O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra CMistério: a primeira partida que sempre falha

56 mensagens
Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3415
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Mistério: a primeira partida que sempre falha

por chirola » 16 Set 2022, 11:48

josehgb escreveu:Fuente del Mensaje Será que o uso da podium por justamente ter mais octanagem é o que tem dificultado a partida a frio?

acho que seria o mesmo com gasolina podium ou aditivada seu carro pelo seu relato ele liga normal , o problema e que não segura a lenta na primeira partida do dia e nada tem a ver com o tipo de combustivel , continuo achando que a linha não mantem preção recidual ,

josehgb
GL Member
GL Member
Mensagens: 59
Registrado em: 21 Abr 2022, 16:49
Nome Completo: José Henrique de Godoi Bertini
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2011/2011
Idade: 26

Mistério: a primeira partida que sempre falha

por josehgb » 16 Set 2022, 12:09

também tô achando que é na pressão, no dia que eu troquei o regulador de pressão acabei colocando um de marca duvidosa porque literalmente era o único que achei na região em todas as lojas. A marca era uma tal de LP, bem embaladinho e bom acabamento mas ainda assim duvidoso...

Quando você vira a chave para injetar é normal ouvir barulho na primeira vez porque está pressurizando a linha, mas e na segunda vez? ele deveria fazer barulho de injetando mesmo depois da primeira virada? não deveria ser mais silencioso ou nem fazer porque a linha já pressurizou?

reparei que em todas as vezes que viro pra injetar ele faz o mesmo barulho, alto, dá pra ouvir o fluxo de combustível pela mangueira nas duas vezes. Tô achando que esse regulador suspeito realmente é zoado...

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8409
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Mistério: a primeira partida que sempre falha

por Almeidão » 16 Set 2022, 12:51

josehgb escreveu:Fuente del Mensaje sabe, essa discussão me fez lembrar algo:

Comparando octanagem, se não me engano é algo como etanol > podium > gasolina aditivada = gasolina comum.
Então em teoria a podium é a mais "relutante" para permitir a ignição, enquanto a gasolina comum a mais fácil

Será que o uso da podium por justamente ter mais octanagem é o que tem dificultado a partida a frio?

Eu tenho usado ela justamente por ter mais aditivos/conservantes então consigo manter ali no reservatório mais tempo sem risco dela oxidar e estragar, ela dura ainda mais que a aditivada, que já é superior a gasolina comum nesse caso.

Se essa teoria estiver certa, provavelmente eu tirando essa podium e colocando a aditivada (ou gasolina comum) deve melhorar a partida...


Eu faria diferente, independente onde você mora que pode ser muito frio, eu desligaria o reservatório de gasolina para um teste, deixar puro alcool. Lembrando que carro de garagem mesmo em tempo frio é diferente de carro que fica no tempo.

Sobre o regulador de pressão eu sempre prefiro Bosch, mas LP não é ruim, quando ele for ruim na primeira ligada, ele ficaria ruim o dia inteiro, o regulador de pressão ruim é ruim sempre. Sim, ele vai ligar a bomba sempre que der a partida, na primeira ele pressuriza a linha, na segunda e quando tiver pressurizada a bomba liga e retorna pela vlavula de alivo dela e parte pelo reguldor de pressão. Diferente do modelo mais antigo como o meu 97 que nao pressuriza antes da partida,

Na verdade não é discução, são constrastes de conhecimentos, quem sabe sempre tem algo para aprender e quem não sabe sempre tem algo para ensinar, recente meu carro estava muito taxado e eu fui testando várias coisas antes de colocar o alcool e a pódio foi a que mais detonou. Quando comecei a usar quase alcool puro é que deu certo e hoje ja voltei para o cabeçote correto usando gasolina. Lembrando que o Flex tem o sensor de detonação, mas primeiro ele tem que detonar para ajustar e fica um bom tempo ajustado antes de voltar a posição correta e isto faz o carro ter mudanças que pode deixar alguns proprietários em duvida em saber como ele será no próximo dia. Lógico que a cada dia tem lançamanentos diferentes e que vão se ajustando mais rápido, mas eu ainda não estou neste patamar.

E por estas mudanças vão obrigando cada vês mais a usarem o alcool ao invéz de gasolina. de 10 que conheço aqui, 9 só usa alcool mesmo sendo mais caro pelo motivo de detonação da gasolina. Não seria melhor já fabricar ele para o alcool?? Com certeza seria ele melhor com muito mais tork e mais economico que um flex usando alcool.
Imagem

josehgb
GL Member
GL Member
Mensagens: 59
Registrado em: 21 Abr 2022, 16:49
Nome Completo: José Henrique de Godoi Bertini
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2011/2011
Idade: 26

Mistério: a primeira partida que sempre falha

por josehgb » 17 Set 2022, 15:51

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Sobre o regulador de pressão eu sempre prefiro Bosch, mas LP não é ruim, quando ele for ruim na primeira ligada, ele ficaria ruim o dia inteiro, o regulador de pressão ruim é ruim sempre.

a primeira do dia é a pior, mas todas as outras ele liga sim mas bem "fraco". Antes ele pegava e dava uma acelerada forte quando ligava, agora ele liga com uma acelerada bem fraquinha e moderada, as vezes nem parece acelerar. Na época comprei da LP por ser o que tinha, a da bosch atualmente é BEM CARA, acho que vou pegar a da DS, se não me engano é a original que ele usava, não lembro...
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje ele vai ligar a bomba sempre que der a partida, na primeira ele pressuriza a linha, na segunda e quando tiver pressurizada a bomba liga e retorna pela vlavula de alivo dela e parte pelo reguldor de pressão


Então, na primeira injetada a bomba trabalha fazendo bastente barulho, dá pra ouvir o som do líquido movendo pra pressurizar e completar a linha. Mas na segunda injetada logo em seguida, o barulho não deveria ser menor ou inexistente? Não me lembro se no meu carro antigo o barulho era menor na segunda mas tenho quase certeza que era sim


essa questão do combustível é algo MUITO complicado, mas acho que dá pra resumir no final das contas em gosto é gosto...

Eu mesmo usaria o que fosse mais economico, igual a maioria das pessoas. Se meu carro fosse modificado e preparado ai sim com certeza ficaria dividido entre mudar os componentes/injeção para fixar em apenas um combustível

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8409
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Mistério: a primeira partida que sempre falha

por Almeidão » 17 Set 2022, 16:47

josehgb escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Sobre o regulador de pressão eu sempre prefiro Bosch, mas LP não é ruim, quando ele for ruim na primeira ligada, ele ficaria ruim o dia inteiro, o regulador de pressão ruim é ruim sempre.

a primeira do dia é a pior, mas todas as outras ele liga sim mas bem "fraco". Antes ele pegava e dava uma acelerada forte quando ligava, agora ele liga com uma acelerada bem fraquinha e moderada, as vezes nem parece acelerar. Na época comprei da LP por ser o que tinha, a da bosch atualmente é BEM CARA, acho que vou pegar a da DS, se não me engano é a original que ele usava, não lembro...
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje ele vai ligar a bomba sempre que der a partida, na primeira ele pressuriza a linha, na segunda e quando tiver pressurizada a bomba liga e retorna pela vlavula de alivo dela e parte pelo reguldor de pressão


Então, na primeira injetada a bomba trabalha fazendo bastente barulho, dá pra ouvir o som do líquido movendo pra pressurizar e completar a linha. Mas na segunda injetada logo em seguida, o barulho não deveria ser menor ou inexistente? Não me lembro se no meu carro antigo o barulho era menor na segunda mas tenho quase certeza que era sim


essa questão do combustível é algo MUITO complicado, mas acho que dá pra resumir no final das contas em gosto é gosto...

Eu mesmo usaria o que fosse mais economico, igual a maioria das pessoas. Se meu carro fosse modificado e preparado ai sim com certeza ficaria dividido entre mudar os componentes/injeção para fixar em apenas um combustível


DS Bosch é muito partecido e eu gosto mais da Bosch. Mas entre o LP, DS e Bosch não dá pra dizer com certeza se tem ai entre os 3 um melhor que o outro por ser peça muito simples. Sim, DS veio em vários carros como veio da Bosch também.
Sobre o som da bomba o ruido ser inexistente não, porque ela estará funcionando do mesmo jeito e não se pode dizer que nas duas ela estaria jogando gasolina, digamos que a linha esteja completa, ela só estaria retornando nas duas ou 3 ou 4... Observe um dia que a bomba tem um furinho em cima, a pressão dela é superior aos 3 bars do regulador de pressão, algo de 4 a 4,5 bars, neste caso ela ainda tem um local de alívio.

Sobre o combustível limpo ou sujo, grilo no motor (detonando), vou ainda fazer um comentário por video porque eu não concordo que o carvão da carbonização en excesso estaria em chamas e por isso causando a detonação, sim, detona por causa disto, mas não que ele esteja em chamas. Um cabeçote cansado no alcool vai carbonizar igual um carro a gasolina, porque a carbonização está na passagem do óleo e não somene o combustível e não podemos esquecer que temos muitos carros diesel tambem.

Resumindo, eu odeio de verdade é o gás porque o carro vira uma bomba e ninguem consegue me convencer ao contrário. Acho o alcool sensacional, mas não concordo com o preço dele na minha cidade, um pouco de culpa nossa que pedimos ao governo deixar os donos de posto colocar os preços e não ser tabelado como era antes pelo governo (Ouvimos os donos de postos e caimos nesta) e por conhecer um pouco de mecanica não concordo com o motor flex. Ja tive Monza a Álcool e era um super motor, tive ele mesmo com gasolina e não vi vantagem nenhuma, mas o Flex é na verdade um motor quase a álcool que se pode usar gasolina as vezes.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3415
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Mistério: a primeira partida que sempre falha

por chirola » 17 Set 2022, 20:08

Continuo achando que é bomba mesmo, no meu carro tem uma magnetimarelli a3 anos , nunca incomodo .
Não compre por opção minha bomba estrago numa viagem no interior e só tinha marelli então foi ESA mesmo kakakkaka
Sim a primeira acelerada e normal e aquelo que chamam de cold start que sobe o giro lá para os 2mil giros e vem baixando .
Pode dar uma checada na linha de gasolina para ver se ta perdendo em algum ligar ou ate nas mangueiras plasticas sanfonadas da bomba ,

josehgb
GL Member
GL Member
Mensagens: 59
Registrado em: 21 Abr 2022, 16:49
Nome Completo: José Henrique de Godoi Bertini
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2011/2011
Idade: 26

Mistério: a primeira partida que sempre falha

por josehgb » 17 Set 2022, 22:22

chirola escreveu:Fuente del Mensaje Continuo achando que é bomba mesmo

eu troquei a bomba tem uns 3 meses mais ou menos, seria MUITO AZAR ter pego ela nova com defeito, e pior, se for eu não tenho mais a caixa dela nem os papéis/nota fiscal da garantia...
chirola escreveu:Fuente del Mensaje Sim a primeira acelerada e normal e aquelo que chamam de cold start que sobe o giro lá para os 2mil giros e vem baixando

sim antes da troca de bomba ele fazia essa acelerada forte em todas as partidas com motor frio, mas agora que troquei essa bomba ele não dá mais essa acelerada, ela é mais fraca ou não acontece mesmo. Qualquer diferença pra mim é motivo de desconfiança atualmente...
chirola escreveu:Fuente del Mensaje Pode dar uma checada na linha de gasolina para ver se ta perdendo em algum ligar ou ate nas mangueiras plasticas sanfonadas da bomba

vou ter que pedir pra alguém medir pra mim a pressão, o equipamento é caro...

A mangueira eu tenho certeza que não é, novinha instalada corretamente (sem aquecimento, sem braçadeira, apenas pressão pro encaixe até o final)

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3415
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Mistério: a primeira partida que sempre falha

por chirola » 18 Set 2022, 01:33

josehgb escreveu:Fuente del Mensaje vou ter que pedir pra alguém medir pra mim a pressão, o equipamento é caro...

Em marcha lenta a pressão fica perto dos 2,5 bar ,
Também naonseinse vale a pena comprarb equipamento Chase não vai utilizar ele, mais um manômetro de preçao que marque ate 5bar não pode ser tao caro , não sei no vectraC , no vectra b a mangueira que fica dentro do tanque é sanfonada plastica ,
O carro roda normal? Ou sente mudança na potência dele ou no consumo,

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8409
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Mistério: a primeira partida que sempre falha

por Almeidão » 18 Set 2022, 11:10

Se voce tem certeza que a mangueira está perfeitamene encaixada sem aquecimento, aliás tem gente que acha impossivel encaixar ela sem aquecer e eu pelo menos no meu que a tampa tem tubo de metal, não acho nada impossivel e já troquei bem mais de uma vez.

Bem neste caso, resta realmente o regulador de pressão ou a bomba. Detalhe apesar de ser difícil errar, mas se o regulador de pressão tiver mal encaixado, também dá estes problemas, porém seria sempre, então se é que tem defeito ai eu suponho que seja a bomba e não descataria a possibiliade de tirar os bicos, tirar os filtros deles fora e checar se ainda estão inteiros.
Imagem

josehgb
GL Member
GL Member
Mensagens: 59
Registrado em: 21 Abr 2022, 16:49
Nome Completo: José Henrique de Godoi Bertini
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2011/2011
Idade: 26

Mistério: a primeira partida que sempre falha

por josehgb » 18 Set 2022, 18:34

chirola escreveu:Fuente del Mensaje Em marcha lenta a pressão fica perto dos 2,5 bar

o meu é flex, a pressão da linha é em torno de 2.5 pra cima e o regulador libera em 2.8bar
chirola escreveu:Fuente del Mensaje Também naonseinse vale a pena comprarb equipamento Chase não vai utilizar ele, mais um manômetro de preçao que marque ate 5bar não pode ser tao caro , não sei no vectraC , no vectra b a mangueira que fica dentro do tanque é sanfonada plastica ,

é coisa de 300 500 reais um kit com manômetro pra linha de combustível (vazão + pressão), justamente por ele precisar ser resistênte a líquidos e combustível em especial e ter vários encaixes e adaptadores. A mangueira do C é sim sanfonada, ela fica escondida dentro da unidade que solta inteira. A propria flange do conjunto serve como tampa pro reservatório
Imagem
esse da foto usa o sistema de bóia delphi, a diferença é no formato da boia e conector, o resto é igual (o meu usa boia bosch)

chirola escreveu:Fuente del Mensaje O carro roda normal? Ou sente mudança na potência dele ou no consumo,

o consumo parece normal, a bóia ultimamente tá marcando esquisito, e olha que essa merda é bosch nova. A anterior tava pesada e marcava errado, essa deve ter dado algum defeito na trilha... talvez eu troque por uma mareli

eu sinto que ele é bem fraco de dar saída quando totalmente parado, já foi MUITO melhor, mas cacetando na rodovia tá normal. A força dele pra ganhar aceleração em giro baixo é menor do que antes, mas nada gritante
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Se voce tem certeza que a mangueira está perfeitamene encaixada sem aquecimento, aliás tem gente que acha impossivel encaixar ela sem aquecer e eu pelo menos no meu que a tampa tem tubo de metal, não acho nada impossivel e já troquei bem mais de uma vez.

ah eu tenho história ai... quando a bomba queimou eu mesmo troquei e instalei, ficou uma bosta porque aqueci e não prendeu direito nem com braçadeira, mas usei assim como paliativo. Depois levei no meu autoelétrico de estimação e paguei a parte pra ele instalar uma mangueira nova (comprei uma nova solta por coisa de 10 20 reais). Aprendi que colocar essa manguieira sem ferramenta específica beira o impossível
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Detalhe apesar de ser difícil errar, mas se o regulador de pressão tiver mal encaixado, também dá estes problemas

tem algum segredo? o meu eu instalei com um tiquinho de graxa de silicone no o-ring da pontinha (sempre faço isso em todas as borrachas) e entrou tranquilo bem firme, a travinha clip de metal também entrou todo mundo sem folga nem dificuldade
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje então se é que tem defeito ai eu suponho que seja a bomba e não descataria a possibiliade de tirar os bicos, tirar os filtros deles fora e checar se ainda estão inteiros.

Os bicos também são novos, eu fiz uma cagada ai que me custou caro: fiz a limpeza dos 4 bicos em casa, mas na hora de trocar os filtros internos acabou danificando o bico em si internamente, e isso só deu pra perceber uns dias depois na rodovia. Então conforme eles pulsavam em funcionamento chegou uma hora que acabaram travando abertos. Nessa brincadeira o motor acabou afogado de álcool, fiquei largado na rodovia e precisou de guincho. No final da brincadeira foram 4x bicos bosch novos + o catalisador e sonda lâmbda primária indo pro pau pela enchente de álcool...

fica a dica: mexer em filtro de bico É PROBLEMA. Isso que eu ainda tomei o cuidado de fazer a limpeza com um sistema pulsando pra não queimar a solenoide

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8409
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Mistério: a primeira partida que sempre falha

por Almeidão » 19 Set 2022, 08:06

josehgb escreveu:Fuente del Mensaje
chirola escreveu:Fuente del Mensaje Em marcha lenta a pressão fica perto dos 2,5 bar

o meu é flex, a pressão da linha é em torno de 2.5 pra cima e o regulador libera em 2.8bar
chirola escreveu:Fuente del Mensaje Também naonseinse vale a pena comprarb equipamento Chase não vai utilizar ele, mais um manômetro de preçao que marque ate 5bar não pode ser tao caro , não sei no vectraC , no vectra b a mangueira que fica dentro do tanque é sanfonada plastica ,

é coisa de 300 500 reais um kit com manômetro pra linha de combustível (vazão + pressão), justamente por ele precisar ser resistênte a líquidos e combustível em especial e ter vários encaixes e adaptadores. A mangueira do C é sim sanfonada, ela fica escondida dentro da unidade que solta inteira. A propria flange do conjunto serve como tampa pro reservatório
Imagem
esse da foto usa o sistema de bóia delphi, a diferença é no formato da boia e conector, o resto é igual (o meu usa boia bosch)

chirola escreveu:Fuente del Mensaje O carro roda normal? Ou sente mudança na potência dele ou no consumo,

o consumo parece normal, a bóia ultimamente tá marcando esquisito, e olha que essa merda é bosch nova. A anterior tava pesada e marcava errado, essa deve ter dado algum defeito na trilha... talvez eu troque por uma mareli

eu sinto que ele é bem fraco de dar saída quando totalmente parado, já foi MUITO melhor, mas cacetando na rodovia tá normal. A força dele pra ganhar aceleração em giro baixo é menor do que antes, mas nada gritante
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Se voce tem certeza que a mangueira está perfeitamene encaixada sem aquecimento, aliás tem gente que acha impossivel encaixar ela sem aquecer e eu pelo menos no meu que a tampa tem tubo de metal, não acho nada impossivel e já troquei bem mais de uma vez.

ah eu tenho história ai... quando a bomba queimou eu mesmo troquei e instalei, ficou uma bosta porque aqueci e não prendeu direito nem com braçadeira, mas usei assim como paliativo. Depois levei no meu autoelétrico de estimação e paguei a parte pra ele instalar uma mangueira nova (comprei uma nova solta por coisa de 10 20 reais). Aprendi que colocar essa manguieira sem ferramenta específica beira o impossível
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Detalhe apesar de ser difícil errar, mas se o regulador de pressão tiver mal encaixado, também dá estes problemas

tem algum segredo? o meu eu instalei com um tiquinho de graxa de silicone no o-ring da pontinha (sempre faço isso em todas as borrachas) e entrou tranquilo bem firme, a travinha clip de metal também entrou todo mundo sem folga nem dificuldade
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje então se é que tem defeito ai eu suponho que seja a bomba e não descataria a possibiliade de tirar os bicos, tirar os filtros deles fora e checar se ainda estão inteiros.

Os bicos também são novos, eu fiz uma cagada ai que me custou caro: fiz a limpeza dos 4 bicos em casa, mas na hora de trocar os filtros internos acabou danificando o bico em si internamente, e isso só deu pra perceber uns dias depois na rodovia. Então conforme eles pulsavam em funcionamento chegou uma hora que acabaram travando abertos. Nessa brincadeira o motor acabou afogado de álcool, fiquei largado na rodovia e precisou de guincho. No final da brincadeira foram 4x bicos bosch novos + o catalisador e sonda lâmbda primária indo pro pau pela enchente de álcool...

fica a dica: mexer em filtro de bico É PROBLEMA. Isso que eu ainda tomei o cuidado de fazer a limpeza com um sistema pulsando pra não queimar a solenoide


NO PAIN NO GAIN, não há lucros sem gastos kakakakak. Eu achei tão fácil trocar estes filtros dos bicos e de uma extrema necessidade pelo motivo que com o tempo e ainda não sei ao certo quanto tempo que a peneira se deteriora e pior ainda no meu caso um deles caiu algo de plastico por dentro. A tela do filtro some, mas a armação dele não, ai é que começa o problema quando esta armação quebra e voce teve sorte não ter dado calço hidráulico que normalmente acontece quando há uma insistencia em querer fazer o carro pegar.

Tem um video meu com esta luta de tirar la de dentro o que quebrou. Não perca tempo com este video, mas olhe somente 1:35 minutos iniciais pra ver como fica um filtro de bico quando não fazemos manutenão, eu disse no video dois anos, mas sinceramente não sei ao certo o quanto eles duram. Bem, colocar eles é mais fácil ainda, mas tudo requer ferramentas ou comprada ou inventada.

https://www.youtube.com/watch?v=0Ic64NWIFLs
Imagem

josehgb
GL Member
GL Member
Mensagens: 59
Registrado em: 21 Abr 2022, 16:49
Nome Completo: José Henrique de Godoi Bertini
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2011/2011
Idade: 26

Mistério: a primeira partida que sempre falha

por josehgb » 19 Set 2022, 08:29

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje não sei ao certo quanto tempo que a peneira se deteriora e pior ainda no meu caso um deles caiu algo de plastico por dentro. A tela do filtro some, mas a armação dele não, ai é que começa o problema quando esta armação quebra

Foi uma briga imensa de primeiro acessar os bicos, no C tem muita coisa no caminho que atrapalha pra soltar a flauta. Os filtros estavam podres, todos eles estilhaçaram durante a remoção. Tirar os pedaços de plástico foi a parte mais fácil, a parte mais desgraçada foi tirar a argola de metal que segura toda a estrutura na entrada, aquela ali eu faltei amarrar numa morsa e pendurar no alicate pra ver se saia...

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje voce teve sorte não ter dado calço hidráulico que normalmente acontece quando há uma insistencia em querer fazer o carro pegar

Foi muita sorte no azar...

O bicho rodou 2 dias como se estivesse feliz, ai depois do nada na hora que estava indo embora do trabalho ele falhou na rodovia a coisa de uns 35km de casa/autoelétrico. Começou a ficar muito fraco, engasgando, ai eu parei e sentia só cheiro de álcool subindo, desliguei e não queria ligar mais. Nisso desisti e chamei o seguro porque sabia que tinha dado merda grande.

O que me matou foi depois de trocar os bicos no autoelétrico e deixar ele ligado, na hora de ir embora acelerei e ouvi um barulho de algo parecendo ferro pulando solto dentro do motor. Meu coração parou naquela hora. Depois de muito caçar a gente viu que era um pedaço do catalisador do tamanho duma bolinha de pingpong que soltou e tava sambando no escape. No meio disso a sonda lambda desistiu da vida e resolveu me presentear também.

jogo de reparo dos bicos: 25 reais
lata de descarbonizante: 25 reais
4x bicos + sonda + mão de obra: 1500 reais
catalisador primário: 1100 reais

a curiosidade me matou? não, mas deu vontade.

O meu autoelétrico comentou que é muito difícil de tirar filtro velho sem ele quebrar por dentro, e quando quebra ali dentro é quase fatal que vai ferrar o bico. Inclusive disse que ele nem tira ali justamente pra evitar o problema, faz só o procedimento de lavagem completa e teste na bancada

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8409
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Mistério: a primeira partida que sempre falha

por Almeidão » 19 Set 2022, 09:05

josehgb escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje não sei ao certo quanto tempo que a peneira se deteriora e pior ainda no meu caso um deles caiu algo de plastico por dentro. A tela do filtro some, mas a armação dele não, ai é que começa o problema quando esta armação quebra

Foi uma briga imensa de primeiro acessar os bicos, no C tem muita coisa no caminho que atrapalha pra soltar a flauta. Os filtros estavam podres, todos eles estilhaçaram durante a remoção. Tirar os pedaços de plástico foi a parte mais fácil, a parte mais desgraçada foi tirar a argola de metal que segura toda a estrutura na entrada, aquela ali eu faltei amarrar numa morsa e pendurar no alicate pra ver se saia...

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje voce teve sorte não ter dado calço hidráulico que normalmente acontece quando há uma insistencia em querer fazer o carro pegar

Foi muita sorte no azar...

O bicho rodou 2 dias como se estivesse feliz, ai depois do nada na hora que estava indo embora do trabalho ele falhou na rodovia a coisa de uns 35km de casa/autoelétrico. Começou a ficar muito fraco, engasgando, ai eu parei e sentia só cheiro de álcool subindo, desliguei e não queria ligar mais. Nisso desisti e chamei o seguro porque sabia que tinha dado merda grande.

O que me matou foi depois de trocar os bicos no autoelétrico e deixar ele ligado, na hora de ir embora acelerei e ouvi um barulho de algo parecendo ferro pulando solto dentro do motor. Meu coração parou naquela hora. Depois de muito caçar a gente viu que era um pedaço do catalisador do tamanho duma bolinha de pingpong que soltou e tava sambando no escape. No meio disso a sonda lambda desistiu da vida e resolveu me presentear também.

jogo de reparo dos bicos: 25 reais
lata de descarbonizante: 25 reais
4x bicos + sonda + mão de obra: 1500 reais
catalisador primário: 1100 reais

a curiosidade me matou? não, mas deu vontade.

O meu autoelétrico comentou que é muito difícil de tirar filtro velho sem ele quebrar por dentro, e quando quebra ali dentro é quase fatal que vai ferrar o bico. Inclusive disse que ele nem tira ali justamente pra evitar o problema, faz só o procedimento de lavagem completa e teste na bancada


Então, leva este video meu pra ele, ele ele verá que é muito fácil tirar inteiro, mas se o filtro tiver inteiro, monta outro e tudo bem, se tiver rasgado igual o video, tem que trabalahar da forma inversa como eu trabalhei para tirar o que agarrou lá dentro.

Ferramenta usada, um parafuso rosca soberbo e um pedaço de ferro kakakakakakakakaka

Se eu coloco as mãos nestes bicos que voce tirou, eu deixo eles novos.
Imagem

josehgb
GL Member
GL Member
Mensagens: 59
Registrado em: 21 Abr 2022, 16:49
Nome Completo: José Henrique de Godoi Bertini
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2011/2011
Idade: 26

Mistério: a primeira partida que sempre falha

por josehgb » 21 Out 2022, 10:46

bom, finalmente eu trouxe novidades:

fuçando nas fiações acabei vendo que o meu chicote da sonda lambda secundária estava onde não devia, próximo do coletor e deu uma tostadinha.
Já levei pro autoelétrico consertar, ela acabou próxima do coletor justamente por ele ter amarrado ela em um ângulo que fez curva e a curva jogou essa barriga de fio pra lá

nisso eu checando o chicote vi que o conector dessa sonda lambda em si estava ruim, um dos pinos da sonda pulava fora na hora de conectar e ficava com mau contato. provavelmente na hora que troquei meu catalisador (que é ao mesmo tempo o coletor de escape) o infeliz deve ter mexido no conector e danificou ele.

nisso depois de trocar a sonda, ao ligar ele para testes a infeliz da bobina pegou fogo literalmente de soltar fumaça, Era uma bobina adaptada pelo autoelétrico, foi trocada também e agora está nova e modelo original do veículo

pra completar, troquei o sensor map por um bosch original, no dia que troquei senti uma bela de uma mudança no comportamento do carro, as acelerações ficaram mais "estáveis", muito mais agradável de acelerar e desacelerar. Antes eu sofria muitos trancos quando colocava ou tirava o pé do acelerador mesmo que delicado. Depois da troca ficou muito mais suave, mas agora uns dias depois dessa troca parece que voltou a piorar... talvez o map tenha sujado de óleo? vai saber...

depois disso tudo?

a partida de manha AINDA falha hora ou outra, as vezes pega rápido de primeira sem falhar e acelerando forte (como deveria), mas as vezes também falha como antes. Também tenho sentido o motor meio "quadrado", principalmente em retomadas, e fraco para saídas...

Me falaram que poderia ser a tal válvula EGR, mas sinceramente nem sei se o meu motor tem ela e menos ainda onde fica..

tô começando a ficar sem teorias e opções, alguém tem alguma sugestão?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8409
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Mistério: a primeira partida que sempre falha

por Almeidão » 21 Out 2022, 10:59

josehgb escreveu:Fuente del Mensaje bom, finalmente eu trouxe novidades:

fuçando nas fiações acabei vendo que o meu chicote da sonda lambda secundária estava onde não devia, próximo do coletor e deu uma tostadinha.
Já levei pro autoelétrico consertar, ela acabou próxima do coletor justamente por ele ter amarrado ela em um ângulo que fez curva e a curva jogou essa barriga de fio pra lá

nisso eu checando o chicote vi que o conector dessa sonda lambda em si estava ruim, um dos pinos da sonda pulava fora na hora de conectar e ficava com mau contato. provavelmente na hora que troquei meu catalisador (que é ao mesmo tempo o coletor de escape) o infeliz deve ter mexido no conector e danificou ele.

nisso depois de trocar a sonda, ao ligar ele para testes a infeliz da bobina pegou fogo literalmente de soltar fumaça, Era uma bobina adaptada pelo autoelétrico, foi trocada também e agora está nova e modelo original do veículo

pra completar, troquei o sensor map por um bosch original, no dia que troquei senti uma bela de uma mudança no comportamento do carro, as acelerações ficaram mais "estáveis", muito mais agradável de acelerar e desacelerar. Antes eu sofria muitos trancos quando colocava ou tirava o pé do acelerador mesmo que delicado. Depois da troca ficou muito mais suave, mas agora uns dias depois dessa troca parece que voltou a piorar... talvez o map tenha sujado de óleo? vai saber...

depois disso tudo?

a partida de manha AINDA falha hora ou outra, as vezes pega rápido de primeira sem falhar e acelerando forte (como deveria), mas as vezes também falha como antes. Também tenho sentido o motor meio "quadrado", principalmente em retomadas, e fraco para saídas...

Me falaram que poderia ser a tal válvula EGR, mas sinceramente nem sei se o meu motor tem ela e menos ainda onde fica..

tô começando a ficar sem teorias e opções, alguém tem alguma sugestão?


MAP não vai sujar de óleo, ele trabalha por sucção, e onde ele está a pressão é feita sempre puxando.
Acho que seu carro nçao tem a valvula EGR, mas se tiver ela é bem visível ali na frente entre a TBI e o motor, uma peça redonda paior que uma lata de graxa de sapato.

Você já deu uma geral nos bicos injetores? Escutando o carro em marcha lenta la na descarga. É redondo o ruido? ou ele falha dando assopros?
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3415
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Mistério: a primeira partida que sempre falha

por chirola » 21 Out 2022, 13:34

verdade almeidão tem falhas que so acha asim o fluxo de gases na descarga é constante se tem pequenos asoprostem alguma falha , ja não lembraba diso mais ache diversas falhas de ignição asim , cuando estaba na oficina que era coisa diaria lembra na hora mais depois como cuase não faz vai esquesendo das coisas.

josehgb
GL Member
GL Member
Mensagens: 59
Registrado em: 21 Abr 2022, 16:49
Nome Completo: José Henrique de Godoi Bertini
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2011/2011
Idade: 26

Mistério: a primeira partida que sempre falha

por josehgb » 21 Out 2022, 14:21

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje MAP não vai sujar de óleo, ele trabalha por sucção, e onde ele está a pressão é feita sempre puxando.


bem, não sei qual a explicação toda mas já vi várias vezes o map melando de óleo, o meu antigo mesmo hora ou outra eu passava descarbonizante pra limpar..
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Acho que seu carro nçao tem a valvula EGR, mas se tiver ela é bem visível ali na frente entre a TBI e o motor, uma peça redonda paior que uma lata de graxa de sapato.

nos motores antigos já vi essa válvula, no meu nunca vi ela nem algo parecido. A maioria dos sensores eu já achei nele, o único que encontrei até hoje foi o sensor de detonação. o de rotação consigo ver a fiação mas tá num lugar impossível de enxergar ele em si
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Você já deu uma geral nos bicos injetores?

os bicos são os 4 novos originais bosch, troquei eles na época que ferrei meu catalisador, não tão ali a uns 4 meses eu acho...
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Escutando o carro em marcha lenta la na descarga. É redondo o ruido? ou ele falha dando assopros?

eu não entendi muito bem como seria isso, pra checar como é o ruido dele lá no escapamento? se for isso está aparentemente normal, inclusive o cheiro e a os gases saem em pulso contínuo sem oscilações.

outra coisa que estou cismado é que estou com a sensação que meu motor a algum tempo parece vibrar mais, mas como estou com a suspensão dianteira ferrada imagino que deva ser isso, até mesmo quem sabe não estragou algum calço do motor/câmbio. Inclusive o carro andando acima de uns 70 km/h fica MUITO barulhento no interior, parece que tem zero abafamento acústico, ou que o motor tá esportivão... (isso independente da rotação do motor em si, apenas da velocidade mesmo)

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8409
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Mistério: a primeira partida que sempre falha

por Almeidão » 21 Out 2022, 14:36

josehgb escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje MAP não vai sujar de óleo, ele trabalha por sucção, e onde ele está a pressão é feita sempre puxando.


bem, não sei qual a explicação toda mas já vi várias vezes o map melando de óleo, o meu antigo mesmo hora ou outra eu passava descarbonizante pra limpar..
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Acho que seu carro nçao tem a valvula EGR, mas se tiver ela é bem visível ali na frente entre a TBI e o motor, uma peça redonda paior que uma lata de graxa de sapato.

nos motores antigos já vi essa válvula, no meu nunca vi ela nem algo parecido. A maioria dos sensores eu já achei nele, o único que encontrei até hoje foi o sensor de detonação. o de rotação consigo ver a fiação mas tá num lugar impossível de enxergar ele em si
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Você já deu uma geral nos bicos injetores?

os bicos são os 4 novos originais bosch, troquei eles na época que ferrei meu catalisador, não tão ali a uns 4 meses eu acho...
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Escutando o carro em marcha lenta la na descarga. É redondo o ruido? ou ele falha dando assopros?

eu não entendi muito bem como seria isso, pra checar como é o ruido dele lá no escapamento? se for isso está aparentemente normal, inclusive o cheiro e a os gases saem em pulso contínuo sem oscilações.

outra coisa que estou cismado é que estou com a sensação que meu motor a algum tempo parece vibrar mais, mas como estou com a suspensão dianteira ferrada imagino que deva ser isso, até mesmo quem sabe não estragou algum calço do motor/câmbio. Inclusive o carro andando acima de uns 70 km/h fica MUITO barulhento no interior, parece que tem zero abafamento acústico, ou que o motor tá esportivão... (isso independente da rotação do motor em si, apenas da velocidade mesmo)


MAP melado de oleo não quer dizer que que ele não seja funcional porque ali a pressão é puxada e não assoprada, mas quando tem este melado ali dentro pode ser probelmas nas sedes das válvula que não estejam vedando corretamente e retornando ar na hora da compressão e explosão.
Sinceramente não sei se seu carro tem esta válvula EGR, eu acho que não, mas comentei errado pensando no momento ser um carro mais antigo.
Sobre a trepidação, não acredito que seja calço do motor, o calço é perceptivel ao sair com o carro e retomadas, em velocidades constante não acho que apareceria trepidação.

Sobre o funcionamento. Você checou se não é o relê de partida que ele tem???
Imagem

josehgb
GL Member
GL Member
Mensagens: 59
Registrado em: 21 Abr 2022, 16:49
Nome Completo: José Henrique de Godoi Bertini
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2011/2011
Idade: 26

Mistério: a primeira partida que sempre falha

por josehgb » 07 Nov 2022, 13:13

então vamos para as novidades:

depois da troca do sensor map e lâmbda secundária o carro ficou muito mais macio e estável, parecia carro com atuador de lenta novo.

MAAAS, A MALDITA BOBINA QUEIMOU HOJE, DE NOVO, DO NADA, DE NOVO...

já é a 4a bobina em menos de 6 meses e ninguém consegue achar alguma explicação do porque dessa infeliz estar derretendo assim. Eu mesmo já estou ficando maluco pra ver se acho uma resposta. Desmontei os chicotes ali e não encontrei nada nos fios que seja irregular, cabos e velas NOVOS originais NGK.

o mais diferente foi o conector lado chicote da sonda lâmbda primária/bobina que um dos pinos em cada um estava um pouco mais escuro, parecia ferrugem. Será que isso pode estar causando algum problema? Eu teria que cortar fora esses conectores e soldar um novo no lugar, o que seria um processo MUITO chato...

Alguma luz? esse infeliz deu de queimar bobina direto e ninguém acha a culpa

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8409
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Mistério: a primeira partida que sempre falha

por Almeidão » 07 Nov 2022, 15:30

josehgb escreveu:Fuente del Mensaje então vamos para as novidades:

depois da troca do sensor map e lâmbda secundária o carro ficou muito mais macio e estável, parecia carro com atuador de lenta novo.

MAAAS, A MALDITA BOBINA QUEIMOU HOJE, DE NOVO, DO NADA, DE NOVO...

já é a 4a bobina em menos de 6 meses e ninguém consegue achar alguma explicação do porque dessa infeliz estar derretendo assim. Eu mesmo já estou ficando maluco pra ver se acho uma resposta. Desmontei os chicotes ali e não encontrei nada nos fios que seja irregular, cabos e velas NOVOS originais NGK.

o mais diferente foi o conector lado chicote da sonda lâmbda primária/bobina que um dos pinos em cada um estava um pouco mais escuro, parecia ferrugem. Será que isso pode estar causando algum problema? Eu teria que cortar fora esses conectores e soldar um novo no lugar, o que seria um processo MUITO chato...

Alguma luz? esse infeliz deu de queimar bobina direto e ninguém acha a culpa


Não sei que bobina voce colocou no carro, mas eu só uso esta peça da Bosch, também só uso cabos Bosch, apesar que não acredito que seria os cabos o problema. Sobre os conectores mais preto, precisa ter una análise melhor, o simples fato de estarem mais escuros não qer dizer que estejam queimados, mas fico na duvida sem ver estes fios.
Checa também o sensor de rotação, pode ser ele o defeito.
Imagem

56 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 92 visitantes

Bem-vindo: 23 Mai 2024, 02:50