por Almeidão »
06 Mar 2025, 16:29
rvectra2006 escreveu:Fuente del Mensaje Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje rvectra2006 escreveu:Fuente del Mensaje Olá vectreiros, estou com um problema grave.
Meu Vectra tem freio a disco na traseira e o freio de mão estava muito alto e ruim.
Sendo assim, mandei regular pelos discos.
A questão é que após regulagem o freio de mão ficou baixo mas quando aciono em decidas ele não segura e faz um barulho de metal com metal bem estridente, tenho até medo de quebrar algo.
Avisei ao mecânico que fez o serviço de regulagem e o mesmo disse que no caso tem que trocar as sapatas e fazer a retifica do disco.
A minha dúvida é se pode ser isso mesmo, não quero ser enrolado.
Agradeço desde já!
Fazer retífica em discos de freios NUNCA, trocar os discos é o correto e sendo assim trocar as lonas, mas o rúido feito alí não era para ter porque não tinha, o que foi feito com certeza uma regulagem errada. E tem mais para aqueles que amam o freio de mão segurando com dois dentes e no maximo três, saibam que o freio de mão começa a ser regulado com ele puxado 3 dentes. O ruído que você escuta é quando pisa no freio e interessante que é freio é disco mas a lona que faz o ruído e isto porque a lona acompanha o tambor e ao frear ela solta, além deste ruído que é chato, o desgaste dela aumenta por ter sido mau regulada. Isto não acontece com o carro com freio a tambor poque ao pisar no freio a lona será acionada equando a disco será liberada.
Veja abaixo como se regula um freio de mão. Será que ele fez assim? DICAS DO MANUAL DE REPARAÇÃO DO VECTRA.
https://www.youtube.com/watch?v=-UfjbXNcFDw
Acredito que ele fez assim, e o parafuso de tensão do cabo está no limite até o final. Antes não fazia barulho mas não segurava, agora faz barulho e não segura kkk.
Obrigado pela dica, não vou deixar retificar os discos.
Tentarei levar em um lugar especializado em Freio.
O disco sem duvida nenhuma está perfeito até você colocar um novo, eu disse isto na ultima troca que fiz e foi nos traseiros, infelizmente escolhi a lona errada e passei muita raiva kakakkaka. Digo a todos a nunca dar passe nesta peça ou antes entender como funciona o sistema e conhecendo o pessoal que troca pastilhas no fim da vida dela, acredito que estes pistões correria um risco imenso de ser liberado e ficar 100% sem freio. Os discos vem com uma medida e suporta um desgaste de 1 mm cada lado talvez alguns décimos mais. Independente disto todos os fabricantes nos pede a trocar a cada 40 mil km, tem gente que não abusa do freio e até dura mais um pouco e com certeza tem gente com mais de 100 mil e nunca trocou mais eu não gosto de contar com esta sorte que muitos tem.
Neste video eu troquei os meus e as lonas, depois tive aque abrir e trocar as lonas outra vez porque as que comprei não vale nada, hoje uso Bosch, achei em Londres, mas antes eu usava da Frasle e não era toda ruim e nçao tem muita opção para esta peça aqui. O seu carro só tem uma diferença, a lona é invertida, porque o cabo fica na parte superior e a regulagem na parte inferior, esta é a diferença. Disco novo e o velho estava bom ainda, mas a diferença visual é grande.
https://www.youtube.com/watch?v=gHXSvKDBo-s
