O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra CBarulho no motor na partida a frio - Vectra C

287 mensagens
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Barulho no motor - A frio

por Alcir Andreoni » 12 Mai 2015, 13:14

Os tuchos estão esvaziando muito rápido...

Tem de fazer a troca dos tuchos que isso para...
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

larussosan
GLS member
GLS member
Nome Completo: Daniel Larusso
Veículo: Vectra Collection 2.0 FlexPower 8V Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

por larussosan » 12 Mai 2015, 13:19

Alcir Andreoni escreveu:Os tuchos estão esvaziando muito rápido...

Tem de fazer a troca dos tuchos que isso para...

x2...

:88:
Daniel "Larusso" - SP - SP
Ex VECTRA COLLECTION 2011/2011 - 1979/2000
GARAGEM: viewtopic.php?t=4295

Atual CORSA HATCH JOY 1.0 2008/2009 (Futuro Premium Motherfucker)
GARAGEM: viewtopic.php?f=71&t=13689

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 12 Mai 2015, 14:07

Bem Thiago, o seu é 16 V, bem diferente de um 8V. No manual é 5W30 ou superior. O que é superior?
Imagem

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

por Thiago Menezes » 12 Mai 2015, 14:13

Almeidão escreveu:Bem Thiago, o seu é 16 V, bem diferente de um 8V. No manual é 5W30 ou superior. O que é superior?

Mas esse óleo é para o 8v também Almeidão. O superior é na classificação tipo API SN (anteriores SJ, SL..)
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Thiago Menezes » 12 Mai 2015, 14:17

Imagem
Imagem

Imagem

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

por Alcir Andreoni » 12 Mai 2015, 14:27

Almeidão escreveu:Bem Thiago, o seu é 16 V, bem diferente de um 8V. No manual é 5W30 ou superior. O que é superior?

Almeidão,

O que o Thiago quis explicar é a classificação API.

Nos novos é classificação API SL ou superior...
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 12 Mai 2015, 17:04

ok, e eu quis dizer a lubrificação de um motor 16V é bem diferente de um de 8V. Tem galerias menores e maior possibilidade de reter o óleo mais fino mesmo quando o motor está frio, ao contrário de um de 8V que tem facilidade de descarregar os tuchos que mesmo parado está sendo pressionado.

Logo que comprei meu motor, e ele não tinha ainda 15 mil km, resolvi usar um destes 5W qualquer coisa e estava indo bem porque meu carro eu uso ele todos os dias, porem duas a 3 vezes ao ano eu deixo ele 15 dias no Aerporoto. Bem na primeira viage que fiz deixando ele por 15 dias parado, ao voltar levou uns 40 minutos para recarregar os tuchos. Nunca mais usei este óleo fino e fui na GM e tive esta resposta sobre o motor Chevrolet.

Bem, conhecendo o motor como é e sabendo que os tuchos ficam pressionados mesmo estando desligado e que quanto mais fino o óleo mas facil de sair de dentro deles, prefiro usar o 15W40 ou 0 20W50 e são este do meu manual e pelo que eu sei os tuchos ainda são os mesmos para os 8V. Diferente lógico de um de 16V.

Com certeza, se for tucho é só colocar este óleo que o problema do carro dele acabará, bem, isto se for tucho e não Bomba dágua que as vezes prega uma peça destas causando um ruido estranho e se não entender do assunto pode pensar ser outra coisa.
Imagem

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Thiago Menezes » 12 Mai 2015, 21:37

Almeidão escreveu:ok, e eu quis dizer a lubrificação de um motor 16V é bem diferente de um de 8V. Tem galerias menores e maior possibilidade de reter o óleo mais fino mesmo quando o motor está frio, ao contrário de um de 8V que tem facilidade de descarregar os tuchos que mesmo parado está sendo pressionado.

Logo que comprei meu motor, e ele não tinha ainda 15 mil km, resolvi usar um destes 5W qualquer coisa e estava indo bem porque meu carro eu uso ele todos os dias, porem duas a 3 vezes ao ano eu deixo ele 15 dias no Aerporoto. Bem na primeira viage que fiz deixando ele por 15 dias parado, ao voltar levou uns 40 minutos para recarregar os tuchos. Nunca mais usei este óleo fino e fui na GM e tive esta resposta sobre o motor Chevrolet.

Bem, conhecendo o motor como é e sabendo que os tuchos ficam pressionados mesmo estando desligado e que quanto mais fino o óleo mas facil de sair de dentro deles, prefiro usar o 15W40 ou 0 20W50 e são este do meu manual e pelo que eu sei os tuchos ainda são os mesmos para os 8V. Diferente lógico de um de 16V.

Com certeza, se for tucho é só colocar este óleo que o problema do carro dele acabará, bem, isto se for tucho e não Bomba dágua que as vezes prega uma peça destas causando um ruido estranho e se não entender do assunto pode pensar ser outra coisa.

Almeidao entendi o que quis dizer quando falou dos 8 e dos 16v a respeito da diferença de lubrificação, porém eu só quis dizer que ambos sairam de fabrica com 5w30 e ambos são recomendados nos manuais , claro aqui eu falo do Vectra C[emoji106]

Enviado por Tapatalk através do Sony Xperia ST21i2
Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 13 Mai 2015, 09:23

Thiago, concordo contigo mas o motor 8V não mudou nada nas peças como tuchos, posso pegar um tucho de um mais novo e colocar no antigo que são iguais. Bem, o meu não se deu bem com este óleo que é muito bom e quem sou eu para dizer ao contrário, mas não podemos esquecer que a picanha é super boa, mas tem seu lado mal.
Imagem

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Thiago Menezes » 13 Mai 2015, 10:24

Almeidão escreveu:Thiago, concordo contigo mas o motor 8V não mudou nada nas peças como tuchos, posso pegar um tucho de um mais novo e colocar no antigo que são iguais. Bem, o meu não se deu bem com este óleo que é muito bom e quem sou eu para dizer ao contrário, mas não podemos esquecer que a picanha é super boa, mas tem seu lado mal.

Almeidão,

Mas eu só trouxe as informações pelo fato de você ter feito esse comentário acima:

''Acho que o problema seja o óleo que voce esteja usando, muito fino para um motor 2.8 8V, a GM não indica este óleo para este motor ou se está indicando agora, mentirom para mim. Se voce usar o óleo mineral 15W40 ou até mesmo o 20W50 ele não fará isto e se trocar a cada 5000 sendo óleo e filtro e tirar a sobra que fica no carter como já indiquei por ai e jamais colcoar 4,5 litros porque excede a quantidade, voce cuidará mais deste motor do que usar o sintético com 10 ou mais kilometragem.''

No Vectra C do ano de 2006 até 2008 a recomendação fica para o 2.0 8v usar: SAE 5W30*, 5W40, 15W40, 20W40 ou 20W50; sendo que o 5W30 saia de fábrica e para o 2.4 16v usar: SAE 5W30* ou 5W40 partindo da classificação SL para a superior que no caso no momento está em SN.

A partir de 2009 (Versão NE) só vem mencionando no manual o uso do SAE 5W30.

Na minha opinião não é o óleo 5w30 que está provocando o problema, pode ser sim os tuchos que estão descarregando rápidos demais como o Alcir disse acima, até porque se o problema fosse o óleo todos os Vectras aqui do fórum que utilizam 5w30 estariam com o mesmo problema. No meu caso o meu carro está com 78 mil km e uso 5w30 100% sintético sem barulho ou batida alguma no motor. Sei que aqui você pode falar da lubrificação do meu por ser 16v mas todos que eu olho aqui no fórum que tem o 8v usam 5w30.

Ele pode até usar um óleo mais grosso pra evitar essas batidas, mas o uso do 5w30 não é errado, pelo contrário a meu ver o carro dele sendo 2010 (ele não mencionou a quilometragem mas não deve está alta) tem que usar um óleo fino mesmo.
Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 13 Mai 2015, 13:18

Thiago, o seu já está exluido por ser 16V e o sistema é diferente e tuchos diferentes também. Já o dos 8V não suporta óleo muito fino e como eu disse o meu funcionou perfeito até eu deixar ele parado por mais de um dia, aliás forom 15. Então quem tiver usando este óleo em um 8V e usar o carro todos os dias jamais terão este probelmas e por isto que aqui poucos em problemas, mas volta e meia um para por uma semana ou menos que isto e logo em esta surpresa que eu tive.

Pra mim a explicação é muito simples, os tuchos não vedam 100, tanto que eles são colocados em um local que entram eles, é um buraco e ele entra justo. Por outro lado os tuchos em no meio um furo e uma cintura usinada, o óleo vem laterlamente por este orificio que é tranferido para os tuchos através do furo que ele tem. Não em borracha nada vedando, o que veda é o proprio óleo. Quando desligamos o carro o comando fica parte para cima e parte para baixo, aqueles tuchos onde o comando fica a parte maior para cima estarão sendo pressionados e logo se tiver óleo muito fino pode eles esvaziar com maior facilidade pela pressão exercida neles. Com óleo mais grosso com certeza isto não ocorre e devido a desgastes por calor ou qualquer outro desgaste normal, até acredito que um carro zero mantem por uns tempo com oleo fino, mas depois de uns 30 mil já complica parar eles por uma semana e não bater nada ao ligar. E sabemos que este motor com 80 mil ainda é novo, então acho que não devo usar este óleo. Bem, disse eu e já tive minha experiencia com ele.

volta a informar, os 16V são diferentes, tuchos diferentes e funciona melhor com este óleo mais fino.

Quem tem duvida em saber o que é um tucho, veja no link abaixo e a cintura que eu comento. esta peça entra em um orificio, tipo um copo, voce coloca com as mãos e tira com as mãos, isto quer dizer que é fácil esvaziar estando ele com oleo fino porque não tem nad vedando ele a não ser o próprio óleo.

http://www.americanas.com.br/produto/78 ... ndura-co...
Imagem

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Thiago Menezes » 13 Mai 2015, 16:03

Almeidão escreveu:Thiago, o seu já está exluido por ser 16V e o sistema é diferente e tuchos diferentes também. Já o dos 8V não suporta óleo muito fino e como eu disse o meu funcionou perfeito até eu deixar ele parado por mais de um dia, aliás forom 15. Então quem tiver usando este óleo em um 8V e usar o carro todos os dias jamais terão este probelmas e por isto que aqui poucos em problemas, mas volta e meia um para por uma semana ou menos que isto e logo em esta surpresa que eu tive.

Pra mim a explicação é muito simples, os tuchos não vedam 100, tanto que eles são colocados em um local que entram eles, é um buraco e ele entra justo. Por outro lado os tuchos em no meio um furo e uma cintura usinada, o óleo vem laterlamente por este orificio que é tranferido para os tuchos através do furo que ele tem. Não em borracha nada vedando, o que veda é o proprio óleo. Quando desligamos o carro o comando fica parte para cima e parte para baixo, aqueles tuchos onde o comando fica a parte maior para cima estarão sendo pressionados e logo se tiver óleo muito fino pode eles esvaziar com maior facilidade pela pressão exercida neles. Com óleo mais grosso com certeza isto não ocorre e devido a desgastes por calor ou qualquer outro desgaste normal, até acredito que um carro zero mantem por uns tempo com oleo fino, mas depois de uns 30 mil já complica parar eles por uma semana e não bater nada ao ligar. E sabemos que este motor com 80 mil ainda é novo, então acho que não devo usar este óleo. Bem, disse eu e já tive minha experiencia com ele.

volta a informar, os 16V são diferentes, tuchos diferentes e funciona melhor com este óleo mais fino.

Quem tem duvida em saber o que é um tucho, veja no link abaixo e a cintura que eu comento. esta peça entra em um orificio, tipo um copo, voce coloca com as mãos e tira com as mãos, isto quer dizer que é fácil esvaziar estando ele com oleo fino porque não tem nad vedando ele a não ser o próprio óleo.

http://www.americanas.com.br/produto/78 ... ndura-co...

Almeidão,

Entendo suas explicações e podem servir para futuras pesquisas de outros membros, porém eu só respondi seu questionamento como foi dito anteriormente sobre a não recomendação do 5w30 para os motores GM. Ele é recomendando sim (conforme relatei anteriormente sobre o Vectra C) e eu já colei aqui um print do manual é só isso que quero dizer mais nada, fica para cada um usar o óleo que achar melhor para seus motores, se batem ou não batem, se querem mineral ou sintético, fino ou grosso enfim vai de cada um eu na minha opinião com um Vectra 2010 sem sombra de dúvida colocaria o 5w30 API SN sintético e faria as trocas com 5 mil km.

Para o criador do tópico fica a escolha dele, lendo suas explicações ele pode decidir o que fazer, eu só queria dizer que o 5w30 é recomendando sim só isso kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Abração :88:
Imagem

Imagem

FLP4118
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Filipe de Andrade Severiano
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

por FLP4118 » 15 Mai 2015, 06:58

Almeidão,

Meu gt 2010, tem no manual a recomendaçao para usar oleo 5w30, o na css o consultor me disse q independente da kilometragem deve se usar este oleo. Vira e mexe tb deixo meu carro no aeroporto por muitos dias e a partida é normal, nunca descarregou os tuchos.
Meu cunhado tinha uma meriva 1.8 e no manual recomendava 5w30, quando fez 100mil km ele resolveu colocar oleo 20w50, só de ficar parado 2, 3 dias, quando ligava batia tucho e apos algum tempo usando este oleo o carro nao pegava, foi só voltar o oleo 5w30 q sumiu o problema.
O problema no carro do nosso amigo com certeza nao é a especificação do oleo.
Filipe

Tudo começou com...
X Kadett GLS 98 Prata
X Astra Advantage 2p Preto
X Astra Advantage 2p Prata
X Vectra GT Prata
V C30 Cinza

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Thiago Menezes » 15 Mai 2015, 08:36

FLP4118 escreveu:Almeidão,

.....O problema no carro do nosso amigo com certeza nao é a especificação do oleo.

Concordo plenamente :88:
Imagem

Imagem

FLP4118
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por FLP4118 » 16 Mai 2015, 18:21

Renatovisk,

Qual combustivel vc esta usando?
O barulho no meu carro só aparece quando abastecido com etanol, hj pela manha estava bem frio e abastecido com gasolina, nao ouvi nada de diferente, tudo normal.
Filipe

Tudo começou com...
X Kadett GLS 98 Prata
X Vectra GT Prata
V C30 Cinza

renatovisk
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Renato Celenza de Oliveira Moura
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.

por renatovisk » 16 Mai 2015, 23:00

Galera... soh respondendo aos amigos.... eu meio que descarto a possibilidade de ser o uso do óleo 5w30 por ser o único recomendado no manual, e uso ele desde que peguei o carro há mais de 1 ano e somente agora apareceu o problema. o carro está com 55.000km rodados. Também desconfio de tuchos. Ainda não levei na oficina para avaliar, porém acredito que possa ser, pois hoje por exemplo, bem frio aqui, liguei o carro pela manhã, bateu um pouco e depois de 2 minutos +- ficou tudo normal.

Combustível estou usando gasolina Shell comum, posto de confiança.

Abraços e obrigado pelas dicas galera. Vou pedir para avaliarem os tuchos.

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Thiago Menezes » 17 Mai 2015, 00:15

renatovisk escreveu:Galera... soh respondendo aos amigos.... eu meio que descarto a possibilidade de ser o uso do óleo 5w30 por ser o único recomendado no manual, e uso ele desde que peguei o carro há mais de 1 ano e somente agora apareceu o problema. o carro está com 55.000km rodados. Também desconfio de tuchos. Ainda não levei na oficina para avaliar, porém acredito que possa ser, pois hoje por exemplo, bem frio aqui, liguei o carro pela manhã, bateu um pouco e depois de 2 minutos +- ficou tudo normal.

Ainda insisto em dar a dica de verificar a junta do coletor [emoji102]

Imagem

Imagem

FLP4118
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por FLP4118 » 17 Mai 2015, 10:08

Thiago Menezes escreveu:
renatovisk escreveu:Galera... soh respondendo aos amigos.... eu meio que descarto a possibilidade de ser o uso do óleo 5w30 por ser o único recomendado no manual, e uso ele desde que peguei o carro há mais de 1 ano e somente agora apareceu o problema. o carro está com 55.000km rodados. Também desconfio de tuchos. Ainda não levei na oficina para avaliar, porém acredito que possa ser, pois hoje por exemplo, bem frio aqui, liguei o carro pela manhã, bateu um pouco e depois de 2 minutos +- ficou tudo normal.

Creio que, se fosse a junta do coletor, o barulho iria continuar depois de esquentar, o consumo de combustivel iria aumentar, o barulho nao seria "tec tec tec", seria tipo um sopro e o carro tenderia a perder força.
Quanto aos tuchos, estou quase convencido desta possibilidade, pois pela ultima descrição do Renatovisk, o barulho faz por dois minutos e para, diferente do barulho q escuto no meu carro as vezes.
Filipe

Tudo começou com...
X Kadett GLS 98 Prata
X Vectra GT Prata
V C30 Cinza

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Thiago Menezes » 17 Mai 2015, 12:55

FLP4118 escreveu:
Thiago Menezes escreveu:

Creio que, se fosse a junta do coletor, o barulho iria continuar depois de esquentar, o consumo de combustivel iria aumentar, o barulho nao seria "tec tec tec", seria tipo um sopro e o carro tenderia a perder força.
Quanto aos tuchos, estou quase convencido desta possibilidade, pois pela ultima descrição do Renatovisk, o barulho faz por dois minutos e para, diferente do barulho q escuto no meu carro as vezes.

O meu está com a junta queimada no primeiro cilindro, não tive perda de potência e nem aumento no comsumo e faz o tec tec tec sim, ele não para completamente, mas a intensidade diminui demais depois da dilatação, está marcado pra troca semana que vem [emoji106]

Imagem

Imagem

FLP4118
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por FLP4118 » 17 Mai 2015, 19:00

Thiago Menezes escreveu:
FLP4118 escreveu:
Thiago Menezes escreveu:

O meu está com a junta queimada no primeiro cilindro, não tive perda de potência e nem aumento no comsumo e faz o tec tec tec sim, ele não para completamente, mas a intensidade diminui demais depois da dilatação, está marcado pra troca semana que vem [emoji106]

:63: defeitos e defeitos! Hehehehe estou ancioso pra saber a origem do barulho no carro do renatovisk, essa da junta pra mim é novidade :88:
Filipe

Tudo começou com...
X Kadett GLS 98 Prata
X Vectra GT Prata
V C30 Cinza

287 mensagens