar alguém dar um parecer mais exato!

Mas se o carro está normal, consumo, potência tudo certinho não me preocuparia!

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Opa.. Psé cara. Talvez seja paranoia minha mesmo.
Na virada do mês vou levar o GT na CC e passar o scanner pra ver bem como anda a caranga.
Já vou aproveitar e questionar por lá.

Já q vc flw em consumo, em 2 tanques fiz duas médias "boas" 10,93 e 11,03 km/l respectivamente. Sendo que 60% foi em estrada e o resto em voltinhas. Hehehe. Mas sempre dirigindo sem forçar mto.
O desempenho confesso que fiquei um pco decepcionado com o Vectrão. Meu antigo 206 1.6 16V andava mais. Imaginei, q mesmo sendo mais pesado, o vectra andaria bem mais..

Vlw pelo feedback amigo..

Se alguém mais souber alguma coisa sobre a TBI eu agradeço.
Abração.

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Re: Problema TBI; Borboleta

por Edcezar » 21 Out 2015, 20:47

Me lembrei que um amigo, quando comprou o gt, mandou remapear e quem fez o servico disse ter feito um ajuste na borboleta também.

Talvez deva ser por isso.

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Re: Problema TBI; Borboleta

por Edcezar » 21 Out 2015, 20:50

Só pra acrescentar, quando ele fez isso foi por achar que tinha um atraso no acelerador eletrônico e achava que tinha pouco torque em baixa rotação.

Conversei por e-mail com quem fez o servico, mas não me animei a fazer porque teria de tirar a central de injeção do lugar; como meu piloto automático é adaptado pensei que talvez pudesse parar de funcionar e desisti.

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Re: Problema TBI; Borboleta

por stefanscapin » 21 Out 2015, 21:36

Edcezar escreveu:Só pra acrescentar, quando ele fez isso foi por achar que tinha um atraso no acelerador eletrônico e achava que tinha pouco torque em baixa rotação.

Conversei por e-mail com quem fez o servico, mas não me animei a fazer porque teria de tirar a central de injeção do lugar; como meu piloto automático é adaptado pensei que talvez pudesse parar de funcionar e desisti.

S5


Opa.. Então, o torque é uma das coisas q me decepcionou, achei q por ser 8 válvulas e não 16 como meu ex 206 teria bastante torque.
Vou ter q achar algum vectra e pedir pra desmontar a TBI e dar umas aceleradas pra ver se abre toda ou fica como a minha.

Vlw..
Abraço

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Problema TBI; Borboleta - Vectra C

por alexdt3 » 28 Jan 2017, 16:43

Boa tarde pessoal.

O meu Vectra Elegance 2010 2.0 8V está da mesma forma. Com o motor desligado e só a chave ligada a borboleta abre 100% mas com o motor em funcionamento a borboleta quase não abre. Outra coisa que notei foi o giro, que pisando fundo não sobe mais que 5500. Não chega a dar corte. Sinto o carro sem potencia, lento como um 1.0.

Outro sintoma que ele está apresentando, e foi até o que me fez tirar o TBI para limpar é que quando dou a primeira partida do dia eu preciso acelerar para o carro pegar.

Por favor, se alguém tiver alguma sugestão.

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Problema TBI; Borboleta - Vectra C

por marcelo.souza2 » 29 Jan 2017, 20:13

stefanscapin escreveu:
Thiago Menezes escreveu:Se quer fazer uma limpeza 100% da borboleta e do corpo dela, só tirando do local!

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Opa.. Obrigado pela atenção.
O certo seria, mas como estava praticamente limpa nem quis desmontar.
Mas o que estranhei mesmo foi a quantia que a borboleta abre. Bem pouco. Notei por que como estava sem a mangueira do ar dava pra ver ela trabalhando. Como citei, no meu ex 206 qndo se pisava fundo a borboleta abria toda e no Vectra não. Mesmo acelerando fundo a borboleta não abre inteira.


Boa noite, carros diferentes, comportamentos diferentes, não quero comparar carros de montadoras diferentes, nunca vai se portar da mesma forma.


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Arthur2010
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Problema TBI; Borboleta - Vectra C

por Arthur2010 » 30 Jan 2017, 17:15

Convém usar o Opticon ou outro Scanner e verificar a abertura de borboleta e eventuais erros. Pelo que já observei em vídeos no Youtube, ao menos os 2.0 8V modelos até 2008, a borboleta abria 100% sim, a ponto de ficar perpendicular ao eixo.

Quanto ao membro alexdt3, tenho um carro idêntico (vide assinatura), e o carro passa fácil pra tarja vermelha em 1ª, 2º e 3º marcha. Convém avaliar.
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X - VW Voyage 1.0 2008/2009
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José Cirineu
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Manutenção Vectra C

por José Cirineu » 10 Ago 2022, 09:01

Bom dia galera. O meu Vectra expression 2010, o qual já possuo há 1 ano e 8 meses, passou a apresentar alguns problemas de funcionamento, quando então o levei a um mecânico de confiança, e ao colocar o scanner, este mostrou dentre outras falhas, mau funcionamento do corpo de borboleta, e da sonda lambda pré catalisador. Fui aconselhado a comprar um outro corpo de borboleta, mas segundo pesquisas, custa pelo menos 600 reais, diga-se de passagem, meio salgado. Pergunto: algum amigo já teve esse problema com seu Vectra? E o que foi feito?

Canal99
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Problema TBI; Borboleta - Vectra C

por Canal99 » 28 Nov 2024, 23:45

Boa noite, meu vectra esta apresentando falha p2121 diz isso:

"Código de falha P2121 – acelerador/sensor de posição do pedal/interruptor “D” gama de circuitos/problema de desempenho"


vou levar na eletrica para fazer a troca da placa do sensor do pedal do vectra, ver se soluciona, se não eletricista ta falando de trocar a tbi to achando meio estranho, alguem ja passou por isso. Obs: ate eses dias nunca tinha dado falha alguma nem mesmo ligado a luz da injeção, carro esta comigo a 4 anos.
Tava lendo pode ser cabo danificado, resiatencia alta no cabo, alguem ja passou por isso??

Se não resolver com a troca da placa do pedal, vou levar em outra eletrica pq ese que levei ta mais pra trocador de peça do que eletricista de verdade.

Vectra gt 2010/2011.
Obrigado desde já vl

Yúlien
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Problema TBI; Borboleta - Vectra C

por Yúlien » 03 Dez 2024, 12:16

Canal99 escreveu:Fuente del Mensaje Boa noite, meu vectra esta apresentando falha p2121 diz isso:

"Código de falha P2121 – acelerador/sensor de posição do pedal/interruptor “D” gama de circuitos/problema de desempenho"


vou levar na eletrica para fazer a troca da placa do sensor do pedal do vectra, ver se soluciona, se não eletricista ta falando de trocar a tbi to achando meio estranho, alguem ja passou por isso. Obs: ate eses dias nunca tinha dado falha alguma nem mesmo ligado a luz da injeção, carro esta comigo a 4 anos.
Tava lendo pode ser cabo danificado, resiatencia alta no cabo, alguem ja passou por isso??

Se não resolver com a troca da placa do pedal, vou levar em outra eletrica pq ese que levei ta mais pra trocador de peça do que eletricista de verdade.

Vectra gt<tcxspan tcxhref="20102011" title="Call 2010/2011. via 3CX"> 2010/2011.</tcxspan>
Obrigado desde já vl


Boa tarde,
conseguiu resolver amigo?
Estou com chave de anomalia no painel acesa, primeiro havia pegado o pedal do acelerador. Abri, limpei o sensor, remontei, limpei os conectores. Funcionou normalmente por uma semana e depois voltou a reacender a luz de anomalia, passei o scanner novamente e agora não deu erro nenhum! Observei que o carro está andando normalmente inclusive com relação ao consumo!
Resolveu o seu problema com a substituição do sensor do pedal de aceleração?

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chirola
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Problema TBI; Borboleta - Vectra C

por chirola » 03 Dez 2024, 14:05

Yúlien escreveu:Fuente del Mensaje Resolveu o seu problema com a substituição do sensor do pedal de aceleração?

da uma geral e limpa bem os conectores muitos errores são causados por por mal contato nos plug , eu utilizo limpacontatos e almeidão recomenda colocar um pouquinho de graxa siliconad para evitar corroção , tem gente que utiliza WD40

Almeidão
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Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema TBI; Borboleta - Vectra C

por Almeidão » 03 Dez 2024, 15:14

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Yúlien escreveu:Fuente del Mensaje Resolveu o seu problema com a substituição do sensor do pedal de aceleração?

da uma geral e limpa bem os conectores muitos errores são causados por por mal contato nos plug , eu utilizo limpacontatos e almeidão recomenda colocar um pouquinho de graxa siliconad para evitar corroção , tem gente que utiliza WD40


Exatamente graxa de silicone ou graxa cobreada, Sim pode usar WD ou limpa contato para limpar, mas depois de limpo precisa lubrificar e eu tenho uma experiencia desagradável com uma tomada íntegra e que dava problema no ar fazendo eu comprar um compressor pensando ser ele o problema, descobri o problema na tomada, usei WD 40 e durou uns 6 meses e voltou outra vez, meti graxa de silicone lá é já tem bem uns 12 anos sem falhas.

Outro detalhe sobre estes defeitos, nao é só o plug, tem que tentar descobrir no meio do caminho uma tomada que distribui estes fios, um exemplo Vectra B tem esta tomada retangular que fica perto do servo freio, ali vem vários fios que são distribuidos para outras tomadas inclusive para relê das ventoinhas etc, Estas tomadas que as vezes dão problemas por falta de lubrificação e umas dependendo da região sofre mais que outras por climas diferentee por transportar fios de baixa tensão sofrem mais que uma normal.
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