O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra CBoia de combustivel, qual a correta ?

5 mensagens   •   Página 1 de 1
Zibordi10
Member
Member
Nome Completo: Rafael zibordi
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Boia de combustivel, qual a correta ?

por Zibordi10 » 08 Jul 2025, 21:17

Beleza pessoal, estou com um problema com o marcador de combustível do meu Vectra GT-X 2007/2008, 3 mecânicos não conseguiram resolver, então resolvi tentar arrumar por conta própria.

O marcador no painel sempre travava em 1/4 do tanque no ponteiro, e a autonomia quando chegava em 53 parava de contar.

Abri a tampa da bomba e notei que a boia para sobre um ressalto que tem no tanque por isso para em 1/4, provavelmente essa boia não é original.

Como não tenho mais a original com a numeração e não sei qual comprar, resolvi fazer uma gambiarra apenas para ficar funcional, no encaixe da boia existe dois pinos de plástico que travam a boia no mínimo e no maximo, entortei a haste de aço pra que ela encosta-se no pino da mínima pouco antes de encostar no ressalto do tanque, desliguei a bateria e ao ligar com o tanque vazio, ok indicava na reserva, coloquei o combustível de volta, liguei a bateria e ok, a autonomia funcionou na mesma proporção do ponteiro, até então minha gambiarra estava ok.

O problema veio depois, fui utilizar o carro e o consumo esta marcando 2km por litro, e o ponteiro esta baixando muito rápido, más o combustível está lá, sem vazamentos, acredito que a autonomia é guiada pela boia, se a boia baixa rápido a autonomia também.

Alguem sabe qual a boia correta pra esse carro ? É normal ela encostar nesse ressalto ? Esse ressalto acredito que seja original do tanque, existe a possibilidade do copo da bomba ser de outro modelo ?

Já não sei mais o que fazer.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 09 Jul 2025, 08:42

Zibordi10 escreveu:Fuente del Mensaje Beleza pessoal, estou com um problema com o marcador de combustível do meu Vectra GT-X 2007/2008, 3 mecânicos não conseguiram resolver, então resolvi tentar arrumar por conta própria.

O marcador no painel sempre travava em 1/4 do tanque no ponteiro, e a autonomia quando chegava em 53 parava de contar.

Abri a tampa da bomba e notei que a boia para sobre um ressalto que tem no tanque por isso para em 1/4, provavelmente essa boia não é original.

Como não tenho mais a original com a numeração e não sei qual comprar, resolvi fazer uma gambiarra apenas para ficar funcional, no encaixe da boia existe dois pinos de plástico que travam a boia no mínimo e no maximo, entortei a haste de aço pra que ela encosta-se no pino da mínima pouco antes de encostar no ressalto do tanque, desliguei a bateria e ao ligar com o tanque vazio, ok indicava na reserva, coloquei o combustível de volta, liguei a bateria e ok, a autonomia funcionou na mesma proporção do ponteiro, até então minha gambiarra estava ok.

O problema veio depois, fui utilizar o carro e o consumo esta marcando 2km por litro, e o ponteiro esta baixando muito rápido, más o combustível está lá, sem vazamentos, acredito que a autonomia é guiada pela boia, se a boia baixa rápido a autonomia também.

Alguem sabe qual a boia correta pra esse carro ? É normal ela encostar nesse ressalto ? Esse ressalto acredito que seja original do tanque, existe a possibilidade do copo da bomba ser de outro modelo ?

Já não sei mais o que fazer.

O copo ser de outro modelo não mudaria porque quase todos são iguais, e acredito que seja assim no seu. Em um carro comum é normal mexer na haste para não pegar em nada aliás eu faço isto mas o meu que é bem velho e mesmo usando original dei uma dobradinha e só original é que deu certo no meu carro, qualquer outra marca uma coisa hoje e outra amnhã e comprei na GM mesmo.
Outro detalhe que acontece com todas as boias, por isto não confio nas marcações de consumo, O angulo de funcionamento delas para mim não são confiáves, um exemplo, ao encher o tanque o ponteiro dorme la em cima, e com muito tempo desce um pouco e ainda permanece bem até um tracinho antes do meio e depois desanda a descer com super speed na reta final.

A dica pra você é mesmo comprar uma original, no meu carro 97 uma paralela custa uns R$ 90,00 e a original ei paguei R$ 450,00
Imagem

Alanolv
Member
Member
Nome Completo: Alan Batista de Oliveira
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por Alanolv » 07 Ago 2025, 11:56

Pessoal, bom dia. Estou com um problema similar, e gostaria de saber se alguém poderia ajudar com uma solução.
Meu GLS94 está com a marcação errada, no combustível. Com o tanque cheio, o ponteiro não vai até o final. Fica sempre abaixo da última marcação, e quando está abaixo de meio tanque, baixa rapidamente pra reserva, mas o combustível ainda está lá. Por esse motivo, não consigo calcular a autonomia, e nem fazer viagens longas, sem precisar parar pra abastecer, a cada 200km rodados.
Já pesquisei e vi que muita gente adapta a bomba do Santana (mas nunca informam o ano), e dá certo, com algumas gambiarras.
Minha pergunta é: Existe alguma forma de se consertar a bóia sem precisar comprar outra e sem adaptar, ou a bomba do Santana funciona bem, nesses casos?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 07 Ago 2025, 13:51

Alanolv escreveu:Fuente del Mensaje Pessoal, bom dia. Estou com um problema similar, e gostaria de saber se alguém poderia ajudar com uma solução.
Meu GLS94 está com a marcação errada, no combustível. Com o tanque cheio, o ponteiro não vai até o final. Fica sempre abaixo da última marcação, e quando está abaixo de meio tanque, baixa rapidamente pra reserva, mas o combustível ainda está lá. Por esse motivo, não consigo calcular a autonomia, e nem fazer viagens longas, sem precisar parar pra abastecer, a cada 200km rodados.
Já pesquisei e vi que muita gente adapta a bomba do Santana (mas nunca informam o ano), e dá certo, com algumas gambiarras.
Minha pergunta é: Existe alguma forma de se consertar a bóia sem precisar comprar outra e sem adaptar, ou a bomba do Santana funciona bem, nesses casos?

Você diz boia e não bomba, porque se for o aparato do santana com a bomba e boia não seria fácil adaptar. Sobre a boia que não seria ainda fácil, mas um bom entendedor do sistema eu acho que consegue adaptar a boia do Santana de de 96 a 2003. Eu não arriscaria gastar para fazer isto, e com certeza por ser haste mais longa ela tem que ser cortada e esta haste é inox e não seria fácil. No fim acabaria sendo o preço de uma original que custa uns R$ 500,00
Ai no seu carro pra mim fica claro que é a boia, mas pode ser o terra, pode ser o painel faltando bom contato nos motores, talvez desmontando o mostrador e lubrificando os terminais dos motores e tomada etc ele pode melhorar. veja um video como lubrificar e aproveitar e ressoldar os terminais como exemplo no segundo video. Se fizr isto e nada adiantar, ai só trocando a boia mesmo.
A lubrificação dos motores eu mostro no video e usar graxa de silicone eu uso da Implastec e pode ser de mecaniscmo também, embora de silicone seja melhor

https://www.youtube.com/watch?v=Bc7nNq1sBEY
ressoldar os termianis dos motores antes de colocar a graxa e montar
https://www.youtube.com/watch?v=rB3xMt_dFlo
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: manuel rivas
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

por chirola » 07 Ago 2025, 14:37

pessoal , sempre aconselho desligar a bateria para mexer na bomba ou boia ou qualquer fiação com a tampado taque aberta , é realmente perigoso e tem gente que se machuco trabalhando sem desligar a bateria , ali qualquer faisca pode dar merda , não tem so gasolina , a gasolina na verdade não e o principal problema o problema real e o vapor de gasolina que esta dentro do tanque e é o que não se ve e causa a maioria dos acidentes .

5 mensagens   •   Página 1 de 1