O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Atenção! Necessário efetuar a troca da senha de acesso para continuar usando o fórum!

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem

~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra CVectra Elite 2006 2.4 16V - Swap para Manual, Remap e Bicos Injetores

6 mensagens   •   Página 1 de 1
andreicuruja
Member
Member
Nome Completo: Andrei Buss Farias dos Santos
Estado: Rio Grande do Sul
País: Brasil
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2006

Vectra Elite 2006 2.4 16V - Swap para Manual, Remap e Bicos Injetores

por andreicuruja » 04 Mar 2026, 12:21

Temos um Vectra Elite 2006 2.4 16V FLEXPOWER que era originalmente automático. Fizemos o swap completo para câmbio manual Getrag F23, todo sistema completo do câmbio foi retirado de um Astra sedan 2.2 16v 1999.

O carro está montado e andando, mas o funcionamento está irregular. Já revisamos toda a mecânica e elétrica: revisados, sensores em dia, ABS ok, nada de entrada de ar falsa. Porém, no scanner, o carro acusa um AF de 78% de álcool (mesmo com gasolina no tanque) e está "cuspindo" combustível pelo escape, como se a injeção estivesse totalmente perdida nos mapas.

O problema é que como esse modelo (2.4 16V) nunca saiu manual de fábrica, a ECU ainda entende que o carro é automático. Tiramos o módulo do câmbio (TCM), mas suspeitamos que a ECU entrou em modo de segurança ou está perdida por falta de comunicação via rede CAN.

Alguém aqui já fez esse swap ou sabe o caminho das pedras para reprogramar a ECU de Automático para Manual?

É possível alterar a configuração de variante no módulo original ou precisa de um arquivo de outro carro (tipo da S10 2.4 que é manual)?

Levamos hoje mais cedo numa oficina pra scannear de novo e o diagnóstico foi que precisamos fazer um remap no módulo de injeção, voltamos andando e o carro após o scann foi apagado os erros e o motor ficou muito silencioso com a lenta perfeita sem nenhuma avaria, está perfeito, porém foi recomendado que troquemos para 4 bicos novos Bosch para evitar problemas (o que eu não discordo), pelo que pesquisei e encontrei no site oficial da Bosch são bicos com Código Bosch: 0280156281 e GM 93383636 com as seguintes especificações:

Pressão de Trabalho: 3,8 Bar (ou 55,1 PSI/Libras).
Vazão (Flow Rate): 239 g/min (em n-heptano a 3 bar) / 345 ml/min
Resistência Elétrica: 14,5 Ohms (Alta Impedância).
Padrão de Spray: 4 furos
Tipo de Combustível: FLEX

Quem souber onde posso encontrá-los para comprar originais, aceitarei recomendações

Qualquer informação é bem vinda, agradeço demais qualquer luz, o carro está mecanicamente perfeito, só falta esse ajuste fino digital pra ficar 100%!

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: manuel rivas
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

por chirola » 04 Mar 2026, 18:43

andreicuruja escreveu:Fuente del Mensaje Qualquer informação é bem vinda, agradeço demais qualquer luz, o carro está mecanicamente perfeito, só falta esse ajuste fino digital pra ficar 100%!

andreicuruja escreveu:Fuente del Mensaje Qualquer informação é bem vinda, agradeço demais qualquer luz, o carro está mecanicamente perfeito, só falta esse ajuste fino digital pra ficar 100%!

oi , a reprogramação no vectra não se faz via odb , se programa o chip e se troca o chip na ecu , o chip ele é plugado nos modelos bosch motronic .
pode procurar se alguma loja que trabalhe com remap tem como fazer um chip com os mapas originais .
o almeidão troco o chip do carro dele a pouco tempo , não lembro aonde ele compro , pode mandar msg para ele para ver se pode dar uma dica das boas
mesmo com o modulo de automatico o carro deveria dar uma mistura mais rica mais não ao ponto do carro ficar ruim .
so se o modulo entra em proteção por culpa do modulo da caixa automatica .
mais trocar o chip da ecu não e uma tarefa muito dificil se se da manha com ferramentas basicas .
acho que no canal de youtube do almeidão tinha um mostrando como ele fez a trca do chip

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 06 Mar 2026, 10:35

chirola escreveu:Fuente del Mensaje

oi , a reprogramação no vectra não se faz via odb , se programa o chip e se troca o chip na ecu , o chip ele é plugado nos modelos bosch motronic .
pode procurar se alguma loja que trabalhe com remap tem como fazer um chip com os mapas originais .
o almeidão troco o chip do carro dele a pouco tempo , não lembro aonde ele compro , pode mandar msg para ele para ver se pode dar uma dica das boas
mesmo com o modulo de automatico o carro deveria dar uma mistura mais rica mais não ao ponto do carro ficar ruim .
so se o modulo entra em proteção por culpa do modulo da caixa automatica .
mais trocar o chip da ecu não e uma tarefa muito dificil se se da manha com ferramentas basicas .
acho que no canal de youtube do almeidão tinha um mostrando como ele fez a trca do chip

Opa Chirola estou meio sumido porque fiz uma cirurgia no joelho colocando uma protese, mas estou voltando com 25 dias depois. Eu comprei o chip na Dynamic, WhatsApp do cara 27 99763 2585, e não tenho o nome dele kakakka. É importante ter o numeo da ECU assim ele saberá responder de imediato o que seria bom para o carro de acordo com ano e modelo.
Trocar o chip é bem fácil, embora seja trabalhoso, veja o video eu trocando o meu ano 97.
https://youtu.be/VzAJ7M1ZxLE
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 06 Mar 2026, 13:18

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje estou meio sumido porque fiz uma cirurgia no joelho colocando uma protese, mas estou voltando com 25 dias depois.

tomara tudo tenha saido bem e eteja melhorando meu amigo , ficamos esperando o video no toutube "resultados com perna retificada por almeidão" aakakakakakakakakak , brincadeiras aparte desejo melhoras rapidas e que pousa voltar a ativa logo , vc é daquelas personas que gosta de fazer coisas e ficar parado não e legal

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 07 Mar 2026, 11:52

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje estou meio sumido porque fiz uma cirurgia no joelho colocando uma protese, mas estou voltando com 25 dias depois.

tomara tudo tenha saido bem e eteja melhorando meu amigo , ficamos esperando o video no toutube "resultados com perna retificada por almeidão" aakakakakakakakakak , brincadeiras aparte desejo melhoras rapidas e que pousa voltar a ativa logo , vc é daquelas personas que gosta de fazer coisas e ficar parado não e legal

hehehehehe, eu pensei em fazer um video, mas o corte inicial é assustador hehehhem uns uns 20 cm de cima para baixo frontal no joelho. Estou me recuperando bem, por ser uma prótese eu já tenho que pisar no chão no mesmo dia da cirurgia e hoje com 26 dias já ando e dirijo meu carro. Agora é fisioterapia para fazer ele dobrar o máximo e preciso urgente voltar a viajar se Deus quiser enfrengtar aeroporto sem dores.
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 07 Mar 2026, 13:01

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Agora é fisioterapia para fazer ele dobrar o máximo e preciso urgente voltar a viajar se Deus quiser enfrengtar aeroporto sem dores.

bom que vc esta conseguindo se recuperar raido e ja consiga tocar o seu dia logo logo se fizer a fisioterapia certinho ja vai estar de volta ao seu normal ,
joelho retificado e pronto para mais mais 200 mi kilometros

6 mensagens   •   Página 1 de 1