por Almeidão »
17 Fev 2025, 14:36
chirola escreveu:Fuente del Mensaje Viscosidade
O 5W40 é mais versátil e indicado para uma gama maior de temperaturas.
O 15W40 é ideal para climas quentes ou motores que operam sob cargas pesadas.
Aplicações
O 5W40 é uma boa opção para motores mais modernos.
O 15W40 pode ser a melhor opção para uso severo ou em regiões muito quentes.
Fluidez
Óleos menos viscosos circulam com mais rapidez e permitem uma lubrificação uniforme, especialmente em partidas a frio.
Óleos mais viscosos oferecem maior proteção, mas exigem mais força do motor para serem bombeados.
Recomendação do fabricante
Sempre consulte o manual do seu veículo.
a inteligencia artificial e otima akakakakka ela procura solzinha as coisas , tenho essa tabela de oleos que ja é velha mais ainda aplica nos dias de hoje

Eu confesso que levei 3 sustos usando o 15W40 semi sintético, mas ainda tenho dúvidas se eram original ou não apesar que comprei em loja física que vende este óleo aqui na cidade.
1º Susto - Em um deteminado momento com o motor bem quente eu tirei um pouco de óleo com uma seringa, sinceramente eu vi agua de tão ralo que ele fica. Eu viajando, hoje estou em MIami, e já pensando em voltar e tirar o 20W50 quente pra ver se ele é igual o que ví.
2º Susto - Ao desmontar o motor usando este óleo vi alguns cames bem destrídos e não havia ruídos de comando. Isto eu consegui entender porque sendo os tuchos hidráulicos, eles vão compensar até onde eles podem. Possa ser que tem muitos carros assim, afinal ninguem fica abrindo motor igual eu pra ver kakakk.
3º Susto - parei o carro a noite e tirei o comando pela manhã, pela primeira vez vi o comando 100% vazio, onde ele fica normalmente cheio de óleo estava 100% zerado, Nunca vi isto antes com o óleo mineral 20W40, nos balancins e perto dele sim, todos lubrificados
Sintético ou semi sintético neste motor meu só entra se o 20W50 acabar