O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra CProblema com temperatura - Vectra C

371 mensagens
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Motor aparentemente superaquecido - Vectra C (10/11)

por Thiago Menezes » 28 Mai 2014, 09:54

Se a temperatura anteriormente era normal e hoje se encontra nesse estado podemos olhar algumas situações:

*Válvula termostática está funcionando corretamente? As vezes está na hora da troca dela.
* Radiador entupido
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

tijolin
Member
Member
Nome Completo: Wagner WES Junior
Estado: Paraná
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2007

por tijolin » 28 Mai 2014, 10:51

Não entendo muito do assunto e ainda não levei ao meu mecânico. Lendo aqui no fórum consegui identificar a válvula termostática, tirei algumas fotos, mas parece não ter vazamento. Achei até que é algo bem fácil de se remover, vou tentar isso em casa pra ver como está o interior dela, aqui no trabalho meus chefes vão chiar. Agora o radiador, não tem o acesso muito fácil. Não queria deixar no mecânico, sei que ele tá meio ocupadão nesses dias e vai querer que o carro fique lá uns 2 dias pelo menos.
Bom, pelo menos agora sei por onde começar a verificar.

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

por Alcir Andreoni » 28 Mai 2014, 11:01

tijolin escreveu:Não entendo muito do assunto e ainda não levei ao meu mecânico. Lendo aqui no fórum consegui identificar a válvula termostática, tirei algumas fotos, mas parece não ter vazamento. Achei até que é algo bem fácil de se remover, vou tentar isso em casa pra ver como está o interior dela, aqui no trabalho meus chefes vão chiar. Agora o radiador, não tem o acesso muito fácil. Não queria deixar no mecânico, sei que ele tá meio ocupadão nesses dias e vai querer que o carro fique lá uns 2 dias pelo menos.

Válvula não vaza assim. Ele pode ter travado aí a temperatura sobe...

Se abrir é para trocar!
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

tijolin
Member
Member

por tijolin » 28 Mai 2014, 11:18

Alcir Andreoni escreveu:Válvula não vaza assim. Ele pode ter travado aí a temperatura sobe...

Se abrir é para trocar!

Pois é, acabei de ver um vídeo dizendo isso. Achei que daria pra tirar, dá uma "sopradinha" ou sei lá, uma limpeza, e depois colocar de volta. Melhor não mexer; acho que terei de deixar no mecânico mesmo.
Encontrei num outro tópico e vídeos que, se fosse problema ali, não entupimento mas desgaste, a temperatura cairia e não subiria.

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Alcir Andreoni » 28 Mai 2014, 11:23

tijolin escreveu:
Alcir Andreoni escreveu:Válvula não vaza assim. Ele pode ter travado aí a temperatura sobe...

Se abrir é para trocar!

Pois é, acabei de ver um vídeo dizendo isso. Achei que daria pra tirar, dá uma "sopradinha" ou sei lá, uma limpeza, e depois colocar de volta. Melhor não mexer; acho que terei de deixar no mecânico mesmo.
Encontrei num outro tópico e vídeos que, se fosse problema ali, não entupimento mas desgaste, a temperatura cairia e não subiria.

Depende!

Se travou aberta a temperatura cai rápido, se travou fechada a 90Km/h a temperatura sobe rápido...
Imagem

tijolin
Member
Member

por tijolin » 28 Mai 2014, 11:51

Alcir Andreoni escreveu:Depende!

Se travou aberta a temperatura cai rápido, se travou fechada a 90Km/h a temperatura sobe rápido...

Supondo que esteja travada fechada e assim se mantém mesmo quando desligo e religo o carro, a água do reservatório iria esquentar da mesma forma? Se ela está entre o radiador e o motor, não deveria esquentar né? Sendo assim, pode ser problema no radiador, um entupimento nos tubos ou algo assim. Ou estou falando muita besteira?

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Alcir Andreoni » 28 Mai 2014, 12:01

tijolin escreveu:
Alcir Andreoni escreveu:Depende!

Supondo que esteja travada fechada e assim se mantém mesmo quando desligo e religo o carro, a água do reservatório iria esquentar da mesma forma? Se ela está entre o radiador e o motor, não deveria esquentar né? Sendo assim, pode ser problema no radiador, um entupimento nos tubos ou algo assim. Ou estou falando muita besteira?

Não iria esquentar, pois não está havendo troca de água mais fria pela água quente do motor... :52:
Imagem

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Thiago Menezes » 28 Mai 2014, 12:31

tijolin escreveu:Não entendo muito do assunto e ainda não levei ao meu mecânico. Lendo aqui no fórum consegui identificar a válvula termostática, tirei algumas fotos, mas parece não ter vazamento. Achei até que é algo bem fácil de se remover, vou tentar isso em casa pra ver como está o interior dela, aqui no trabalho meus chefes vão chiar. Agora o radiador, não tem o acesso muito fácil. Não queria deixar no mecânico, sei que ele tá meio ocupadão nesses dias e vai querer que o carro fique lá uns 2 dias pelo menos.

Abrir a válvula só pra olhar não seria uma coisa legal de se fazer não é verdade? Já que vai abrir, aproveita faz a limpeza do sistema todo e verificar se tem vazamento (tutorial de como realizar a limpeza no tópico ''faça você mesmo''), aproveita e limpa o reservatório de expansão também se estiver sujo (idem tutorial no mesmo local acima).

Troque a válvula termostática (já que está com problemas de temperatura não aconselho a só trocar o refil, troque ela por completo) e logo após a limpeza e válvula no lugar um belo aditivo vai fechar com chave de outro recomendo Bardalh Rad Cool Long Life :88:

Lembrando que, na retirada da válvula e na verificação do vazamento aproveite e de uma olhada minuciosa no radiador também, se o mesmo estiver entupido e você montar o sistema todo, colocar aditivo vai jogar serviço e dinheiro fora.

Qualquer coisa, troca uma ideia com o Almeidão nosso professor de arrefecimento do clube :88:
Imagem

Imagem

tijolin
Member
Member

por tijolin » 30 Mai 2014, 08:16

Alcir Andreoni escreveu:Não iria esquentar, pois não está havendo troca de água mais fria pela água quente do motor... :52:

Pois é Alcir, pensei nisso também. Mas a água chegava a ferver no reservatório.

thiago.onacto escreveu:Troque a válvula termostática (já que está com problemas de temperatura não aconselho a só trocar o refil, troque ela por completo) e logo após a limpeza e válvula no lugar um belo aditivo vai fechar com chave de outro recomendo Bardalh Rad Cool Long Life :88:

Fiz isso mesmo Thiago. Aliás, levei ao mecânico, não teve jeito de tentar algo por conta própria, o marcador já estava no vermelho e o computador de bordo dava o aviso. Mas não precisou trocar a carcaça, diz o mecânico que estava boa, foi só o refil mesmo. Mais o aditivo.

Valeu pela as informações e ajuda de ambos. Queria ter tido mais tempo para resolver sozinho, vendo o mecânico tirar poucos parafusos e peças, percebi como era simples a questão.

Abraços.

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Thiago Menezes » 30 Mai 2014, 08:42

Qual o grau de temperatura da Válvula que o mecânico colocou no seu carro?

Sobre a limpeza do sistema como que ele fez? Qual aditivo ele usou?

Como está a temperatura atualmente?

:47:
Imagem

Imagem

tijolin
Member
Member

por tijolin » 30 Mai 2014, 10:25

thiago.onacto escreveu:Qual o grau de temperatura da Válvula que o mecânico colocou no seu carro?

Olha, depois de uns 15min rodando, o mostrador fica entre 75 e 80°C. Igual como estava antes de dar o problema.
O aditivo, não tenho certeza de qual Bardahl, mas acho que foi esse: http://tijol.in/?r=x0022e
Agora "o grau de temperatura da Válvula", sei não, ele só trocou, limpou a carcaça e a parte do bloco que tinha contato com ela. Limpou também o tubo de borracha. Acho que não fez nenhuma regulagem de temperatura não.

Alez
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Nome Completo: Alessandro Andrade Silva
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

por Alez » 30 Mai 2014, 11:01

Tente resolver rápido.

O meu quando apresentou o mesmo sintoma eu protelei a ida a oficina e fiquei sem cabeçote. Queimou a junta.

E antes de queimar o carro aqueceu 3x...

Eu fui nessa de ir na do pessoal que fala que o motor do vectra é uma fornalha mesmo de tão quente e que isto é normal... e me ferrei grandão.

:52:

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Thiago Menezes » 30 Mai 2014, 11:15

tijolin escreveu:
thiago.onacto escreveu:Qual o grau de temperatura da Válvula que o mecânico colocou no seu carro?

Olha, depois de uns 15min rodando, o mostrador fica entre 75 e 80°C. Igual como estava antes de dar o problema.
O aditivo, não tenho certeza de qual Bardahl, mas acho que foi esse: http://tijol.in/?r=x0022e
Agora "o grau de temperatura da Válvula", sei não, ele só trocou, limpou a carcaça e a parte do bloco que tinha contato com ela. Limpou também o tubo de borracha. Acho que não fez nenhuma regulagem de temperatura não.

Então dá um pulo até a oficina e confirma com ele que grau ele colocou no seu carro, o certo pra ele é de 82º se não for pedi para ele fazer a troca.
Imagem

Imagem

Bruno Cesário
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Nome Completo: bruno c
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V

por Bruno Cesário » 30 Mai 2014, 16:16

Alcir Andreoni escreveu:Como está sua válvula termostática?

Pode ser hein ALcir.

A temperatura só fica nessa marcação, ou varia muito ? Se estiver variando não é a VT. Problema chato esse de marcador de temperatura passar do meio, tem um tanto de coisa que faz isso que dá até medo em descobrir qual. rsrs
:52:

tijolin
Member
Member

por tijolin » 04 Jun 2014, 08:43

Bruno Cesário escreveu:A temperatura só fica nessa marcação, ou varia muito ? Se estiver variando não é a VT. Problema chato esse de marcador de temperatura passar do meio, tem um tanto de coisa que faz isso que dá até medo em descobrir qual. rsrs

Era a válvula termostática mesmo Bruno. O mecânico acabou trocando apenas o refil, disse que a carcaça estava boa e fez uma limpeza somente. Mas também disse, e eu não tinha citado isso, que pelo estado do refil o dono anterior não havia trocado no tempo certo (30mil kms), o carro está com 62.000 kms rodados agora, aproximadamente.

thiago.onacto escreveu:Então dá um pulo até a oficina e confirma com ele que grau ele colocou no seu carro, o certo pra ele é de 82º se não for pedi para ele fazer a troca.

Acabei não voltando mais lá, Thiago. Entre uma coisa e outra aqui no meu serviço, isso acabou no esquecimento. De qualquer forma, venho levando meus carros (meu antigo Vectra A e um Classic, já vendidos) à esse mecânico, o Edson, desde 2007. Nunca tive problemas com seus reparos, até achava que ele cobrava um pouco caro, mas comparando com os demais acabava voltando a ele.
Vou ficar observando se a temperatura varia muito, mas é melhor esperar o clima da cidade mudar um pouco, tem estado muito frio ultimamente nos momentos em que estou dirigindo (6:30 da manhã e 19:00).

Valeu pelas dicas.

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Thiago Menezes » 04 Jun 2014, 08:57

Você disse que era a válvula termostática e que foi trocado apenas o refil e eu volto a perguntar a você: Colocou a de 82º ? :47:

Sobre a temperatura variar: Variar quanto? Tem que ver a temperatura com ele na temperatura normal de trabalho.
Imagem

Imagem

tijolin
Member
Member

por tijolin » 06 Jun 2014, 17:15

thiago.onacto escreveu:Sobre a temperatura variar: Variar quanto? Tem que ver a temperatura com ele na temperatura normal de trabalho.

Então Thiago, não sei direito quais os valores que o mostrador marca, essa informação não consegui encontrar. Mas se considerar as marcações 60, 75, 90, 105 e 120°C que é o que parece ser para muitos carros. A tal variação que mencionei ficaria entre 75 e 85°C, dependendo do trecho de estrada que pego. Diariamente faço um percurso de aproximadamente 8km. Metade disso a 90km/h com o ventão batendo no radiador, é quando marca menos, talvez uns 80°C. No restante do trajeto, com lombadas (muuuuitas lombadas, tinha que processar a prefeitura) e uns semáforos, a temperatura sobe, mas nunca marca os 90°C, assim como era antes do problema. Quando surgiu o problema na VT, o mostrador beirava os 120°C e chegou a grudar o ponteiro no marcador vermelho (quando o computador de bordo deu a mensagem de superaquecimento).
Se a escala do mostrador for como mencionei, acho que tá certo, não?

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Alcir Andreoni » 06 Jun 2014, 17:41

tijolin escreveu:
thiago.onacto escreveu:Sobre a temperatura variar: Variar quanto? Tem que ver a temperatura com ele na temperatura normal de trabalho.

Então Thiago, não sei direito quais os valores que o mostrador marca, essa informação não consegui encontrar. Mas se considerar as marcações 60, 75, 90, 105 e 120°C que é o que parece ser para muitos carros. A tal variação que mencionei ficaria entre 75 e 85°C, dependendo do trecho de estrada que pego. Diariamente faço um percurso de aproximadamente 8km. Metade disso a 90km/h com o ventão batendo no radiador, é quando marca menos, talvez uns 80°C. No restante do trajeto, com lombadas (muuuuitas lombadas, tinha que processar a prefeitura) e uns semáforos, a temperatura sobe, mas nunca marca os 90°C, assim como era antes do problema. Quando surgiu o problema na VT, o mostrador beirava os 120°C e chegou a grudar o ponteiro no marcador vermelho (quando o computador de bordo deu a mensagem de superaquecimento).
Se a escala do mostrador for como mencionei, acho que tá certo, não?

Temperatura no NE é assim, fica um pouco acima da primeira marca e não chega a encostar no meio, quando aciona a ventoinha.

Se está assim, pode ficar tranquilo. :88:
Imagem

Paty1521
Administradora
Administradora
Nome Completo: Patrícia Cristina de Toledo Paiva
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.

por Paty1521 » 06 Jun 2014, 17:43

O meu fica sempre entre o primeiro ponto e o segundo.. mas o carro por ser novo, nao deve ser tao grave@! :61:
Imagem

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Alcir Andreoni » 06 Jun 2014, 17:49

Paty1521 escreveu:O meu fica sempre entre o primeiro ponto e o segundo.. mas o carro por ser novo, nao deve ser tao grave@! :61:

Está normal Chefa!

Fique tranquila!
Imagem

371 mensagens