O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra CLuz do óleo ligada em lenta com motor quente

67 mensagens
Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3590
Registrado em: 27 Mar 2018, 15:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Luz do óleo ligada em lenta com motor quente

por chirola » 17 Fev 2025, 14:24

Viscosidade
O 5W40 é mais versátil e indicado para uma gama maior de temperaturas.
O 15W40 é ideal para climas quentes ou motores que operam sob cargas pesadas.
Aplicações
O 5W40 é uma boa opção para motores mais modernos.
O 15W40 pode ser a melhor opção para uso severo ou em regiões muito quentes.
Fluidez
Óleos menos viscosos circulam com mais rapidez e permitem uma lubrificação uniforme, especialmente em partidas a frio.
Óleos mais viscosos oferecem maior proteção, mas exigem mais força do motor para serem bombeados.
Recomendação do fabricante
Sempre consulte o manual do seu veículo.
a inteligencia artificial e otima akakakakka ela procura solzinha as coisas , tenho essa tabela de oleos que ja é velha mais ainda aplica nos dias de hoje
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8843
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Luz do óleo ligada em lenta com motor quente

por Almeidão » 17 Fev 2025, 14:36

chirola escreveu:Fuente del Mensaje Viscosidade
O 5W40 é mais versátil e indicado para uma gama maior de temperaturas.
O 15W40 é ideal para climas quentes ou motores que operam sob cargas pesadas.
Aplicações
O 5W40 é uma boa opção para motores mais modernos.
O 15W40 pode ser a melhor opção para uso severo ou em regiões muito quentes.
Fluidez
Óleos menos viscosos circulam com mais rapidez e permitem uma lubrificação uniforme, especialmente em partidas a frio.
Óleos mais viscosos oferecem maior proteção, mas exigem mais força do motor para serem bombeados.
Recomendação do fabricante
Sempre consulte o manual do seu veículo.
a inteligencia artificial e otima akakakakka ela procura solzinha as coisas , tenho essa tabela de oleos que ja é velha mais ainda aplica nos dias de hoje
Imagem


Eu confesso que levei 3 sustos usando o 15W40 semi sintético, mas ainda tenho dúvidas se eram original ou não apesar que comprei em loja física que vende este óleo aqui na cidade.
1º Susto - Em um deteminado momento com o motor bem quente eu tirei um pouco de óleo com uma seringa, sinceramente eu vi agua de tão ralo que ele fica. Eu viajando, hoje estou em MIami, e já pensando em voltar e tirar o 20W50 quente pra ver se ele é igual o que ví.
2º Susto - Ao desmontar o motor usando este óleo vi alguns cames bem destrídos e não havia ruídos de comando. Isto eu consegui entender porque sendo os tuchos hidráulicos, eles vão compensar até onde eles podem. Possa ser que tem muitos carros assim, afinal ninguem fica abrindo motor igual eu pra ver kakakk.
3º Susto - parei o carro a noite e tirei o comando pela manhã, pela primeira vez vi o comando 100% vazio, onde ele fica normalmente cheio de óleo estava 100% zerado, Nunca vi isto antes com o óleo mineral 20W40, nos balancins e perto dele sim, todos lubrificados

Sintético ou semi sintético neste motor meu só entra se o 20W50 acabar
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3590
Registrado em: 27 Mar 2018, 15:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Luz do óleo ligada em lenta com motor quente

por chirola » 17 Fev 2025, 16:33

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Sintético ou semi sintético neste motor meu só entra se o 20W50 acabar

eu so coloco oleo 15w 40 mineral ate porque o tempo de troca não chega a os kilometros indicados troco filtro rm todas as trocas.
poisé almeidão o seu carro tem balancim comum e a mesma tecnologia do monza dos anos 80 pra mim não faz sentido oleo sintetico 5w30 num motor com tecnologia de 30 anos atrais , so se morar na antartida mesmo .no seu carro eu colocaria o mesmo oleo que utilizava o monza que é o 20w50 mineral ate porque é o mesmo motor .
troco oleo a cada 6 meses e mal da 2000 kilometros rodados mais o prazo de troca pelo uso do carro é esse , no inverno roda a maior parte do tempo com a agulha de temperatura na faixa azul do painel no verão sempre entre 87\90 coincide com a temperatura do cebolão original dele e da termostatica que tem .
aqui no verão faz mais de 30 graus e no inverno faz entre 8 e 15 graus a diferença e muita então tenho que colocar um oleo que se adapte a esse rango de temperatura .se colocar uma termostatica mais fria o carro não chega a esquentar no inverno por isso não modifico cebolão e termostatica.

deilor
Member
Member
Mensagens: 8
Registrado em: 05 Abr 2016, 21:01
Nome Completo: deilor higielimp
Cidade: Dois Irmãos
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Luz do óleo ligada em lenta com motor quente

por deilor » 18 Fev 2025, 09:17

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
deilor escreveu:Fuente del Mensaje Boa tarde
O problema era realmente o radiador, por sorte guardei o original, como estava com a lateral rachada mandei para o conserto e instalei de volta normalizando tudo
Em breve vou colocar um novo aletado é claro
Qual marca me recomendam ?
Mesmo aletado terão a mesma eficiência que o original?
Att Deilor


Visconde RV12570 este é igual original.


Bom dia
Voltamos praticamente a estaca zero
A temperatura voltou ao normal as em viagem após rodar uns 100 km pisca a luz do óleo, acende
Se pegar subida mais longa aquece um pouco chega a +- 93* acende luz do oleo e não apaga motor da umas rajada
Parando deixando esfriar volta ao normal, o estranho que isso começou após fazer cabeçote e trocar o radiador pelo de tubo expandido depois coloquei devolta o original
Notei também que as vezes a luz demora um pouco para apagar ao ligar o carro, adquiri um manometro mas não medidas a pressão ainda .
Ele está com 270000 km bomba original ainda uso oleo 20w50

deilor
Member
Member
Mensagens: 8
Registrado em: 05 Abr 2016, 21:01
Nome Completo: deilor higielimp
Cidade: Dois Irmãos
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Luz do óleo ligada em lenta com motor quente

por deilor » 20 Fev 2025, 22:17

deilor escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
deilor escreveu:Fuente del Mensaje Boa tarde
O problema era realmente o radiador, por sorte guardei o original, como estava com a lateral rachada mandei para o conserto e instalei de volta normalizando tudo
Em breve vou colocar um novo aletado é claro
Qual marca me recomendam ?
Mesmo aletado terão a mesma eficiência que o original?
Att Deilor


Visconde RV12570 este é igual original.


Bom dia
Voltamos praticamente a estaca zero
A temperatura voltou ao normal as em viagem após rodar uns 100 km pisca a luz do óleo, acende
Se pegar subida mais longa aquece um pouco chega a +- 93* acende luz do oleo e não apaga motor da umas rajada
Parando deixando esfriar volta ao normal, o estranho que isso começou após fazer cabeçote e trocar o radiador pelo de tubo expandido depois coloquei devolta o original
Notei também que as vezes a luz demora um pouco para apagar ao ligar o carro, adquiri um manometro mas não medidas a pressão ainda .
Ele está com 270000 km bomba original ainda uso oleo 20w50

deilor escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
deilor escreveu:Fuente del Mensaje Boa tarde
O problema era realmente o radiador, por sorte guardei o original, como estava com a lateral rachada mandei para o conserto e instalei de volta normalizando tudo
Em breve vou colocar um novo aletado é claro
Qual marca me recomendam ?
Mesmo aletado terão a mesma eficiência que o original?
Att Deilor


Visconde RV12570 este é igual original.


Bom dia
Voltamos praticamente a estaca zero
A temperatura voltou ao normal mas em viagem após rodar uns 100 km pisca a luz do óleo, acende
Se pegar subida mais longa aquece um pouco chega a +- 93* acende luz do oleo e não apaga motor da umas rajada
Parando deixando esfriar volta ao normal, o estranho que isso começou após fazer cabeçote e trocar o radiador pelo de tubo expandido depois coloquei devolta o original
Notei também que as vezes a luz demora um pouco para apagar ao ligar o carro, adquiri um manometro mas não medi a pressão ainda .
Ele está com 270000 km bomba original ainda, uso oleo 20w50
Teria mais alguma coisa para revisar?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8843
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Luz do óleo ligada em lenta com motor quente

por Almeidão » 21 Fev 2025, 02:33

deilor escreveu:Fuente del Mensaje
deilor escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
deilor escreveu:Fuente del Mensaje Boa tarde
O problema era realmente o radiador, por sorte guardei o original, como estava com a lateral rachada mandei para o conserto e instalei de volta normalizando tudo
Em breve vou colocar um novo aletado é claro
Qual marca me recomendam ?
Mesmo aletado terão a mesma eficiência que o original?
Att Deilor


Visconde RV12570 este é igual original.


Bom dia
Voltamos praticamente a estaca zero
A temperatura voltou ao normal as em viagem após rodar uns 100 km pisca a luz do óleo, acende
Se pegar subida mais longa aquece um pouco chega a +- 93* acende luz do oleo e não apaga motor da umas rajada
Parando deixando esfriar volta ao normal, o estranho que isso começou após fazer cabeçote e trocar o radiador pelo de tubo expandido depois coloquei devolta o original
Notei também que as vezes a luz demora um pouco para apagar ao ligar o carro, adquiri um manometro mas não medidas a pressão ainda .
Ele está com 270000 km bomba original ainda uso oleo 20w50

deilor escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
deilor escreveu:Fuente del Mensaje Boa tarde
O problema era realmente o radiador, por sorte guardei o original, como estava com a lateral rachada mandei para o conserto e instalei de volta normalizando tudo
Em breve vou colocar um novo aletado é claro
Qual marca me recomendam ?
Mesmo aletado terão a mesma eficiência que o original?
Att Deilor


Visconde RV12570 este é igual original.


Bom dia
Voltamos praticamente a estaca zero
A temperatura voltou ao normal mas em viagem após rodar uns 100 km pisca a luz do óleo, acende
Se pegar subida mais longa aquece um pouco chega a +- 93* acende luz do oleo e não apaga motor da umas rajada
Parando deixando esfriar volta ao normal, o estranho que isso começou após fazer cabeçote e trocar o radiador pelo de tubo expandido depois coloquei devolta o original
Notei também que as vezes a luz demora um pouco para apagar ao ligar o carro, adquiri um manometro mas não medi a pressão ainda .
Ele está com 270000 km bomba original ainda, uso oleo 20w50
Teria mais alguma coisa para revisar?


Sobre o aquecimento em 93 graus e acender a luz do óleo não seria problema da temperatura, porque apesar nunca concordo que ele deveria chegar ai acima do meio, posso dizer com certeza que 93 não seria super aquecimento. Se foi mexido somente no cabeçote não era para acender, possa ser que tenha sujeira no pescador, para isto teria que tirar o carte pequeno, limpar ele e se tiver sujeira ali no pescador limpar ele também. Pode ser também que entrou sujeira na valvula de alivio do cabeçote e pode ser problema com a própria bomba.
Este carte está inteiro? Não tem amassado ali perto do parafuso? Só mexeu noa cabeçote?
Imagem

deilor
Member
Member
Mensagens: 8
Registrado em: 05 Abr 2016, 21:01
Nome Completo: deilor higielimp
Cidade: Dois Irmãos
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Luz do óleo ligada em lenta com motor quente

por deilor » 21 Fev 2025, 09:04

Bom dia
Como tenho acesso a essa valvula ?
Não tem amassado no carter, eu tirei ele quando fiz o cabeçote para eliminar im pequeno vazamento na junta e o pescador estava limpo
A bomba pode enfraquecer assim derepente?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8843
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Luz do óleo ligada em lenta com motor quente

por Almeidão » 21 Fev 2025, 11:04

deilor escreveu:Fuente del Mensaje
deilor escreveu:Fuente del Mensaje Bom dia
Como tenho acesso a essa valvula ?
Não tem amassado no carter, eu tirei ele quando fiz o cabeçote para eliminar im pequeno vazamento na junta e o pescador estava limpo
A bomba pode enfraquecer assim derepente?
Só foi mexido no cabeçote


Voce tirou o percador fora? Ou só tirou o carte pequeno? Se´pa que não sujou nada ali?
Á válvula é bem complicada trocar ela com o cabeçõte no local, eu preciso trocar a minha, recente tirei fora o cabeçote e esqueci de comprar a peça, mas dá uma checada refazendo o serviço que você fez sem desmonar nada e tentar lembrar algo que poderia ter dado errado. Derrepente a bomba não fica ruim, mas não seabemos se foi derrepente, quando aparece o problema pode ser soma de anos ali trabalhando.
A válcula é esta, bem fácil com o cabeçote nas mãos e muito dificil com ele no local e ao fazer o cabeçote, eu semore acho que ela deve ser trocada e no que está no meu carro eu não troquei, mas vou trocar assim que voltar de viagem e comprei original

https://www.youtube.com/watch?v=zB6vYpoSWkc
Imagem

deilor
Member
Member
Mensagens: 8
Registrado em: 05 Abr 2016, 21:01
Nome Completo: deilor higielimp
Cidade: Dois Irmãos
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Luz do óleo ligada em lenta com motor quente

por deilor » 23 Fev 2025, 08:13

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
deilor escreveu:Fuente del Mensaje
deilor escreveu:Fuente del Mensaje Bom dia
Como tenho acesso a essa valvula ?
Não tem amassado no carter, eu tirei ele quando fiz o cabeçote para eliminar im pequeno vazamento na junta e o pescador estava limpo
A bomba pode enfraquecer assim derepente?
Só foi mexido no cabeçote


Voce tirou o percador fora? Ou só tirou o carte pequeno? Se´pa que não sujou nada ali?
Á válvula é bem complicada trocar ela com o cabeçõte no local, eu preciso trocar a minha, recente tirei fora o cabeçote e esqueci de comprar a peça, mas dá uma checada refazendo o serviço que você fez sem desmonar nada e tentar lembrar algo que poderia ter dado errado. Derrepente a bomba não fica ruim, mas não seabemos se foi derrepente, quando aparece o problema pode ser soma de anos ali trabalhando.
A válcula é esta, bem fácil com o cabeçote nas mãos e muito dificil com ele no local e ao fazer o cabeçote, eu semore acho que ela deve ser trocada e no que está no meu carro eu não troquei, mas vou trocar assim que voltar de viagem e comprei original

https://www.youtube.com/watch?v=zB6vYpoSWkc

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
deilor escreveu:Fuente del Mensaje
deilor escreveu:Fuente del Mensaje Bom dia
Como tenho acesso a essa valvula ?
Não tem amassado no carter, eu tirei ele quando fiz o cabeçote para eliminar im pequeno vazamento na junta e o pescador estava limpo
A bomba pode enfraquecer assim derepente?
Só foi mexido no cabeçote


Voce tirou o percador fora? Ou só tirou o carte pequeno? Se´pa que não sujou nada ali?
Á válvula é bem complicada trocar ela com o cabeçõte no local, eu preciso trocar a minha, recente tirei fora o cabeçote e esqueci de comprar a peça, mas dá uma checada refazendo o serviço que você fez sem desmonar nada e tentar lembrar algo que poderia ter dado errado. Derrepente a bomba não fica ruim, mas não seabemos se foi derrepente, quando aparece o problema pode ser soma de anos ali trabalhando.
A válcula é esta, bem fácil com o cabeçote nas mãos e muito dificil com ele no local e ao fazer o cabeçote, eu semore acho que ela deve ser trocada e no que está no meu carro eu não troquei, mas vou trocar assim que voltar de viagem e comprei original

https://www.youtube.com/watch?v=zB6vYpoSWkc

Bom dia
Fiz a medição da pressão e o resultado marcha lenta
Tempo bar temperatura
Partida frio 3.5 frio
9min 2.5 80⁰
15min 1.6 92⁰
23min 1.3 93⁰
34min 1.2 93⁰
Acelero a 2000RPM
36min 3 90⁰
39min 2.6 93⁰
48min 2.2 93⁰
53min 2 91⁰
Liguei o ar condicionado mantenho 2000RPM
56min 2.2 90⁰
1h07min 2.1 90⁰
1h9min 2.0 90⁰ aciona 2⁰ velocidade eletroventilador
1h40min 1.9 90⁰
Em marcha lenta com ar ligado
1h41min 1bar 90⁰
Medindo temperatura com termômetro digital na carcaça da valvula termostatica (após quente) oscilava entre 91.8 e 98.5
1h 41min

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8843
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Luz do óleo ligada em lenta com motor quente

por Almeidão » 23 Fev 2025, 14:07

deilor escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
deilor escreveu:Fuente del Mensaje
deilor escreveu:Fuente del Mensaje Bom dia
Como tenho acesso a essa valvula ?
Não tem amassado no carter, eu tirei ele quando fiz o cabeçote para eliminar im pequeno vazamento na junta e o pescador estava limpo
A bomba pode enfraquecer assim derepente?
Só foi mexido no cabeçote


Voce tirou o percador fora? Ou só tirou o carte pequeno? Se´pa que não sujou nada ali?
Á válvula é bem complicada trocar ela com o cabeçõte no local, eu preciso trocar a minha, recente tirei fora o cabeçote e esqueci de comprar a peça, mas dá uma checada refazendo o serviço que você fez sem desmonar nada e tentar lembrar algo que poderia ter dado errado. Derrepente a bomba não fica ruim, mas não seabemos se foi derrepente, quando aparece o problema pode ser soma de anos ali trabalhando.
A válcula é esta, bem fácil com o cabeçote nas mãos e muito dificil com ele no local e ao fazer o cabeçote, eu semore acho que ela deve ser trocada e no que está no meu carro eu não troquei, mas vou trocar assim que voltar de viagem e comprei original

https://www.youtube.com/watch?v=zB6vYpoSWkc

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
deilor escreveu:Fuente del Mensaje
deilor escreveu:Fuente del Mensaje Bom dia
Como tenho acesso a essa valvula ?
Não tem amassado no carter, eu tirei ele quando fiz o cabeçote para eliminar im pequeno vazamento na junta e o pescador estava limpo
A bomba pode enfraquecer assim derepente?
Só foi mexido no cabeçote


Voce tirou o percador fora? Ou só tirou o carte pequeno? Se´pa que não sujou nada ali?
Á válvula é bem complicada trocar ela com o cabeçõte no local, eu preciso trocar a minha, recente tirei fora o cabeçote e esqueci de comprar a peça, mas dá uma checada refazendo o serviço que você fez sem desmonar nada e tentar lembrar algo que poderia ter dado errado. Derrepente a bomba não fica ruim, mas não seabemos se foi derrepente, quando aparece o problema pode ser soma de anos ali trabalhando.
A válcula é esta, bem fácil com o cabeçote nas mãos e muito dificil com ele no local e ao fazer o cabeçote, eu semore acho que ela deve ser trocada e no que está no meu carro eu não troquei, mas vou trocar assim que voltar de viagem e comprei original

https://www.youtube.com/watch?v=zB6vYpoSWkc

Bom dia
Fiz a medição da pressão e o resultado marcha lenta
Tempo bar temperatura
Partida frio 3.5 frio
9min 2.5 80⁰
15min 1.6 92⁰
23min 1.3 93⁰
34min 1.2 93⁰
Acelero a 2000RPM
36min 3 90⁰
39min 2.6 93⁰
48min 2.2 93⁰
53min 2 91⁰
Liguei o ar condicionado mantenho 2000RPM
56min 2.2 90⁰
1h07min 2.1 90⁰
1h9min 2.0 90⁰ aciona 2⁰ velocidade eletroventilador
1h40min 1.9 90⁰
Em marcha lenta com ar ligado
1h41min 1bar 90⁰
Medindo temperatura com termômetro digital na carcaça da valvula termostatica (após quente) oscilava entre 91.8 e 98.5
1h 41min


1 bar todos dizem se o suficiente, apesar que eu acho pouco e com o ar ligado ele acelera um pouquinho eu acho que deveria ter mais quando quente. Não sei se você testou o corte dele, tipo acelerar até o máximo e o ponteiro do marcador descer ou ficar tremendo e com quantos bars ele faria isto.
Imagem

deilor
Member
Member
Mensagens: 8
Registrado em: 05 Abr 2016, 21:01
Nome Completo: deilor higielimp
Cidade: Dois Irmãos
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Luz do óleo ligada em lenta com motor quente

por deilor » 23 Fev 2025, 20:27

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
deilor escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje


Voce tirou o percador fora? Ou só tirou o carte pequeno? Se´pa que não sujou nada ali?
Á válvula é bem complicada trocar ela com o cabeçõte no local, eu preciso trocar a minha, recente tirei fora o cabeçote e esqueci de comprar a peça, mas dá uma checada refazendo o serviço que você fez sem desmonar nada e tentar lembrar algo que poderia ter dado errado. Derrepente a bomba não fica ruim, mas não seabemos se foi derrepente, quando aparece o problema pode ser soma de anos ali trabalhando.
A válcula é esta, bem fácil com o cabeçote nas mãos e muito dificil com ele no local e ao fazer o cabeçote, eu semore acho que ela deve ser trocada e no que está no meu carro eu não troquei, mas vou trocar assim que voltar de viagem e comprei original

https://www.youtube.com/watch?v=zB6vYpoSWkc

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje


Voce tirou o percador fora? Ou só tirou o carte pequeno? Se´pa que não sujou nada ali?
Á válvula é bem complicada trocar ela com o cabeçõte no local, eu preciso trocar a minha, recente tirei fora o cabeçote e esqueci de comprar a peça, mas dá uma checada refazendo o serviço que você fez sem desmonar nada e tentar lembrar algo que poderia ter dado errado. Derrepente a bomba não fica ruim, mas não seabemos se foi derrepente, quando aparece o problema pode ser soma de anos ali trabalhando.
A válcula é esta, bem fácil com o cabeçote nas mãos e muito dificil com ele no local e ao fazer o cabeçote, eu semore acho que ela deve ser trocada e no que está no meu carro eu não troquei, mas vou trocar assim que voltar de viagem e comprei original

https://www.youtube.com/watch?v=zB6vYpoSWkc

Bom dia
Fiz a medição da pressão e o resultado marcha lenta
Tempo bar temperatura
Partida frio 3.5 frio
9min 2.5 80⁰
15min 1.6 92⁰
23min 1.3 93⁰
34min 1.2 93⁰
Acelero a 2000RPM
36min 3 90⁰
39min 2.6 93⁰
48min 2.2 93⁰
53min 2 91⁰
Liguei o ar condicionado mantenho 2000RPM
56min 2.2 90⁰
1h07min 2.1 90⁰
1h9min 2.0 90⁰ aciona 2⁰ velocidade eletroventilador
1h40min 1.9 90⁰
Em marcha lenta com ar ligado
1h41min 1bar 90⁰
Medindo temperatura com termômetro digital na carcaça da valvula termostatica (após quente) oscilava entre 91.8 e 98.5
1h 41min


1 bar todos dizem se o suficiente, apesar que eu acho pouco e com o ar ligado ele acelera um pouquinho eu acho que deveria ter mais quando quente. Não sei se você testou o corte dele, tipo acelerar até o máximo e o ponteiro do marcador descer ou ficar tremendo e com quantos bars ele faria isto.

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
deilor escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje


Voce tirou o percador fora? Ou só tirou o carte pequeno? Se´pa que não sujou nada ali?
Á válvula é bem complicada trocar ela com o cabeçõte no local, eu preciso trocar a minha, recente tirei fora o cabeçote e esqueci de comprar a peça, mas dá uma checada refazendo o serviço que você fez sem desmonar nada e tentar lembrar algo que poderia ter dado errado. Derrepente a bomba não fica ruim, mas não seabemos se foi derrepente, quando aparece o problema pode ser soma de anos ali trabalhando.
A válcula é esta, bem fácil com o cabeçote nas mãos e muito dificil com ele no local e ao fazer o cabeçote, eu semore acho que ela deve ser trocada e no que está no meu carro eu não troquei, mas vou trocar assim que voltar de viagem e comprei original

https://www.youtube.com/watch?v=zB6vYpoSWkc

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje


Voce tirou o percador fora? Ou só tirou o carte pequeno? Se´pa que não sujou nada ali?
Á válvula é bem complicada trocar ela com o cabeçõte no local, eu preciso trocar a minha, recente tirei fora o cabeçote e esqueci de comprar a peça, mas dá uma checada refazendo o serviço que você fez sem desmonar nada e tentar lembrar algo que poderia ter dado errado. Derrepente a bomba não fica ruim, mas não seabemos se foi derrepente, quando aparece o problema pode ser soma de anos ali trabalhando.
A válcula é esta, bem fácil com o cabeçote nas mãos e muito dificil com ele no local e ao fazer o cabeçote, eu semore acho que ela deve ser trocada e no que está no meu carro eu não troquei, mas vou trocar assim que voltar de viagem e comprei original

https://www.youtube.com/watch?v=zB6vYpoSWkc

Bom dia
Fiz a medição da pressão e o resultado marcha lenta
Tempo bar temperatura
Partida frio 3.5 frio
9min 2.5 80⁰
15min 1.6 92⁰
23min 1.3 93⁰
34min 1.2 93⁰
Acelero a 2000RPM
36min 3 90⁰
39min 2.6 93⁰
48min 2.2 93⁰
53min 2 91⁰
Liguei o ar condicionado mantenho 2000RPM
56min 2.2 90⁰
1h07min 2.1 90⁰
1h9min 2.0 90⁰ aciona 2⁰ velocidade eletroventilador
1h40min 1.9 90⁰
Em marcha lenta com ar ligado
1h41min 1bar 90⁰
Medindo temperatura com termômetro digital na carcaça da valvula termostatica (após quente) oscilava entre 91.8 e 98.5
1h 41min


1 bar todos dizem se o suficiente, apesar que eu acho pouco e com o ar ligado ele acelera um pouquinho eu acho que deveria ter mais quando quente. Não sei se você testou o corte dele, tipo acelerar até o máximo e o ponteiro do marcador descer ou ficar tremendo e com quantos bars ele faria isto.

Não cheguei a fazer esse teste de corte, somente nestas rotações e sempre conferindo o nível do óleo na vareta (pelo fato de ele dar a rajada quando ligava a luz no painel, achei que talvez o óleo poderia estar subindo e não voltar o suficiente para o carter), também abria a tampa de abastecimento de oleo na tampa de válvulas e dava pequenas guspidas de óleo o que achei normal
Próximo sábado vou abrir o carter e conferir pescador e limpesa dela, ele sai tirando somente o carter pequeno?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8843
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Luz do óleo ligada em lenta com motor quente

por Almeidão » 23 Fev 2025, 20:50

deilor escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
deilor escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje

Voce tirou o percador fora? Ou só tirou o carte pequeno? Se´pa que não sujou nada ali?
Á válvula é bem complicada trocar ela com o cabeçõte no local, eu preciso trocar a minha, recente tirei fora o cabeçote e esqueci de comprar a peça, mas dá uma checada refazendo o serviço que você fez sem desmonar nada e tentar lembrar algo que poderia ter dado errado. Derrepente a bomba não fica ruim, mas não seabemos se foi derrepente, quando aparece o problema pode ser soma de anos ali trabalhando.
A válcula é esta, bem fácil com o cabeçote nas mãos e muito dificil com ele no local e ao fazer o cabeçote, eu semore acho que ela deve ser trocada e no que está no meu carro eu não troquei, mas vou trocar assim que voltar de viagem e comprei original

https://www.youtube.com/watch?v=zB6vYpoSWkc

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje

Voce tirou o percador fora? Ou só tirou o carte pequeno? Se´pa que não sujou nada ali?
Á válvula é bem complicada trocar ela com o cabeçõte no local, eu preciso trocar a minha, recente tirei fora o cabeçote e esqueci de comprar a peça, mas dá uma checada refazendo o serviço que você fez sem desmonar nada e tentar lembrar algo que poderia ter dado errado. Derrepente a bomba não fica ruim, mas não seabemos se foi derrepente, quando aparece o problema pode ser soma de anos ali trabalhando.
A válcula é esta, bem fácil com o cabeçote nas mãos e muito dificil com ele no local e ao fazer o cabeçote, eu semore acho que ela deve ser trocada e no que está no meu carro eu não troquei, mas vou trocar assim que voltar de viagem e comprei original

https://www.youtube.com/watch?v=zB6vYpoSWkc

Bom dia
Fiz a medição da pressão e o resultado marcha lenta
Tempo bar temperatura
Partida frio 3.5 frio
9min 2.5 80⁰
15min 1.6 92⁰
23min 1.3 93⁰
34min 1.2 93⁰
Acelero a 2000RPM
36min 3 90⁰
39min 2.6 93⁰
48min 2.2 93⁰
53min 2 91⁰
Liguei o ar condicionado mantenho 2000RPM
56min 2.2 90⁰
1h07min 2.1 90⁰
1h9min 2.0 90⁰ aciona 2⁰ velocidade eletroventilador
1h40min 1.9 90⁰
Em marcha lenta com ar ligado
1h41min 1bar 90⁰
Medindo temperatura com termômetro digital na carcaça da valvula termostatica (após quente) oscilava entre 91.8 e 98.5
1h 41min


1 bar todos dizem se o suficiente, apesar que eu acho pouco e com o ar ligado ele acelera um pouquinho eu acho que deveria ter mais quando quente. Não sei se você testou o corte dele, tipo acelerar até o máximo e o ponteiro do marcador descer ou ficar tremendo e com quantos bars ele faria isto.

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
deilor escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje

Voce tirou o percador fora? Ou só tirou o carte pequeno? Se´pa que não sujou nada ali?
Á válvula é bem complicada trocar ela com o cabeçõte no local, eu preciso trocar a minha, recente tirei fora o cabeçote e esqueci de comprar a peça, mas dá uma checada refazendo o serviço que você fez sem desmonar nada e tentar lembrar algo que poderia ter dado errado. Derrepente a bomba não fica ruim, mas não seabemos se foi derrepente, quando aparece o problema pode ser soma de anos ali trabalhando.
A válcula é esta, bem fácil com o cabeçote nas mãos e muito dificil com ele no local e ao fazer o cabeçote, eu semore acho que ela deve ser trocada e no que está no meu carro eu não troquei, mas vou trocar assim que voltar de viagem e comprei original

https://www.youtube.com/watch?v=zB6vYpoSWkc

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje

Voce tirou o percador fora? Ou só tirou o carte pequeno? Se´pa que não sujou nada ali?
Á válvula é bem complicada trocar ela com o cabeçõte no local, eu preciso trocar a minha, recente tirei fora o cabeçote e esqueci de comprar a peça, mas dá uma checada refazendo o serviço que você fez sem desmonar nada e tentar lembrar algo que poderia ter dado errado. Derrepente a bomba não fica ruim, mas não seabemos se foi derrepente, quando aparece o problema pode ser soma de anos ali trabalhando.
A válcula é esta, bem fácil com o cabeçote nas mãos e muito dificil com ele no local e ao fazer o cabeçote, eu semore acho que ela deve ser trocada e no que está no meu carro eu não troquei, mas vou trocar assim que voltar de viagem e comprei original

https://www.youtube.com/watch?v=zB6vYpoSWkc

Bom dia
Fiz a medição da pressão e o resultado marcha lenta
Tempo bar temperatura
Partida frio 3.5 frio
9min 2.5 80⁰
15min 1.6 92⁰
23min 1.3 93⁰
34min 1.2 93⁰
Acelero a 2000RPM
36min 3 90⁰
39min 2.6 93⁰
48min 2.2 93⁰
53min 2 91⁰
Liguei o ar condicionado mantenho 2000RPM
56min 2.2 90⁰
1h07min 2.1 90⁰
1h9min 2.0 90⁰ aciona 2⁰ velocidade eletroventilador
1h40min 1.9 90⁰
Em marcha lenta com ar ligado
1h41min 1bar 90⁰
Medindo temperatura com termômetro digital na carcaça da valvula termostatica (após quente) oscilava entre 91.8 e 98.5
1h 41min


1 bar todos dizem se o suficiente, apesar que eu acho pouco e com o ar ligado ele acelera um pouquinho eu acho que deveria ter mais quando quente. Não sei se você testou o corte dele, tipo acelerar até o máximo e o ponteiro do marcador descer ou ficar tremendo e com quantos bars ele faria isto.

Não cheguei a fazer esse teste de corte, somente nestas rotações e sempre conferindo o nível do óleo na vareta (pelo fato de ele dar a rajada quando ligava a luz no painel, achei que talvez o óleo poderia estar subindo e não voltar o suficiente para o carter), também abria a tampa de abastecimento de oleo na tampa de válvulas e dava pequenas guspidas de óleo o que achei normal
Próximo sábado vou abrir o carter e conferir pescador e limpesa dela, ele sai tirando somente o carter pequeno?


Limpar o carter pequeno e limpar possive sujeira no pescador, sim iesto é feito tirando o carter pequeno, mas o pescador voce só tira de tirar o carter grande. O pescador não foi tirado ok??, se tirar tem que usar um oring novo para vedar e se foi tirado possa ser que colocaram errado com aperto menor sem limpar o local etc.
Imagem

Rodrigo Ignacio
Member
Member
Mensagens: 9
Registrado em: 07 Fev 2025, 18:42
Nome Completo: RODRIGO RAFAEL IGNACIO DOS SANTOS
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2008
Idade: 47

Luz do óleo ligada em lenta com motor quente

por Rodrigo Ignacio » 24 Fev 2025, 11:30

Bom dia, hoje medi a pressão junto ao mecânico e com o carro quente ventoinha acionando deu 1.5 bar na lenta, aparentemente está tudo ok com a pressao

Avatar do usuário
PCalil
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 04 Fev 2025, 15:33
Nome Completo: Paulo Daniel de Campos Calil Cadi
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2008/2009
Idade: 38

Luz do óleo ligada em lenta com motor quente

por PCalil » 22 Abr 2025, 14:13

Comprei um Elegance 2008 2.0 8V tem alguns meses, com baixa 92.600 km +/- e já esta com a luz do óleo piscando em baixa rotação.
É comum a bomba dar problema com tão pouca km?
PS: A troca de óleo foi feita na mecânica da loja e o resto da manutenção fiz com meu mecânico (Correia dentada, tensionador e sapatas do freio traseiro).
Paulo
Fev / 2025 - Atual: Vectra Elegance 2008 - 2.0 8V

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8843
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Luz do óleo ligada em lenta com motor quente

por Almeidão » 22 Abr 2025, 16:40

PCalil escreveu:Fuente del Mensaje Comprei um Elegance 2008 2.0 8V tem alguns meses, com baixa 92.600 km +/- e já esta com a luz do óleo piscando em baixa rotação.
É comum a bomba dar problema com tão pouca km?
PS: A troca de óleo foi feita na mecânica da loja e o resto da manutenção fiz com meu mecânico (Correia dentada, tensionador e sapatas do freio traseiro).


Eu não acho comum isto, mas a GM criou um álibe para estes problemas pelo menos para o Astra que isto seria normal caso acontecer na lenta, eu não concordo. Caso você queira fazer algo simples seria trocar o sensor do óleo a famosa cebolinha e é um trabakho até fácil com uma chave 24, nçao sei se vai resolver mas ai seria o primeiro passo. Outra opção seria o pescador sujo, neste caso só tirando o carter para fazer uma limpeza e por fim a válvula de aívio do cabeçote com problemas, suja ou algo agarrado nela, mas se esta válvula folgar muito os tuchos irão bater. Esta é a pergunta, não bate tuchos? É possivel que seja somente o sensor.

A válvula que comento é esta do video abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=Fyan1p_CvdE
Imagem

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4160
Registrado em: 11 Abr 2013, 15:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Luz do óleo ligada em lenta com motor quente

por Ju_Bueno » 23 Abr 2025, 09:01

Passei por isso com o Astra no mês passado... e numa viagem a quase mil quilômetros longe de casa :( Com o motor quente, em marcha lenta a luz começava a acender. Como era só em marcha lenta, segui minha viagem (numa cisma desgraçada, confesso). Chegando na minha cidade, o mecânico constatou que era o sensor do óleo - vulga cebolinha. Estava dando um pequeno vazamento e, consequentemente, perda de pressão com o óleo quente, que fica mais fino. Trocada a peça, problema resolvido. Paguei uns 70~80 reais num original GM e problema resolvido!
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8843
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Luz do óleo ligada em lenta com motor quente

por Almeidão » 23 Abr 2025, 13:07

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje Passei por isso com o Astra no mês passado... e numa viagem a quase mil quilômetros longe de casa :( Com o motor quente, em marcha lenta a luz começava a acender. Como era só em marcha lenta, segui minha viagem (numa cisma desgraçada, confesso). Chegando na minha cidade, o mecânico constatou que era o sensor do óleo - vulga cebolinha. Estava dando um pequeno vazamento e, consequentemente, perda de pressão com o óleo quente, que fica mais fino. Trocada a peça, problema resolvido. Paguei uns 70~80 reais num original GM e problema resolvido!


Eu troquei este sensor recente e comprei na GM, é bem fácil trocar e no meu caso começou a vazar pela tomada, bem pouco e não acendia a luz e no meu carro apareceu molhado de óleo ali embaixo da caixa, eu cheguei a trocar o retentor do volante pensando ser ele e não era e a caixa fica do lado oposto deste sensor "vulgo cebolinha do óleo" mas o danado do óleo escorria pela beiradinha do motor, ali na junta, dando a volta e descendo lá na bendita caixa, nunca pingou, mas ficava sempre molhado de óleo. Um tremendo desastre aprontou este sensor no meu carro e eu não encontrava o vazamento até o dia que tirei o cabeçote e vi aquele lado húmido com óleo e não era muito, só húmido mas deu para ver o rastro feito. Se tivesse acendido a luz, para mim teria sido mais fácil.
Imagem

Rodrigo Ignacio
Member
Member
Mensagens: 9
Registrado em: 07 Fev 2025, 18:42
Nome Completo: RODRIGO RAFAEL IGNACIO DOS SANTOS
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2008
Idade: 47

Luz do óleo ligada em lenta com motor quente

por Rodrigo Ignacio » 24 Abr 2025, 17:45

Boa tarde, comigo aconteceu o seguinte: em alguns momentos piscava a luz, troquei o sensor e o defeito persistiu e até aumentou a frequência, medi a pressão e com o motor quente estava acima de 1,5 bar , troquei o conector e ainda sim acendia a luz ( mas com menos frequência) , percebi um barulho na tbi e notei que a válvula pcv estava travada aberta , fiz a troca por outra válvula e a mangueira, e acredite, sumiu o problema, não sei qual a ligação disso mas sanou ...

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8843
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Luz do óleo ligada em lenta com motor quente

por Almeidão » 24 Abr 2025, 19:24

Rodrigo Ignacio escreveu:Fuente del Mensaje Boa tarde, comigo aconteceu o seguinte: em alguns momentos piscava a luz, troquei o sensor e o defeito persistiu e até aumentou a frequência, medi a pressão e com o motor quente estava acima de 1,5 bar , troquei o conector e ainda sim acendia a luz ( mas com menos frequência) , percebi um barulho na tbi e notei que a válvula pcv estava travada aberta , fiz a troca por outra válvula e a mangueira, e acredite, sumiu o problema, não sei qual a ligação disso mas sanou ...


Com a válvula travada aberta o carro iria ficar acelerado, não tenho a mínima ideia o que deu ai. Aliás muitos confundem esta válvula que para um lado ela trava mais não pode travar 100% e para o outro se puxar fica totalmente aberta o lado mais fechado sempre vai para a TBI e o trabalho dela quase fechar é quando está na lenta, e quase fecha para deixar uma pequena entrada de ar para o carro não ficar morrendo em manobras, ao acelerar a esfera volta deixando ela livre e este vai e vem da esfera interna ao acelerar e desacelerar vai mantendo ela sempre desentupida, ou quase sempre.
Imagem

Rodrigo Ignacio
Member
Member
Mensagens: 9
Registrado em: 07 Fev 2025, 18:42
Nome Completo: RODRIGO RAFAEL IGNACIO DOS SANTOS
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2008
Idade: 47

Luz do óleo ligada em lenta com motor quente

por Rodrigo Ignacio » 24 Abr 2025, 19:39

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
Rodrigo Ignacio escreveu:Fuente del Mensaje Boa tarde, comigo aconteceu o seguinte: em alguns momentos piscava a luz, troquei o sensor e o defeito persistiu e até aumentou a frequência, medi a pressão e com o motor quente estava acima de 1,5 bar , troquei o conector e ainda sim acendia a luz ( mas com menos frequência) , percebi um barulho na tbi e notei que a válvula pcv estava travada aberta , fiz a troca por outra válvula e a mangueira, e acredite, sumiu o problema, não sei qual a ligação disso mas sanou ...


Com a válvula travada aberta o carro iria ficar acelerado, não tenho a mínima ideia o que deu ai. Aliás muitos confundem esta válvula que para um lado ela trava mais não pode travar 100% e para o outro se puxar fica totalmente aberta o lado mais fechado sempre vai para a TBI e o trabalho dela quase fechar é quando está na lenta, e quase fecha para deixar uma pequena entrada de ar para o carro não ficar morrendo em manobras, ao acelerar a esfera volta deixando ela livre e este vai e vem da esfera interna ao acelerar e desacelerar vai mantendo ela sempre desentupida, ou quase sempre.


Meu carro não estáva acelerado porém oscilava a lenta , quando tirei ela ela estava passando o ar livre de ambos lados e a mangueira totalmente esfarelando, e acredite depois da troca a luz do óleo não piscou mais e o carro ficou mais ágil

67 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 89 visitantes

Bem-vindo: 09 Mai 2025, 11:28