por Almeidão »
06 Fev 2015, 10:12
Existe um fator muito interessante sobre a vida útil das peças e cada qual tem suas explicações.
Motor por exemplo, se é um carro de rodovias aqueles que fogem dos centros, a kilometragem marcada no velocimetro serve para o motor também, afinal ele ligou o carro e saiu e vai praticamente parar quando chegar. Já os que vivem nos grandes centros, quando estão nos engarrafamentos e motor ligado, o velocimetro pára, mas o motor não. Por isto que trocar o óleo a cada 5000 km, neste caso para o motor deve ser uns 8, isto é o funcionamento severo que sempre lemos por ai.
Vále para os catalizadores também que para ele o carro está andando, afinal está ligado e muitas vezes vemos ai estas reclamações que a peça durou menos km que do vizinho, etc. Pior ainda aqueles carros que funcionam e andam espaços curtos todos os dias, digamos algo perto de 5 km, neste caso há água da condensação natural na descarga e por funcionar pouco não há tempo de secar por inteiro e vai oxidar mais rápido. O simples fato de ligar o carro e funcionar 1 minuto já juntará agua na descarga. E por ultimo, é sabido que um cabeçote funciona perfeito até uns 80 a 90 mil km, depois começa passar óleo nas válvulas e poucos fazem este reparo e além de consumir mais combustível, vai ferrando o catalizador também.
Nem tudo está perdido, porque andando na cidade os pneus durmam mais kakakkak.
